Anda se perguntando quais as vantagens de abrir uma franquia e quer entender se esse negócio é mesmo para você? Então, você veio ao conteúdo certo! Aqui, vamos lhe explicar sobre o modelo de negócio.
Mas primeiro, você precisa entender que o franchising é um setor promissor para quem quer empreender e ganhar dinheiro. Isso porque ele fatura alto no Brasil. Logo, para se ter uma ideia, apenas em 2023, o setor faturou cerca de R$ 240,6 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,8% comparado com 2022. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Então, para aproveitar a oportunidade de abrir uma franquia, só é importante você conhecer o modelo e escolher bem sua franqueadora. Continue a leitura e saiba mais!
Como funciona o modelo de franquia
Uma franquia funciona como um modelo de negócio em que um empreendedor abre uma nova unidade de uma empresa que já existe. É uma opção de empreendimento que segue o padrão da marca, e então oferece os mesmos serviços e produtos ao consumidor.
A McDonald’s, por exemplo, é uma das franquias mais conhecidas do mercado. Isso porque, as suas unidades vendem os mesmos hambúrgueres e combos. Então, o cliente sabe o que esperar do negócio. Essa é uma das vantagens do franchising, pois o consumidor tem maior confiança na empresa.
Reflita bem: você estaria disposto a experimentar uma marca da qual nunca ouviu falar? Muitos consumidores não estão, e uma franquia ajuda a contornar o problema. Nesse sentido, para que uma franquia funcione, o franqueado, que é o empreendedor, passa pelo treinamento oferecido pela franqueadora. Portanto, aprende a seguir os padrões da empresa e a cuidar da gestão da sua unidade.
A franqueadora também garante suporte ao franqueado. Com dicas para ele administrar o negócio, como fazer o marketing, contratar funcionários etc.
Sendo assim, o processo de desenvolver a unidade de franquia se torna mais simples. Agora que você aprendeu essa parte, para ficar mais por dentro do assunto, separamos alguns prós e contras, ou seja, as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia. Dê o play!
7 vantagens de abrir uma franquia
Abrir uma franquia pode ser uma boa oportunidade para quem deseja empreender com mais segurança. Isso porque, como dito, esse modelo de negócio oferece diversas vantagens, atraindo investidores que buscam uma rede consolidada. Assim, é possível minimizar riscos, comparado a empreender do zero, e aumentar as chances de sucesso.
Nesse sentido, se você está considerando essa opção, é importante entender os principais benefícios que tornam o sistema de franquias tão interessante. Assim, você terá mais clareza para decidir e dar os primeiros passos rumo ao seu negócio próprio. Confira a lista a seguir e conheça as vantagens que fazem toda a diferença nesse mercado.
1. Credibilidade de um negócio já conhecido
Para vender, é preciso conquistar o cliente, mostrar para ele que você tem algo bom a oferecer. Em uma franquia, isso não é necessário. Afinal de contas, como explicamos, se trata de uma nova unidade de um negócio. Significa que a empresa já é conhecida no mercado. Então, transmite confiança ao consumidor.
Mesmo que a loja seja a primeira da cidade, ou o cliente nunca tenha consumido da marca, isso continua valendo. Até porque, o cliente pode pesquisar sobre o negócio e verificar que outros já estão satisfeitos.
2. Plano de negócio estruturado
Na hora de abrir um negócio, é importante desenvolver um planejamento estratégico. Porém, o empreendedor que escolher uma franquia já recebe esse plano pronto.
Nesse caso, você só precisa executar o que a marca determina. Isso porque, todo o modo de fazer da empresa, como cuidar das finanças etc já estará definido e testado pelas outras unidades. Ou seja, uma das vantagens de abrir uma franquia.
3. Menor risco de fracasso
Existem duas razões pelas quais uma franquia é mais segura que um negócio aberto do zero. Primeiro, o risco é menor porque o modelo de negócio está predefinido. Logo, como dito, ele já terá sido testado e corrigido em outras unidades. Dessa maneira, você só precisa executá-lo para ter os resultados previstos.
A segunda razão importante para o risco menor de fracasso é o suporte que a marca oferece. São vários, e eles variam por franquia. Porém, normalmente incluem suporte para operação, jurídico, de marketing e outros.
Os suportes podem ajudar você no seu dia a dia. Ainda, se tiver dúvidas ou problemas, pode recorrer à franqueadora. Então, conseguirá resolver a situação para melhorar o desempenho do seu negócio.
4. Economia de escala
Quando um negócio precisa de fornecedores, ele paga um valor determinado por esses produtos. Agora, se mais de um negócio se une para comprar em maior quantidade, o custo dos produtos diminui.
É essa economia de escala que acontece nas franquias. Como a unidade faz parte de uma rede maior, com várias marcas, o franqueado consegue comprar com um valor mais baixo de seus fornecedores. Então, na hora de vender para o cliente final, sua margem de lucro pode ser maior.
5. Padronização do negócio
Outra das vantagens de uma franquia é que ela será padronizada. Isso facilita executar o trabalho, porque o empreendedor não precisa “inventar” o que fazer. Basta seguir o que já está definido.
Além disso, há o reconhecimento pelo cliente, que já citamos antes. Se o consumidor sabe o que esperar, ele tem mais confiança no negócio e compra com mais facilidade.
6. Autonomia jurídica e financeira
Embora a autonomia não seja completa, o franqueado contará com independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa franqueada terá seu próprio registro empresarial, sendo uma entidade jurídica separada, e todas as operações financeiras serão de responsabilidade exclusiva dessa empresa.
7. Investimento em pesquisa e desenvolvimento
Os custos relacionados à pesquisa e desenvolvimento dos novos produtos ou melhorias já existentes serão assumidos integralmente pelo franqueador, que realizará testes em suas unidades antes de disponibilizá-los para toda a rede.
Agora para complementar o seu estudo sobre as vantagens de abrir franquia, abaixo, selecionamos um vídeo com mais informações sobre esse modelo de negócio, para você conferir. Assista!
Como conseguir capital para abertura de franquia?
Se você chegou até aqui, já sabe quais as vantagens de abrir uma franquia e pode pensar em começar a empreender com o seu próprio negócio. Por outro lado, se você não tem dinheiro para isso nesse momento, saiba que existem formas de conseguir financiar a empresa. Falaremos delas logo abaixo.
Mas antes, vale destacar que existem franquias bastante baratas no mercado. Entre as associadas à ABF, por exemplo, há franquias baratas a partir de R$ 6,7 mil, segundo a própria organização. Agora, confira as dicas que preparamos sobre as opções de crédito para investir em franquias de sucesso.
Crédito privado para franquias
Uma opção para financiar seu negócio é conseguir dinheiro em instituições privadas. Ou seja, nos bancos. Desse modo, com um empréstimo, você poderá pagar pelo início do negócio e ainda ter capital de giro para mantê-lo por um tempo.
Empréstimo com garantia
Para abrir uma franquia, você pode fazer um refinanciamento. Ou seja, um empréstimo com garantia de imóvel, de carro, moto ou outro.
Esse tipo de empréstimo funciona da seguinte forma: primeiro, você precisa ter um bem em seu nome. Então, oferecerá esse bem como garantia de pagamento ao banco. A partir daí, a financeira vai liberar os valores de crédito desejado.
A posse continuará sendo sua, e você poderá usá-la normalmente. Em outras palavras, se você fizer um refinanciamento de imóvel, por exemplo, poderá continuar morando na casa dada como garantia. O banco só vai “tomar” o bem se você deixar as parcelas em aberto.
Então, a dica é planejar o orçamento para conseguir pagar os valores normalmente. Com esse cuidado, não haverá problemas. Sabendo quais as vantagens de abrir uma franquia, você já pode ser sentir mais seguro para abrir seu negócio, não é mesmo?
Porém, lembre-se que é preciso cuidado. Logo, você deve escolher um negócio que combine com o seu perfil empreendedor. Ou seja, com o qual você queira realmente trabalhar. Isso vai ajudar a manter o entusiasmo e a dedicação ao negócio. Esses são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.
Ao longo do texto, você aprendeu como funciona uma franquia e as vantagens de empreender com o seu próprio negócio. Ainda, conferiu dicas de como obter crédito para investir. Agora que está por dentro do assunto, dê o primeiro passo para abrir a sua unidade de sucesso e ganhe dinheiro.
Artigo produzido pela equipe Juros Baixos.