O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Investir em franquia vale a pena em 2024? Entenda finalmente a realidade desse modelo

Investir em franquia vale a pena em 2024? Entenda finalmente a realidade desse modelo

Sumário

Investir em franquia vale a pena por diversos motivos, seja pelo formato de negócio ou pelo mercado. Neste conteúdo, explicaremos como funciona o franchising e traremos alguns exemplos de franquias.

O mercado de franquias teve um 2022 de grandes ganhos. Segundo projeção, o setor deve faturar mais de R$ 200 bilhões. Um aumento de 12% em relação a 2021.

Porém, não é só o faturamento que chama a atenção dos empreendedores para as franquias. Este modelo de negócio, que faz sucesso pelo mundo todo e tem várias vantagens, como mostraremos.

Afinal, investir em franquia vale a pena?

Com certeza investir em franquia vale a pena. Não é a toa que no Brasil são mais de 170 unidades de franquias em funcionamento.

O sistema de franquias é uma forma mais simples de iniciar o próprio negócio. O empreendedor recebe uma empresa estruturada e uma marca reconhecida no mercado.

Só de você iniciar um negócio com uma marca que as pessoas conhecem é atrativo. Acaba chamando mais a atenção dos consumidores. Seja porque conhecem os produtos ou estão curiosos por conhecer.

Neste modelo, cada unidade da franquia é igual a outra, oferecendo os mesmo produtos ou serviços. Com isso, o empreendedor sabe que aquele negócio já fez sucesso antes.

Além de ser mais simples, este tipo de empreendimento é vantajoso. Isso porque, a franqueadora oferece diversos suportes para o franqueado.

Por exemplo, auxilio para a escolha do local de instalação. Inclusive, treinamentos para conhecer o mercado e a operação e apoio para o marketing.

Ainda tem a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento essencial para começar este negócio. Nela constam detalhes importantes da operação e o empreendedor tem uma ideia dos custos que terá neste processo.

Sendo assim, evita-se surpresas e pode se programar melhor em relação aos investimentos necessários.

Dessa forma, o empreendedor consegue se planejar em relação aos custos. Logo, pode selecionar o negócio que cabe no seu orçamento. Por fim, ter mais segurança.

Cuidados para investir em uma franquia de sucesso

Investir em franquias é um processo que pode ser simples, mas exige muitos cuidados. O formato de negócio precisa de muita dedicação e uma boa escolha na hora de empreender.

Primeiramente, uma desvantagem das franquias é a falta de liberdade. Até porque, o franqueado deve seguir o padrão imposto pela franqueadora.

Ou seja, se você pensa em ser muito criativo em um negócio, as franquias podem não ser o ideal. Mesmo que tenha mil e uma ideias para sua empresa.

Além disso, você é dependente em certo ponto da franqueadora, pois repassa insumos ou produtos. Ou então, é a responsável por eventuais parcerias para desenvolver o negócio.

Se não atuar bem, e nem der os suportes necessários, você pode ter certa dificuldade com a sua unidade.

Nesse sentido, um dos principais cuidados é analisar a franqueadora da rede que você escolher. Saiba do histórico dela, se é uma empresa sólida com boa estrutura.

Do mesmo modo, se oferece os suportes, o auxílio para o marketing e os treinamentos. Estes pontos são fundamentais para o sucesso de um empreendedor iniciante.

Outro ponto importante na hora de investir é analisar o seu mercado local. Iniciar um negócio é como plantar uma semente. Dessa maneira, precisa de um terreno fértil para crescer, e o mesmo se aplica à sua franquia.

Entenda o público local, veja do que precisam e identifique as lacunas existentes na região. Em seguida, busque investir em um produto ou serviço que falta para aquelas pessoas.

Até o poder aquisitivo médio da região irá influenciar na sua escolha. Então, não adianta tentar vender produtos caros em um bairro de classe baixa ou cidade de renda per capita menor.

Todo cuidado é pouco na hora de escolher uma franquia. Por isso, separamos algumas alternativas para você conhecer no próximo tópico.

Ranking de franquias que valem a pena investir

Existem muitas franquias que valem a pena investir. No mercado nacional são mais de 2,8 mil marcas atuando. Muitas delas têm qualidades que se encaixam no que você precisa.

Porém, como dito, é um passo importante pesquisar entre as opções. Com isso, analisar bem as melhores. Veja algumas destas franquias atrativas na lista abaixo.

[raio_x]

Qual a melhor franquia para investir?

A melhor franquia é aquela que combina com você. Isso porque, cada empreendedor tem características e objetivos diferentes. Por isso, para cada pessoa existe um tipo de negócio mais adequado.

Nesse sentido, para você escolher, precisa analisar o seu próprio perfil. Por exemplo, com o que você deseja trabalhar? Que tipo de produto ou serviço tem vontade de atuar, ou aprender mais?

Você deve fazer estas e outras perguntas para conseguir delimitar minimamente o nicho de mercado. Com isso entender onde quer atuar.

Do mesmo modo, deve avaliar suas próprias qualidades. Se for uma pessoa tímida pode ter dificuldades com negócios de venda direta. Ou então, se já tiver um emprego, precisa de um negócio flexível.

Assim, busca algo para trabalhar pela internet e ter mais tempo para desenvolver outros projetos.

Um ponto fundamental para investir em franquia que vale a pena é a parte financeira. Saiba quanto tem para gastar na montagem do negócio. Depois, selecione um negócio que se encaixe neste valor.

Com este cuidado você evita se desorganizar financeiramente, ou não ter todo o valor para empreender.

Enfim, estes pontos são importantes para assim investir com segurança e escolher a franquia certa para mudar sua vida.

Passo a passo para abrir a sua franquia

O primeiro passo para abria uma franquia é selecionar a sua opção. Acima você viu algumas dicas para fazer isso.

Em seguida, o empreendedor assina o contrato de franquia e se torna um franqueado. Após, passa por treinamentos para aprender tudo sobre o negócio.

Se a franquia for em formato de Loja, o franqueado procura um local e realiza as reformas necessárias. Com toda a montagem do espaço, você está quase pronto para começar.

Ao finalizar seu estabelecimento e abrir a empresa formalmente, o negócio está quase pronto. Há um trabalho de marketing e em seguida, a inauguração.

O passo a passo varia um pouco conforme o tipo de negócio. Mas também recebe-se auxílio da franqueadora para realizar esse passo a passo.

Agora que você já sabe que investir em franquia vale a pena, aproveite as nossas dicas e escolha sua melhor opção. Com isso, poderá empreender com segurança no franchising.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje