Como a franqueadora pode gerenciar o território do franqueado?

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Foto da mão de uma pessoa segurando um celular com um mapa aberto. Imagem ilustrativa para o texto território do franqueado.
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A exclusividade no território do franqueado pode fazer toda diferença no desempenho das unidades de uma franquia.

Por isso, para entender melhor o que é e como funciona, acompanhe as informações que reunimos a seguir. 

O processo de formatação de uma franquia envolve várias decisões e ajustes que são necessários para que o negócio funcione no novo modelo.

Neste momento, a marca precisa pensar nas melhores soluções para ter unidades bem-sucedidas. 

E uma das questões que a empresa precisa avaliar é a exclusividade territorial, informação que deve estar presente na Circular de Oferta de Franquia (COF) e no Contrato da Franquia.

Ao optar por abrir uma nova unidade, o franqueado precisa estar ciente sobre a sua atuação e relação com outros franqueados. 

Dessa forma, ao planejar transformar sua marca em franquia, você precisa considerar se garantirá ou não o território exclusivo ao franqueado.

Essa prática pode trazer uma série de vantagens tanto para a marca como um todo, as unidades e seus futuros franqueados. 

O que significa exclusividade territorial da franquia?

A exclusividade territorial é uma forma da franqueadora garantir que apenas uma unidade da marca esteja presente em um determinado local.

Ou seja, em uma região que já possui uma franquia, não será possível que outra unidade seja inaugurada. 

Sendo assim, o franqueador saberá que terá a preferência sobre um determinado território. E claro, entenderá quais são os limites quanto à concorrência com as outras unidades da marca. 

Essa restrição no território do franqueado é algo bem comum em redes de franquias.

A marca deve repassar essas informações ao futuro franqueado com antecedência. Porém, não existe uma obrigatoriedade em manter essa exclusividade.

Isso porque, tudo irá depender da própria marca, suas estratégias de expansão e atuação no mercado. Mas é sempre bom lembrar que a prática contém certas vantagens e desvantagens para a franqueadora. 

Portanto, caso a marca deseje estabelecer esses limites regionais, a Lei de Franquias (nº 13.966/2019) prevê que todas as informações sejam repassadas ao futuro franqueado.

Para isso, tudo deve estar claro na COF e no próprio Contrato. 

Homem de blusa azul assinando documentos. Imagem ilustrativa para texto território do franqueado.
O franqueado precisa estar ciente sobre a exclusividade territorial no momento do contrato.

Além disso, a empresa precisa ter muito cuidado para definir essa extensão territorial, pois o processo pode impactar diretamente no crescimento da marca e de seus franqueados.

Logo, vários detalhes precisam ser avaliados para que haja menos riscos para o desenvolvimento da franquia. 

Entenda o que a exclusividade territorial significa para o franqueador

Como mencionamos, manter a exclusividade no território do franqueado não é algo obrigatório e a sua escolha pode depender das estratégias da própria marca. 

Afinal, limitar a região de atuação de uma franquia pode influenciar diretamente no crescimento das unidades e da marca.

Por isso, a escolha de adotar ou não esse posicionamento deve ser feita com muita cautela. 

A primeira grande vantagem, é que a franqueadora poderá ter mais controle sobre a própria concorrência de suas unidades.

Com isso, é possível ter mais disciplina para a rede de franquias, que terão suas áreas de atuação bem limitadas. 

Dessa maneira, as chances de ter competição direta entre as unidades, e até mesmo uma atuação desleal entre elas são menores.

Então, temos uma forma de evitar que os próprios franqueados se prejudiquem e interfiram no desenvolvimento da marca. 

Mas garantir um determinado território de atuação para cada franqueado pode trazer algumas desvantagens.

No caso de áreas muito extensas, o franqueado pode se acomodar e não se preocupar com formas de melhorar os seus serviços e expandir o seu negócio. 

Isso acontece porque, em um local muito amplo e sem concorrentes, os clientes não possuem outra opção de consumo daquela marca.

Ou seja, o franqueado pode não se esforçar muito por saber que os clientes não possuem outra unidade para frequentar. 

Portanto, para o franqueador pode ser uma prática benéfica ou não. Tudo irá depender dos planos de crescimento, da extensão territorial definida e das relações com os franqueados. 

Quais os efeitos para o franqueado?

Já para o franqueado, a exclusividade territorial pode trazer ainda mais segurança na hora de conduzir uma unidade franqueada.

Pois, com isso, ele saberá que não terá concorrentes e poderá dominar o segmento naquele local. 

Homem de roupa preta segurando um celular ao lado de uma janela. Imagem ilustrativa para texto território do franqueado.
Os franqueados podem encontrar várias vantagens da exclusividade territorial.

Assim, sem outras unidades por perto, o franqueado saberá que é a única opção da marca no local, com isso, suas chances de manter os clientes por perto são maiores.

Porém, é sempre importante manter uma boa qualidade de atendimento para que a fidelização seja garantida. 

E claro, com a exclusividade no território do franqueado, os lucros da unidade também podem ser maiores.

Afinal, por ser a única opção, a unidade tende a atrair todos os possíveis clientes e seus ganhos podem ser acima da média. 

Então, o mercado não estará saturado e o franqueado garante ainda mais destaque, alinhando a uma boa administração, mantendo o padrão de qualidade da marca e criando uma relação positiva com os clientes. 

Como gerenciar o território do franqueado?

O primeiro passo necessário para determinar o território do franqueador é fazer um bom estudo de geomarketing para entender os melhores locais para instalação da unidade.

Em seguida, é preciso definir se haverá a exclusividade e como ela será. 

Neste momento, é possível que o franqueado seja o único a atuar em uma determinada região, ou que também tenha preferência para comandar novas unidades naquele local. 

Mas seja qual for o caso, é preciso haver muitas pesquisas e consultas para que as melhores decisões sejam tomadas, levando em consideração o público do lugar e o mercado da região. 

A marca também precisa se atentar às suas próprias estratégias e considerar o que seria melhor para seus objetivos.

Assim, com as unidades em funcionamento, é preciso monitorar os desempenhos, mantendo um diálogo aberto com os franqueados para tentar entender como a exclusividade está sendo interessante na prática. 

Dessa forma, caso haja a necessidade de alteração e ambas as partes, franqueadora e franqueado, estejam de acordo, é possível ter alterações na cláusula de território. 

Foto de duas pessoas consultando e apontando algo em um mapa.
A empresa precisa avaliar com cuidado todos os detalhes para determinar uma exclusividade territorial.

Regras de exclusividade devem ser planejadas na formatação da franquia!

Como foi possível notar ao longo do texto, a exclusividade de território do franqueado traz vantagens e desvantagens para a franquia.

Por isso, optar ou não pela limitação e até decidir como irá funcionar exige todo preparo. 

Sendo assim, como todo o processo de formatação de uma franquia, escolher pela exclusividade territorial exige um planejamento completo.

E para que tudo funcione perfeitamente, a marca precisa contar com uma equipe experiente envolvida nesse planejamento. 

É por isso que, uma consultoria de formatação de franquia é ideal para empresas que desejam adotar esse novo formato de atuação.

Planejamento de estratégias: conte com a NX Franquias

A NX Franquias é uma empresa especializada em franchising e que pode ajudar a sua marca nesse momento. 

O processo de formatação envolve análises de viabilidade financeira e ajustes para se adequar ao formato, além de toda a elaboração dos documentos legais.

Da mesma forma, exige a padronização e formalização dos processos necessários para o funcionamento da unidade. 

E claro, não podemos nos esquecer do planejamento e execução das estratégias de expansão e marketing. 

A equipe da NX Franquias tem a expertise necessária para ajudar marcas nesse processo. Isso porque o grupo tem a experiência prática com mais de 1.000 negócios no Brasil e no mundo. 

Ela conta com um projeto de Feira de Franquias, que trata-se de um encontro presencial, pré-agendado entre franqueadora e empreendedores.

Mas se você já atua como franquia, saiba que a NX Franquias ajuda com consultorias para reformular os processos e fazer os ajustes necessários para a sua empresa. Sempre com uma equipe especializada no assunto. 

Para entender melhor como funciona o processo de formatação de franquias, confira o vídeo que separamos a seguir. 

Você também pode se interessar por mais vídeos estratégicos para a sua empresa ou pelo nosso artigo Formatação de Franquias: conheça a NX Franquias e os projetos para ampliar o seu negócio.

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