Como saber qual o melhor negócio para se investir? Guia prático

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Imagem de uma prancheta ao lado de um computador. Imagem ilustrativa texto melhor negócio para se investir.
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Para encontrar o melhor negócio para se investir, o empreendedor não deve ter pressa. É preciso levar em consideração uma série de informações.

No Brasil, de acordo com a pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), cerca de 74% dos jovens sonham em empreender.

Todavia, alguns detalhes fazem toda a diferença para quem busca uma boa oportunidade de negócio. Por isso, neste texto, separamos alguns passos que vão lhe ajudar com a escolha do melhor negócio para se investir.

Mas para que tudo dê certo, e você possa ter um negócio de sucesso, é fundamental se preparar e fazer uma boa pesquisa antes de abrir um negócio. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Passo a passo para escolher melhor negócio para se investir

Abrir uma empresa é um passo importante e o sonho de muitos empreendedores. Seja para serem seus próprios patrões ou para ganhar um dinheiro extra para complementar o salário.

Contudo, ter o negócio próprio exige cuidado para não fazer um investimento errado, a fim de evitar dores de cabeça.

Dessa forma, separamos algumas etapas pelas quais o empreendedor deve passar antes de começar um novo negócio.

Analise seu perfil empreendedor

Um primeiro passo que o empreendedor deve enfrentar é conhecer o seu próprio perfil. Ele deve saber quais características pessoais podem ajudar ou atrapalhar nesta decisão.

Por exemplo, empreender não é uma tarefa fácil, pois exige muito foco e disposição, e uma nova empresa demanda horas de dedicação exclusiva. Logo, é necessário abrir mão de momentos de lazer e descanso.

Dessa forma, o empreendedor precisa se conhecer para saber se está disposto a fazer este sacrifício para que o negócio tenha sucesso.

Além disso, ele deve estar atento às qualidades que podem influenciar na escolha de um mercado específico no qual pretende atuar.

Analise se você gosta de carros, comidas, de realizar serviços manuais. Assim, seus gostos irão guiar a escolha de um negócio que mais combina com o seu perfil.

Para isso, também pode-se levar em consideração experiências prévias, bem como uma análise do momento dos diversos mercados disponíveis.

Um homem segura um tablet com alguns gráficos em tela; atendo, enquanto segura uma caneta, ele os analisa (imagem ilustrativa). Texto: melhor negócio para se investir.
O empreendedor deve analisar vários aspectos do negócio antes de decidir investir.

Pesquise pelo mercado local

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Além de conhecer as suas próprias características e o seu perfil, o empreendedor também deve pesquisar bem sobre o mercado local no qual irá atuar.

Nesse sentido, ele precisa conhecer quais são os concorrentes no mercado, bem como suas fraquezas e potencialidades.

Do mesmo modo, quem está começando um negócio deve evitar mercados saturados e tentar se inserir em espaços com públicos a serem explorados.

Assim, o aconselhável é começar fazendo um levantamento das deficiências do mercado local e o potencial financeiro do público-alvo.

Principalmente para cidades maiores, com maior concorrência, o empreendedor deve analisar tudo com cuidado para fazer um investimento inicial interessante.

Por fim, ao fazer esta pesquisa, o empreendedor pode escolher o melhor negócio para se investir e aproveitar uma oportunidade que surgir.

Entenda o potencial do segmento

Outra etapa importante para abrir um negócio é pesquisar sobre o mercado no qual você irá empreender. Por exemplo, saber se ele está em expansão ou em retração.

Além disso, conhecer o público-alvo, idade, sexo e onde mora o seu público são questões que impactam na escolha do melhor negócio para se investir.

Alguns mercados podem estar saturados, enquanto outros possuem espaço para crescimento ou potencial a ser explorado.

Nesse sentido, ideias de negócios lucrativos para o mercado podem passar por inovação ou algum outro diferencial que você deve estar atento.

Do mesmo modo, tente observar os movimentos da macroeconomia que podem impactar aquele mercado em específico. Seja positivo ou negativamente.

Enfim, confira o infográfico que separamos para você com os números dos setores de mercado de franquias e conheça um pouco mais.

Infográfico "É um bom negócio? Números dos melhores setores para abrir uma empresa".

Avalie o melhor modelo de negócio

O melhor negócio para se investir pode ser dos mais variados modelos de negócios. Por exemplo, um pequeno estabelecimento de bairro, ou uma loja no shopping.

Contudo, iniciar um negócio do zero costuma ser mais difícil. Para se ter uma ideia, o índice de mortalidade de comum é de 60% nos cinco primeiros anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, o modelo de franquias pode ser uma boa forma de abrir um negócio com um pouco mais de segurança.

Este modelo apresenta algumas vantagens, por exemplo, uma marca já consolidada no mercado. Conta também com produtos ou serviços já testados e aprovados pelos consumidores.

Além disso, no modelo de franquia, o empreendedor recebe um plano de negócios da franqueadora. Assim, ele pode se orientar melhor com relação aos custos da empresa, bem como o que deve ser feito durante o seu desenvolvimento.

Da mesma forma, uma franquia possui uma operação padronizada, normalmente de maneira mais simples, para que possa ser replicada em todas as unidades.

Assim, mesmo o empreendedor mais inexperiente pode dar conta de ter um negócio neste modelo. Além do que, ele possui uma série de suportes da franqueadora como treinamentos e auxílio no marketing.

Enfim, temos um ebook para você conhecer um pouco mais as vantagens do modelo de franquias.

Ebook "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo".

Escolha em qual marca investir

Depois de pesquisar sobre o mercado no qual deseja atuar e, caso opte por uma franquia, chegou a hora de escolher a marca para investir.

Primeiramente, busque uma marca com a qual você se identifica, seja com modo de operação, ou então o nicho de mercado.

Além disso, pesquise sobre a reputação dela no mercado e junto aos consumidores. Veja se a empresa possui um bom relacionamento com seus clientes.

Nesse sentido, pesquise no site Reclame Aqui para saber as reclamações sobre os produtos e serviços da marca. Assim, você terá uma boa ideia de como a empresa tem lidado com estes problemas.

Do mesmo modo, converse com parceiros da marca para saber detalhes da operação. Nesse sentido, a Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ter os contatos dos franqueados e ex-franqueados.

Ainda na COF, estude bem o modelo de negócio da marca, os suportes oferecidos pela franqueadora e os custos do empreendimento. Assim, conhecendo bem cada marca, é possível escolher o melhor negócio para se investir.

Planeje seu investimento

Um dos pilares da implantação de um novo negócio, seja uma empresa do zero ou no modelo de franquias, é o planejamento financeiro.

Nesse sentido, o empreendedor deve entender bem a sua saúde financeira, sua capacidade de investimento e possibilidades de pagar as contas até que o negócio gere lucro.

Do mesmo modo, escolha uma franquia que se encaixe em sua capacidade financeira, evitando empréstimos ou dívidas.

Por exemplo, é possível pode optar por uma marca de pouco investimento inicial caso não tenha uma reserva de emergência.

Assim, escolher uma franquia com modelo home office de trabalho, que possui uma menor taxa de franquia e custos menores, é uma saída.

Por fim, estude os gastos frequentes do negócio, como aluguel, funcionários e as taxas pagas a franqueadora, como royalties e fundo de propaganda. Modelos com ponto físico exigem gastos maiores.

Vemos um computador com vários gráficos na tela e um caderno ao lado (imagem ilustrativa). Texto: melhor negócio para se investir.
O planejamento financeiro é uma etapa importante para abrir o próprio negócio.

Em síntese, este planejamento evitará problemas futuros, a necessidade de empréstimos ou dificuldades para o pagamento da empresa.

Segmentos e serviços em alta 

Algo que pode lhe ajudar a descobrir o melhor negócio para se investir, é analisar as áreas que possuem bom desempenho no mercado. Conhecendo os segmentos em alta, você pode apostar naquele que mais se identifica e que tem bons números. 

Dessa forma, se analisarmos o mercado, podemos notar que o segmento de Serviços Automotivos teve um grande crescimento desde 2020. Segundo uma pesquisa do GetNinjas, a alta na procura por esses serviços chegou a 89%.

Além disso, não podemos nos esquecer que existem setores que mantém sua força ao longo do tempo, como o de Alimentação. Principalmente, se considerarmos que nesse caso estamos falando de uma necessidade vital para todos nós. 

Temos também dois segmentos que demonstraram um bom desempenho em 2020 no cenário do franchising. O primeiro foi o de Casa e Construção, que faturou R$ 12,4 bilhões, crescendo 12,8% em relação a 2019. 

Ao mesmo tempo, tivemos o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar com o faturamento de R$ 35,2 bilhões, crescendo 3,1% mesmo em um ano de crise. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

E claro, no setor de Serviços e Outros Negócios, você pode encontrar uma variedade de produtos e/ou serviços distintos para oferecer, úteis para os mais diversos públicos. 

Nesse artigo, você irá conhecer várias dicas de marcas presentes no mercado. Mas antes disso, conheça um pouco sobre as microfranquias e como elas podem ser interessantes.

Microfranquias são pequenos negócios lucrativos

Outra boa oportunidade para quem procura o melhor negócio para se investir, mas não pode ou não quer gastar tanto, é ficando de olho nas microfranquias.

Isso porque, esse modelo de negócio possui um custo mais baixo em relação às franquias normais. Para se ter uma ideia, se encaixam nessa categoria franquias até R$ 105 mil, e com um modelo de operação enxuto.

Por exemplo, é muito comum que, com uma microfranquia, você possa trabalhar em formato home office. Com isso, é possível economizar com vários gastos extras, como aluguel de espaço e demais contas. 

E claro, também é possível ter uma operação simples, trabalhando apenas com um computador, telefone e internet. Ou seja, mesmo sem investir muito, você ainda pode ter um negócio de sucesso.

Com a crise em 2020, e muitas pessoas procurando formas de se recolocar no mercado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou uma alta na busca pelas microfranquias. 

Atualmente, existem cerca de 600 marcas operando com esse modelo de negócio que, além de ser em conta, mantém o padrão tradicional de suporte que há no franchising. 

58 opções de franquia para abrir e ganhar dinheiro

Caso tenha optado pelas franquias, o melhor negócio para se investir pode estar nos mais variados segmentos do franchising.

Assim, seja no setor de alimentação, turismo ou serviços em geral, existem boas opções para o empreendedor abrir o próprio negócio.

Separamos aqui algumas franquias com modelos de negócios atrativos, seja para empreendedores com menor capital ou com mais dinheiro para investir.

1. Encontre Sua Viagem

A franquia Encontre Sua Viagem é uma agência de turismo que foi criada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em 2011.

A rede tem se expandido no mercado de turismo por ter um modelo de negócio de baixo custo, principalmente o tipo home office.

Da mesma forma, a franquia tem uma série de produtos e serviços disponíveis para os clientes. Seja em passagens aéreas, pacotes turísticos, hospedagens, entre outros.

Mesmo que o setor de turismo tenha tido uma forte queda com a pandemia do novo coronavírus, o mercado logo retomará o crescimento. Dessa forma, essa pode ser um bom momento para o empreendedor investir agora mesmo.

Além do mais, a Encontre Sua Viagem oferece diversos suportes para os franqueados. Começando pelo treinamento para que ele fique por dentro do setor do turismo e seus consumidores.

Do mesmo modo, é oferecido apoio para a gestão administrativa da unidade, bem como para ações de marketing.

Em uma matéria, a revista Segs reforçou como a Encontre Sua Viagem é uma das maiores redes no ramo de turismo. Isso graças ao seu serviço de qualidade e os mais de mil parceiros.

A franquia conta com dois modelos de negócio, um home office e o outro loja física. O investimento inicial mínimo é de R$ 12 mil e R$ 46 mil, respectivamente.

Por fim, o faturamento da unidade médio mensal vai de R$ 50 mil até R$ 150 mil.

Imagem de uma mulher sentada em um banco no meio de uma estrada (imagem ilustrativa).
O turismo é um setor amplo para atuar com um negócio próprio.

2. Acquazero

Uma das franquias que mais têm se destacado no franchising nacional é a Acquazero, especializada em higienização automotiva.

A rede entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Pois a Acquazero teve um aumento de 152% no número de unidades, entre 2019 e 2020, contanto atualmente com mais de 500 em países como Brasil, Estados Unidos, República Dominicana e México.

A franquia possui diversos serviços de higienização e cuidados especiais para os carros. Ademais, ela tem uma preocupação com o meio ambiente, utilizando produtos de limpeza biodegradáveis em seus serviços.

Além da variedade de serviços, a Acquazero oferece para os empreendedores seis modelos de negócios. São três modelos home office, Premium e Standard e modelo Desenvolvedor de Área. O investimento inicial mínimo é de R$ 23 mil.

Sendo assim, o empreendedor pode optar pelo melhor negócio para se investir e aquele que mais combina com o seu perfil e capacidade financeira.

De acordo com Henrique Mol, presidente da marca, a Acquazero conta com uma alta credibilidade no mercado que beneficia todos os seus franqueados. Com isso, fica ainda mais fácil ter uma unidade de sucesso.

3. Quisto

A Quisto é uma rede de corretora de seguros que trabalha com diversos produtos e serviços para seus clientes.

Para se ter uma ideia, a rede possui mais de 100 serviços no catálogo. Por exemplo, seguros de vida e outros bens, empréstimo consignado, financiamento, etc.

Além disso, a Quisto possui parceria com as maiores seguradoras do mundo, como Allianz, Unimed, Zurich, Mapfre, entre outras.

Para os franqueados, a rede oferece uma grande vantagem. Eles contam com um software exclusivo que consegue fazer mais de 20 cotações para um mesmo contrato.

Dessa forma, é possível oferecer mais opções para os clientes e, com isso, aumentar suas chances de fechar negócio.

Além disso, o franqueado passa por cursos on-line ao adquirir a franquia para poder entender o mercado de seguros e a operação da marca como um todo.

Por fim, a Quisto Corretora de Seguros possui dois modelos de negócio, um home office e outro de loja. O investimento inicial mínimo é de R$ 21 mil.

O franqueado da Quisto, Emerson Alves, sempre teve o sonho de empreender e encontrou na marca a oportunidade certa. Principalmente, por se identificar com os serviços propostos.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre franquias de corretoras de seguros, entre elas, a Quisto.

4. Cream Berry

A franquia Cream Berry trabalha com a venda de açaí, oferecendo serviços de self-service ou de produtos fixos.

A rede nasceu em Varginha, cidade do interior de Minas Gerais, com o nome de Akasa do Açaí. Em 2021, ela mudou o nome para Cream Berry.

O modelo de negócio da franquia consiste basicamente na venda do açaí com diversas opções de acompanhamento para os clientes.

Assim, é um modelo simples, enxuto, que não exige muitos funcionários para o atendimento do dia a dia. Com isso, há uma certa diminuição de custos.

Além disso, o franqueado conta com diversos auxílios da empresa, como na escolha do ponto comercial, layout da loja, bem como treinamentos para a gestão do negócio.

Do mesmo modo, a franqueadora oferece materiais de marketing para promoções, bem como para fortalecimento da marca.

A revista Empreendedor mostrou em uma matéria com a Cream Berry possui toda uma estrutura de suporte ao franqueado, o que também contribui para a sua expansão e crescimento.

Por fim, a franquia possui dois modelos de negócios e investimento inicial mínimo de R$ 90 mil.

5. Mardelle

O melhor negócio para se investir pode estar no mercado da moda e vestuário, e uma opção deste segmento é a franquia Mardelle.

A rede trabalha com diversos tipos de roupas:

  • Feminina – calcinha e sutiã;
  • Masculina – cueca e sungas;
  • Noite – baby doll, camisolas, calça de pijamas ou conjunto (todos os tamanhos e sexos);
  • Infantil – calcinhas e duas peças;
  • Maternidade – camisola, body, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e/ou em período de amamentação.

Nesse sentido, a Mardelle conta com linhas de roupas exclusivas, o que torna ainda mais atrativa a marca.

Segundo o presidente da Mardelle, Henrique Mol, os franqueados da marca podem contar com os conhecimentos de uma empresa experiente no mercado. Além disso, é possível trabalhar com um mix de produtos de fabricação própria.

A rede possui modelo de negócios voltado para lojas em shopping e um outro voltado para lojas de ruas. Por fim, o investimento inicial em uma unidade mínimo é de R$ 206 mil.

6. Suav

A Suav é uma franquia que oferece diversos serviços, como esmalteria, depilação, entre outros cuidados para a beleza. Ou seja, ideal para quem quer trabalhar com um salão de beleza.

Ela foi a primeira esmalteria de Belo Horizonte, no ano de 2010, a entrar para o franchising, em 2017. De lá pra cá, a Suav se tornou uma excelente opção de investimento para quem deseja empreender.

Além do mais, a franqueadora possui um grande suporte para o franqueado. Por exemplo, treinamento periódico de profissionais, entre outros serviços na área administrativa e de marketing.

Do mesmo modo, por contar com uma variedade de serviços, possui um bom ticket médio. Assim, as vendas são impulsionadas em um curto espaço de tempo.

São dois modelos de negócio oferecidos pela Suav: a opção Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas e o de Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas e Escovaria.

Carlos Gonzaga Araújo, franqueado da Suav, conta que ao apostar na marca, pôde abrir um negócio com uma marca já conhecida no mercado e ainda ter acesso aos suportes e transferência de conhecimento.

Sendo assim, para abrir uma unidade, o investimento inicial mínimo é de R$ 168 mil.

7. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery que congrega em sua plataforma diversos tipos de estabelecimentos localizados em cidades pequenas que realizam atendimento por delivery.

O aplicativo é voltado para cidades menores, tendo em vista que nelas os grandes players do mercado de aplicativos de delivery não atuam com eficiência.

No Pede.ai, o modelo de negócio é de licenciamento, cabendo ao empreendedor da cidade captar estabelecimentos que queiram vender pelo aplicativo.

Para fazer este trabalho, o licenciado recebe treinamento, material de marketing, suportes variados e relatórios pós-venda. Por fim, esse é um modelo enxuto, pois o trabalho é feito em home office.

  • Investimento inicial: de R$ 5 mil a R$ 14 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 2 mil até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

8. Come Come Delivery 

Com a franquia Come Come Delivery, você pode atuar com o sistema de entregas em um negócio de fácil operação. Inclusive, a marca tem como foco pequenas empresas que buscam pelo serviço sem precisar pagar altas taxas de parceria. 

Sendo assim, temos uma plataforma de delivery em conta, com um sistema seguro e útil. Ao mesmo tempo, os comerciantes parceiros têm acesso a cursos on-line gratuitos. 

Por fim, ao se tornar franqueado, você receberá treinamento inicial, material para divulgação, suporte em marketing e na parte operacional. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 1,5 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

9. Kaz

Ao se tornar franqueado da Kaz, você irá atuar firmando parceria com várias empresas que podem utilizar o sistema de permuta da marca. Ou seja, a ideia é encontrar empreendimentos interessados na troca de serviços e produtos. 

Para isso, como franqueado, você irá receber treinamentos, acompanhamento para implantação da unidade e vários suportes. Logo, pode ter ajuda da Kaz para o marketing da unidade, questões jurídicas e mais. 

Então, para abrir uma unidade, é possível escolher entre o modelo de escritório ou modelo padrão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 9 e 12 meses

10. Emagrecentro

A Emagrecentro é uma rede especializada em serviços de emagrecimento e estética com mais de 35 anos de experiência no mercado.

Nesse sentido, a rede oferece diversos tipos de tratamento, voltados para diminuição da flacidez, tratamento da celulite e gordura localizada, bem como métodos exclusivos de emagrecimento.

Para ser um franqueado, não é necessário ser médico, já que o empreendedor recebe os treinamentos necessários para realização dos serviços. Ainda, com o constante acompanhamento da franqueadora.

Em outras palavras, diversos tipos de apoio da franqueadora são oferecidos, como seleção do ponto e decoração, aquisição de equipamentos, para o marketing da unidade etc.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil até R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 13 meses

11. Rap Chef

A franquia Rap Chef é uma rede de produção e venda de alimentos congeladas e que possui um menu amplo. Por exemplo, oferece comidas típicas de vários países, massas, peixes e comida vegetariana.

Este mercado teve impacto por conta da pandemia do novo coronavírus, pois várias pessoas passaram a trabalhar em home office e a se alimentar em casa.

Para o franqueado, esse é um negócio de baixo investimento inicial e poucos custos, tendo em vista que ele fará a parte comercial da franquia na sua região.

Por fim, a produção dos alimentos é feito pela franqueadora, mas é o franqueado que realiza a entrega por delivery.

  • Investimento inicial: R$ 8,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil até R$ 9 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

12. Farmácias São Rafael

Criada em 1997, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, a rede de Farmácias São Rafael entrou para o franchising em 2016 e, atualmente, conta com 36 unidades.

A franquia comercializa um grande mix de produtos e oferece uma série de suportes para o franqueado. Por exemplo, treinamentos para ele e sua equipe trabalharem dentro dos padrões da marca.

Além disso, auxílio para a escolha do ponto comercial, para o layout do estabelecimento e ações de marketing antes e após a inauguração.

Por fim, o franqueado também conta com a loja virtual da rede para um melhor alcance da marca.

  • Investimento inicial: R$ 169 mil até R$ 657 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 239 mil até R$ 522 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 38 meses

13. Primeiro Mundo Registros de Marcas

Para quem procura um negócio de baixo investimento em um mercado atrativo deve conhecer a franquia Primeiro Mundo Registros de Marcas.

A rede trabalha com serviços de proteção de marca e patentes, um trabalho que tem sido bastante requisitado pelas empresas. Dessa forma, elas evitam o mau uso de seu know-how.

Da mesma forma, esse é um negócio atrativo para os franqueados, que investem menos de R$ 10 mil em um modelo de negócio em home office.

Em outras palavras, há um baixo custo de manutenção e de investimento, sem contar na flexibilidade de horário de trabalho no dia a dia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil até R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 16 meses

14. Postal BR

Ter uma empresa de logística sem ter frota pode parecer estranho, mas é este o modelo de negócio da franquia Postal BR.

A rede faz entregas em todo o Brasil, mas trabalha por meio de mais de 100 bases de apoio pelo país e terceiriza os motoristas por meio de empresas como a Uber.

Dessa forma, os custos do negócio diminuem e é possível contar com entregadores mais variados e espalhados pelo território.

Por fim, para o franqueado, seu trabalho, em home office, será o de captar clientes e divulgar a marca na sua região de influência. Ainda, o de oferecer suportes no dia a dia do negócio.

  •  Investimento inicial: R$ 5 mil até R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil até R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: 2 a 6 meses

15. Reduza Veículos

O mercado de recuperação de crédito é amplo, pois é comum as pessoas se depararem com dificuldades de pagar as prestações, principalmente de financiamento de carros.

Nesse nicho atua a franquia Reduza Veículos, que trabalha com serviços de refinanciamento de dívidas diversas, como de financiamento de carros, empréstimos pessoais, entre outros.

Para o empreendedor, há um modelo enxuto, de baixo investimento inicial e em home office. Assim, o negócio dispensa a necessidade de um ponto comercial.

Ao franqueado, cabe a captação de clientes, mostrando as possibilidades de serviço com a Reduza Veículos. Para isso, ele conta com alguns suportes da marca, como treinamento e ajuda com o marketing da unidade.

  • Investimento inicial: R$ 10 mil até R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil até R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

16. Visão Total Vistoria

A franquia Visão Total Vistoria é uma rede de serviços para a emissão de laudos e vistorias obrigatórias para veículos automotores de pequeno, médio e grande porte.

Este é um amplo mercado para o franqueado atuar, tendo em vista a grande quantidade de veículos nas ruas. Muitos destes carros precisam destes laudos para fazer seguro e se regularizar junto aos órgãos de trânsito.

Nesse sentido, a rede Visão Total Vistoria é credenciada por diversos órgãos públicos pelo país, e ainda conta com mais de 20 unidades franqueadas.

Para o franqueado, esse é um modelo rentável já que não se faz necessário ter uma grande estrutura nem muitos funcionários, o que diminui os custos.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

17. Fábrica de Placa

A franquia Fábrica de Placa trabalha com a fabricação de placas de carros com o novo formato exigido pela legislação, ou seja, no padrão Mercosul.

Nesse sentido, desde o dia 31 de janeiro de 2020, todos os carros que forem emplacados devem vir com o novo padrão.

Com isso, abre-se um amplo mercado, que pode ser explorado pelos franqueados da marca. Ainda, com um modelo enxuto, sem a necessidade de grandes espaços nem muitos funcionários para o dia a dia.

Para o desenvolvimento do negócio, os franqueados contam com treinamentos e outros suportes, como auxílio na gestão e no marketing da unidade.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 6 até 10 meses

18. SMARTblocks Robótica

A franquia SMARTblocks é uma rede de ensino de robótica para crianças. Fundada em 2014, a empresa possui material desenvolvido exclusivamente para seus alunos.

Esse é um tipo de aprendizado incomum nas escolas, mas que faz parte do futuro do mercado profissional.

No modelo de negócios da franquia, o franqueado oferece o serviço de ensino de robótica para as escolas de sua região de atuação.

Para isso, ele recebe treinamentos para o conhecimento da operação, do método usado, e ainda conta com materiais da rede.

Da mesma forma, a franqueadora oferece suportes variados, como consultoria, auxílio na gestão e também para o marketing da unidade.

  • Investimento inicial: R$ 27,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

19. Faculdade Multivix

O segmento de Educação no franchising possui amplas possibilidades para o empreendedor investir em um negócio estruturado e com renome no mercado.

Uma das marcas que atuam neste mercado é a Faculdade Multivix, que oferece curso de graduação, pós-graduação e extensão.

A rede, criada em 1999 no Espírito Santo, possui mais de 300 unidades franqueadas e oferece cursos em todas as áreas de conhecimento.

Além disso, seus cursos possuem boas notas na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o que possibilita uma maior captação de novos alunos.

Para os franqueados, o modelo é enxuto, pois as aulas são ministradas remotamente.

  • Investimento inicial: de R$ 15 mil a R$ 27 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: 7 a 8 meses

20. StartupWin

Muitos empreendedores querem investir em uma startup, mas nem sempre sabem por onde começar, como organizar o negócio, entre outros detalhes.

Para isso, eles podem contar com a ajuda da StartupWin, a primeira franquia de startups do Brasil. Ela atua auxiliando empreendedores no desenvolvimento do negócio.

A franquia já conta com algumas startups em seu portfólio no setor de agronegócio, saúde, indústria 4.0, construção civil, comunicação e marketing, energia e educação.

Para se tornar um franqueado da StartupWin, o empreendedor conta com quatro modelos de negócios que podem ser desenvolvidos em home office ou em algum coworking.

  • Investimento inicial: R$ 35 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 5 a 8 meses

21. Casa Prado

A Casa Prado é uma empresa de moda masculina criada em 1955, no estado do Mato Grosso. Após muitos anos e seguidas modernizações, a empresa entrou para o mercado de franquias.

A rede realiza a venda de diversos itens de moda masculina, como ternos, camisas, bermudas, acessórios, entre outros. Ainda, conta com uma marca exclusiva, a CP Premium.

Além das lojas espalhadas pelo Brasil, a franquia também realiza vendas por meio do seu site próprio, alcançando, assim, um público mais amplo.

Para os franqueados, a rede apresenta um modelo sólido, que exige dedicação integral do empreendedor. São diversos suportes da franqueadora para a gestão comercial e para o marketing.

  • Investimento inicial: de R$ 600 mil até R$ 700 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 42 meses

22. AEBPO Financeiro

Cada vez mais as empresas buscam terceirizar certos tipos de trabalhos internos para focar na sua atividade-fim. Um destes serviços que podem ser repassados a terceiros é o do setor financeiro.

No mercado existe até um termo para isso, que é o BPO. Ele vem da sigla em inglês pra Business Process Outsourcing, que significa terceirização da gestão de um determinado processo.

Neste segmento é que trabalha a franquia AEBPO Financeiro, que faz o trabalho de cuidar do setor financeiro para pequenas e médias empresas.

No modelo da franquia, o franqueado é responsável por captar clientes em sua região e recebe uma porcentagem dos honorários recebidos.

  • Investimento inicial: até R$ 2,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 10 a 12 meses

23. Exponencial Cursos

Essa é uma rede que oferece cursos pouco comuns no mercado de educação brasileiro: empreendedorismo e educação financeira, robótica e programação, matemática digital, desenvolvimento de games e inglês.

Sendo assim, a franquia Exponencial Cursos trabalha com alunos de 6 até 18 anos de idade, com aulas presenciais e on-line, dependendo do curso e da idade do aluno.

Para o franqueado, são três modelos de negócios disponíveis: o Plus, o Smart e o Home. Assim, o empreendedor pode escolher aquele que melhor se encaixa ao seu perfil e à região onde será instalada a unidade.

  • Investimento inicial: R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 25 mil a R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: 16 a 24 meses

24. Chicken In House

A franquia Chicken In House é especializada no frango frito tipicamente americano, mas que possui um tempero especialmente desenvolvido para os brasileiros.

A empresa iniciou suas atividades em 2015, em Volta Redonda (RJ), na casa de seus fundadores, funcionando exclusivamente por delivery. No ano seguinte, a marca entrou para o mercado de franchising.

Atualmente, existem 38 unidades franqueadas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Acre, Pará, Goiás, além do Rio de Janeiro.

Dessa forma, a franquia possui quatro modelos de negócios, o de micro franquia delivery, dois tipos de loja de rua e um para loja de shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil 
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

25. Orgânica

A franquia Orgânica é uma empresa especializada em cosméticos de origem totalmente vegetal, que atua de maneira sustentável e sem realizar testes em animais.

Os produtos da franquia são variados, como cremes para pele, esponjas, shampoo, entre outros.

A Orgânica foi fundada em 1989 e fornecia esses produtos para as grandes marcas de varejo. Em 2016, ela criou sua própria marca e abriu algumas unidades para se consolidar no mercado com a marca.

Por fim, em 2019, entrou para o franchising com dois modelos de negócios: um voltado para shopping e outro em home office, com venda por catálogo, e-commerce ou itinerante.

  • Investimento inicial: de R$ 34,4 mil a R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 9,2 mil até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 5 meses

26. Top English

A Top English é uma franquia de cursos de inglês que foi fundada em 1997 e, atualmente, conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil e três unidades no exterior.

A rede oferece aulas de modo on-line ou então presencialmente, na casa ou no trabalho dos clientes. Dessa forma, não há ponto físico da unidade, diminuindo os custos de implementação.

Para os interessados, o empreendedor escolhe se tornar um franqueado master, que contrata professores de inglês que, por sua vez, serão franqueados regionais e vão ministrar as aulas.

Além disso, a franqueadora oferece suporte contínuo para os franqueados, como treinamentos no método da Top English, auxílio para o marketing, entre outras vantagens.

  • Investimento inicial: de R$ 30 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil 
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

27. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma franquia de mídia digital indoor que oferece espaços para as empresas fazerem sua propaganda nos mais variados pontos.

A empresa atua há mais de oito anos no mercado de Comunicação, e possui unidades franqueadas em mais de 20 cidades pelo Brasil.

Além disso, a Ponto TV Publicidade oferece serviços de TV Corporativa, com produção de conteúdos dedicados à comunicação interna de empresas.

Para os franqueados, a rede oferece um modelo totalmente em home office, destinado a captar clientes que queiram divulgar a marca e realizar parcerias com pontos para a instalação das TVs onde é veiculada a propaganda.

  • Investimento inicial: até R$ 2,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil até R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 3 a 6 meses

28. #1 Lavanderia

A #1 Lavanderia é uma franquia de serviços de lavagem e passagem de roupas, que possui um modelo enxuto para o empreendedor.

A rede trabalha com códigos de barras nas roupas para fazer a organização dos serviços de maneira eficiente, facilitando o dia a dia do negócio.

Além disso, a franquia trabalha com planos de assinatura mensal para os clientes ou então serviços avulsos. Ainda, a rede pega as roupas na casa do cliente e as devolve limpas e passadas.

Para abrir uma unidade, o franqueado precisa de um ponto comercial de pelo menos 45m2 e um colaborador inicialmente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 7 mil 
  • Prazo de retorno: 18 meses

29. Qualifica Cursos

Presente em mais de 10 estados brasileiros, a franquia Qualifica Cursos é um negócio atrativo para os empreendedores que desejam atuar na área de Educação.

