Para você que está interessado em abrir uma franquia pode ser comum pesquisar sobre os valores envolvidos para empreender. Acontece que poucas pessoas conhecem a importância do fundo de propaganda. Aqui, vamos explicar, em detalhes, como funciona.
O investimento em marketing digital por parte das empresas é uma tendência cada vez maior. Segundo dados de uma pesquisa, até 2025, as marcas devem investir até 30% em propaganda. Logo, esses números mostram o quão importante é fazer a divulgação da sua empresa.
No caso do franchising, geralmente, ao pesquisar, muitas pessoas se questionam sobre a necessidade de pagar pelo fundo de propaganda. Mas é importante lembrar que estamos falando de todos os pilares que sustentam uma boa estratégia de comunicação de uma empresa.
Isso inclui a publicidade e a maneira como a marca se apresenta ao público. Isso porque, no caminho para o sucesso, essas são questões muito importantes. Sendo assim, grande parte das franqueadoras assumem esse papel e auxiliam os empreendedores com o trabalho de comunicação. Continue a leitura e saiba mais!
O que é e para que serve o fundo de propaganda?
O fundo de propaganda é uma taxa mensal cobrada pela franqueadora com o intuito de gerar um fundo de publicidade. Dessa forma, as ações de marketing e divulgação de toda a rede de franquias são realizadas com o valor dessa arrecadação.
Assim, cabe ao franqueado apenas usar os dados e artes entregues pela franqueadora e fazer a sua divulgação. Portanto, é importante destacar que isso é um mecanismo que a empresa usa para manter a sua identidade visual padrão, sem o risco de cada franqueado desenvolver uma ação diferente.
Por outro lado, se isso acontecesse, seria um grande desastre. Afinal, uma das vantagens de uma franquia é o seu reconhecimento por parte do público.
Ou seja, justamente a imagem da marca. Então, se cada um faz algo diferente, a tendência é que o público não reconheça a empresa em questão, resultando no prejuízo da rede.
Não à toa, se um franqueado deseja montar a sua própria divulgação, precisa da autorização da franqueadora. O mercado de franquias exige que todos estejam bem para, juntos, alcançarem sucesso.
Por causa desses fatores que as franquias cobram o fundo de propaganda de seus franqueados. Inclusive, essa é uma taxa prevista na Lei de Franquias.
O que a lei diz sobre o fundo de publicidade?
De acordo com a Lei que rege o sistema de franchising, essa taxa precisa estar disposta no contrato e na Circular de Oferta de Franquia (COF), mais a frente, vamos explicar sobre esse documento. Portanto, a apresentação da taxa faz parte do processo de franqueamento.
Importante destacar que a Lei não determina um valor fixo sobre a taxa. Ou seja, cada empresa determina a quantia necessária para manter o fundo funcionando e atendendo as necessidades da rede. Desde que seja apresentado e justificado ao franqueado os cálculos usados.
De acordo com a norma, a franqueadora precisa especificar o tipo de cobrança que será feito. Existem dois modelos usados e previstos. Primeiro, um de acordo com uma porcentagem do faturamento bruto da unidade ou outra de valor fixado em contrato.
Além disso, você tem o direito de verificar como o dinheiro desse fundo está sendo usado. Pelo menos uma vez por ano, o franqueado pode solicitar a prestação de contas da franqueadora com relação ao fundo. Em alguns casos, existem franqueadoras que permitem a conferência mais vezes do que previsto por Lei.
Porém, atenção! Isso não quer dizer que a marca é melhor ou pior que as demais, mas apenas conta com um diferencial em suas questões administrativas.
Ainda que permita sua conferência em outros momentos fora da obrigação, tal ação não significa que as estratégias estão sendo bem adotadas. Logo mais, entenda como saber se o fundo de propaganda será cobrado. Mas antes, confira quem é responsável pelo gerenciamento.
Quem gerencia o fundo de propaganda?
O fundo de propaganda é gerenciado pela franqueadora, sendo uma responsabilidade para promover a marca e impulsionar as vendas. Como dito, a franqueadora aloca recursos financeiros dos franqueados para atividades de marketing e publicidade.
Desse modo, desenvolve estratégias de marketing abrangentes, o que inclui: campanhas publicitárias, presença online e materiais promocionais.
Além disso, a franqueadora monitora o desempenho das campanhas e ajusta as estratégias conforme necessário para maximizar o retorno sobre o investimento.
Já ao centralizar o gerenciamento do fundo de propaganda, a franqueadora garante uma abordagem consistente e eficaz para promover a marca em toda a rede de franquias.
A seguir, entenda como o franqueado pode expressar sua opinião sobre o uso do fundo de propaganda. Mas antes, descubra como ele pode contribuir para as estratégias de marketing.
Como o franqueado contribui para as estratégias de marketing?
