Um bom planejamento empresarial é importante para garantir a sobrevivência de uma empresa no mercado. Principalmente, com as constantes mudanças digitais e os tempos de instabilidade econômica.
Mas, por outro lado, investir no setor de franchising pode ser promissor para quem quer empreender e lucrar. Isso porque, esse mercado está em constante crescimento. Em 2024, o faturamento chegou a cerca de R$ 273 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,5% comparado com 2023, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Dessa forma, o planejamento empresarial pode ajudar a sua empresa, seja franquia ou iniciada do zero, a se destacar no mercado. Nesse sentido, é por meio da gestão de processos que é possível estabelecer objetivos para que as metas sejam cumpridas. Portanto, com um bom planejamento empresarial, a sua empresa pode saltar os obstáculos de forma mais rápida. Entenda mais sobre o tema, continue a leitura!
Afinal, o que é planejamento empresarial?
O planejamento empresarial é uma ferramenta usada na gestão de processos. Sendo assim, ele faz parte do gerenciamento de projetos, que garante uma visão do futuro da empresa no mercado. Dessa forma, a estratégia é uma forma para avaliar os rumos de um negócio, montando possíveis cenários para facilitar a sua tomada de decisão. Assim, é possível pensar na gestão de tarefas e riscos.
Logo, essa é a melhor maneira de estudar todas as variáveis do mercado. Então, a sua empresa conseguirá traçar um planejamento estratégico para definir os melhores caminhos e recursos para alcançar o sucesso. Já o gerenciamento de projetos contribui para monitorar o desempenho dos recursos estratégicos, evitando prejuízo no negócio.
O planejamento empresarial também vai ajudar na integração de todos os departamentos da empresa. Portanto, ele facilita o compartilhamento de informações. Isso é essencial para o trabalho, assim como para o aumento da produtividade.
Outra grande vantagem do planejamento é poder aproveitar a ajuda da tecnologia. Pode-se fazer o uso de softwares de gestão para aprimorar a administração de processos produtivos. Por fim, você consegue eliminar retrabalhos e erros e garantir maior segurança nos resultados. Além disso, é possível controlar o desenvolvimento da equipe e reduzir despesas e custos desnecessários.
Importância do planejamento empresarial para o negócio
A importância do planejamento empresarial é que ele garante que, a partir deste momento, todos os passos sejam tomados em prol de um objetivo. Nesse sentido, com uma gestão eficiente, a empresa consegue evitar desperdícios e aumentar a produtividade de todos os setores. Além disso, facilita a sobrevivência dela em períodos de instabilidade.
Por isso, uma empresa que não estabelece objetivos e metas, fica sem saber qual caminho seguir. Dessa forma, ela deixa de ser competitiva e fica estagnada no mercado. O planejamento empresarial é importante também para a conclusão de metas e análise do caminho certo rumo ao objetivo final. Logo mais, entenda como fazer um planejamento empresarial, mas antes, confira quais são os tipos.
Tipos de planejamento empresarial
Como você aprendeu até aqui, gerenciar uma empresa exige organização e visão estratégica. Afinal, cada decisão tomada impacta diretamente o crescimento do negócio. Por isso, planejar cada etapa da gestão é importante. A melhor forma de garantir eficiência e produtividade é dividir o planejamento em etapas bem definidas, permitindo um acompanhamento mais preciso de cada setor.
O planejamento empresarial pode ser classificado em três categorias principais: o Planejamento Operacional, Planejamento Estratégico e Planejamento Tático. Cada um deles tem um papel fundamental na administração de uma empresa. Assim, garante que as ações sejam executadas com eficiência e alinhadas aos objetivos do negócio.
O Planejamento Operacional foca no curto prazo, gerenciando atividades diárias e otimizando processos. Logo, ele permite um controle detalhado das rotinas empresariais. Nesse sentido, a equipe pode executar suas funções com precisão e dentro do esperado.
Já o Planejamento Estratégico está ligado às metas de longo prazo e à identidade da empresa. Esse planejamento define direções e objetivos alinhados à missão e aos valores do negócio. Portanto, oferece um posicionamento sólido no mercado e facilita a tomada de decisões estratégicas.
Por fim, o Planejamento Tático detalha a gestão de cada departamento, distribuindo responsabilidades e garantindo que cada setor tenha metas específicas. Dessa forma, a empresa opera de maneira integrada, com todas as áreas trabalhando de forma coordenada para alcançar os melhores resultados.
Assim como um maestro rege uma orquestra para que cada instrumento toque no tempo certo e contribua para uma sinfonia harmoniosa, o planejamento empresarial organiza cada parte do negócio para que todas operem em sintonia. Por fim, quando cada etapa do planejamento é bem estruturada, a empresa consegue crescer de forma sustentável e atingir seus objetivos com mais eficiência.
Como fazer o planejamento da empresa?
Primeiro, execute um diagnóstico para entender como está o desempenho da unidade. Desse modo, é possível entender as áreas em que a sua franquia precisa receber atenção. Ao fazer um diagnóstico, você obtém estatísticas, dados e métricas para elaborar estratégias no futuro. Em seguida, verifique quais foram as dificuldades enfrentadas, quais metas alcançadas e quais ainda precisam ser.
Depois, o diagnóstico lhe ajudará a ter uma visão do desempenho da empresa, estabelecendo as fraquezas e os pontos fortes. Então, na hora de criar o planejamento estratégico, você pode usar o Ciclo PDCA, que é uma das técnicas de administração para aprimorar procedimentos em uma empresa, para alcançar um bom desempenho.
Já a análise SWOT é outra técnica recomendada. Isso porque, ela serve para verificação do cenário interno e externo. Por último, ajuda a identificar os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças. Além disso, para fazer o planejamento da empresa é importante aprender com a concorrência. Ao analisar outras marcas que atuam no mesmo segmento que a sua, você identifica as estratégias usadas por eles e que podem ser úteis para você.
O marketing digital também é essencial para o planejamento empresarial. Com ele é possível promover a marca e manter relacionamento com público. Sendo assim, existem estratégias diversas. Entre elas podemos citar, a divulgação em redes sociais, produção de conteúdo e anúncios. Por fim, os indicadores de desempenho e suas análises são parte importante de um planejamento empresarial.
Como funciona o planejamento empresarial para franquia?
Agora você saberá como funciona o planejamento empresarial para franquia. Sendo assim, o modelo de franquias é procurado por investidores. Isso devido às suas inúmeras vantagens. Com este formato, fica mais simples de realizar o planejamento empresarial. Nesse sentido, o franchising tem um plano de negócio previamente estabelecido, uma operação pronta, além de produtos e/ou serviços que passaram por teste e aprovação do público.
Nesse sentido, a franquia conta com uma previsibilidade. Isso porque, a franqueadora realizou estudos com o modelo de negócio e já tem experiência com outras unidades. Logo, você sabe o valor do investimento, custos e ganhos que pode ter. Portanto, o franqueado tem informações também do histórico da marca. Logo, consegue prever possíveis cenários positivos e negativos que podem impactar o seu negócio.
Além disso, o modelo de franquia é bem atrativo, pois conta com o suporte da franqueadora. Desse modo, você recebe treinamentos para conhecer a operação da franquia, o mercado no qual irá trabalhar e como deve fazer o marketing de sua unidade. Clique no botão abaixo para conhecer opções para empreender!
Ao empreender com uma franquia, você terá acesso a Circular de Oferta de Franquia (COF), onde estão os valores do negócio, como: taxas, investimento inicial, entre outros. Assim, você conseguirá realizar um planejamento mais eficiente para os próximos passos do seu negócio. Agora, assista no vídeo abaixo como analisar uma COF!
Como o planejamento empresarial impulsiona o crescimento da empresa?
Investir em um planejamento estratégico bem estruturado traz inúmeros benefícios para o crescimento do negócio. Além de otimizar o fluxo de trabalho, ele contribui para a redução de riscos e melhora a eficiência operacional.
Como você aprendeu até aqui, as empresas que adotam esse modelo de gestão conseguem integrar melhor seus setores, facilitando a comunicação interna e garantindo um compartilhamento de informações mais ágeis. Esse alinhamento entre os departamentos favorece o trabalho em equipe, aumentando a produtividade e permitindo que as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva.
Outro grande diferencial do planejamento empresarial está no uso da tecnologia para aprimorar a gestão. Softwares de automação, por exemplo, tornam os processos mais eficientes ao minimizar erros e retrabalhos. Assim, você pode ter maior segurança nas operações e melhorar o controle sobre o desempenho da equipe.
Além disso, a automatização contribui para uma administração financeira mais eficaz, pois reduz desperdícios e otimiza custos. Quando a empresa adota uma estratégia bem planejada e aliada à tecnologia, ela se torna mais competitiva no mercado. A organização dos processos permite um crescimento sustentável e prepara o negócio para enfrentar desafios de maneira mais estruturada, com resultados sólidos e duradouros.
Ao longo do texto, você aprendeu dicas estratégicas sobre o mercado de franquias e como fazer seu planejamento estratégico. Agora que está por dentro do assunto, esse pode ser o melhor momento para você dar o primeiro passo para abrir sua franquia de sucesso e lucrar.