Mente empreendedora: saiba se você tem uma e como aproveitar seu potencial!

Por
em
Imagem de três mulheres conversando em um sofá. Imagem ilustrativa texto mente empreendedora.
Advertisement

Para investir no seu próprio negócio é preciso ter alguns traços de uma mente empreendedora. Com isso, você consegue pensar de uma forma mais direcionada para este processo.

O sonho de empreender faz parte do brasileiro. Segundo pesquisa realizada pela Onepoll em 2019, 77% dos brasileiros possuem o sonho de ter o próprio negócio. Mas antes de realizar este sonho, é preciso avaliar bem se está preparado para isso.

Dessa forma, trazemos neste artigo um pouco sobre o que você deve levar em consideração ao abrir o próprio negócio e como desenvolver uma mente empreendedora. Acompanhe a leitura!

Características de uma mente empreendedora

Não é simples falar as características de uma pessoa que tem uma mente empreendedora. São diversas qualidades e modo de agir que fazem parte deste pacote.

Primeiramente, o empreendedor deve ser uma pessoa inquieta, que está sempre pensando em uma maneira de buscar soluções para os problemas.

Empreender não é apenas abrir uma empresa, é ter ideias inovadoras para algo que faz parte do dia a dia das pessoas.

Do mesmo modo, este tipo de mente é focada nos detalhes, quer saber o que é preciso fazer para se chegar a um resultado, quer descobrir do que é feito determinado produto ou as técnicas que foram utilizadas em um serviço.

Além disso, a mente empreendedora deve estar sempre atenta ao mundo dos negócios. Ela sempre busca algo que possa ser atrativo para investir.

Outra característica é a persistência e a coragem para investir em um negócio nas suas próprias ideias. E isso exige que este empreendedor confie em sí mesmo. Essa é uma das características fundamentais para empreender.

O empreendedor não pode ter medo de colocar em prática toda a sua criatividade e ousadia.

Enfim, este termo é importante: ousadia! Um empreendedor é um desbravador, ele alcança o sucesso abrindo caminhos e descobrindo formas de ganhar dinheiro.

Como ter uma mentalidade empreendedora?

Imagem de um empresário arrumando a gravata. Imagem ilustrativa texto mente empreendedora.
O empreendedor precisa ser uma pessoa obstinada, que não se contenta com pouco.

Assim como diversas características que desenvolvemos ao longo da vida, é possível desenvolver também uma mentalidade empreendedora.

Para isso, é preciso que o empreendedor se conheça, avalie quais as suas qualidades que podem ser aproveitadas em um negócio próprio.

Do mesmo modo, entender se possui algumas das características de uma mente empreendedora como a coragem, ousadia e criatividade.

É possível desenvolver a coragem para empreender por meio de muito estudo. Quanto mais você tem conhecimento, mais confiante fica para tomar decisões.

Nesse sentido, se está pensando em abrir uma empresa em um determinado mercado, pesquise tudo sobre ele antes.

Com a internet e as redes sociais, todas as informações estão ao alcance de um clique. O mundo está conectado e isso facilita a vida de quem deseja empreender.

Um empreendedor de sucesso é uma pessoa que conhece pelo menos um pouco sobre diversas áreas. Contudo, este conhecimento não chega até sua mente de forma simples. É preciso correr atrás dos seus objetivos.

Da mesma forma, tente ser uma pessoa atenta, antenada ao que acontece ao seu redor. Uma maneira de adquirir conhecimento é por meio de livros, cursos e exercícios que ajudam a ter foco no seu cotidiano.

Enfim, tudo tem que partir de você. Algumas vezes é normal, por ser um mundo novo, termos medo de arriscar, mas imediatamente precisamos moldar a situação e pensar em uma forma de fazer as coisas acontecerem.

Quais os segredos da mente empreendedora?

O grande diferencial que vai destacar uma pessoa que possui uma mente empreendedora das demais, é a capacidade de enxergar possibilidades de sucesso onde os outros só encontram dificuldades.

O empreendedor que deseja conhecer os segredos da mente empreendedora precisará cedo ou tarde conectar-se a um ideal. Isso é, algo que faça os seus olhos brilharem de forma que as pessoas ao redor comecem a perceber esse brilho.

Investir, estudar e trabalhar em algo que se goste faz com que tenhamos mais disposição para tudo. Dessa forma, dedicamos mais horas a um trabalho que nos agrada e nos faz bem.

Imagem de uma mulher no balcão de uma lanchonete mexendo no computador. Imagem ilustrativa texto mente empreendedora.
A ousadia e a criatividade devem fazer parte do dia a dia do empreendedor.

Além disso, uma mente empreendedora é também uma mente que pensa positivo. Enxergar o lado bom das coisas, ver o copo meio cheio é importante para o empreendedor que almeja o sucesso.

Do mesmo modo, uma mente empreendedora é uma mente aberta. Você precisa estar aberto a novas experiências, conhecimentos e novas maneiras de ver o mundo.

Em outras palavras, o empreendedor deve se conectar a algo que goste, mas não sem antes de se abrir para novos conhecimentos. Assim, ele amplia o seu leque de possibilidades e com isso, pode até achar algo que até pouco tempo sequer sabia que existia e hoje pode se tornar a sua paixão.

Vantagens de ter uma mente de empresário

Em diversos momentos o empresário precisa ser uma pessoa fria e calculista. Ele deve evitar se desesperar com empecilhos que surgem no meio do caminho.

Nesse sentido, uma vantagem de ter uma mente empreendedora é esta calma para lidar com os problemas. Saiba que empreender é uma montanha russa, com vários altos e baixos.

Do mesmo modo, ele precisa saber se controlar, não tomar atitudes em momentos inoportunos. Esta resiliência deve guiar a mente do empresário.

A capacidade de se adaptar a diferentes situações e cenários é fundamental para aqueles que desejam criar e manter uma companhia no mercado.

Todos os dias surgem novos desafios e dificuldades, mas isso não pode ser o suficiente para te impedir de ir mais longe.

Contudo, esta calma também precisa ser rapidamente tomada por um senso de urgência. Em muitos momentos a decisão precisa ser imediata.

Assim, o empreendedor precisa conseguir levar seus pensamentos de 0 a 100 em pouco tempo, e isso é um diferencial difícil de se achar.

Além disso, este tipo de mente consegue enxergar detalhes, é atenta a aspectos que passam despercebidos pela maioria das pessoas.

Enfim, são diversas as vantagens de uma mente empreendedora, mas muitas destas características podem ser trabalhadas.

Imagem de um homem de terno e gravata em frente um computador mexendo no celular. Imagem ilustrativa texto mente empreendedora.
Invista em cada vez mais informações para orientar o trabalho da sua mente empreendedora.

O que não pode é o empreendedor estagnar, achar que não possui capacidade para ter o próprio negócio e simplesmente aceitar isso como uma verdade absoluta.

Em outras palavras, é possível trabalhar vários aspectos. E ainda, para quem está com um pouco de receio, alguns tipos de negócios podem facilitar, como mostraremos agora.

Como escolher um negócio para investir?

Uma mente empreendedora pode não ter também toda a criatividade da qual falamos, nem a ousadia, mas o desejo de ter o próprio negócio e de aprender pode ser um diferencial.

Nesse sentido, o empreendedor pode começar uma empresa do zero, o que exige mais cuidado e tem maiores riscos, ou investir em uma franquia.

Com este modelo de negócio, o empreendedor inicia uma empresa que conta com um know-how e uma marca reconhecida.

Além disso, o empreendedor pode utilizar seu ímpeto e vontade de ter um negócio próprio e aliar isso com as vantagens de uma franquia.

Contudo, ele deve avaliar uma série de detalhes como o seu próprio perfil, o mercado no qual deseja atuar e sua capacidade financeira.

Com a resposta destes pontos, ele pode escolher a franquia que mais se encaixa ao seu perfil e suas características. Ainda, é preciso avaliar o dinheiro que possui para investir.

Além disso, uma franquia é interessante para empreendedores de primeira viagem. Isso porque, a franqueadora oferece diversos tipos de suportes como treinamentos e auxílio na gestão.

Tudo isso facilita o processo de iniciar uma empresa, por conta da estrutura preestabelecida do negócio e também do reconhecimento da marca no mercado.

Com a franquia não será exigida tanta criatividade do empreendedor, já que ele recebe um negócio quase pronto.

Enfim, é preciso ficar atento ao mercado de franchising que é bastante amplo, com diversos nichos para atuar. Ainda, conta com diversos tipos de negócios que vão exigir capacidades diferentes do empreendedor.

Por último, separamos um conteúdo com diversas franquias baratas para você conhecer um pouco mais, em vários segmentos.

Caso opte por uma franquia, entre em contato com a franqueadora. Mas se está com dúvida em qual marca investir, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar neste processo. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement