Interiorização de franquias: por que você deve apostar nela?

Por
em
Imagem de uma cidade pequena com pastos e natureza ao fundo. Imagem ilustrativa texto interiorização de franquias.
Advertisement

O processo de interiorização de franquias é algo que os empreendedores devem estar atentos para aproveitar este movimento.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), do total de empreendimentos inaugurados desde 2019, 63% estão localizados fora das regiões metropolitanas do País.

Isso mostra que este processo está acontecendo e o empreendedor deve observar como fazer um investimento de forma eficiente em uma cidade pequena.

O que significa a interiorização de franquias?

Em muitos momentos, os empreendedores se deparam com um mercado bastante saturado nas grandes cidades, principalmente nas capitais dos Estados.

Por isso, muitos optam por cidades do interior que possuem um maior número de habitantes e que funcionam como principal polo comercial da região.

Contudo, por diversos fatores, há um movimento de interiorização das pessoas. Seja para buscar um local mais tranquilo para viver, fugir do trânsito caótico ou até para investir em mercados menos saturados.

Nesse sentido, tem sido cada vez mais comum esta interiorização de franquias, que é um movimento de expansão das marcas para cidades menores do interior.

Assim, as marcas têm direcionado seu trabalho de marketing para cidades do interior para abertura de novas lojas em mercados ainda pouco explorados.

Por exemplo, o interior de São Paulo é uma região atrativa, pois existem cada vez mais cidades com grande poder econômico e com isso, bons mercados para investir.

Do mesmo modo, além do crescimento do mercado consumidor em potencial nestas cidades menores do interior do Brasil, há também espaço para as marcas. A concorrência ainda se mostra menor em algumas destas regiões.

Imagem de uma cidade pequena vista de cima. Imagem ilustrativa texto interiorização de franquias.
O interior do Brasil oferece um mercado com grande potencial de crescimento.

É impossível dizer com exatidão quais das novas tendências e oportunidades de mercado podem se aplicar à economia de todas as cidades do interior do Brasil, uma vez que cada região possui suas peculiaridades.

Mas o que se sabe, é que este movimento veio para ficar, e é bom o empreendedor ficar atento para aproveitar enquanto ele ainda está se solidificando para investir o quanto antes.

Vantagens da interiorização de franquias

O movimento de interiorização de franquias se apresenta atrativo tanto para as marcas quanto para os novos empreendedores.

Soma-se os benefícios e as vantagens de viver no interior como custo de vida menor, mais segurança e qualidade de vida, menos trânsito e poluição, e ainda, um mercado com lacunas.

Logo, a oportunidade de empreender no interior do país nunca esteve tão em alta, como mostraremos a seguir.

Menor concorrência local

Muitas cidades do interior ainda possuem negócios que se originaram na região, por isso, ainda há uma baixa adesão ao modelo de franquias.

Nesse sentido, o empreendedor pode aproveitar esta interiorização de franquias para inaugurar a primeira unidade da marca na cidade.

Este movimento comercial para o interior tem acontecido há mais tempo em alguns estados maiores como São Paulo e Minas Gerais, mas ainda é inicial em diversos outros estados.

Dessa forma, é possível aproveitar um mercado ainda pouco explorado em cidades pequenas pelo interior do Brasil, com menor concorrência.

Ter menos empresas que atuem no seu nicho na região é uma grande vantagem, pois possibilita um espaço consumidor ainda a ser trabalhado.

Do mesmo modo, sem muitos concorrentes, seus produtos ou serviços oferecem uma grande vantagem que é a novidade.

Isso chama a atenção dos consumidores locais por trazer um produto diferente, ao contrário do que acontece nos mercados saturados das grandes cidades.

Imagem de uma mulher olhando para um computador. e trabalhando. Imagem ilustrativa texto interiorização de franquias.
O empreendedor pode investir em pequenos negócios e com isso, diminuir os riscos.

Outro benefício de abrir uma unidade em regiões menores é que o empreendedor terá um contato mais próximo com os consumidores locais, o que facilita a fidelização da cartela de clientes.

Imagine que sua empresa é como uma semente que você planta em um terreno. Se ela tiver várias outras plantas acima dela para lhe roubar a luz solar e para dividir os nutrientes, o seu desenvolvimento será mais lento.

Da mesma forma acontece com um empreendimento. Menos concorrência permite que mais consumidores possam ir até sua empresa, e isso pode solidificar o seu trabalho naquela pequena cidade.

Competição menor contra shoppings

Advertisement

Um ponto que ainda vale a pena para empreendedor em cidades do interior é a falta ou menor competição com shoppings.

Estes grandes centros comerciais se localizam principalmente em capitais e grandes cidades, e concentram um grande número de consumidores.

Por outro lado, as pequenas cidades do interior não costumam contar com estes centros de compras, o que permite uma concorrência menor no processo de interiorização de franquias.

As marcas podem aproveitar que os consumidores estão mais dispersos na região e buscar uma boa localização para sua nova unidade.

Nesse sentido, é bom ficar de olho nas ruas comercias que são comuns em cidades do interior, que funcionam como um shoppings a céu aberto.

São locais com grande atratividade de consumidores, mas que possuem um custo bem menor de manutenção de loja, por isso, é mais atrativo para empreendedores iniciantes.

No interior ainda há uma menor preocupação com a segurança para as compras, algo bem diferente nas grandes cidades, e o que faz com que os shoppings sejam tão atrativos para os consumidores.

Além disso, estes centros de compras costumam concentrar grandes marcas de franquias, tornando a concorrência ainda mais difícil.

Assim, não ter a concorrência dos shoppings nas pequenas cidades do interior melhoram as possibilidades. E isso principalmente para franquias menores, que ainda buscam uma solidez maior no mercado.

Imagem de uma galeria de shopping. Imagem ilustrativa texto interiorização de franquias.
Os shoppings são grandes atrativos nas cidades grandes, e por isso, são centros de consumo sólidos.

Manutenção de funcionários

Uma vantagem de investir em uma franquia nas cidades menores do interior é uma maior facilidade de manutenção dos funcionários.

Nestes locais existem uma menor rotatividade deles, o que permite que o empreendedor possa investir na qualificação de seus colaboradores.

Com o tempo, a franquia poderá ter funcionários bem adaptados ao seu modelo de negócio, assim, eles poderão contribuir de maneira eficiente com o crescimento da empresa.

Por ser um mercado com pouca disponibilidade de emprego em vários casos, o franqueado consegue manter seus funcionários por mais tempo.

Isso é algo que não costuma acontecer nas grandes cidades, onde é comum o funcionário ficar pouco tempo e sair da empresa para outro emprego.

Contudo, o mercado de franchising é amplo, com muitas marcas, em diferentes nichos de mercado e modelos variados.

Por isso, o empreendedor deve pesquisar bem e conhecer a Circular de Oferta de Franquia (COF) de várias marcas para saber detalhes sobre a operação de cada uma delas.

Ainda, para os empreendedores que desejam aproveitar este processo de interiorização de franquias, mas não possuem tanto dinheiro para investir, veja uma lista de franquias baratas no link abaixo.

Caso escolha uma marca,entre em contato com a franqueadora. Mas se ainda está com dúvida, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que podem lhe orientar para a franquia ideal para você. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement