O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como escolher de forma correta o ponto comercial da franquia? Veja dicas eficazes para fazer

Como escolher de forma correta o ponto comercial da franquia? Veja dicas eficazes para fazer

Sumário

A escolha do ponto comercial da franquia é uma importante etapa para que o negócio possa ser um sucesso. Muitos fatores devem ser considerados nesta hora, como explicaremos ao longo deste texto.

O setor de franquias está em crescimento e por isso chama a atenção dos empreendedores. Só para ter uma ideia, o mercado de franchising faturou mais de R$ 48 bilhões no segundo trimestre de 2022.

Porém, antes da escolha, é fundamental o empreendedor ter cuidado e analisar bem as opções.

Aqui mostramos o que é necessário ficar atento para buscar o ponto comercial da franquia.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Entenda como escolher o ponto comercial da franquia

Conforme falamos, a escolha do ponto comercial da franquia é um passo importante. Afinal, não é apenas levar em conta o fluxo de pessoas ou se o ponto físico é barato ou bem localizado.

O melhor ponto vai depender do tipo de produto ou serviço com o qual você trabalha, bem como quem é o seu público-alvo.

Além disso, até sua capacidade de investimento é importante nesta hora. Sua loja pode exigir uma estrutura mais adequada para atender aos clientes.

Enfim, são muitas variáveis, mas que a franqueadora pode auxiliar de forma eficaz.

Conte com o suporte da franqueadora

Um ponto importante para quem investe em uma franquia é o suporte que a franqueadora oferece para várias etapas do negócio. Um destes suportes é na seleção do ponto comercial da nova unidade.

Nesse sentido, é comum a franqueadora fazer um estudo de geomarketing para mapear as melhores áreas.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Esse estudo leva em consideração diversos fatores, e o franqueado deve aproveitar este suporte. Até porque, a franqueadora tem experiência para informar sobre o melhor ponto.

A franqueadora pode ajudar na escolha entre os pontos comerciais que mais chamaram sua atenção. Do mesmo modo, ela pode auxiliar nas tratativas para o aluguel desse espaço.

É comum que franqueadoras tenham um bom trânsito com administradoras de shopping centers e centros comerciais. Isso pode ser um facilitador para que o franqueado consiga um bom contrato de aluguel.

Levando em consideração a força da franqueadora, ela consegue orientar o franqueado de uma maneira mais eficaz.

Enfim, esteja aberto aos suportes da franqueadora, avalie como as indicações dela se encaixam nas suas necessidades. Além disso, busque selecionar a melhor opção.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Analise o público potencial da região

Na escolha do ponto comercial da franquia é necessário analisar o público da região. Bem como conhecer os seus hábitos de consumo, renda, o que buscam e diversos outros detalhes.

Nesse sentido, caso seja uma região que você conheça mais de perto, pode ser mais fácil de analisar esse ponto.

Contudo, caso seja uma região sobre a qual não saiba muito, pode ser interessante contratar algum estudo de geomarketing.

Por exemplo, o público do mercado local pode ser um tipo de consumidor que não seja o ideal para a sua franquia. Seja por conta do preço ou por oferecer um tipo de produto ou serviço pouco compatível com a região.

Do mesmo modo, pode ser uma região de hábitos matutinos. Assim, se a sua franquia tem um tipo de negócio mais voltado para a noite, pode ser melhor buscar outro ponto.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Saiba se existem mais homens ou mulheres, estudantes, pessoas de formação superior ou não etc.

Tudo isso influencia no hábito de consumo dessas pessoas. Por isso, você precisa saber os detalhes para escolher o melhor ponto comercial para a sua franquia.

Entenda a facilidade de acesso

Um local muito distante da maioria do seu público-alvo não parece ser uma boa área para um ponto comercial.

As pessoas devem ter fácil acesso ao local, isso ajuda a reduzir desistências em consultas justamente por conta das longas distâncias.

Seu negócio precisa estar localizado em uma região de fácil acesso para seus clientes.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Pense nos diferentes tipos de clientes na hora de escolher seu ponto comercial. Sua loja é de fácil acesso para pedestres? E para aqueles em veículos?

Se atente para pontos com estacionamento próprio, estacionamentos próximos ou ruas que permitam estacionar perto. Isso facilita o acesso de todos para seu comércio.

Outro fator importante é a visibilidade de sua loja. Evite pontos comerciais em frente a pontos de ônibus, a aglomeração nesse local irá prejudicar a visibilidade de sua loja.

Dependendo do tipo de negócio e dos alvarás e licenças necessários, alguns pontos comerciais podem não ser os mais indicados.

Enfim, tudo precisa ser o mais fácil para o seu consumidor. Afinal, uma dificuldade que seja pode fazer com que seu cliente vá para a concorrência.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Estude a concorrência

A escolha do ponto deve também levar em consideração a localização dos seus possíveis concorrentes. Evite começar seu negócio perto de uma empresa que seja sólida na região e possa tomar seus consumidores.

Busque onde está o maior número de clientes em potencial e que não tenha tantos concorrentes, para que sua franquia possa se destacar.

Porém, ficar longe de concorrentes pode ser uma ótima opção para alguns negócios. Mas para outros, como lojas de móveis, a melhor opção é estar perto deles.

Nesse sentido, esse consumidor não fará uma compra por impulso. É preciso pesquisas e cotações, e a proximidade com demais lojas desse segmento será vantajoso.

Além disso, estude a concorrência para avaliar o que ela oferece que pode ser melhor para você e se adapte de alguma forma. Conhecer bem com quem irá dividir o mercado é muito importante.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Um dos principais motivos pelos quais um negócio deve investir na análise da concorrência é para entender melhor as demandas do mercado. Isso pode impactar na sua escolha do ponto comercial da franquia.

Pesquise por vários imóveis

Além disso, o empreendedor deve pesquisar uma grande quantidade de imóveis que se encaixem nas suas necessidades.

Neste negócio é importante buscar um ponto que se encaixe nas suas necessidades, mas que também atenda a outros quesitos.

Para a escolha do ponto comercial da unidade franqueada é interessante que o empreendedor faça uma boa pesquisa, sem pressa.

Veja imóveis em uma mesma região, mas também amplie suas buscas para outros locais. Você pode se surpreender com oportunidades que podem aparecer.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

A necessidade do negócio é muito variável. Por isso, é fundamental conhecer todas as possibilidades e lembrar-se que o local deve se adequar ao negócio e não o contrário.

Entenda os pontos fortes de cada uma das opções, avalie os valores. Ou ainda se as condições do local estão boas e o dono do local é uma pessoa de bom trato.

Dessa forma, com mais opções para analisar, aumentam suas chances de selecionar o melhor ponto comercial para a nova unidade.

Avalie a necessidade de obras

Entre os pontos para a escolha do ponto comercial está o seu estado atual. O empreendedor deve analisar se o local precisa de muitas reformas para que possa receber o negócio.

Nesse sentido, quase sempre é necessário algum tipo de reforma para adequar o local ao modelo de negócio da franquia. Contudo, nessa hora, você precisa analisar se esta obra seria muito grande e se valeria a pena.

Do mesmo modo, veja entre as opções que pesquisou o imóvel que esteja mais próximo do que você precisa. Assim, não terá que passar por tantas reformas.

Por isso a importância de pesquisar várias opções para que se possa avaliar aqueles pontos que precisam de menos reformas.

Um local que esteja mais próximo do que você precisa também diminui seus custos, com obras menores. Além disso, permite que sua unidade comece a atuar em menos tempo.

Dependendo do tipo de franquia existem reformas que não podem deixar de serem feitas para que se possa conseguir um alvará. Como alguns tipos de encanamentos, por exemplo.

Caso o imóvel já tenha uma estrutura condizente com o que sua franquia precisa, isso facilita o seu processo.

Pondere o preço do aluguel

Um dos pontos mais importantes que o empreendedor deve analisar é o valor do preço do aluguel que irá pagar.

Esse valor precisa ser condizente com o espaço, com a localização e também com o faturamento da unidade.

Não é recomendável que o franqueado escolha um ponto comercial muito caro se seu faturamento esperado não for tão alto.

Alguns negócios faturam menos e, por isso, precisam de uma estrutura mais barata, incluindo o aluguel.

Do mesmo modo, tente negociar junto ao dono. Normalmente, os contratos do ponto de uma franquia são mais longos, e isso pode ser uma forma de diminuir seu valor.

Além disso, analise com a ajuda da franqueadora os valores que as outras unidades pagam para que você possa ter uma base.

Enfim, é mais um ponto que o empreendedor precisa avaliar com cuidado para escolher o local da nova unidade.

No vídeo abaixo temos outras dicas para o passo a passo da escolha do ponto comercial.

Você que ainda não escolheu a franquia, confira uma lista de opções baratas e rentáveis no mercado de franchising.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje