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O que é o modelo de franquia? Características, vantagens e cuidados

Sumário

O modelo de franquia chama cada vez mais a atenção de empreendedores que desejam investir em um negócio próprio. Porém, nem todos conhecem bem esse formato, sobre o qual trouxemos um conteúdo bem completo para ajudar!

Atualmente, o mercado de franquias é bastante sólido no Brasil. Inclusive, apenas em 2022, apresentou um faturamento de mais de R$ 211 bilhões.

Esse modelo de negócio tem uma grande história construída ao longo dos anos, desde as suas primeiras marcas, no século XX.

Conheça aqui com a gente um pouco mais sobre o modelo de franquia e como atuar com ele de diferentes maneiras.

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Afinal, o que é o modelo de franquia?

O modelo de franquia é uma estratégia de negócio em que uma empresa, a franqueadora, concede a terceiros, os franqueados, o direito de utilizar sua marca e replicar seu modelo de negócio mediante o pagamento de taxas e royalties.

Essa relação é regida pela Lei nº 13.966/2019, conhecida como a Nova Lei de Franquias, que substituiu a Lei de Franquias anterior.

A Nova Lei de Franquias estabelece as diretrizes para a relação entre franqueadora e franqueado, assegurando a transparência e a segurança jurídica.

Ela define que a franquia deve ser formalizada por meio de um contrato escrito, onde devem estar presentes informações sobre obrigações, direitos e deveres de ambas as partes.

Essa lei também exige que a franqueadora forneça ao franqueado uma Circular de Oferta de Franquia (COF), que contém detalhes relevantes sobre o negócio, como histórico da empresa, estimativas de investimento, taxa de franquia, entre outros aspectos.

Além disso, a Nova Lei de Franquias reforça a importância da comunicação transparente e da boa-fé entre as partes, estabelecendo diretrizes para a negociação e renovação do contrato de franquia, bem como para a resolução de possíveis conflitos.

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Dessa forma, a lei mais recente de franquias busca regular de forma mais abrangente e atualizada as relações contratuais nesse modelo de negócio, garantindo a proteção e o equilíbrio entre franqueadora e franqueado.

Características de uma franquia

Este modelo é conhecido pelo fato de cada unidade franqueada atuar da mesma forma, independente de onde esteja localizada. Há um padrão que todos os parceiros franqueados devem seguir.

Além disso, o que mais se vê sobre franquias é que elas vendem as mesmas coisas em todas as unidades. Por exemplo, o açaí de uma franquia é igual, com os mesmos ingredientes, em todas as suas unidades.

Outro ponto característico do modelo de franquias é o pagamento de royalties dos produtos e suportes oferecidos. Essa taxa pode ser de variada periodicidade e valor.

Esses suportes dos quais falamos também são uma característica do modelo de negócio. Eles são feitos para que o empreendedor que está entrando na rede conheça sua operação e todos os detalhes de atuação.

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Enfim, essas e outras qualidades são vantajosas para o empreendedor, como mostraremos a seguir.

Vantagens de abrir um negócio com franquia

Conforme falamos, são muitas as vantagens do modelo de franquia, como, por exemplo, investir em um negócio que já está pronto. Além de contar com uma ajuda para o desenvolvimento da empresa.

Nesse sentido, o franqueado tem os suportes que permitem que ele aprenda a trabalhar da forma mais eficiente na gestão do negócio.

Assim, a franqueadora passa o plano de negócio para o franqueado. Ou seja, instruções sobre o que ele deve fazer para gerir o negócio de modo a ser bem-sucedido. Caso fique com dúvidas sobre o dia a dia, ou tenha algum problema, pode também recorrer a este suporte.

Do mesmo modo, uma vantagem desse modelo é sua previsibilidade de investimento inicial e de lucratividade. A franqueadora apresenta uma projeção desses valores para os interessados em investir na rede.

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Com isso, o empreendedor consegue se planejar quando a franquia cabe no seu bolso e atende às suas expectativas de ganhos.

Ainda, o franqueado investe em uma marca reconhecida no mercado. Ou seja, seu negócio chama a atenção dos consumidores mesmo sem muito tempo de trabalho.

Isso tudo faz com que o risco do negócio seja bem menor, pois ele possui um histórico no mercado. Dessa forma, o empreendedor não atua sem rumo, além de aumentar as chances de sucesso.

Para quem as franquias são indicadas?

As franquias são modelos para todos os tipos de empreendedores que sonham em iniciar o próprio negócio. Porém, é importante que ele conheça bem esse formato antes de investir.

Nesse modelo o empreendedor inexperiente pula etapas, o que facilita o processo. Seria muito mais difícil e complexo se ele começasse um negócio do zero.

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É um formato indicado também para empreendedores que não tenham problemas em seguir padrões. Isso porque, cada unidade deve atuar da mesma forma, não restando muita liberdade para o franqueado.

Se o empreendedor é muito criativo, tem mil ideias para a sua loja, este modelo pode não ser o ideal, pois ele poderá se sentir frustrado.

O modelo de franquia também é uma opção para quem nunca teve um negócio, e muitas vezes nem tem uma formação escolar completa. Afinal, esse formato costuma ser mais simples e fácil de implementar.

Esse modelo também é atrativo para variados perfis de investidores, com capacidades financeiras e objetivos diferentes.

Cuidados importantes na hora de escolher uma franquia

Como falamos, indica-se esse modelo para praticamente todos os empreendedores. Porém, é importante ter cautela na hora de escolher: antes de fechar negócio, pesquise sobre os produtos ou serviços.

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A escolha de um negócio confiável e com boa reputação no mercado é essencial para que você tenha sucesso no seu empreendimento.

Além disso, você precisa se identificar com a área de atuação da franquia. Por exemplo, se você gosta de carros, o setor automotivo é o ideal. Afinal, não é nada satisfatório escolher um ramo com que você não tem afinidade para exercer.

Inclusive, se você é iniciante e tem dúvidas sobre o que é uma franquia e como fazer para abrir a sua, o curso Guia Para Iniciantes pode ajudar. Com aulas inteiramente online, para assistir quando e onde quiser, você fica por dentro do mundo do empreendedorismo. Clique aqui para acessar o curso.

Desse modo, analise o mercado e veja se você gosta do segmento. Saiba os desafios que podem surgir com a franquia e verifique se você está disposto a enfrentá-los.

Por exemplo, o interessado em atuar no mercado de franchising deve analisar os nichos que são mais atrativos para o seu perfil. Alguns segmentos podem não estar em um bom momento e, por isso, você deve evitá-los.

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Do mesmo modo, é importante avaliar a solidez das franqueadoras. Muitas delas prometem suportes eficientes para todos os franqueados, e você deve saber se a sua franqueadora cumpre com isso.

Muitas vezes, a insatisfação com a organização faz com que diversos franqueados deixem as franquias. Inclusive, muitos começam empresas concorrentes, oferecendo serviços ou produtos parecidos. Isso pode acontecer devido à má estruturação do franqueado.

Enfim, são vários detalhes que não podem passar despercebidos por quem deseja investir no modelo de franquia.

Regras da Lei de Franquias no Brasil

Citamos que a lei 13.966/19, a Lei de Franquias, é o marco regulatório do franchising no Brasil. Afinal, essa norma traz algumas regras sobre o modelo. Por exemplo, um dos artigos explicita a não relação de consumo ou empregatícia entre franqueado e franqueadora.

Assim, independente do tempo de parceria, não se forma uma relação trabalhista.

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Do mesmo modo, uma importante regra é que a franqueadora deve apresentar aos interessados uma Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento deve ter uma série de informações detalhadas sobre o negócio.

Por exemplo, a COF deve informar os valores do negócio. Além de taxa de franquia, royalties, taxa de propaganda, entre outros gastos, como a montagem da loja da rede.

O contrato também determina o tempo de contrato, exclusividade de atuação na região ou não, eventual rescisão de contrato etc.

Em relação à COF, a Lei de Franquias define que o empreendedor interessado deve ter no mínimo dez dias para analisar o documento. Logo, antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia, o franqueado pode usar esse prazo para analisar termos e valores.

São muitas regras e detalhes nessa lei que trazem uma segurança jurídica para os empreendedores. Assim, o franqueado pode investir sabendo o que esperar desse modelo.

Modelos de franquia comuns para abrir

No mercado de franquias nacional são mais de três mil marcas atuando, segundo afirma a ABF. Muitas dessas redes trabalham em cinco modelos de negócio: Home Office, Home Based, Loja Física, Quiosque e Container.

Cada um deles possui algumas características peculiares, voltadas para empreendedores de um determinado perfil. Ainda, se diferenciam na forma de trabalhar e também nos custos envolvidos.

Conheça um pouco mais sobre esses cinco formatos de franquias presentes no mercado.

Home Office

O modelo Home Office de franquia é um tipo de negócio no qual o franqueado poderá trabalhar de casa. Ele não precisa ir até os clientes para fazer as vendas ou os atendimentos.

O franqueado exerce suas funções por meio de um computador. Assim, ele utiliza um sistema próprio da franqueadora ou um site para realizar as vendas ou atendimentos aos clientes.

Um atrativo deste formato é que envolve baixos custos, pois não precisa de espaço físico nem estrutura. O franqueado pode trabalhar na sala de casa ou onde desejar.

Home Based

O modelo Home Based se parece com o Home Office. Porém, nele o franqueado trabalha parte do tempo em casa e outra parte fora dela, indo até os clientes ou parceiros.

Neste formato é comum o franqueado realizar alguns contatos virtuais ou presenciais com os clientes.

É um tipo de negócio também com custos reduzidos, pois não precisa de um ponto comercial. Porém, o franqueado tem gastos com deslocamento para o trabalho.

Loja física

É um modelo que aparece mais na mente dos empreendedores quando se pensa em investir em um negócio. Uma franquia de loja física é um formato bem atrativo.

Estas franquias possuem uma estrutura para o atendimento, a qual se monta em espaços de variados tamanhos e formatos.

Existem franquias com lojas bem pequenas, para poucos clientes, mas outras são maiores, algumas até voltadas para shoppings.

Esses modelos podem exigir um investimento inicial maior. Mas isso varia se ela realiza atendimento de muitas pessoas, se possui um estoque alto ou se é mais enxuta.

Quiosque

Quem nunca se deparou com aqueles quiosques no meio do corredor de shoppings ou centros de comércio. Esse modelo consiste em uma pequena loja localizada em espaços de grande movimentação de pessoas.

As franquias de Quiosque podem atuar com a venda de produtos ou oferecer serviços. Contudo, por ter um espaço menor, atende menos pessoas por vez.

Nesse modelo a sua localização é o principal chamariz. Afinal, costuma ficar no caminho dos consumidores, tentando sempre chamar a atenção deles com bastante cores e detalhes.

Container

O formato de Container é um modelo ainda em crescimento no mercado de franquias e possui algumas peculiaridades. Por exemplo, o franqueado pode remover sua loja de um local para o outro.

Nesse sentido, as franquias aproveitam os containers de cargas, muito usados em navios, para montar um negócio dentro deles. É uma estrutura mais enxuta, mas que atende bem aos clientes. Além disso, é mais fácil de montar, se comparado com uma loja.

Inclusive, o formato chama a atenção por ser uma novidade no mercado. Sem contar que ele possibilita que o franqueado mude de local, em busca de maior movimento ou um aluguel menor.

Modelos de franquias que estão em alta para investir

O mercado de franquias oferece atualmente uma variedade de modelos em alta para investidores. É um setor em constante crescimento, com oportunidades adequadas para diferentes perfis de empreendedores. Ou seja, para investidor experiente ou alguém que está começando no ramo dos negócios.

Uma das tendências que se destaca é a diversificação geográfica. As oportunidades não se limitam mais apenas aos grandes centros urbanos. Modelos de franquias estão ganhando força em cidades do interior, atendendo a demandas locais e aproveitando o potencial de mercados emergentes.

Isso significa que, independentemente de onde você esteja localizado, há opções para explorar. Confira agora a seleção que preparamos!

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Qual a melhor franquia para abrir?

Escolher a melhor franquia para abrir é uma decisão crucial para empreendedores em busca de sucesso nos negócios. A variedade de opções disponíveis no mercado pode ser avassaladora, mas com uma abordagem estratégica, é possível encontrar a franquia que se alinha perfeitamente com seus objetivos e recursos.

Primeiramente, é essencial considerar seus próprios interesses e paixões. Optar por uma franquia que esteja relacionada a algo que você gosta e entende pode aumentar a motivação e o comprometimento com o empreendimento.

Além disso, é importante avaliar o mercado local. Analise a demanda por produtos ou serviços que a franquia oferece em sua área de atuação. A pesquisa de mercado é fundamental para entender a concorrência e as oportunidades de crescimento.

A viabilidade financeira também deve ser cuidadosamente examinada. Calcule os custos iniciais, como taxas de franquia e investimento em equipamentos, bem como os custos operacionais mensais.

Outro fator a considerar é o suporte oferecido pela franqueadora. Uma franquia com um sólido sistema de suporte, treinamento e marketing pode facilitar a gestão do negócio e aumentar suas chances de sucesso.

Não se esqueça de conversar com outros franqueados da mesma rede. Suas experiências e feedback podem fornecer insights valiosos sobre a franquia em questão.

Passo a passo para começar sua franquia

Começar a sua própria franquia pode ser uma jornada emocionante e lucrativa. No entanto, é importante seguir um passo a passo bem definido para garantir o sucesso do empreendimento.

O primeiro passo é entrar em contato com a marca da franquia que você deseja adquirir. Isso envolve pesquisar e encontrar a franqueadora, seja por meio do site oficial, redes sociais ou feiras de franquias.

O segundo passo é analisar cuidadosamente o negócio da franquia. Estude o mercado em que ela atua, concorrência, público-alvo e oportunidades de crescimento. Certifique-se de que o negócio está alinhado com seus interesses e habilidades.

Em seguida, é crucial analisar a COF. Esta é uma etapa legal importante que fornece informações essenciais sobre a franquia, incluindo custos, taxas e obrigações contratuais.

Após ter uma compreensão clara da COF, é hora de planejar suas finanças. Calcule seu investimento inicial, considerando taxas de franquia, custos de equipamento, estoque e capital de giro. Tenha um plano de negócios sólido para guiar suas decisões financeiras.

Com as finanças em ordem, negocie com a franqueadora. Discuta os termos do contrato, esclareça dúvidas e assegure-se de estar confortável com os acordos estabelecidos.

Por fim, faça o investimento na franquia e comece a operar seu novo negócio. Lembre-se de seguir as diretrizes da franqueadora e dedicar-se ao sucesso do empreendimento.

Seguindo esse passo a passo, você estará bem preparado para começar sua franquia com confiança e maximizar suas chances de prosperar no mundo do franchising.

Hoje, você entendeu como funciona o modelo de franquia e as opções de formatos disponíveis. Agora é a hora de investir. Boa sorte!

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