Saiba quais são os melhores nichos para empreender ainda este ano e lucrar

Por
em
Imagem de uma mulher servindo um café para uma cliente em um bar. Imagem ilustrativa do texto nichos para empreender.
Advertisement

Analisar os melhores nichos para empreender é um dos primeiros passos para quem busca investir no próprio negócio. O mercado é amplo. Por isso, destacamos algumas oportunidades para você ficar de olho.

O pós-pandemia deve ser um momento onde o empreendedorismo deve estar em alta. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita em 2020, 50 milhões de brasileiros pretendem abrir um negócio nos próximos três anos.

Logo, para tirar esse sonho do papel é necessário avaliar os nichos de mercado com grande potencial ou que estão se destacando nos últimos anos. Então, trouxemos alguns deles. Continue a leitura e saiba mais!

15 nichos para empreender agora mesmo

Como falamos, o mercado para empreender permite diversos tipos de negócios. Seja para atuar em home office, abrir uma pequena loja ou um grande estabelecimento.

Ainda, o empreendedor deve também analisar os nichos que se encaixam mais ao seu perfil, seja para aliar a alguma paixão ou com experiências que já teve.

Logo, veja aqui 15 nichos para empreender com negócios nos mais variados formatos e para atender a públicos bem diversificados. Confira!

1. Estética automotiva

O mercado de estética automotiva é um bom setor para investir. O empreendedor pode oferecer diversos tipos de serviços para automóveis.

Nesse sentido, é possível abrir um lava jato, com os cuidados básicos como limpeza externa e interna, e também ofertas algo a mais, como tratamentos para pintura.

Além disso, há a possibilidade de um negócio de venda de produtos ligados a este setor, e que tem um amplo mercado consumidor em potencial.

Com a grande quantidade de veículos nas ruas, o empreendedor conta com um mercado grande e que tende a aumentar. Dessa forma, cabe a ele investir em um negócio diferenciado para se destacar em meio à concorrência.

Imagem de um carro de luxo vermelho. Imagem ilustrativa do texto nichos para empreender.
O setor automotivo é bastante atrativo para empreender.

2. Alimentação saudável

Advertisement

O mercado de alimentação saudável teve grande expansão durante a pandemia. Com o isolamento social e as pessoas trabalhando em casa, muitas delas passaram a se preocupar mais com o que comiam.

Nesse sentido, é um nicho cada vez mais atrativo, com alimentos voltados para quem busca apenas uma alimentação saudável, bem como pessoas com restrições alimentares.

Assim, neste nicho é possível empreender em um negócio com pouca estrutura, usando a cozinha da sua casa para fazer marmitas ou outro tipo de alimento saudável.

Da mesma forma, conta com oportunidades maiores, como restaurantes que possam oferecer uma alimentação diferenciada, e que passou a fazer parte do dia a dia de muitos consumidores.

3. Eletrônicos

O setor de eletrônicos é um mercado sólido, pois possui uma grande quantidade de produtos para trabalhar. Desde pequenos produtos até soluções tecnológicas de última geração.

É um segmento que atrai empreendedores que se identificam com o mercado de eletrônicos e exige que o empresário esteja sempre atento às novidades.

Além disso, é possível investir em um tipo de negócio enxuto, como uma loja virtual, levando em consideração que seu público habita esse ambiente da internet. Portanto, permite um empreendimento mais enxuto e barato.

4. Seguros

Um dos nichos para empreender em 2022 bem atrativo é o de seguros. O setor conta com um amplo mercado e nichos específicos dentro dele.

Dessa forma, o empreendedor pode se especializar em seguro de vida, seguro residencial ou empresarial, e ainda, um grande mercado que é o de seguros de carros.

É um setor que movimenta grandes cifras. Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a arrecadação do setor alcançou cerca de R$ 303,4 bilhões, em 2021.

Para atuar nesse segmento, é fundamental que o empreendedor tenha uma boa capacidade comunicativa e de convencimento. Dessa forma, poderá ter grandes ganhos ao longo do tempo.

5. Mercado pet

Imagem de uma pessoa passando uma escova em um cachorro. Imagem ilustrativa do texto nichos para empreender.
Para quem gosta de animais, esse mercado pode ser uma grande oportunidade.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro país do mundo com maior população de animais domésticos.

Logo, são 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais de 2,3 milhões de outros animais. Isso totaliza 139,3 milhões de bichinhos de estimação para proporcionar muito amor e carinho no lar.

Já o empreendedor pode atuar com negócios de cuidados, como pet shops, bem como planos de saúde para pets, produtos específicos, entre vários outros.

6. Bebidas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), mostra que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de Covid-19.

Nesse sentido, é um amplo mercado para investir, com a venda de cervejas artesanais, vinhos, drinks variados, entre outros tipos de negócios.

7. Delivery de comida

Um dos nichos que mais tiveram crescimento com a pandemia foi o de delivery de comida. Por conta do isolamento e aumento do home office, muitas pessoas passaram a ter que usar esses serviços.

Para quem pede ao menos uma vez na semana, essa prática saiu de 40,5% antes da pandemia para 66,1% durante o período de emergência de saúde pública. Se considerados apenas quem faz este pedido todos os dias, o índice subiu de 14,2% para 22,1%.

Estes dados da pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela agência Edelman e promovida pela empresa PayPal mostram o potencial do setor para você possa empreender.

8. Turismo

O mercado de turismo teve um impacto negativo por conta das restrições de circulação de pessoas na pandemia, mas já começa a se recuperar com o avanço da vacinação e diminuição do coronavírus pelo mundo.

O empreendedor pode investir em uma agência de turismo online, para que possa trabalhar de casa, ou ainda, outros serviços voltados para esses clientes.

Advertisement

9. Cosméticos naturais

Imagem de diversos cosméticos enfileirados. Imagem ilustrativa do texto nichos para empreender.
É possível trabalhar com um amplo catálogo de cosméticos naturais.

O mercado de cosméticos naturais tem crescido já há alguns anos e tende a continuar aumentando cada vez mais.

São considerados cosméticos naturais aqueles que têm 95% de seus ingredientes de matéria-prima natural e não podem contar os ingredientes proibidos, como parabenos e petrolatos.

Dessa forma, o empreendedor deve ficar atento para oferecer produtos que se adéquem às especificações e possam atender aos clientes mais exigentes.

10. Beleza e estética

Um mercado bem sólido é o de beleza e estética, pois são tipos de produtos e serviços que fazem parte do dia a dia das pessoas dos mais variados perfis.

Dessa forma, é possível atuar com um grande leque de serviços, como salão de beleza, depilação, entre outros. Ainda, produtos como cosméticos, voltados para cabelos, unhas, e por aí vai.

11. Loja online

Um nicho para empreender que ganhou também grande destaque nos últimos anos é o de loja online e o e-commerce.

O e-commerce brasileiro teve alta de 48,41% na comparação com 2021, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie.

Assim, o empreendedor pode atuar em um negócio enxuto, investir no marketing digital de sua loja e vender pelas redes sociais.

12. Brechós

Os brechós são um tipo de negócio que tem encontrado um terreno fértil com a crise econômica e novos hábitos de consumo pelo mundo.

Nos últimos anos, o mercado de segunda mão tem aumentado exponencialmente, no Brasil e no mundo. Desse modo, em 2019, as vendas de usados pelo globo cresceram 25 vezes mais rápido do que o setor varejista como um todo, segundo relatório da ThredUp.

Assim, é possível atuar com venda de roupas, calçados, acessórios, entre diversos outros tipos de produtos.

Imagem de várias roupas em cabides.
Pegue roupas que as pessoas já não querem e consiga ganhar dinheiro com elas.

13. Produtos vegetarianos e veganos

A decisão de se tornar vegetariano ou vegano tem crescido muito nos últimos tempos. O último levantamento do IBOPE sobre o tema, em 2018, apontou que cerca de 29 milhões de brasileiros não comem carne, o que representa 14% da população.

Dessa forma, é um dos bons nichos para empreender tendo em vista esta mudança de hábito na população e maior preocupação com o consumo.

14. Serviços de TI

Um outro mercado que foi impactado com o crescimento do home office na pandemia é o de serviços de TI. Os profissionais de tecnologia da informação são cada vez mais requisitados.

Nesse sentido, é possível empreender em um negócio enxuto, seja em home office ou home based. Neste último, o empreendedor vai até os clientes para prestar os serviços, mas atua também de casa.

Contudo, é um segmento que pode exigir certo conhecimento técnico. Por isso, o empreendedor deve analisar bem antes de investir em um negócio neste setor.

15. Infoprodutos

Um infoproduto nada mais é do que um produto digital que, na grande maioria das vezes, ensina alguém a fazer alguma coisa.

Ou seja, infoprodutos são um modo de transmitir um conhecimento de forma organizada, de entreter, gerar engajamento ou de resolver/apoiar alguma necessidade da pessoa que o adquiriu.

Com a revolução do meio digital e a aceleração da educação online, os infoprodutos, ou produtos digitais, ganharam ainda mais força e espaço na internet.

Assim, é um amplo mercado em que o empreendedor pode investir e ainda, montar um negócio com pouca estrutura e baixo custo.

Como abrir um negócio para ganhar dinheiro?

É possível atuar em nichos para empreender iniciando um negócio do zero ou então investindo em uma franquia.

Mas iniciar uma empresa própria exige muito cuidado para a estruturação do negócio, pesquisa de mercado, analisar como fazer toda a operação se desenvolver.

Já no modelo de franquia você pula diversas etapas, pois recebe uma empresa previamente estabelecida, com uma marca reconhecida e uma operação já definida.

Nesse sentido, é possível encontrar uma franquia em cada um dos nichos dos quais falamos. Melhor ainda, o empreendedor pode optar pela marca que melhor se encaixa à sua capacidade de investimento.

O interessado encontra na Circular de Oferta de Franquia (COF), uma projeção dos custos do negócio, bem como os suportes que a franqueadora oferece.

Já esses suportes são uma vantagem, porque envolvem treinamento e auxílio para a gestão do negócio, o que facilita sua implantação por empreendedores menos experientes.

Por fim, agora que você está por dentro dos nichos para empreender, separamos uma lista com várias franquias baratas para atuar em variados nichos.

Advertisement
Advertisement