A rede possui um modelo de negócio enxuto, em home office, voltado para a captação de clientes. Assim, isso exige do franqueado um perfil comercial e proativo.

Para os clientes, a franquia conta com mais de 300 cursos profissionalizantes, de extensão e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas.

Ainda, o aluno pode optar por cursos totalmente a distância ou em formato híbrido, com aulas presenciais e on-line. Assim, ele escolhe o modelo que melhor se encaixa às suas necessidades.

  • Investimento inicial: até R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 3.347,00 até R$ 6.695,00 
  • Prazo de retorno: a partir de 1 mês

30. YouPlay

A franquia YouPlay é uma rede de espaços que agregam buffet infantil com brinquedos para as crianças passarem o tempo sendo monitoradas pelos animadores da rede.

A YouPlay possui unidades voltadas para shopping, centros comerciais, entre outros locais. Ainda, a franquia oferece modelos de atendimento por assinatura ou avulso.

Além de brincadeiras, as crianças podem ter acesso a cortes de cabelo nas unidades da franquia, bem como espaço para realização de aniversários.

Para os franqueados, a rede possui quatro modelos de negócios, sendo o quiosque, mais básico, e o mais completo, com recreação infantil e também serviços de apoio aos pais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil até R$ 300 mil 
  • Prazo de retorno: de 9 a 30 meses

31. Reiback

A franquia Reiback é uma corretora de seguros que trabalha com planos de saúde, previdência privada, consórcios variados, além de diversos seguros e outros contratos.

Além disso, ela realiza financiamentos diversos, seja para a compra de imóveis, carros, placas fotovoltaicas etc.

Criada nos anos 2000, a franquia possui atualmente mais de 70 unidades espalhadas por 14 estados do Brasil. Para os franqueados, esse é um modelo de negócio atrativo, de baixo investimento inicial e vem acompanhado de vários suportes.

Enfim, a Reiback possui dois modelos de negócios: um em home office e outro voltado para instalação em um ponto comercial.

  • Investimento inicial: R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

32. Velocity

A Velocity é uma rede que atua no mercado fitness com serviços variados, como aulas de bike e treinamento funcional. A rede possui métodos exclusivos e profissionais treinados pela franqueadora.

A rede conta, atualmente, com 25 unidades sendo três delas no México. Para os franqueados, são dois modelos de negócios para investir.

Um deles é a franquia Kore, focado no treinamento funcional, e o modelo Velocity, voltado para aulas de bike in door.

Além de contar com uma marca de renome, o franqueado também recebe diversos suportes para o desenvolvimento do negócio. Por exemplo, acesso a equipamentos diferenciados e uma central para as ações de marketing da unidade.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 650 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

33. Sucão

A franquia Sucão nasceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, e é uma empresa especializada em sucos, saladas e lanches saudáveis dos mais diversos.

A rede possui, atualmente, mais de 30 unidades espalhadas por quatro estados do Brasil. Ainda, oferece quatro modelos de negócios para os investidores que buscam uma marca consolidada no segmento de franquias de Alimentação.

São eles: o modelo de franquia para loja de shopping, loja de rua, container e quiosque, com diferentes valores de investimento.

Por fim, a rede também trabalha com uma cozinha central para alguns dos insumos, garantindo sempre o padrão Sucão de qualidade para suas unidades franqueadas.

  • Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 34 meses

34. Cuidare

Voltada para os serviços de cuidadores de idosos, a franquia Cuidare é uma rede que está no mercado desde 2014 e que, atualmente, conta com 70 unidades pelo Brasil.

A franquia oferece um modelo de negócio em home office, em que o franqueado faz a intermediação entre profissionais da área de saúde e famílias que precisam do serviço de cuidador.

Ainda, para cada unidade da rede, a franqueadora oferece vários suportes para o bom desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, um software que auxilia na gestão do trabalho, com informações dos profissionais e dos clientes. Conta também com treinamentos e ações de marketing para divulgação.

  • Investimento inicial: de R$ 25 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

35. Clever Idiomas

A Clever Idiomas é uma rede de escolas de inglês que atua no mercado de franchising desde 2019 em um modelo de negócio atrativo para os empreendedores.

A rede é voltada principalmente para cidades menores, onde há mais espaço para franquias no setor de Educação, além de ter um menor custo de implantação.

Dessa forma, a Clever Idiomas possui três modelos de franquias: o Compact, para cidades com até 30 mil habitantes; o Standard, para cidades com até 150 mil habitantes; e o Full, para cidades com mais de 150 mil moradores.

Enfim, o franqueado também conta com diversos tipos de suporte para o desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 26 mil a R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 16 meses

36. Croasonho

A Croasonho é uma franquia especializada em croissant que possui um cardápio variado, com mais de 40 produtos para seus clientes.

A rede, fundada em 1997, conta com croissant doces, salgados, sanduíches feitos com a massa do croissant, entre outras opções.

Além disso, a franquia possui um grande know-how para oferecer aos franqueados, pois já são mais de 60 unidades espalhadas por 13 estados do Brasil.

Do mesmo modo, a franqueadora possui dois modelos de negócios para os empreendedores: a loja de shopping e a loja de rua. Ainda, oferece suporte para as unidades, com trabalho de marketing, treinamentos e manuais de operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

37. Griletto

A Griletto é uma franquia de Alimentação bastante conhecida por todo o Brasil, e conta atualmente com mais de 170 unidades franqueadas.

A rede oferece um amplo cardápio, focado principalmente em pratos executivos com carnes grelhadas, pratos infantis, lanches, tábuas, porções, além de sobremesas e bebidas.

A Griletto possui um modelo de negócio atrativo para os empreendedores, e suas unidades podem ser instaladas em shoppings ou em galerias comerciais.

Além disso, o franqueado recebe uma série de suportes, como auxílio no projeto arquitetônico do estabelecimento, treinamento para a operação e gestão da unidade, e para o marketing de divulgação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

38. Montana Grill

A franquia Montana Grill é uma rede de restaurantes especializados em pratos executivos com carnes selecionadas feitas na churrasqueira.

A rede possui em seu cardápio, além dos pratos executivos, grelhados especiais, massas, saladas e linhas de alimentação de baixa caloria.

O modelo de negócio da Montana Grill é voltado para shoppings ou centros comerciais, como aquelas praças de alimentação em hipermercados.

Para o franqueado, a rede ainda oferece diversos suportes, como na negociação pelo ponto comercial, projeto arquitetônicos do local, bem como treinamentos para a operação da unidade.

Além disso, o franqueado recebe orientações para um bom trabalho de marketing e para o desenvolvimento da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

39. Jin Jin

A franquia Jin Jin é uma das marcas mais conhecidas no segmento de franchising de Alimentação. A rede é especializada na culinária asiática, mais especificamente comida japonesa e chinesa.

Com bastante experiência no setor, em uma atuação de destaque há mais de 20 anos, atualmente a marca conta com mais de 70 unidades pelo Brasil.

A Jin Jin tem um cardápio amplo, com sushis, yakisobas, temakis, bentôs, rolinho primavera, entre outros pratos. Além disso, possui um modelo de negócio voltado para shoppings e praças de alimentação de centros comerciais.

Por fim, o franqueado recebe todo o treinamento para a gestão da unidade e orientações para a contratação de colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

40. Odontoclinic

A franquia Odontoclinic é uma rede de consultórios de odontologia que foi fundada em 1997, e entrou para o mercado de franchising em 2002.

A rede oferece diversos tipos de serviços e possui renome no mercado, tanto que atualmente conta com mais de 200 unidades franqueadas pelo Brasil.

A Odontoclinic trabalha com dois modelos de negócios: um mais enxuto, voltado para cidades de até 50 mil habitantes, e outro mais completo, para cidades maiores.

Além disso, os franqueados recebem uma série de suportes, como para contratação de colaboradores, marketing de inauguração e captação de clientes, entre outros, para o desenvolvimento da unidade.

  • Investimento inicial: de R$ 350 mil a R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

41. WayBiz

O empreendedor que possui um perfil de vendas pode atuar com diversos franquias, oferecendo os mais variados produtos ou serviços.

Contudo, ele deve mapear bem o mercado para saber onde investir. Um dos ramos que ele deve se atentar é para o de marketing digital.

Este tipo de serviço tem atraído a atenção das empresas, que passaram a enxergar a necessidade de uma boa divulgação de sua própria marca e de uma consultoria digital.

Para trabalhar neste segmento, o empreendedor pode investir na franquia WayBiz, que oferece serviços de marketing digital como produção de conteúdo, redes sociais, entre outros. E ainda, um modelo de negócio em home office de baixo investimento.

  • Investimento inicial: R$ 8,9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2 mil  a R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

42. Detroit

A franquia Detroit Steakhouse é uma rede de restaurantes com temática americana que possui um amplo cardápio, com cortes de carnes variadas, hambúrgueres, entre outros.

A rede nasceu em 2002 e, atualmente, conta com 20 unidades pelo Brasil. Seus restaurantes possuem um ambiente voltado para a diversão em família, com TVs e a transmissão de diversos jogos esportivos.

Para os franqueados, a rede opera em um modelo de negócio voltado para praças de alimentação de shopping, bem como para centros comerciais.

Na mesma unidade, são dois ambientes diferentes, um para quem deseja relaxar e permanecer mais tempo consumindo, e outro voltado para comidas rápidas.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil até R$ 580 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 100 mil  a R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

43. X Costela & Cia

A franquia X Costela & Cia é uma empresa especializada em sanduíches com várias carnes diferenciadas. O carro-chefe da marca são os bifes de costela feitos por meio de uma receita exclusiva.

O modelo de negócio da franquia é simples, já que os insumos já chegam para o franqueado porcionados e prontos para o preparo.

Além disso, a X Costela possui dois modelos, um de loja física, com um espaço de 40m2, e o formato food truck, de menor investimento.

Aos franqueados, a rede oferece apoio para a divulgação, com um marketing central, bem como treinamentos variados para a produção dos sanduíches e para a gestão da unidade.

  • Investimento inicial: de R$ 80 mil até R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil  a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

44. Timol

A Timol apresenta um modelo de negócio bem enxuto para os empreendedores, voltado para aquelas pessoas que possuem um perfil de vendas.

A rede trabalha com a venda de produtos magnéticos para tratamento da água, logo, seu negócio consiste em um modelo multinível de rentabilidade.

Assim, o franqueado ganha com a venda dos produtos e também recebe um percentual sobre as vendas dos franqueados que trouxer para a rede.

Ainda, por ser um modelo home office, exige um baixo investimento inicial e garante uma flexibilidade de horário de trabalho. Ou seja, o modelo é o ideal para quem já possui um emprego, mas deseja uma renda extra.

  • Investimento inicial: de R$ 1.350,00 até R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil  a R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

45. Gelink

A rede Gelink é uma franquia de proteção veicular que oferece um modelo de negócio enxuto para os empreendedores.

No trabalho com a Gelink, o franqueado é o responsável pela captação de clientes, oferecendo os serviços de rastreamento veicular.

Além disso, o franqueado recebe da franqueadora alguns suportes para o desenvolvimento da unidade, como treinamentos, apoio para o marketing e para a gestão do negócio.

Com isso, mesmo o empreendedor com pouca experiência poderá ter êxito com a franquia Gelink. A operação da unidade é simples e os processos internos são automatizados para evitar burocracias e atrasos para o franqueado fechar negócio.

  • Investimento inicial: R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 12,3 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

46. Omie

As empresas dos mais diversos segmentos podem ter acesso a um serviço inovador e que facilita a gestão do negócio.Falamos de uma forma de trabalhar com a operação da empresa na nuvem, ou seja, 100% on-line.

A franquia Omie oferece às empresas uma plataforma de gestão e diversas funcionalidades, como serviços contábeis, planejamento financeiro, entre outros.

Dessa forma, o serviço da franquia deixa sua operação mais enxuta, além de melhorar o trabalho remoto para os colaboradores que trabalham em home office.

Atualmente, a Omie conta com quase 70 unidades pelo Brasil, em um modelo de negócio básico, com ponto comercial para a prospecção de novos clientes e suporte aos parceiros.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

47. Bioflora

Fundada em 2013, a franquia Bioflora trabalha com produtos de suplementação alimentar para auxiliar pessoas a terem acesso a todos os nutrientes mais importantes para uma boa saúde.

A rede trabalha com um modelo de negócio simples, em que os franqueados são responsáveis pela divulgação da marca pelas redes sociais.

Além disso, o franqueado realiza a venda, utilizando um estoque próprio ou por meio do e-commerce da marca, ou seja, em um loja virtual. Nesta última modalidade, a entrega é realizada pela franqueadora.

Os empreendedores que desejam se tornar franqueados recebem treinamentos para a gestão da unidade, para conhecer mais sobre a operação da marca e sobre os produtos.

  • Investimento inicial: de R$ 9.990 a R$ 19.990
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

48. Twice

Nascida em 2007, a Twice é uma franquia no ramo de educação que trabalha com o sistema de ensino bilíngue. Para isso, ela atua em parceria com escolas particulares interessadas. 

