5 dicas de planejamento empresarial para ser bem-sucedido nos negócios

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Imagem de um tablet com uma imagem de um cronograma de atividades.
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O planejamento empresarial é um ponto importante para os empresários que querem estar preparados para mudanças e manter um bom desenvolvimento do negócio. Se você ainda não conhece este tipo de planejamento, fique com a gente neste conteúdo.

O cenário brasileiro ainda deve passar por momentos de baixa. Segundo boletim Focus, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 é de apenas 0,5%. Assim, o empresário deve estar preparado para turbulências e por isso, não há nada melhor do que se planejar.

Assim, é preciso ter um bom planejamento, seja para quem está iniciando uma empresa ou até mesmo quem conta com um negócio já sólido no mercado.

Por que fazer um planejamento empresarial?

O empresário não pode guiar sua empresa como se estivesse em um passeio sem rumo pelo Oceano Atlântico. É preciso estar ciente de qual o caminho seu negócio deve tomar.

Se a corporação não estabelece objetivos e nem sabe que rumo tomar, provavelmente perderá vantagem competitiva e ainda ficará estagnada no mercado.

Por isso, um planejamento empresarial é muito importante para que o seu negócio sobreviva aos imprevistos no mercado econômico.

Com um bom plano de ações, o gestor tem a sua disposição uma variedade de recursos e estratégias para facilitar o fluxo de trabalho da empresa.

Contudo, somente o planejamento é capaz de garantir que o negócio vencerá tempos de crise e ainda conseguirá dar a volta por cima sem prejudicar o futuro da corporação.

Nesse sentido, o planejamento empresarial é indispensável quando o assunto é conclusão de metas. É muito mais do que apenas saber onde se quer chegar: a verdadeira questão é analisar os melhores caminhos para descobrir como chegar até o objetivo final.

Dado o atual contexto econômico, o planejamento empresarial serve para ajudar a manter seu negócio saudável e preparado para contornar qualquer adversidade.

Assim, não dá para sobreviver a possíveis instabilidades sem estar preparado para elas. E os desafios prometem ser grandes em 2022.

Da mesma forma, quando o cenário é positivo, é necessário estar pronto para tirar o maior proveito possível da situação.

Imagem de um caderno com uma check list. Imagem ilustrativa texto planejamento empresarial.
O planejamento deve ser feito por etapas para não ficar nada para trás.

Benefícios do planejamento para empresas

Quando você sabe para onde quer ir, menos tempo é perdido com atividades que não são priorizadas em um determinado período.

Esse tipo de comportamento é comum em empresas que não possuem um planejamento empresarial.

Em outras palavras, seus projetos e atividades não possuem um foco estratégico ou objetivo a atingir.

Nesse sentido, eles simplesmente seguem um fluxo baseado em uma demanda desorganizada, realizando tarefas aleatórias, sem saber se acabaram impactando positivamente para o sucesso da empresa.

Além disso, este planejamento é necessário para conseguir acompanhar os resultados. Ou seja, sem ele, fica difícil saber onde você quer que a sua empresa chegue. Assim, não poderá avaliar se conseguiu cumprir as metas.

Esse tipo de documento permite que as organizações prevejam seu futuro e se preparem adequadamente. Por meio do planejamento, as empresas podem prever certos cenários desfavoráveis ​​antes que aconteçam.

Assim, podem tomar as precauções necessárias para evitá-los. Ou seja, as organizações conseguem acompanhar melhor as tendências em constante mudança do mercado, mantendo-se sempre um passo à frente da concorrência.

Da mesma forma, por meio de um planejamento estratégico bem feito, as atividades internas tornam-se dinâmicas.

Desse modo, é possível ter uma diminuição no tempo de resposta entre um acontecimento e outro, pois as ações e os próximos passos já estão previstos dentro do planejamento.

Como fazer um bom planejamento empresarial?

Como podemos ver, este planejamento empresarial é importante e pode ser uma forma de tornar a base do seu negócio mais sólida.

Dessa forma, é possível aguentar mais facilmente as oscilações que a Economia e o mercado devem ter.

Independente do nível que está a sua empresa, seja no início dos trabalhos ou mais consolidada, é importante ter este planejamento para enfrentas diversos cenários.

Por fim, separamos aqui cinco dicas para elaborar este planejamento empresarial de forma a trazer um documento amplo, que poderá ser a base da sua tomada de decisões em diferentes casos.

Imagem de um caderno com espaços para um planejamento de afazeres. Imagem ilustrativa texto planejamento empresarial.
A organização é a chave para um bom planejamento empresarial.

1. Defina metas e objetivos

Um dos primeiros passos para este planejamento é definir onde deseja chegar com a sua empresa, e isso deve englobar vários aspectos do negócio.

Uma empresa pode ter como objetivo manter estáveis os níveis de faturamento e lucratividade ou crescer com um certo ritmo em um determinado tempo.

Nesse sentido, é possível que o empresário possa ter um trabalho mais fácil, e ficar atento aos pequenos problemas do dia a dia da empresa.

Do mesmo modo, ele deve estar atento para manter sua lucratividade. Para isso, ele deve compensar os aumentos de custos com fornecedores e salários, algo comum a médio prazo.

Dessa forma, será possível tornar o negócio mais enxuto ou compensar com melhores vendas.

Além disso, se a intenção for expandir e conquistar novos mercados, provavelmente será preciso um bom investimento, que pode ser feito com recursos próprios ou de terceiros.

Com isso, é importante analisar bem sua disponibilidade financeira da empresa para saber de onde podem vir os recursos para esta expansão.

Ainda, é preciso verificar como se dará este crescimento: se de forma mais rápida e agressiva ou então paulatinamente, para ir avaliando o recebimento pelo mercado.

Enfim, são metas e objetivos que devem fazer parte do planejamento, até paraavaliar se a empresa está caminhando positivamente para onde o seu dono pretende ou se precisa de uma correção de rota.

2. Analise bem o mercado

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O planejamento estratégico empresarial é indispensável para que o negócio tenha um caminho exato para seguir.

De fato, sem um direcionamento bem feito é complicado até contabilizar os bons resultados, já que ninguém colocou na ponta do lápis os objetivos de cada ação realizada.

Para fazer este direcionamento, é preciso que o empresário também avalie o mercado no qual está inserido.

Por exemplo, se o seu mercado foi bastante atingido por uma crise econômica, pode ser a hora de frear algum tipo de investimento como em uma expansão.

Imagem de um homem olhando para um quadro branco com escritos. Imagem ilustrativa texto planejamento empresarial.
Entenda bem como a sua empresa se encaixa no mercado no qual ela atua para planejar suas ações.

Do mesmo modo, se o cenário é de aumento de consumo, isso irá direcionar para ações mais voltadas para aproveitar o ambiente, seja com abertura de negócios, investimentos, lançamentos de novos produtos etc.

O mais recomendado é fazer uma pesquisa prévia sobre quais são as próximas tendências, as novas tecnologias e as ações realizadas pelos concorrentes.

Enfim, saber onde sua empresa pisa é um dos principais segredos para crescer no seu segmento de atuação, ainda mais no cenário de nova economia.

Afinal de contas, o planejamento estratégico diz respeito também ao que acontece no ambiente externo.

3. Defina ações para o dia a dia

Depois de fazer um bom planejamento, chegou a hora de colocá-lo em prática. Para isso, não é necessário implementar as ações logo de cara, mas é preciso saber o que será feito no dia a dia.

Dessa forma, planejar como serão os cuidados com a estrutura, por exemplo, para avaliar o que pode ser alterado para diminuir custos.

Do mesmo modo, planejar treinamentos para os colaboradores, para implementar novas ideias, apresentar propostas de mudanças e buscar o desenvolvimento da empresa.

Nesse sentido, para montar um planejamento é importante conferir se as metas e as operações da empresa são compatíveis com as pessoas que fazem parte dela.

Isso porque, o tempo dos colaboradores é um dos principais ativos de qualquer negócio. Dessa forma, é preciso aplicá-lo com sabedoria para transformá-lo em bons resultados.

Assim, uma boa solução de gestão de RH pode ser uma ótima aliada para integrar esses profissionais aos processos e controles operacionais e ajudar a otimizar os processos de dentro para fora.

O empresário precisa ter a certeza das ações no dia a dia para conseguir implementar seus objetivos de forma sólida, sem ter que alterar os planos, ou ainda, rever os custos para este projeto.

4. Conheça seus concorrentes

Imagem de um grande centro de compras. Imagem ilustrativa texto planejamento empresarial.
O seu plano para sua empresa deve também avaliar como está o mercado e seus concorrentes.

No Brasil, grande parte dos empresários conhecem bem as suas empresas, mas não tem conhecimento acerca do mundo de negócios na totalidade, e isso pode comprometer a sobrevivência do negócio no mercado.

Assim, é importante conhecer as forças e fraquezas dos seus concorrentes para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles.

Com isso, você pode definir como se diferenciar e ganhar vantagem competitiva diante dele, além de enxergar possibilidades de melhorar o seu negócio.

Por exemplo, você pode fazer esta análise por meio dos consumidores das marcas concorrentes, o que poderá lhe render um feedback bem interessante.

Antes da inclusão digital essa prática era mais difícil. Era preciso procurar o consumidor pessoalmente, ou buscar em fontes como jornais e revistas, onde as informações poderiam ser críticas por meios especializados ou propagandas.

Contudo, atualmente, com a popularização das redes sociais ficou mais fácil consultar a opinião direta do consumidor e em larga escala.

Assim, basta entrar em uma página comercial, sites das empresas ou sites de reclamações e vasculhar em seus posts. Você terá milhares de retornos em pouco tempo.

Enfim, entender bem como estão estas empresas, buscar aprender algo de positivo com elas e procurar uma forma para atuar de maneira mais atrativa do que elas.

5. Planeje estratégias de marketing

O planejamento empresarial deve conter um plano de ações para o trabalho de marketing da marca. Sua empresa precisa se diferenciar em meio a mercados cada vez mais concorridos.

Nesse sentido, o marketing pode ser um diferencial para o sucesso de sua marca e uma das melhores opções para realizar este trabalho é por meio das redes sociais.

A intenção é pensar e planejar cada ação que será realizada, considerando todos os aspectos importantes como prazos, canais, público-alvo, orçamentos, entre outros.

O planejamento de marketing pode parecer uma etapa teórica demais ou mesmo tediosa, mas ela é fundamental para que todo o processo possa ser avaliado previamente e para que as ações realizadas gerem resultados positivos.

Imagem de um caderno com espaço para um planejamento semanal e algumas canetas ao seu redor. Imagem ilustrativa texto planejamento empresarial.
Até as ações de marketing precisam ser pensadas ao longo do planejamento da sua empresa.

Por fim, um dos benefícios mais almejados pelos gestores é que o planejamento de marketing contribua para o sucesso das suas decisões e ainda dos projetos das organizações.

Isso é fundamental para dar garantia de que o negócio se tornará mais competitivo, fazendo frente à concorrência.

O planejamento empresarial para franquia

O modelo de franquias é cada vez mais procurado por empreendedores que buscam ter um negócio próprio. Com este formato, é um pouco mais simples de realizar este planejamento empresarial.

A franquia possui um modelo de negócio preestabelecido, com uma operação pronta e produtos e serviços testados e aprovados pelos consumidores.

Nesse sentido, a franquia conta com uma previsibilidade maior, já que a franqueadora realizou estudos com aquele modelo de negócio, já possui experiência com outras unidades. Assim, o empreendedor tem uma projeção de custos e ganhos mais próxima da realidade.

Dessa forma, o planejamento empresarial de um franqueado é mais simples, já que ele consegue definir melhor quanto irá gastar por exemplo, para ter uma outra unidade da marca.

Do mesmo modo, o franqueado tem mais informações do histórico da marca. Assim, consegue prever possíveis cenários positivos e negativos que podem impactar o seu negócio.

Além da previsibilidade de custos e ganhos, o modelo de franquia é bem atrativo pois conta com suportes da franqueadora.

Por exemplo, o empreendedor passa por treinamentos para conhecer a operação da franquia, o mercado no qual irá atuar e como realizar o marketing de sua unidade.

O empreendedor conhece pela Circular de Oferta de Franquia (COF) os custos ao longo do negócio como estoque, taxas, entre outros.

Dessa forma, ele consegue fazer um planejamento mais eficiente para os próximos passos do seu negócio.

Por último, separamos aqui um conteúdo com diversas franquias baratas para você conhecer e assim, avaliar um tipo de negócio que combine mais com o seu perfil!

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