O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Holding de franquias: entenda o que é e como ela pode beneficiar você

Holding de franquias: entenda o que é e como ela pode beneficiar você

Sumário

Você sabe o que é uma holding de franquias? Neste texto, vamos mostrar como funciona e como ela pode lhe ajudar a se tornar um empreendedor de sucesso!

De acordo com dados, os números do franchising foram bons no primeiro trimestre de 2024. A pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que as franquias atingiram um faturamento de R$ 60,560 bilhões. Ou seja, um crescimento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Assim, você já pode entender que o mercado de franquias está aquecido. Daí que entram as holdings. Já ouviu falar do termo “holding de franquias”? É uma palavra do verbo inglês “to hold”, que de forma geral significa “manter”.

Neste caso, trata-se de uma empresa que “mantém” e realiza a gestão de outras empresas na qual tem participações ou o controle. Por ser normalmente sócia majoritária dos negócios, ela é responsável por administrar e controlar o funcionamento destas empresas. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é holding de franquias?

Primeiro, é essencial entender o que é uma franquia. Trata-se de uma marca que concede a outras empresas ou indivíduos o direito de usar seu know-how em troca de uma taxa de franquia.

Logo, uma holding de franquias, como dito, é uma empresa que controla várias franquias, sendo a acionista majoritária.

Seu objetivo é promover o crescimento dessas franquias e fornecer todo o suporte necessário para o franqueado. Em outras palavras, uma holding de franquias de sucesso reúne várias marcas sob um único conglomerado. Desse modo, fica a cargo da empresa fazer a gestão das decisões.

Muitas pequenas empresas desejam crescer, mas carecem frequentemente de capital ou experiência. Então, para elas, fazer parte de uma holding de franquias pode ser uma solução.

Isso porque, a holding não é dona da marca, por outro lado, como principal sócia, tem o poder de decisão devido à sua maior participação.

Quais as vantagens de uma holding de franquias?

Uma holding de franquias é benéfica para o empresário na questão de segurança e obtenção de lucros. 

Em relação a riscos de perdas por processos judiciais, por exemplo, os bens ficam protegidos, pois dentro da holding passam a ser de uma empresa e não de uma pessoa física. 

Assim, o processo demanda mais tempo, o que permite que existam outras formas de se resolver determinadas pendências neste sentido. Ou seja, não é necessário a perda de algum bem maior. 

Além disso, a obtenção de lucros cresce uma vez que todos os serviços prestados pela holding para as franquias é rateado, o que gera menos custos e favorece o ganho financeiro.

Logo mais, entenda como funciona a Encontre Sua Franquia. Mas antes, veja quais são os tipos de holding que existem.

Quais os tipos de Holding de franquias?

Os tipos de holding de franquias variam conforme suas funções e estrutura. Dessa forma, existem basicamente três tipos principais: holding pura, holding mista e holding patrimonial ou familiar.

Cada tipo tem características únicas e desempenha um papel específico na gestão e no controle das franquias. Logo, compreender essas diferenças ajuda a escolher o modelo mais adequado para cada situação empresarial. Por isso, a seguir saiba mais sobre elas. Acompanhe!

Holding Pura 

Uma holding pura é uma empresa cuja única função é ter e controlar participações acionárias em outras empresas.

Ela não participa diretamente de operações comerciais, industriais ou de serviços. Seu objetivo principal é gerenciar e administrar suas subsidiárias, o que permite maior controle e coordenação entre as empresas do grupo.

Holding Mista 

A Holding Mista é a mais conhecida e usada no país. Isso se dá aos benefícios com relação aos tributos que são menores ao tipo de administração oferecida.

Portanto, neste modelo, além de participação no capital das empresas ela também realiza todo processo de administração e prestação de serviços.

Holding Patrimonial ou Familiar 

Constituição de uma empresa onde o capital social é integralizado ao patrimônio pessoal dos pais e posteriormente a sucessão desse patrimônio aos herdeiros.

O direito sucessório consiste na transferência de patrimônios após o falecimento dos proprietários (pai ou mãe). Dentro desse processo de holding existe uma segurança patrimonial aos proprietários.

Os bens podem ser administrados como forma de gerar rendas aos interessados, sendo ou não oferecidos como aluguel ou venda.

Na Holding Patrimonial o processo consiste em antecipar o repasse de bens de herdeiros e cônjuges a uma pessoa que detém de todos os eles.

A partir dessa construção o responsável cria cotas e repassa aos herdeiros que normalmente são os sucessores dessa empresa.

Uma das vantagens em relação à holding familiar é que os conflitos pessoais e familiares não ocorrem. Mas isso, uma vez que todas as questões de participação e doação é realizada administrativamente pelos sócios administradores. 

Todas as regras e procedimentos de como serão avaliados e transferidos esses bens estão regulados em contrato e dentro das regras do direito societário e da constituição da Holding.

As decisões ficam por conta dos sócios e administradores, o que evita conflitos pessoais e familiares na hora da divisão desses bens. Isso também evita desgastes em um momento delicado.

Modelo de holding de franquias – Encontre Sua Franquia 

Uma holding especializada no franchising é a Encontre Sua Franquia (ESF). A empresa nasceu a partir de um ideal do empresário, Henrique Mol, que visualizava em pequenas oportunidades, grandes negócios. 

Tudo começou em 2011 e de imediato a empresa se tornou uma franqueadora. Pensando em ampliar os negócios e aproveitando o sucesso da Encontre Sua Viagem (ESV), primeira marca do grupo, Henrique agregou outra empresa ao negócio.

Assim, aliando sua prática com empreendedorismo e sua vivência empresarial no setor de franchising, Mol logo decidiu que criar uma holding seria uma boa oportunidade.

Desse modo, agregou a experiência já adquirida nesse tempo, além de estruturar melhor as necessidades dessas empresas e de outras que surgiriam a partir daí. 

Com essa estrutura as empresas seriam beneficiadas e a holding teria a participação de lucros dessa união, o que financeiramente seria mais interessante. Sobretudo, com a busca e a vivência de estabilidade econômica que toda empresa necessita. 

Ativo no setor de franchising há mais de dez anos, a holding de franquias já tem cerca de milhares de franqueados em todo país. E em pouco tempo, os modelos de negócios chegaram a faturar milhões! A Encontre Sua Franquia agregou seu potencial de investimento em outros modelos:

Como funciona a Encontre Sua Franquia 

A Holding Encontre Sua Franquia administra e cuida das empresas e de todo projeto de implantação das marcas que mencionamos no tópico anterior. 

Nesse sentido, a função geral da ESF é de oferecer todo o suporte às empresas das quais tem controle para o melhor funcionamento e desenvolvimento sustentável da rede. Desse modo, visa a preparação profissional e suporte inicial e contínuo dos franqueados.

Suporte oferecido pela Holding de franquias 

A holding de sucesso oferece suporte essencial para a rede de franquias. Além de fornecer orientação estratégica, ajuda os empresários a maximizar os resultados de suas unidades.

Este suporte envolve diversas atividades que visam fortalecer a gestão e a operação das franquias, o que garante um desempenho eficiente.

Com uma abordagem abrangente, a holding se torna uma parceira valiosa para os franqueados. Quer saber como essas atividades podem beneficiar sua unidade e impulsionar seu negócio?

Confira a seguir os detalhes e descubra como esse apoio pode transformar sua experiência como franqueado. Acompanhe!

Assistência e definição do ponto comercial

Existe o suporte da franqueadora no ato da escolha do melhor ponto para implantação de sua empresa. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Treinamento inicial e reciclagem

Treinamento inicial aos empresários franqueados e demais funcionários de forma presencial e também por meio de plataforma online.

Dessa forma, a capacitação geralmente é voltada para adequação e padronização de informações e procedimentos.

Assistência para estoques

Mais um apoio importante oferecido pela holding de franquias é a estruturação de estoque para atender as demandas iniciais de implantação da empresa. Ou seja, o suporte para manutenção do estoque. 

Sendo assim, é fundamental para controle de saída e entradas de insumos ou produtos. Logo, essa gestão também é indispensável para planejamento financeiro dos custos da sua unidade de franquia.

Negociações com fornecedores

Negociações com fornecedores por meio da holding de franquias, permitem que a franqueadora possa adquirir produtos em larga escala.

Dessa maneira, garante melhores preços e qualidade. Em outras palavras, a economia de escala beneficia os franqueados, porque reduz custos e otimiza recursos.

Manuais operacionais

Fornece manuais operacionais com orientações detalhadas para administração da unidade de franquia.

Com base em sua vasta experiência, esses manuais garantem que o franqueado obtenha um material de consulta completo para conquistar os melhores resultados da sua operação.

Assistência administrativa contínua 

A holding de franquias auxilia na consultoria de campo orientações sobre o desenvolvimento e acompanhamento contínuo de controle de metas e ações que devem ser tomadas pelo franqueado.

Sendo assim, o objetivo é ajuda-lo a alcançar os resultados esperados no dia a dia da gestão do negócio. 

Assessoria no trabalho de divulgação da franquia

Apoio dos setores de marketing e a produção de conteúdo estratégico de divulgação da marca. O conteúdo é produzido para garantir a presença virtual da empresa.

Além disso, a holding de franquias oferece orientações sobre a divulgação profissional da franquia para os clientes.

Apoio na inauguração 

Orientação para o plano de divulgação e inauguração, além de apoio nos primeiros dias de funcionamento da empresa para auxiliar na gestão.

Entendeu o funcionamento desse tipo de negócio? Viu como pode ajudar você enquanto holding de franquias? Sem dúvida como empresa ela pode apoiar e muito aos futuros empreendedores que desejam atuar no ramo de franquias. 

Com toda a sua experiência e controle de planejamento, contar com o auxílio e experiência de uma holding é uma boa opção para quem deseja escolher uma franquia e seguir pelos caminhos do empreendedorismo.

Agora que está por dentro do assunto, fale com a Encontre Sua Franquia, identifique qual marca da holding se enquandra com o seu orçamento e perfil empreender, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje