O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Montar rede de franquias: veja como fazer com sucesso

Montar rede de franquias: veja como fazer com sucesso

Sumário

Deseja montar uma rede de franquias, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer isso? Fique tranquilo, pois nós podemos ajudar. Basta ler este conteúdo até o fim.

Mas primeiro, é importante reforçar que investir no segmento de franquia para expandir o seu negócio pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, as franquias lucraram R$ 240,6 bilhões. Ou seja, apresentou um crescimento de 13,8% comparado ao ano anterior.

Então, quando olhamos para as franquias, logo vemos uma grande oportunidade de expandir os negócios. Afinal, além de o investimento ser mais em conta, os desafios para essa transformação são simplificados.

Não à toa, milhares de empresas ao redor do mundo optam por esse modelo de negócio para conseguir crescer e atingir novos mercados. Com isso em mente, preparamos o texto a seguir para lhe explicar todo o passo a passo para você conseguir montar a sua rede de franquias e alcançar o tão sonhado sucesso. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que acontece com a empresa ao virar franquia?

Ao decidir montar uma rede de franquias, você tende a ter uma série de vantagens. Então, é importante que alguns padrões sejam determinados para que o franqueado possa seguir.

Graças a esse tipo de ação, você garante que todos os membros da sua rede vão respeitar a cultura da sua empresa, o que fortalece ainda mais a sua marca.

Logo, para você que ainda tem dúvidas sobre o que é uma rede de franquias, podemos dizer que se trata de da réplica autorizada de um negócio que já existe. Sendo assim, ao conseguir estruturar esse novo modelo de negócio, a tendência é a sua empresa se expandir com mais facilidade.

Gerenciar uma unidade por conta própria oferece uma série de desafios. Agora, imagine ter todo esse trabalho em diferentes unidades? Certamente, em algum momento, a situação ficaria insustentável. Em termos de gerenciamento, mas financeiramente falando também.

Mas com as franquias, outra pessoa ficará responsável por uma unidade do seu negócio. O modelo funciona assim: você concede a permissão para outra pessoa, ou seja, o franqueado, para usar a sua marca e vender seus produtos ou serviços.

Essencialmente, esse empresário irá usar o seu modelo de negócio para empreender. Mas, para que isso dê certo, é importante manter a padronização do modelo de franquia. Em outras palavras, você precisa compartilhar toda a sua expertise para que o franqueado tenha condições de alcançar os resultados esperados com o negócio.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Lembrando que para definir quais empresários serão seus franqueados, é preciso estabelecer um perfil ideal e fazer entrevistas. É como se, você, como franqueador, estivesse contratando uma pessoa para trabalhar.

Além da expansão e reconhecimento da marca, graças às franquias, a tendência é que as vendas da sua empresa também aumentem.

Vale a pena montar uma rede de franquias?

Sim, vale a pena montar uma rede de franquias. Mas não podemos deixar de destacar o poder de negociação maior que você terá com os seus fornecedores.

Isso porque, na grande maioria dos casos, os fornecedores oferecem valores melhores para quem compra em grande quantidade. Então, ao expandir o seu negócio, você consegue tratar com eles um custo mais em conta. Ou seja, barganhar será mais simples.

Outro ponto que vale a pena ficar atento é com relação ao marketing, pois ao se tratar de montar sua rede de franquia, serão definidas regras claras sobre como aplicar as estratégias e fazer a publicidade do negócio. Isso envolve como a marca é apresentada, onde e como anunciar, e quais campanhas fazer em todas as unidades.I

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Lembre-se que as unidades franqueadas são uma parte do seu negócio. Portanto, devem seguir um padrão. E isso envolve publicidade, estrutura básica, valores, o tipo de atendimento etc.

Entre as vantagens de abrir uma franquia também está a criação de uma espécie de “barreira” contra os concorrentes. Por mais importante que isso seja, ao optar pelo franchising, você consegue consolidar a sua participação no mercado.

Outro ponto importante é que a unidade franqueada precisa de um CNPJ próprio para funcionar, além de seguir os demais processos fundamentais para viabilizar a abertura de uma empresa.

Dessa forma, questões trabalhistas e de fiscalização serão tratados pelo franqueado. Cabe a você apenas dar orientação quando necessário. Logo mais, entenda como uma consultoria pode ser ideal para você montar a sua rede. Mas antes, confira quais são os passos para criar uma rede de franquias de sucesso.

5 passos para criar uma rede de franquias de sucesso

Se você está pensando em construir uma rede de franquias de sucesso, existem passos essenciais que não pode deixar de seguir. Essas etapas são fundamentais para estabelecer uma base que garanta o crescimento e o reconhecimento da sua marca.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Então, bateu aquela curiosidade para saber quais são esses passos? Separamos dicas estratégicas para você aprender sobre o que fazer. Acompanhe!

1. Análise de franqueabilidade

Para começar o seu processo de montar uma rede de franquias, o primeiro passo é descobrir se a sua empresa é franqueável. Desse modo, realiza-se a análise de franqueabilidade.

Aqui, são analisados os processos adotados dentro do seu negócio, o valor do investimento necessário, o produto e/ou serviço oferecido, fornecedores etc.

Podemos dizer que esse é o momento perfeito para você identificar os gargalos e os processos burocráticos que prejudicam o desenvolvimento da sua empresa.

Assim, ao identificar esses problemas, busque soluções para resolvê-los. Em seguida, coloque-os em prática, teste e refaça o estudo de franqueabilidade.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Esse é, sem dúvida, um dos documentos mais importantes da sua nova jornada como franqueador. Além disso, também não podemos deixar de destacar o estudo de viabilidade financeira. Por meio dessa análise, você terá um conhecimento maior dos gastos referentes ao processo de franqueamento da marca.

Em resumo, faça um levantamento dos pontos, por exemplo: os gastos por unidade, valores praticados pelos fornecedores, o impacto que isso gera na sua produção, se (e como) isso vai interferir no custo da prestação de serviço etc. Ao concluor os estudos, você terá noção do quanto a sua empresa vai exigir financeiramente em sua nova etapa.

2. Criação dos documentos

Chegou o momento de pensar nos documentos legais. Esses arquivos são determinados pela Lei de Franquia e devem ser apresentados aos futuros franqueados.

São eles, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia. No caso da DRE, você já deve estar acostumado a montá-la.

Embora não exista uma regra com relação a frequência nesses casos, para as franquias a DRE deve ser entregue mensalmente. Essa é a única maneira que o franqueado tem de saber a real situação da saúde da empresa.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Já a COF, é um documento exclusivo das franquias. Ela é responsável por reunir e apresentar os principais pontos referentes ao negócio. Consta no documento: o histórico da marca, diretrizes e normas de ambas as partes, taxas e valores dos modelos de negócio disponíveis etc.

Para se ter ideia da importância do documento, o contrato só pode ser assinado após dez dias do seu recebimento. Caso esse prazo não seja respeitado, o acordo é desconsiderado.

Por fim, no Contrato de Franquia devem constar todos os fatores legais do negócio, além da data de expiração e questões relacionadas à Proteção do Segredo de Indústria.

3. Manuais para franqueados

Na sequência do seu processo para montar a rede de franquias, é necessário definir os manuais para os franqueados. Portanto, apresente os detalhes do projeto arquitetônico e de decoração das lojas, faça o mapeamento dos processos, defina o sistema de gestão etc.

Logo, não deixe nada de fora! Tudo que considerar de suma importância para o desenvolvimento da unidade deve estar presente nesses manuais.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Em caso de dúvidas ou problemas, o franqueado recorrerá a essa documentação. Por isso, ela é tão importante. Então, quanto mais claro e simples forem os manuais, maiores as chances de sucesso da sua franquia.

Dessa forma, durante todo o processo de franqueamento, tenha em mente flexibilizar alguns pontos. O seu negócio só tende a ganhar muito com isso.

4. Definição dos treinamentos

Os treinamentos oferecidos são a melhor maneira de transmitir todo o know-how que você adquiriu ao longo da sua jornada e existem diferentes maneiras de oferecer essas atividades.

Pense na que melhor se adequa ao seu planejamento. Há empresas que oferecem treinamentos presenciais, online ou misto, por exemplo. No entanto, não existe uma regra específica quanto a isso, uma vez que tudo vai depender do modelo de negócio que você comercializará para os franqueados.

Para exemplificar, uma prestadora de serviço de estética dificilmente consegue passar todos os segredos do negócio por meio de aulas virtuais. Dessa forma, as aulas presenciais se tornam a melhor saída.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Em todo caso, você deve deixar claro para o franqueado, na COF, quais e se haverão gastos para arcar com essas atividades. Ou seja, tudo deve ser transparente.

5. Estratégias de marketing para expansão

De nada adianta ter um empreendimento com boa franqueabilidade, processos simples e diversas vantagens, se não houver uma boa divulgação do negócio. Dessa forma, você também deve contar com uma equipe especializada que lhe ajudará com o desenvolvimento de boas estratégias de marketing para impulsionar a expansão do seu negócio.

Sendo assim, invista em divulgação nas redes sociais e crie uma comunicação com os empresários para que eles possam saber que, agora, o seu negócio é uma franquia.

Procure portais que ofereçam espaço para a divulgação das empresas e, se for necessário, entre em contato com outros veículos para falar sobre o seu projeto. Lembre-se que uma parte importante desse processo é ter um bom time de consultores de venda.

Afinal, eles serão o primeiro contato, de fato, dos candidatos a franqueados com a sua marca. Ou seja, o trato deles terá um papel fundamental no desenvolvimento e sucesso da sua rede.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas clicando aqui.

Consultoria facilita montar franquia

Para garantir que sua franquia seja formatada com segurança, o caminho mais fácil é contratar uma consultoria especializada. Isso porque, por meio dela, a sua marca será estudada para ver se pode ser replicada. Além disso, serão identificadas as áreas para melhorar e até planejar estratégias de marketing para atrair franqueados.

A Formatação de Franquia oferecida pela Encontre Sua Franquia é uma maneira de transformar sua marca em uma rede de sucesso, pois ela poderá lhe ajudar a alcançar o objetivo de concluir a expansão do seu negócio para várias unidades. Até porque, eles têm mais de uma década de experiência nesse tipo de serviço.

Logo, a consultoria cobre todas as etapas do processo. Começa com uma análise detalhada da sua empresa para identificar áreas que precisam ser aprimoradas. Em seguida, a Formatação de Franquia cria um modelo de negócio que pode ser replicado e lucrativo.

Você receberá orientações sobre como elaborar documentos legais, como manuais, COF e contratos, o que facilitará a expansão do seu negócio. Por isso, não hesite em contar com essa solução para impulsionar o crescimento da sua marca.

Ao longo do texto, você conheceu as vantagens de transformar o seu negócio e expandir suas operações por meio do sistema de franquias. Agora que você já sabe que contratar uma consultoria pode facilitar (e muito) a sua jornada, fale com a Formatação de Franquias e dê o pontapé inicial.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje