Melhores segmentos para investir: veja essas dicas e se surpreenda!

Por
em
Mulher sorrindo em reunião de negócios. Ilustração do texto sobre melhores segmentos para investir.
Advertisement

Buscar os melhores segmentos para investir pode ser o primeiro passo para abrir um negócio de sucesso. Neste texto, você confere alguns nichos e as vantagens de empreender em cada um.

Em 2021, muitos brasileiros recorreram ao empreendedorismo para driblar a instabilidade da economia. Segundo o Governo Federal, o Brasil teve 3,3 milhões de novos negócios abertos.

Assim, abrir um negócio pode ser uma boa opção também para 2022. Sobretudo, quando se trata de um empreendimento em um dos melhores segmentos para investir. Continue a leitura!

Qual a melhor forma de abrir um negócio?

Para quem busca empreender com mais segurança, o mercado de franquias pode ser uma boa opção. Há muitos fatores que fazem do franchising um modelo de negócio atrativo e com boa aceitação do público.

Em primeiro lugar, o investidor recebe um plano de negócio pronto, o que facilita abrir e gerenciar o empreendimento. Isso porque, tendo um planejamento pronto e testado, não é necessário formatar sua empresa do zero.

Assim, as chances do negócio deslanchar são maiores. Além disso, as franqueadoras realizam a transferência do know-how para os investidores por meio de treinamentos e capacitações.

Dessa forma, mesmo sem experiência o empreendedor aprende a gerenciar o negócio. As franqueadoras oferecem ainda uma série de suportes para garantir que o franqueado gerencie bem a empresa.

Também vale destacar que há muitas ideias de negócios lucrativos para 2022 no setor de franchising. Sendo assim, é possível analisar as franquias em que vale a pena investir de acordo com o seu perfil empreendedor.

Além do mais, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem cerca de 2,8 mil franqueadoras no país. Então, não é difícil encontrar franquias baratas nos melhores segmentos para investir.

Mas antes de conferir as boas opções de segmentos, assista ao vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre franquia.

O setor de franchising conta com opções de investimentos que se adequam aos mais diversos perfis empreendedores. Dessa forma, fica prático encontrar uma franquia no segmento que mais te agrada.

23 melhores segmentos para investir e lucrar na sua cidade

Agora que você já sabe que as franquias são uma boa forma de lucrar, analise as opções de acordo com seus objetivos e seu perfil.

Desse modo, a seguir, estão os melhores segmentos para investir e opções de franquia em cada um deles. Vamos lá?

1. Estética automotiva

Uma pesquisa feita pela Grand View Research observou o mercado global de produtos de cuidados automotivos. O setor foi avaliado em cerca de US $10,36  bilhões no ano de 2020. Além disso, é previsto uma expansão anual de 4,3% entre 2021 até 2028.

A liderança do mercado está nos produtos para limpeza de automóveis. E representa mais de 31% da participação na receita global de 2020. Outro segmento que deve ser impulsionado de acordo com a pesquisa é o de ceras para carros.

Os empreendedores do segmento podem oferecer diversas soluções para cuidados com o veículo. Tanto para profissionais da área quanto para donos de automóveis que têm os cuidados com o automóvel por hobby.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Estética Automotiva é a Acquazero (clique aqui para ver).

2. Turismo, hotelaria e ecoturismo

Advertisement

Com as restrições sociais diminuindo cada vez mais, o mercado de turismo, hotelaria e ecoturismo voltaram a apresentar expectativas positivas. Em uma pesquisa feita em 2020 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade apontou tendências para o futuro.

De 2013, 137 Unidades de Conservação Federais receberam mais de 15 milhões de visitas. Isso aponta um aumento de 20,4% em relação a 2018. Essa é uma cultura que está ganhando cada vez mais força entre os brasileiros.

Pessoas em terminal aéreo com bagagens. Ilustração do texto sobre melhores segmentos para investir.
O turismo voltou a ser uma boa opção para investir.

Assim, os investidores que apostarem nesse mercado vão poder oferecer diversos serviços para viagens por meio de agências de turismo. Como: passagens, reservas em hotéis, criação de roteiros de turismo e muito mais.

Um exemplo dos melhores segmentos para investir é a franquia que você pode abrir no segmento de Turismo, Hotelaria e Ecoturismo: a Encontre Sua Viagem (clique aqui para ver).

3. Seguro e plano de saúde

O mercado de seguros e saúde manteve um crescimento acentuado mesmo nos momentos mais intensos da pandemia. Entre os meses de janeiro e agosto de 2021, o setor de seguros e resseguros arrecadou cerca de R$ 198,76 bilhões. 

Ou seja, 14,4% a mais do que no mesmo período no ano de 2020. Muito disso se deve à preocupação com a saúde e o futuro.

Dessa forma, os empreendedores que investirem no mercado de seguro e plano de saúde podem oferecer diversas opções para seus clientes. Por exemplo, por meio de seguradoras, corretoras e consultorias especializadas.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Seguro e Plano de Saúde é a Quisto Corretora de Seguros (clique aqui para ver).

4. Comida saudável

O segmento de comida saudável no Brasil já estava ganhando espaço no mercado e foi intensificado com a pandemia. De modo geral, os produtos incluem alimentos sem glúten, com menos teor de sódio e certificados orgânicos.

No ano de 2020 as vendas desse mercado atingiram R$ 100 bilhões no Brasil. Em relação ao ano de 2019, o avanço do setor foi de 3,5%. 

Dessa forma, os empreendedores do ramo podem abrir uma lanchonete saudável, como uma açaiteria ou uma loja de sucos. Além do mais, pode ser uma boa ideia investir no delivery para este setor.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Comida Saudável é a Cream Berry (clique aqui para ver).

5. Drinks e bebidas

Caipirinha em frente a limão cortado. Ilustração do texto sobre melhores segmentos para investir.
O Brasil é um grande consumidor de bebidas alcóolicas, o que abre portas para os investimentos nesse setor.

O setor de drinks e bebidas engloba vinho, cerveja, cachaça, entre outros destilados. O mercado é um dos melhores segmentos para investir. Isso porque, é um dos maiores do mundo e extremamente promissor.

De acordo com um relatório, no ano de 2012 no Brasil, o consumo de álcool pelos brasileiros foi 27% maior do que a média mundial.

Neste sentido, abrir um empreendimento com foco em drinks ou bebidas especiais pode ser uma boa opção. Além disso, os empreendedores interessados podem optar por abrir lojas especializadas em bebidas, como adegas ou distribuidoras.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Drinks e Bebidas é a Only Mule (clique aqui para ver).

6. Educação

De acordo com uma pesquisa do setor da educação, em 2020 foram mais de US $16,1 bilhão em investimentos nessa área. O número aponta um crescimento e consolidação do mercado.  Além disso, a educação é uma das maiores indústrias mundiais. 

Logo, o segmento corresponde a cerca de 6% do PIB global. Dessa forma, os empreendedores podem investir em diversas modalidades de ensino. Como escolas à distância, cursos de idiomas, cursos profissionalizantes e muito mais.

Assim, entre os melhores segmentos para investir, pode ser uma boa ideia empreender na educação à distância.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Educação é a Exponencial Cursos (clique aqui para ver).

7. Beleza e estética 

Uma pesquisa sobre o mercado de beleza e estética mostra que em 2020, o Brasil manteve o título de terceiro maior mercado do mundo no setor de estética. Assim, o país ficou atrás apenas dos Estados Unidos e China, mesmo durante a pandemia. 

O Brasil também se encontra em quarto lugar em relação ao consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. 

Então, para investir nessa área, o empreendedor pode ter uma clínica de estética ou um programa de emagrecimento com acompanhamento personalizado para seus clientes.

Mulher cortando cabelo. Ilustração do texto sobre melhores segmentos para investir.
O segmento da beleza tem diversas possibilidades de atuação.

Além do mais, é possível investir na venda de produtos deste segmento de forma presencial ou por meio de um e-commerce.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Beleza e Estética é a Suav (clique aqui para ver).

8. Roupas e acessórios de moda

O mercado de moda tem boas expectativas para 2022. De acordo com especialistas, há projeção de crescimento nas vendas. Portanto, o cenário se mostra promissor. Além disso, as possibilidades neste segmento são enormes. 

O mercado de roupas e acessórios de moda tem diversos segmentos que podem ser seguidos. Dessa forma, o empreendedor pode apostar em moda: feminina, masculina e infantil. Além disso, pode se especializar em lingeries, roupas de banho ou roupas de dormir.

Assim, as vendas podem ser feitas em lojas físicas ou digitais. Ou seja, é possível vender roupas e acessórios sem sair de casa.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Roupas e Acessórios de Moda é a Mardelle (clique aqui para ver).

9. Delivery de produtos

O delivery é uma tendência que se acentuou com a pandemia. De acordo com uma pesquisa, entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021 cerca de 54,8% dos internautas brasileiros fizeram pedidos por aplicativos, sites ou WhatsApp.

Ou seja, houve um crescimento em relação ao percentual do ano de 2019, que era de 30,4%. Embora tenha ocorrido a volta dos encontros sociais, essa é uma tendência que já se consolidou. Assim, os brasileiros já se inseriram nesse mercado que cresce cada vez mais. 

Para investir no segmento, é possível adotar aplicativos de delivery que já existem ou personalizar um site de entregas específico para sua marca. Sem contar que praticamente qualquer produto pode ser entregue, desde comida até objetos para casa.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Delivery de Produtos é a pede.ai (clique aqui para ver)

Advertisement
.

