Se você chegou a este texto, deve estar se perguntando: afinal, qual a razão do sucesso das franquias? Essa é uma dúvida comum, já que esse modelo de negócio é apontado como muito mais seguro e cheio de sucesso.
Mas se você pretende abrir um negócio, ainda deve ter dúvidas sobre o assunto. Não seria todo esse sucesso apenas “propaganda” das franqueadoras? Felizmente, a resposta é não.
Para você ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham as portas em até dois anos de operação. No caso das empresas comuns, iniciadas do zero, essa porcentagem sobe para 23% no mesmo período.
São várias as razões para esse sucesso, várias vantagens de abrir uma franquia (para saber mais sobre elas, clique no banner abaixo e acompanhe o ebook).
Mas, basicamente, podemos citar três principais: o plano de negócio da franquia, o suporte da franqueadora e o reconhecimento da marca.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Abaixo, nós falamos mais sobre qual a razão do sucesso das franquias, para te ajudar a tomar a melhor decisão de negócio. Continue lendo!

Qual a razão do sucesso das franquias? Entenda de forma definitiva!
Antes de apresentarmos os pontos que citamos anteriormente, vale a pena destacar o que é uma franquia.
Uma franquia é uma “cópia” de um negócio que já existe, uma nova unidade daquela empresa aberta por empreendedor interessado no ramo.
Neste tipo de negócio, o franqueado pode oferecer exatamente o mesmo que todas as demais unidades da marca. E essa é a base do sistema de franquias: a padronização entre as unidades.
Assim, o usuário tem mais confiança no negócio e garante que aquela seja uma franquia de sucesso.
Dito isso, é hora de apresentarmos os fatores mais decisivos para os bons resultados das franquias. Acompanhe!
O plano de negócio da franquia
Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócios da marca. Ou seja, todo o planejamento de como montar e operar sua unidade, o quê fazer com a empresa.
Esse passo a passo precisa apenas ser seguido pelo franqueado. Assim, ele vai conseguir manter a padronização do negócio e entregar ao consumidor exatamente o que ele espera da marca.
Ter um plano de negócio já estabelecido é uma grande vantagem em relação a negócios independentes.
Veja bem: quando inicia um negócio do zero, o empreendedor precisa descobrir a melhor forma de trabalhar. E mesmo que faça um bom planejamento, ele vai passar por erros e acertos até encontrar o modo mais eficaz.
Enquanto isso, o plano de uma franquia já foi testado em outras unidades. Isso significa que ele foi corrigido quando necessário e que, agora, terá resultados muito mais rápidos e eficazes.
Suporte da franqueadora
Já o suporte oferecido pela franqueadora é feito de diferentes formas. Eles variam conforme a marca de franquia e, por isso, é importante que você leia a COF da marca.
A COF é a Circular de Oferta de Franquia (COF), o documento que traz todas as informações sobre o negócio. Desde o suporte oferecido ao franqueado, até as regras para atuar com a empresa e a sua lista de franqueados.
Em todo o caso, alguns suportes são mais comuns entre as franquias. Começando pelos treinamentos.
É por meio do treinamento oferecido pela franqueadora que o empreendedor aprende a atuar seguindo os padrões da marca. Muitas vezes, a capacitação pode ser feita de modo on-line ou presencial, para o franqueado e toda a sua equipe.

Um segundo suporte muito comum é o de marketing. Por meio dele, o franqueado conta com auxílio para divulgar a sua unidade.
Esse auxílio geralmente inclui materiais para a divulgação, conteúdo para redes sociais, dicas para o marketing on-line e off-line e outros.
Além disso, há o suporte comercial. Em geral, ele funciona para que o franqueado obtenha parcerias comerciais em sua região. Oferecer descontos aos funcionários de outra empresa, por exemplo, pode atraí-los ao seu negócio. Isso pode ser feito por meio de uma parceria comercial.
Há ainda outros suportes comuns mas, como citamos, que vão variar conforme a marca de franquia. Por isso, não se esqueça de estudar a COF da empresa antes de adquirir uma unidade.
Reconhecimento da marca
Outra razão do sucesso das franquias é que esse tipo de negócio é mais facilmente reconhecido pelo consumidor.
Ou seja, o usuário sabe o que ela tem a oferecer, pois entende que aquela unidade vai entregar exatamente o mesmo que as demais. Seja um produto ou um serviço.
Esse reconhecimento cria uma maior segurança de que o cliente receberá o esperado. O que não acontece com negócios independentes. Afinal, novos negócios não possuem um histórico para que o consumidor avalie antes de comprar.
Ao mesmo tempo, ter uma franquia permite que o cliente pesquise primeiro o que outras pessoas acham da marca.
Esse é um dos passos mais comuns na jornada de compra na Era Digital. Segundo pesquisa, 47% dos entrevistados sempre pesquisam na internet antes de comprar em loja física.
Quando o usuário pesquisa por uma marca de franquia, tem acesso a um vasto número de opiniões. Até porque, mesmo que sua unidade seja nova no mercado, a marca de franquia não será.
Aliás, pensando nessa pesquisa feita pelo consumidor, é essencial adquirir uma franquia que tenha boa reputação. Se a marca for malvista no mercado, o usuário encontrará essas críticas e poderá se sentir desestimulado a se tornar um cliente.
Pronto! Agora você já sabe qual a razão do sucesso das franquias e, principalmente, sabe porque é um negócio mais seguro.
Para que você inicie sua empresa sabendo tudo que é importante, assista ao vídeo a seguir.
Depois de saber mais sobre esse modelo de negócio, pode ser o momento de encontrar a melhor franquia para você. Para te ajudar, produzimos um conteúdo com inúmeras opções de marcas para avaliar. Acompanhe: Franquias baratas 2020: opções para lucrar ao investir.