Desse modo, a marca conta com uma metodologia e material próprio. Já seus franqueados trabalham prospectando clientes e acompanhando a implementação do método e os seus resultados na prática. 

Assim, para trabalhar com a franquia, você receberá suporte comercial, pedagógico, em gestão de pessoas, financeiro, administrativo e outros, ideais para manter o padrão da marca. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

49. Koinz

Com a franquia Koinz, você pode ser um franqueado de sucesso, buscando estabelecimentos que possam usufruir dos serviços financeiros da marca. Logo, sua função é prospectar clientes e oferecer apoio para o uso do serviço. 

Desse modo, saiba que a Koinz está no mercado desde 2014, trabalhando com uma plataforma de pagamentos com soluções que incentivam o aumento de vendas e fidelização. 

Assim, os estabelecimentos contam com alternativas práticas e efetivas, e os franqueados podem lucrar com o percentual em cada movimentação.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses

50. Franquias do Futuro

A Franquias do Futuro é uma empresa que está no mercado desde 2018 trabalhando com marcas de franquias virtuais. Assim, ela oferece opções em diferentes setores, como de produtos fitness, acessórios, cosméticos e beleza. 

O melhor de tudo, é que o franqueado pode trabalhar em casa, sem se preocupar com o estoque de produtos e entregas. 

Isso porque, a marca é responsável por essa parte e o franqueado precisa apenas cuidar do site, divulgar os produtos e realizar as vendas. 

  • Investimento inicial: de R$ 9 mil até R$ 16.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil 
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

51. Bar do Urso 

O Bar do Uso é uma franquia que está no mercado desde 2017 e faz parte da Cervejaria Colorado. Dessa forma, a ideia da marca é oferecer cervejas artesanais de qualidade nos espaços próprios da franquia.

Portanto, para quem deseja investir, existem três modelos diferentes de negócio: a loja de rua, o quiosque e o contêiner.

Além disso, a franqueadora oferece treinamento teórico e prático, apoio para implantação e gerenciamento, para a operação no dia a dia e na divulgação. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

52. Linked

A franquia Linked oferece serviços de automação para comércios com soluções de fácil operação e que podem ser úteis para restaurantes, bares, pizzarias e mais. 

Dessa forma, a função do franqueado é prospectar clientes que estejam interessados em soluções tecnológicas para ajudar na administração e gestão do negócio, agilidade dos pedidos, delivery etc. 

Então, o franqueado pode fazer a gestão da unidade em casa e, ainda, receber treinamento e apoio constante da franqueadora por meio de uma equipe de consultoria.

  • Investimento inicial: R$ 22 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 8 meses 

53. Valor Operações Financeiras

Com 35 franquias em 12 estados, a franquia Valor Operações Financeiras é uma casa de crédito que está no mercado desde 2016. A marca, inclusive, possui parceria com várias instituições financeiras de fundo nacional e internacional. 

Dessa forma, os clientes encontram serviços como consórcios, financiamento habitacional, empréstimo de garantia imobiliária e levantamento de capital. 

Para ser um franqueado, não é preciso ter uma unidade física, uma vez que o trabalho pode ser feito de casa. Mas o investidor precisa atuar prospectando clientes, com o suporte da marca. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses

54. Beetools

Desde 2018 no mercado, a Beetools é uma franquia que atua no ramo de Educação com cursos de inglês.

O grande diferencial é que a marca utiliza da tecnologia para ajudar no aprendizado dos alunos, com a gamificação, realidade virtual e inteligência artificial. 

Sendo assim, o franqueado possui maneiras inovadoras de se colocar no mercado e, ainda, recebe treinamentos ao longo do processo. Para ter uma unidade é preciso começar com uma franquia virtual e, com o crescimento, é possível ter uma unidade física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 24 meses

55. Cebrac

O Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) é uma franquia para quem deseja atuar com Educação. E nem é preciso ser um educador para abrir a franquia, pois a franqueadora oferece todo o treinamento e suporte necessários. 

A franquia chama a atenção dos alunos por vários motivos. Primeiro, pelo tempo de mercado, mais de 25 anos. Além disso, os estudantes têm acesso a um aplicativo com os materiais completos para estudo.

Os cursos são variados, sendo eles: Assistente Administrativo Completo, Atendente Farmácia, Cuidador, Logística, Robótica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

56. UniAteneu

A UniAteneu EaD é um negócio para oferecer aulas on-line para os alunos. Ou então, aulas que se dividem entre o EaD e o presencial.

Entre os cursos de graduação, há opções como Biomedicina, Educação Física e Pedagogia. Já os cursos de pós-graduações incluem a especialização em Enfermagem, Terapia Intensiva, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, MBA em Gestão Estratégica da Logística e diversas outras.

Já os cursos técnicos há o de Massoterapia, Veterinária e Gastronomia. Por fim, há ainda cursos de extensão na área da Saúde, Tecnologia, Gestão e Humanas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

57. Euromercantil

A Euromercantil é uma franquia que oferece soluções financeiras para micro e pequenas empresas, bem como para profissionais autônomos.

A rede realiza a venda de máquinas de cartão e oferece serviços de crédito, antecipação de recebíveis, capital de giro, financiamentos, entre outros.

Atualmente, a Euromercantil possui 12 unidades franqueadas trabalhando em um modelo home office barato para os empreendedores.

Da mesma forma, ela disponibiliza diversos suportes para os franqueados, como treinamento, auxílio na gestão bem como no marketing da unidade.

Por fim, o franqueado realiza o trabalho de captação de clientes e recebe em cima dos serviços adquiridos por eles.

  • Investimento inicial: R$ 10 mil até R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil até R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 2 a 4 meses

58. Center Panos 

Já no mercado de artesanato, a franquia Center Panos funciona como um “supermercado” em que artesãos podem encontrar diversos materiais para seus trabalhos. 

Dessa forma, ao se tornar franqueado, sua função será conduzir o estabelecimento e se dedicar para que toda a operação esteja conforme o padrão de qualidade da marca. 

A Center Panos conta com diversos parceiros e, hoje, possui mais de 45 unidades espalhadas pelo país. 

  • Investimento inicial: R$ 420 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 48 meses

Depois das dicas nesse post, você já tem noção de qual o melhor negócio para se investir. No entanto, para saber mais sobre o franchising e investir com segurança, leia agora nosso artigo sobre o que considerar para escolher uma franquia.

Além disso, se quiser ter um acompanhamento durante o processo, basta solicitar a nossa consultoria gratuita com profissionais especializados que vão lhe ajudam a encontrar a franquia certa. É só acessar henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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