10. Delivery de comida

Homem entregando caixa para mulher na porta de casa. Ilustração do texto sobre melhores segmentos para investir.
O delivery pode ser feito em praticamente qualquer segmento.

A Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA) estimou o fechamento de 2019 em 37% das participações nas vendas totais de alimentos no mercado interno. Cerca de R$ 173,3 bilhões no ano de 2021. 

Ou seja, um aumento de 23,9% a mais que o registro do ano anterior. Assim, precede a recuperação completa do food service em 2022.

O delivery de comida não é mais uma novidade para os brasileiros. De modo geral, o serviço é cada vez mais procurado no Brasil. Além disso, há diversas opções de serviços dentro desse setor. 

O investidor pode apostar em marmitas fitness, delivery de frutas e alimentos saudáveis, de pizza, de comidas asiáticas, entre diversos outros.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Delivery de Comida é a RapChef (clique aqui para ver).

11. Loja virtual 

No ano de 2020, o e-commerce, ou lojas virtuais, cresceram mais de 70% de acordo com o índice feito pela MCC-ENET. Dessa forma, gerou um volume de faturamento de R$ 87 bilhões. 

Já em 2021, o primeiro semestre bateu o recorde de R$ 53,4 bilhões em vendas. Ou seja, em número de pedidos, o valor chega a cerca de R$ 100 milhões.

No geral, as opções de lojas virtuais são amplas. Sendo assim, o empreendedor pode abrir um negócio novo ou adaptar seu negócio para realizar também vendas de forma online. Além disso, os segmentos podem ser os mais diversos, desde produtos até serviços.

Um exemplo de franquia que você pode abrir nesse segmento é a Bellaza (clique aqui para ver).

12. Marketing digital

De acordo com a pesquisa, as projeções de crescimento médio em aportes financeiros em marketing digital em 2021 são de 14,7%. Já em escala global, o marketing “offline” apresentou apenas 5% no mesmo período. 

Grupo de pessoas tendo reunião. Ilustração do texto sobre melhores segmentos para investir.
O marketing digital é fator diferencial para empresas.

Desse modo, as empresas tendem a considerar o marketing digital como o quarto maior investimento a ser realizado. Portanto, os investidores podem abrir agências digitais, gráficas ou oferecer serviços avulsos de posicionamento de marca.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Marketing Digital é a Guia-se (clique aqui para ver).

13. Casa e construção

O setor de casa e construção também foi impulsionado pela pandemia e apresentou um crescimento dentro do mercado de franquias. Além disso, o faturamento desse setor teve uma alta de 19,6% em abril de 2020 até março de 2021.

De modo geral, esse segmento engloba lojas de material de construção, móveis e itens de decoração, imobiliárias, prestadoras de serviço de limpeza e manutenção. 

Assim, você pode abrir um negócio de reparos domésticos ou optar pela venda de produtos para casa, decoração, jardinagem e muito mais.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Casa e Construção é a Anjos Colchões (clique aqui para ver).

14. Cosméticos naturais e artesanais

De acordo com dados da pesquisa, em 2019, o faturamento do setor de orgânicos foi de R$ 4,5 bilhões. Ou seja, apresenta um crescimento com um ritmo de 10% a 15% ao ano. 

Além disso, em um ritmo ainda mais acelerado, 220% ao ano, está o crescimento do mercado de cosméticos naturais. Esse segmento sozinho movimenta anualmente por volta de R$ 3 bilhões. 

Dessa forma, investir na venda de cosméticos orgânicos pode ser uma boa opção. Seja revendendo produtos, seja fabricando os seus próprios para distribuir para outras lojas.

Já um exemplo de melhores segmentos para investir é na franquia no setor de Cosméticos Naturais e Artesanais: a Orgânica (clique aqui para ver).

15. E-commerce de informática

Dados especializados apontam alta para o setor de e-commerce em 2022. Assim, o mercado de vendas online no Brasil, que inclui tanto vendas de bens de consumo e entretenimento, já cresceu 20,56% em janeiro deste ano. Quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Plug de fone de ouvido de celular.
Franquia de objetos eletrônicos pode ser boa opção de investimento.

Dessa forma, a venda de diversos produtos se torna mais simples. No caso dos produtos de informática, o setor está ainda mais aquecido.

Afinal, com as pessoas mais tempo em casa, os objetos eletrônicos se tornaram indispensáveis. Assim, vender acessórios e produtos de informática em lojas online pode ser uma boa aposta.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de E-commerce de Informática é a Balão da Informática.

16. “Dispositivos vestíveis” (wearables)

O estudo IDC Tracker Brazil Wearables 01 2021, feito pela IDC Brasil aponta que o mercado de wearables cresceu 145% no primeiro trimestre de 2021. Nesse período foram vendidas 964.037 unidades de dispositivos vestíveis. 

Cerca de 615.721 das vendas foram de fitbands e smartwatches. Já 348.316 foram em fones de ouvido truly wireless com conexão com a internet ou função inteligente. Uma alta de 24,39% ao ano.

Assim, pode ser interessante investir em lojas deste segmento ou mesmo em startups que desenvolvem novas tecnologias vestíveis.

Por fim, um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Dispositivos Vestíveis é a Tribe Wearables.

17. Produtos vegetarianos e veganos

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira cerca de 14% da população nacional se declara vegetariana. Esses dados foram extraídos da pesquisa do IBOPE Inteligência feita em abril de 2018. Esses números apresentam um aumento de 75% em relação ao ano de 2012. 

Neste sentido, pode ser interessante investir em restaurantes, lojas ou até consultorias voltadas para o público vegetariano.

Então, um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Produtos Vegetarianos e Veganos é a Açougue Vegano.

18. Clube de assinatura

De acordo com dados, os clubes de assinatura cresceram por volta de 32% no Brasil no primeiro trimestre de 2021, em relação ao ano anterior. Ou seja, foram 350 novos negócios criados nos três primeiros meses do ano. 

Pessoa abrindo caixa.
Os clubes de assinatura entregam os produtos de forma periódica para os assinantes.

Quando comparado ao trimestre anterior, o crescimento foi de 15% do faturamento total. E em 2020 apresentou um aumento de 60% desse modelo, com média de 600 novos assinantes ao dia. 

Sendo assim, as opções são diversas, desde o cafezinho da manhã ao vinho da noite. Além de livros, alimentos, produtos personalizados e até mesmo lavanderia.

Logo, um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Clube de Assinatura  é a #1 Lavanderia (clique aqui para ver).

19. Locação de carros

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) apresenta dados que mostram que o mercado de locação de carros teve um crescimento de 33,5%, em 2021

Mas além disso, as locadoras de veículos tiveram um faturamento de R$ 23,5 bilhões. E compraram mais de 440 mil veículos zero quilômetro. 

Desse modo, pode ser interessante investir em locadoras de veículos para o público geral ou para nichos específicos, como o de motoristas profissionais.

Um exemplo de melhores segmentos para investir na Locação de Carros é a Logo Flex.

20. Negócios imobiliários

Em 2020 houve uma baixa histórica na taxa Selic possibilitando a recuperação do mercado de imóveis em 2021. Na pesquisa feita pelo Datastore o mercado imobiliário apresentou um índice de intenção de compra em segmentos populares, médio padrão e alto luxo. 

Assim, no Brasil essa alta chega a 29%. Por isso, atuar com imobiliárias pode ser uma boa opção. Além do mais, oferecer crédito imobiliário pode ser um negócio viável.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Negócios Imobiliários é a Imobiliária Leardi.

21. TI

De acordo com um levantamento, a participação da Tecnologia da Informação no PIB cresceu 5,6% em 2021. Afinal, empresas e pessoas físicas têm precisado de suporte digital para desenvolver atividades corriqueiras.

Por isso, pode ser uma boa ideia abrir um negócio de TI. Isso porque, é possível se especializar em uso doméstico ou empresarial da tecnologia, oferecer softwares de gestão ou atuar na manutenção de sistemas.

Já um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de TI é a Omie (clique aqui para ver).

22. Infoprodutos

Apenas em 2020, o mercado de infoprodutos cresceu 103%. O número é consequência de uma busca cada vez maior por soluções digitais que facilitem o trabalho, a educação ou o lazer.

Pessoa usando computador com luzes.
A tecnologia é um segmento extremamente promissor.

Dessa maneira, investir em infoprodutos pode ser uma boa opção. Assim, é possível vender infoprodutos existentes ou mesmo desenvolver alguma outra solução que atenda as necessidades do mercado.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Infoprodutos é a Net Conpus.

23. Desenvolvimento de games

Além de uma opção de melhores segmentos para investir no nicho de entretenimento, os games são uma possibilidade de investir. Isso porque, o desenvolvimento de jogos digitais tem se tornado um segmento para investidores e desenvolvedores de tecnologia.

O Brasil é o quarto maior país em consumo de games. Assim, você pode atuar no desenvolvimento de games por meio de startups, ou na venda de tecnologias e cursos para quem quer criar os próprios jogos.

Um exemplo de franquia que você pode abrir no segmento de Desenvolvimento de Games é a Studio Games.

Então, agora que você já está por dentro de algumas opções e queira conhecer outras franquias nos melhores segmentos para investir, separamos este texto para lhe ajudar: Franquias baratas 2021/2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro.

Advertisement
Advertisement