Os franqueados não só têm acesso à prestação de contas de cada campanha, mas também podem participar na criação das estratégias de marketing.
Ter um conselho de franqueados pode ajudar na administração desse fundo. Ou seja, como os gestores vivem a rotina das lojas, eles podem trazer boas ideias sobre o comportamento dos clientes. Isso permite criar campanhas que realmente agradam os consumidores e ajustar a linguagem usada pela marca.
Além disso, o direcionamento dos investimentos pode ser discutido entre todos. Existe também o “Estatuto do Fundo de Propaganda”, um documento que define os limites de atuação da franqueadora e dos franqueados ao decidir como usar os recursos.
Mas é essencial que esse documento esteja acessível aos novos parceiros da rede para esclarecer qualquer dúvida.
O franqueado pode expressar sua opinião sobre o uso do fundo de propaganda?
Sim, em algumas franqueadoras, o franqueado pode participar das decisões de marketing. Isso é feito por meio de um canal de comunicação conhecido como conselho de franqueados.
Esse grupo ajuda a desenvolver e acompanhar planos de ação, gerenciar estratégias, compartilhar boas práticas e participar de assembleias para discutir e votar em questões importantes para a rede de franquias.
O fundo de propaganda pode ser aplicado em ações para a unidade?
A resposta é “sim e não”. O fundo de propaganda está destinado ao desenvolvimento de ações de marketing que beneficiem toda a rede de franqueados, e não uma unidade específica.
Então sim, a sua unidade se beneficiará das campanhas realizadas, mas essas ações não serão direcionadas exclusivamente para ela.
Por exemplo, cria-se uma campanha promocional uma região onde a demanda por certos produtos é maior. Dessa maneira, todas as unidades daquela região se beneficiarão, não apenas uma em particular.
Sendo assim, planejam-se as estratégias de marketing para maximizar os benefícios para toda a rede, o que inclui cada unidade. Por outro lado, é possível usar o fundo de propaganda para ações focadas em uma unidade específica.
Como saber se o fundo de propaganda é cobrado?
Você precisa analisar a COF. Esse documento é responsável por apresentar diversas questões sobre o empreendimento.
São pontos importantes como: o histórico da marca, as diretrizes do negócio, questões de concorrentes, pendências judiciais etc. Logo, o documento precisa ser entregue a você pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato.
Assim, como candidato a franqueado, você terá tempo para analisar todas as informações e adquirir a confiança necessária para fechar o negócio com tranquilidade. Inclusive, em caso de dúvidas, é aconselhável procurar um advogado.
Voltando à questão do fundo de publicidade, na COF você verá o tipo de cobrança e poderá comparar com o que está no contrato.
Mas lembre-se de checar se ambas estão iguais. Além disso, antes de fechar o acordo, converse com a franqueadora para conhecer as estratégias e benefícios que essa cobrança pode trazer.
Isso porque, é possível encontrar marcas que oferecem materiais de apoio, montagem de cardápios, folders, banners promocionais, adesivos e as tradicionais campanhas de divulgação em geral.
Caso a marca da sua escolha não faça o uso da taxa de publicidade, certifique-se dos seus direitos para divulgar o negócio. Por fim, evite qualquer mal-entendido. Até porque, isso poderia resultar no encerramento do contrato e na perda do investimento.
Outras taxas cobradas no sistema de franchising
Além do fundo de propaganda, existem outras taxas que uma franqueadora pode cobrar. Sendo assim, elas visam auxiliar no compartilhamento do know-how e experiência da marca etc. Inicialmente, temos a taxa de franquia.
O objetivo é permitir que o empresário comece a explorar comercialmente os produtos e/ou serviços da marca. Dessa forma, se trata da mais alta, financeiramente falando. Logo, cobra-se apenas na assinatura do contrato.
Já para manter o direito de ser um franqueado e ter acesso aos auxílios da franqueadora, existem os royalties. Então, realiza-se a cobrança mensalmente. Nesse sentido, calcula-se o valor de acordo com uma porcentagem do faturamento ou um valor fixado no contrato.
Por fim, existe a possibilidade de cobrança da Taxa de Sistema, valor pago regularmente pelo franqueado à franqueadora. Assim, cobre o suporte contínuo, treinamento, atualizações de software e outros serviços essenciais para operar a unidade com sucesso.
Ao longo do texto, você pôde conhecer questões importantes sobre a divulgação das unidades franqueadas. São pontos que fazem toda a diferença na hora de montar uma franquia forte e bem vista pelo público.
Afinal, se cada franqueado seguisse sua vontade, certamente não seria possível ter uma rede de franquia estável e de sucesso.
Então, lembre-se que é importante ficar atento às marcas que não cobram esse valor e certificar-se dos seus direitos. Agora que está por dentro do assunto, empreenda com a sua franquia e ganhe dinheiro.