Fundo de propaganda Acquazero, você sabe o que é e como funciona? Sabe a importância dessa taxa? A ampliação de uma marca é fundamental para gerar visibilidade e alcançar novos clientes. Se você ainda tem dúvidas, fique comigo nesse conteúdo que vamos esclarecer tudo a respeito!
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Senatran), o Brasil conta com quase 60 milhões de carros em circulação. Esse dado mostra o mercado tem potencial para um negócio de limpeza automotiva.
Marcas fortes no mercado, como a Acquazero, trazem consigo um histórico de publicidade que fortaleceu sua reputação no mercado. Assim, a empresa conseguiu alcançar a boa referência em serviços de limpeza automotiva.
Com cerca de 800 unidades espalhadas pelo Brasil e o mundo, a Acquazero se consolidou tanto com o seu potencial de serviço ecologicamente correto quanto com a sua visibilidade possibilitada pelo fundo de propaganda. Saiba mais a seguir!
O que é e como funciona o fundo de propaganda Acquazero?
O fundo de propaganda da Acquazero também é conhecido como taxa de publicidade. Trata-se de um valor que a franqueadora arrecada dos cooperados para custear despesas de investimento em divulgação e expansão da marca no mercado.
Dessa forma, a cobrança é rateada entre os empresários e investida na rede. Assim, o que possibilita executar estratégias de desenvolvimento na ampliação da marca para atrair novos clientes e também franqueados.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising(ABF), existe toda uma estruturação para a definição do fundo de marketing prevista inclusive na Lei de Franquias. Logo, a regulação exige das franqueadoras que tais valores estejam bem claros no contrato e na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Por meio do fundo de propaganda, são pagas despesas geradas pelas estratégias como sistemas responsáveis por identificar a melhor localização para a unidade, anúncios patrocinados nas redes sociais, ações de marketing etc.
Vale lembrar que além da taxa de propaganda da Acquazero, existem outros custos envolvidos na aquisição do negócio.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. Tratam-se de aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Demais taxas necessárias
Ao adquirir uma franquia, existem outras taxas necessárias para a implantação do negócio. Assim, é importante analisar as possibilidades financeiras para entrar em um negócio antes mesmo de iniciar o processo.
Os custos são na verdade o que sustenta o diferencial do franchising. Ou seja, estão diretamente voltados aos suportes oferecidos pela franqueadora.
Dessa forma, essa quantia é responsável pela qualidade do marketing da rede. Além disso, colabora para solucionar das dificuldades encontradas pelo caminho. Ainda, no dia a dia o franqueado recebe esse apoio durante todo período em que estiver junto a franqueadora.
Por fim, podemos dizer que se trata de um investimento, não sendo apenas um custo a mais, pois favorece o andamento da franquia e ajuda o franqueado a desenvolver o negócio.
A seguir, entenda sobre a montagem e instalação da loja. Mas antes, veja quais são as demais taxas envolvidas na aquisição de uma franquia!
Taxa de Franquia
Essa taxa é a primeira a ser paga no ato da aquisição da franquia Acquazero. Isso porque, corresponde ao valor de implantação da rede e a cobrança é única. Algumas pessoas confundem a taxa de franquia com a de royalties.
A taxa de franquia corresponde ao direito de uso da marca e da imagem para implantaçã o de uma nova unidade da rede. Esse é o valor pago para desenvolver o negócio que está sendo repassado no ato da compra da franquia.
Dessa forma, podem estar inclusos os valores referentes ao treinamento inicial, análise de viabilidade para implantação da loja e a inauguração com apoio da franqueadora.
Royalties
Os royalties, diferente da taxa de franquia, são cobrados mensalmente e dizem respeito a utilização da marca. O uso do know-how e a expertise adquirida pela franqueadora é repassado pelo plano de negócios ao franqueado.
Essa cobrança mensal, feita pelo tempo em que o franqueado estiver atuando na franquia. Tal valor corresponde também ao investimento em inovação e tecnologia para a empresa.
Além disso, ajuda a cobrir despesas de investimentos em pesquisa de novos produtos e serviços para melhorar a qualidade da marca. Ainda, usa-se para o custeio de treinamentos, pagamento de funcionários, atualizações de manuais de funcionamento, entre outros.
Dessa forma, a taxa de marketing varia de acordo com a franquia. Ou seja, pode ser fixo ou um percentual em cima do faturamento.
Capital de giro
Outro valor cobrado na aquisição das franquias e que fala muito sobre a segurança do seu empreendimento é o capital de giro. Isso porque, esse valor deve ser planejado, pois irá manter a sua empresa funcionando nos primeiros meses até que os investimentos sejam repostos.
Como todo negócio, é normal que o lucro e os rendimentos aumentem na medida em que a franquia se desenvolve e isso pode levar alguns meses. Por isso, o valor do capital de giro deve ser previsto para manter o seu negócio funcionando sem interferir nas despesas pessoais.
Dessa forma, o planejamento é essencial. Muitas franquias como a Acquazero projetam gastos com os insumos necessários para o funcionamento da franquia e dos serviços, por exemplo.
Por fim, podem estar inclusos nesse valor outras taxas como pagamentos de despesas como: aluguel, água, luz, telefone etc.
Montagem e instalação de loja
Entre as opções de negócios da Acquazero, as lojas físicas demandam uma estrutura maior para que sejam instaladas. Assim, encontra-se um local adequado de acordo com a necessidade dos clientes que buscam pelos serviços da franquia.
A montagem e instalação da loja é programada e também prevista entre os gastos necessários. Por isso, a taxa de reforma está relacionada a adequação do ponto físico.
Da mesma forma, destina-se o valor para a adequação do ponto com os padrões exigidos pela rede. Vale lembrar, que as quantias referentes a despesas como reforma e mão de obra para execução, não estão inclusos.
Essas taxas são necessárias no ato da aquisição de uma franquia e dizem muito sobre o investimento feito em seu negócio. Como dito, as taxas são direcionadas para melhorias e adequações necessárias para o bom funcionamento do seu negócio.
Por isso, fique tranquilo e atento a todas as informações no ato do recebimento da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é o primeiro contrato com as informações e o planejamento do negócio. Portanto, estude e avalie todo documento.
Como surgiu a Acquazero?
Por meio de uma análise de mercado, o fundador da marca aprimorou um método de limpeza automotiva que já existia, mas que ainda não era eficiente o bastante. Isso porque, o objetivo era gastar o mínimo de água possível.
Assim, em 2014, após uma reestruturação no projeto de limpeza ecológica, a marca alcançou o seu ponto ideal. Vale lembrar que no mesmo ano, a região Sudeste passava por uma crise hídrica que durou até 2016.
Dessa forma, a marca torna-se cada vez mais procurada pelos consumidores que buscam soluções para economizar água. Tamanho foi o sucesso da franquia, que a empresa fechou o período com faturamento de aproximadamente R$ 40 milhões.
Em 2018, a Acquazero passa a fazer parte da holding Encontre Sua Franquia que inicialmente comprou 60% da empresa. Seis meses depois, adquiriu o restante da empresa, se tornando a dona da marca.
Recentemente, a marca passou a ser a maior rede de franquias de estética automotiva do mundo. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo a instituição, a Acquazero, além de ser a líder do ramo, é a 5ª do segmento de serviços automotivos, em geral.
Esse sucesso da marca se fortalece cada vez mais graças, inclusive, ao fundo de propaganda que reforça a qualidade dos seus serviços por meio de uma divulgação eficiente e bem planejada.
- Investimento inicial: a partir de R$ 25,6 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
- Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses
Como abrir uma unidade Acquazero?
Agora que você conhece a importância da taxa do fundo de propaganda da Acquazero, pode se preparar para entrar em contato com a marca e demonstrar o seu interesse na franquia. Para isso, basta que você preencha o formulário para receber mais informações sobre a rede.
Depois que preencher o formulário, é possível que muito em breve receba um contato da franqueadora para saber sobre o seu interesse e disponibilidade.
Dessa forma, após a entrevista, o empresário recebe a COF. O documento contém todos detalhes comerciais do negócio para que você confira as informações necessárias, inclusive sobre as taxas mencionadas nesse texto.
Mas, além disso, você vai conhecer as regras sobre as obrigações do franqueado e da franqueadora na prestação de suporte e a forma de condução do trabalho na franquia. Não se preocupe, você terá no mínimo dez dias para avaliar o documento antes de assinar o contrato.
Após a confirmação de todas as informações, é provável que nesse momento você já tenha escolhido o seu modelo de negócio e já esteja se preparando para o pagamento da taxa de franquia.
Finalmente chega o momento da assinatura do contrato e da implantação da sua unidade Acquazero! Bem-vindo a maior rede de estética automotiva do mundo!