O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Gostaria de abrir uma franquia, mas não sabe como? Descubra neste artigo

Gostaria de abrir uma franquia, mas não sabe como? Descubra neste artigo

Sumário

Abrir uma franquia pode ser uma opção para quem deseja empreender, mas não sabe por onde começar. Se você gostaria de abrir uma franquia, saiba que é preciso ter cautela na hora de escolher a marca e o modelo de negócio. Neste artigo, você encontrará dicas valiosas.

No ano de 2022, a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontou que o mercado de franquias alcançou um faturamento de R$ 211,4 bilhões. Dessa forma, o setor é indicado para quem quer ganhar dinheiro.

Portanto, aqui, abordaremos desde as vantagens e desvantagens do modelo de negócio até os cuidados que você precisa ter na hora de escolher a franquia ideal. Além disso, você vai entender as exigências do mercado, a fim de que o seu empreendimento seja bem-sucedido. Confira!

Você tem perfil para abrir uma franquia?

O perfil ideal de um franqueado é aquele que possui habilidades em gestão de negócios, liderança, capacidade de tomada de decisões e habilidades de comunicação e negociação.

Sendo assim, é fundamental que o franqueado tenha afinidade com o segmento da franquia que pretende investir e esteja disposto a seguir as regras e padrões estabelecidos pela franqueadora.

Outra característica importante é a disponibilidade de tempo e dedicação ao negócio. Isso porque, você precisa estar ciente de que abrir uma franquia exige muito trabalho e esforço, especialmente nos primeiros meses de operação.

Também é fundamental ter um perfil empreendedor, com capacidade de identificar oportunidades e inovar no negócio. Nesse sentido, lembre-se que o sucesso da franquia não depende apenas da marca, mas também do empenho e dedicação do franqueado.

Vale a pena investir em uma franquia?

Sim! As vantagens incluem o suporte da franqueadora, a marca já estabelecida no mercado e o modelo de negócio testado.

Além disso, o setor de franquias vem apresentando números positivos nos últimos anos. Porém, é preciso estar atento às desvantagens, como as taxas de franquia e royalties. Mas também tenha cuidado na escolha da franquia e na gestão do negócio.

Com planejamento e análise criteriosa, é possível, sim, investir em uma franquia com sucesso. Logo mais, você vai descobrir como uma franquia funciona. Mas antes, confira qual o melhor segmento para investir e lucrar.

Qual o melhor segmento para abrir um negócio?

Entre eles, destacam-se o de Alimentação Saudável, Serviços de Limpeza e Manutenção, Tecnologia e Educação.

No entanto, lembre-se que a escolha do segmento deve considerar não apenas as tendências do mercado, mas também o perfil do empreendedor. Ainda, identifique as particularidades da região onde ocorrerá a instalação o negócio.

Por exemplo, abrir uma franquia de alimentação pode ser uma boa opção em um bairro residencial, mas não tão rentável em um centro comercial com alta concorrência.

Outro ponto importante a ser avaliado está a experiência do empreendedor no segmento escolhido. Então, para quem tem conhecimento e afinidade com tecnologia, abrir uma empresa de desenvolvimento de aplicativos pode ser uma alternativa.

Já para quem não tem tanta experiência no setor, pode optar por uma franquia que ofereça treinamentos e suporte para o início do negócio.

Por isso, antes de escolher o segmento para investir, é essencial fazer uma pesquisa de mercado, avaliar o próprio perfil e buscar orientação de profissionais da área. Dessa forma, se você gostaria de abrir uma franquia será possível tomar a decisão mais adequada e aumentar as chances de sucesso do negócio.

Como uma franquia realmente funciona?

O modelo de franquia é um modelo de negócio em que uma empresa (a franqueadora) autoriza outra pessoa ou empresa (o franqueado) a usar sua marca, produtos e serviços. O franqueado é treinado para operar o negócio de acordo com os padrões estabelecidos pela franqueadora.

A franqueadora geralmente fornece ao franqueado um plano de negócios detalhado, incluindo manuais de operação, treinamento inicial e contínuo. Ainda, suporte de marketing e publicidade e outros recursos.

O franqueado, por sua vez, responsabiliza-se por administrar o negócio em conformidade com os padrões estabelecidos e pagar uma taxa de franquia e royalties.

O modelo de franquia é popular porque permite aos franqueados iniciar um negócio com um modelo de negócio já comprovado, treinamento e suporte de marketing.

Isso pode reduzir significativamente o risco associado ao início de um novo negócio. Desse modo, os franqueados se beneficiam do poder de compra da franqueadora e podem ter acesso a fornecedores e materiais a preços mais competitivos.

No entanto, lembre-se que não há garantia do sucesso de uma franquia. O franqueado deve avaliar cuidadosamente o modelo de negócio e garantir que esteja alinhado com seus objetivos pessoais e profissionais.

Por fim, pesquise o mercado local para garantir que há demanda pelo produto ou serviço oferecido pela franquia.

Como se preparar antes de abrir uma franquia

Se você gostaria de abrir uma franquia, o primeiro passo está em avaliar a situação financeira e entender os custos envolvidos no processo. Além disso, siga um planejamento diário das atividades, identificando as tarefas para realizar e estabelecendo metas a curto e longo prazo.

Outro fator relevante é a escolha da marca da franquia. Logo, você precisa analisar a reputação da empresa, bem como as opiniões dos clientes e a concorrência no mercado local. Também verifique se a franqueadora oferece suporte e treinamento adequados aos franqueados.

Além disso, tenha conhecimento sobre os aspectos jurídicos envolvidos na abertura de uma franquia, como a elaboração do contrato e a compreensão das cláusulas do acordo. O empreendedor também deve estar ciente das obrigações fiscais e trabalhistas que a operação de uma franquia demanda.

Por fim, é fundamental ter uma postura empreendedora e estar disposto a enfrentar desafios. A abertura de uma franquia requer dedicação, persistência e muita vontade de crescer.

Com planejamento e dedicação, é possível alcançar o sucesso e aproveitar as vantagens de investir em um modelo de negócio já consolidado no mercado.

Agora, potencialize o seu conhecimento sobre franquias e tenha sucesso. Conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Passo a passo para iniciar a sua unidade de franquia

Primeiro, é preciso pesquisar e escolher a marca ideal para o seu perfil e mercado local. Depois, realizar um planejamento financeiro e estratégico. Assim, considerando o investimento necessário e as projeções de retorno.

Em seguida, você deve formalizar a parceria com a franqueadora, assinando o contrato e cumprindo todas as exigências pré-estabelecidas. Por fim, é hora de colocar a mão na massa e iniciar as atividades da sua unidade. Seguir esses passos é essencial para quem deseja ter sucesso no mundo das franquias.

Agora que você está por dentro do assunto e gostaria de abrir uma franquia, siga em frente e tenha o seu negócio de sucesso.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje