O portal do franqueado é um espaço de grande integração entre a franqueadora e os seus franqueados. Por isso, é necessário que seja completo e fácil de usar, para não dificultar o acesso dos empreendedores.
Além disso, nele costumam ter vários materiais e informações que ajudam no suporte da franquia para o franqueado.
No entanto, normalmente um empreendedor não conhece muito sobre o portal do franqueado antes de assinar contrato com a empresa. Por isso, trazemos aqui algumas informações para você conhecer melhor esta parte do franchising.
O que é o portal do franqueado?
Basicamente, o portal do franqueado é por onde há a maior parte dos contatos entre a franquia e o franqueado. Nele ficam disponíveis materiais de marketing, entre outros suportes dados pela franqueadora.
Cada franqueado possui um login e senha para entrar no portal do franqueado, por isso, é um ambiente exclusivo para os parceiros da franquia.
Já na Circular de Oferta de Franquia o empreendedor tem uma ideia do que irá encontrar neste portal. No entanto, o acesso completo é somente após a assinatura do contrato.
Do mesmo modo, cada franqueado pode aproveitar as ferramentas de suporte da franqueadora. E estas ferramentas são variadas, como mostraremos a seguir.
Saiba o que você encontra no portal do franqueado de uma marca
O portal do franqueado de cada empresa pode ter informações, suportes, entre outras ajudas aos franqueados.
Da mesma forma, várias franquias possuem materiais educativos, como forma de execução dos serviços ou a melhor forma de fazer os produtos da empresa.
Material de apoio para o dia a dia
No portal do franqueado pode ser encontrado muitos manuais para ajudar no trabalho do empreendedor.
Franquias que oferecem serviços podem deixar vídeos ensinando os franqueados a melhor forma de executar o trabalho. Da mesma forma, dicas para alguns cuidados que podem passar despercebidos ao longo do tempo.
Além disso, franquias que oferecem produtos, possuem manuais escritos e muitas vezes vídeos que são suporte aos franqueados para a melhor forma de fabricar o produto.
No portal do franqueado este material é de grande utilidade, principalmente para empreendedores com menos experiência no ramo de atuação.
Sendo assim, são nestes manuais que se encontram as “fórmulas secretas” da franquia, e por isso este material costuma ser de acesso exclusivo para franqueados ou colabores da franquia.
Conteúdos para o marketing da franquia
O marketing da franquia é uma peça importante no desenvolvimento não só da empresa como um todo, mas de cada unidade.
O suporte deste setor de publicidade costuma ser central nas franquias, com profissionais desenvolvendo conteúdos exclusivos. Assim, fazer materiais para redes sociais, panfletos, banners, entre outros, pra ajudar na divulgação da franquia.
As franquias trabalham o marketing de maneiras diferentes. Algumas fazem tudo com um trabalho centralizado, com os materiais padronizados e sendo disponibilizados no portal do franqueado.
Por outro lado, algumas franquias usam o marketing como um suporte, e cada franqueado pode ter conteúdos exclusivos para a sua unidade.
Assim, com estes modelos de trabalho, o franqueado entra no portal e consegue o material necessário para promover a sua unidade.
Contato com a franqueadora
É por meio do portal do franqueado que muitas das franquias fazem contato com os donos das unidades. Seja para passar mudanças na operação, informações importantes de mercado, bem como outros contatos necessários.
Dessa forma, com esta ferramenta, fica mais fácil o diálogo entre franqueados e franquia, evitando atrasos nas informações.
Algumas franquias possuem centenas de franqueados, e ficaria bem difícil passar informações importantes para cada um deles separadamente. Dessa forma, o portal centraliza as ações, facilitando o contato entre as partes.
Com isso, o portal do franqueado ganha importância para reunir em um só lugar diversos materiais de apoio para as unidades.
Espaço para compras
Alguns modelos de negócios das franquias exigem que os franqueados façam as compras dos produtos indicados pela empresa. Dessa forma, mantém-se um padrão nos produtos e serviços de todas as unidades.
Assim, quando a franqueadora vende os insumos, é possível que a loja on-line fique dentro do portal do franqueado. E com isso, facilita as compras para os franqueados, conseguindo melhores preços e conservando o padrão da franquia.
Neste portal, a franqueadora pode disponibilizar embalagens personalizadas da marca, insumos e produtos a serem usados nos serviços prestados pelas unidades.
Assim, mesmo uma unidade no norte do Brasil vai ter o mesmo padrão de unidade da franquia localizada na região sul. E isso é importante para o fortalecimentos da franquia junto aos consumidores.
Suporte também pode ser feito em outras plataformas
Nem sempre as franquias disponibilizam um portal do franqueado com todas estes materiais e opções que citamos acima.
Dessa forma, algumas franqueadoras preferem distribuir o contato do franqueado por várias plataformas, que vão ser específicas para determinado atendimento e assim ter todas as ferramentas necessárias.
Com isso, algumas franquias utilizam mais o Whatsapp como forma de integração com os franqueados, bem como email ou grupos de emails.
Isso é o que acontece com as franquias do grupo Encontre sua Franquia, que são a Fórmula Pizza, Acquazero, Quisto, Suav, Encontre sua Viagem e Mardelle.
No entanto, o importante é ter a certeza de que a franqueadora oferece bons suportes. Assim, se os meios utilizados forem eficientes para atender os franqueados em suas demandas, não fará diferença não ter um portal do franqueado.
Isso pode até ser bom para algumas pessoas, que gostam mais de contatos por telefone ou então por e-mail. Então, estes modelos podem se adaptar aos mais diversos tipos de empreendedores.
Mostramos aqui um pouco sobre esta parte do mercado de franquias. Agora que está por dentro do assunto, escolha a franquia que mais combina com o seu perfil empreendedor e invista.