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Quais são os modelos de franquias que realmente dão lucro hoje no Brasil?

Sumário

Existem diversos modelos de franquias para o empreendedor começar um negócio que se encaixe no seu perfil e sua capacidade de investimento. Logo, é importante conhecer estes formatos do franchising, sobre os quais explicaremos aqui.

No Brasil, o setor de franquias segue em crescente expansão. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o segmento faturou mais de R$ 211,4 bilhões. Ou seja, 14,3% a mais comparado com 2021.

Nesse sentido, o modelo de franquias se mostra uma boa oportunidade de negócio, e tem modos de atuar diversos. Quer conhecer mais? Fique com a gente!

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Modelos de franquias segundo investimento

Os modelos de franquias podem ser separados de acordo com o tamanho do investimento inicial. O mercado conta com formatos de todos os valores.

Nesse sentido, com um investimento de cerca de R$ 5 mil, o empreendedor consegue começar uma unidade de uma marca. A partir daí, são opções dos mais diversos valores.

A ABF tem divisão para facilitar o enquadramento das redes de franquias que variam de acordo com o investimento inicial total. São os modelos de Microfranquia e Franquia Comum.

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Já o termo Nanofranquia não é usado oficialmente pela ABF, mas faz parte do universo do franchising como um modelo mais barato do que o de Microfranquia.

Dessa forma, as marcas se enquadram nesta divisão, facilitando para o empreendedor na hora da busca por uma franquia que se encaixe no seu orçamento. Conheça agora um pouco mais sobre o assunto.

Nanofranquia

As Nanofranquias são os modelos de negócios mais baratos no universo do franchising. Este formato tem um investimento inicial total de até R$ 25 mil.

Este modelo é conhecido por ter uma operação bem enxuta, normalmente com unidades franqueadas que atuam em Home Office ou Home Based. Dessa forma, o empreendedor não precisa de ponto comercial.

Nesse sentido, o valor da Nanofranquia engloba normalmente a taxa de franquia bem como um capital de giro.

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Além destes custos, existem também gastos para formalizar a empresa e com o material inicial de divulgação. Portanto, como o franqueado pode atuar de casa, não precisa de estrutura física, usando basicamente um computador conectado à internet e um telefone.

Logo, são muitos formatos de Nanofranquias para atuar com produto ou serviço bem diversificado em todo o Brasil. Dessa forma, é um formato ideal para quem tem pouco para investir e para quem quer uma franquia como renda extra. Ou então, para ficar mais com a família e se dedicar a outros projetos.

Microfranquia

A Microfranquia é um formato que a ABF usa para franquias que tenham um investimento inicial de até R$ 135 mil. Este valor usado é o equivalente a três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) per capta.

Diferente das Nanofranquias, as Microfranquias têm modelos voltados para o Home Office, mas também contam com formatos de Loja Física.

Por ser um investimento maior, tem ainda mais variedade de tipos de negócios, que podem envolver estoque, funcionários, reformas etc.

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Este valor inicial leva em consideração uma projeção da franqueadora além das taxas de franquias. Por exemplo, gastos com maquinário, estrutura de comércio, entre outros.

Como tem um leque muito amplo de possibilidades de investimento, se enquadra em perfis variados de empreendedores. Porém, ainda consegue ser um formato mais barato para começar uma franquia.

Franquia comum

Uma Franquia Comum, por eliminação, é um negócio que tenha um investimento inicial acima de R$ 135 mil. Este investimento maior permite ter uma estrutura mais completa e muitas opções.

Assim, o empreendedor encontra franquias com valores próximos dos R$ 135 mil até mais de R$ 1 milhão. Dessa forma, pode ter uma unidade em shopping centers, centros comerciais e lojas de rua.

Dessa forma, o franqueado da marca tem um negócio mais robusto. Nesse sentido, pode ter grandes estoques, mais funcionários e espaço para o atendimento.

Além disso, este valor de investimento pode incluir reformas para adequar o espaço comercial de modo mais completo. Por exemplo, algumas franquias têm um espaço bem padronizado e típico da sua marca, o que é um atrativo para muitos consumidores.

Nessa hora costuma-se exigir um maquinário mais específico e uma estrutura mais complexa que demanda maiores investimentos. Assim como os outros formatos, o sistema de franquias conta com muitas opções de negócios lucrativos para todos os nichos de mercado.

Em outras palavras, cabe ao empreendedor escolher a melhor franquia para os seus objetivos, enquadrada em uma destas faixas de investimento.

Modalidades de franquias para abrir

Além das faixas de investimentos, existem os modelos de franquias que têm maneiras de trabalhar diferentes. Com eles, por exemplo, o empreendedor pode atuar sem sair de casa, com um pequeno negócio ou uma empresa maior.

Conheça estes formatos agora e veja qual deles combina mais com a maneira que você pretende atuar no mercado de franquias. Em seguida, descubra qual o melhor modelo de franquia para abrir e lucrar.

Home Office

O formato Home Office costuma ser o modelo mais simples de franquias, com o qual o franqueado atua sem sair de casa. Assim, é comum que esta opção trabalhe bastante com o computador conectado à internet.

Neste modelo, o franqueado pode realizar vendas por meio da internet, em uma loja virtual, bem como oferecer consultorias online e outros serviços.

Além disso, são inúmeros tipos de negócios que atuam em nichos variados. Pode-se vender pela internet: suplementos alimentares, produto de beleza, para carros, roupas, calçados, entre outros.

No Home Office, o franqueado pode atuar com horários flexíveis, possibilitando que tenha um emprego formal em horário comercial. Dessa forma, é um modelo cada vez mais procurado por quem precisa de uma renda extra ou então, iniciantes no empreendedorismo.

Home Based

O Home Based parece com o Home Office, só que nele o franqueado trabalha parte do tempo em casa e a outra parte fora de sua base. Por exemplo, pode ser levado produtos ou serviços até os clientes.

Portanto, trata-se de um modelo que também permite uma flexibilidade de horário, mas exige um deslocamento que precisa ser considerado.

Em grandes cidades, é um tempo que pode ter mais impacto na sua atuação por conta do trânsito. Com o Home Based, o franqueado também evita precisar investir em um ponto comercial, o que diminui consideravelmente seus custos.

Enfim, assim como o Home Office, é um tipo de negócio mais barato, ideal para quem tem pouco dinheiro ou tempo para empreender.

Loja Física

O modelo de Loja Física de franquia é um formato que costuma ser um pouco mais caro, pois precisa de um ponto comercial. Então, pode ser que tenha um gasto maior ou menor com reformas, mas costuma ser necessário.

Além disso, o franqueado precisa de móveis, estrutura de produção dependendo do tipo de negócio, estoque, entre outros. Ainda tem que lidar com valores de aluguel, contas de água e luz.

Por fim, é um dos modelos de franquias bem atrativos, pois o franqueado consegue visibilidade na região. Por exemplo, ao se instalar em uma rua movimentada, as pessoas podem ver que sua franquia está lá.

Quiosque

O modelo de Quiosque é para locais de grande movimentação de pessoas, mas sem precisar de uma estrutura tão grande como a de uma Loja Física.

Nesse sentido, o franqueado atua em um espaço reduzido, e com isso, mais barato. Logo, precisa de um estoque básico ou espaço para atendimento. Nesse sentido, trata-se de um tipo de franquia bem comum nos corredores de shoppings e centros comerciais.

Nele, o franqueado consegue vender produtos dos mais variados ou oferecer serviços que exijam um espaço reduzido.

Franquia Shop in Shop

O tipo de franquia Shop in Shop é também chamada de Store in Store, ou Business in. Já a sua presença no mercado de franquias já é muito frequente. Este formato ocorre quando uma unidade é instalada no interior de um estabelecimento comercial ou outra franquia.

Banner de divulgação da ferramenta SULTS, de gestão para franquias.

Normalmente, se oferecem produtos complementares e que não influenciam na comercialização de itens pelo estabelecimento. Do mesmo modo, pode ser uma pequena prateleira dentro de um estabelecimento.

Costuma ser um tipo de negócio bem enxuto e de baixo investimento. Então, é interessante para empreendedores de vários perfis. Porém, é importante analisar se o negócio exige a presença constante do empreendedor ou não.

Dessa forma, alguns modelos precisam de atuação pessoal do franqueado, e outras, as vendas podem acontecer na forma de um autoatendimento.

Franquia Móvel

Outro formato bem atrativo e flexível de atuação é o modelo de franquia Móvel. Nele, o franqueado não tem um ponto físico, e pode levar sua unidade para onde precisar.

Por exemplo, são modelos de franquias de Food Truck, ou então, que são montados em pequenos carrinhos ou bicicletas. Dessa forma, é um modelo bem peculiar, mas que permite ao franqueado ir até locais com maior concentração de clientes em potencial.

Qual modelo de franquia é melhor abrir?

Não é simplesmente escolher a maior rede de franquias que você achou e começar a trabalhar. Veja como negócio se ajusta às suas próprias qualidades pessoais.

Do mesmo modo, pesquise o mercado local, veja que tipo de produto ou serviço tem maior potencial de crescimento. Analise a concorrência bem como o perfil do público daquela região.

Além disso, mostramos aqui que existem franquias com variados investimentos. Por isso, é essencial que você busque aquela que cabe no seu orçamento e na sua capacidade de investimento.

Dessa forma, com um negócio que combine mais com os seus objetivos, suas características e o mercado local, você tem maiores chances de sucesso.

Franquias de Sucesso para investir na sua cidade

Até aqui você aprendeu que investir em franquias de sucesso é uma decisão inteligente para empreendedores que buscam oportunidades sólidas e comprovadas. Com a economia em constante evolução, encontrar um modelo de negócio confiável é essencial.

Por isso, agora apresentaremos uma lista de franquias de sucesso que podem ser a chave para o seu êxito nos negócios, disponíveis para investimento em sua cidade. Essas marcas estabelecidas abrangem diversos setores, proporcionando opções variadas para se adequar ao seu perfil e às demandas locais.

Ao analisar essas oportunidades, você estará no caminho certo para construir um empreendimento sólido e lucrativo em sua região. Acompanhe!

Logomarca da franquia da Goley.
Fature Com Bebidas!
Investimento Inicial
R$ 95 mil
Logomarca franquia Orthocrin, vermelho escuro em fundo branco.
Lucre Com Colchões e Mais!
Investimento Inicial
R$ 199 mil
zaplus car franquia logomarca em laranja e preto
Lucre com Produtos Automotivos!
Investimento Inicial
R$ 202 mil
Logomarca da franquia Prudential do Brasil.
Fature com Seguros de Vida!
Investimento Inicial
R$ 45 mil
logomarca franquia guia-se
Lucre com Marketing Digital!
Investimento Inicial
R$ 54.900
Logomarca franquia Mr. Fit.
Lucre com Alimentação Saudável!
Investimento Inicial
a partir de R$ 6.520,00
Logomarca franquia Super Duper.
Lucre com Sua Hamburgueria Artesanal!
Investimento Inicial
R$ 294 mil

Como escolher a franquia certa para abrir?

Primeiramente, é essencial conhecer seu perfil e interesses. Avalie sua experiência e paixões para alinhar-se com o segmento que mais o atrai.

Em seguida, pesquise o mercado local, identificando as necessidades e preferências da comunidade. Analise o histórico da franquia, verifique sua reputação, suporte e estabilidade financeira. Não se esqueça de calcular o investimento necessário e o potencial de retorno.

Por fim, converse com outros franqueados para obter percepções valiosas. Tomar decisões informadas é fundamental para escolher a franquia ideal e prosperar nos negócios.

Passo a passo para começar sua franquia

Iniciar uma franquia é uma jornada empolgante que exige planejamento minucioso. O primeiro passo é estabelecer contato com a franqueadora.

Pergunte sobre as oportunidades disponíveis, requisitos e expectativas. Em seguida, investigue a fundo o modelo de negócio da franquia, avalie se ele se alinha com seus interesses, habilidades e objetivos.

Uma etapa crítica é a análise da Circular de Oferta de Franquia (COF), onde você deve examinar detalhadamente as informações vitais sobre a franquia, incluindo taxas, obrigações e o histórico da empresa.

Com as informações da COF em mãos, é hora de elaborar um plano financeiro sólido. Depois, considere o investimento inicial, despesas operacionais e projeções de lucro.

Na fase de negociação com a franqueadora, é importante discutir os termos do contrato de franquia, certificando-se de entender todas as cláusulas e fazer as negociações necessárias.

Finalmente, quando todos os detalhes estiverem acertados, você estará pronto para investir na franquia, iniciando sua jornada como empreendedor franqueado. Agora que você já sabe quais são os modelos de franquias que dão lucro no Brasil, abra o seu negócio de sucesso.

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