7 passos de como montar a sua própria rede de franquias

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Imagem de um homem apontando para uma figura representando círculos de um organograma.
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A empresa que deseja se transformar em uma rede de franquias deve estar atenta para que este processo seja feito da maneira correta.

Muitas marcas tem enxergado no mercado de franchising uma oportunidade de expansão e de fortalecer seu negócio. Mas elas precisam estar preparadas para conseguir êxito neste setor tão concorrido.

Neste texto trazemos algumas informações relevantes para quem deseja montar uma rede de franquias e ainda está amadurecendo a ideia.

Vantagens de montar uma rede de franquias

Algumas empresas expandem seus negócio com a abertura de sucursais, usando investimentos próprio da marca. No entanto, este tipo de crescimento demanda maior capital, além de exigir pessoas de confiança para os novos estabelecimentos.

Por meio de uma rede de franquias, a empresa pode fazer esta expansão de forma que outros empreendedores é que irão investir para a abertura da unidade. Dessa forma, possibilita a abertura de mais lojas ao longo do tempo.

Mesmo que a vantagem seja de menor investimento para a expansão, não significa que a empresa não precise investir para se tornar um negócio viável como franquia. No entanto, o investimento pode ser menor.

Do mesmo modo, a rede de franquias fortalece a marca e faz com que ela possa chegar a regiões distantes da sede da marca. Além de aumentar as vendas dos produtos ou serviços.

Além disso, com a expansão por meio de franchising, a empresa pode conseguir negociar preços mais baixos com fornecedores. Com o aumento da demanda, sua capacidade de compra aumenta e com isso seu poder de negociação.

Apesar destas e outras vantagens, é preciso cautela para este processo de transformar a empresa em uma rede de franquias.

Assim, trazemos algumas dicas para o empreendedor conhecer um pouco mais sobre este processo e analisar se é a hora de sua empresa virar uma rede de franquias. Mas antes, temos abaixo um ebook com dicas para abrir uma franquia de sucesso.

ebook passos abrir franquia sucesso

Saiba como montar sua própria rede de franquias

Até chegar a se tornar uma rede de franquias, a empresa deve passar por um processo complexo. Ela deve fazer uma análise completa de sua estrutura para realizar esta transformação de maneira sólida.

São diversos pontos da estrutura do negócio que precisam ser revistos, reorganizados e adaptados para este modelo, como mostremos aqui.

1. Analise a viabilidade do negócio

Para a empresa se tornar uma rede de franquias, ela deve analisar se o seu negócio é viável para este modelo. Ou seja, se a sua operação pode ser replicada em unidades longe da sede.

Esta análise é feita por meio de um estudo de franqueabilidade, onde se avalia se o negócio da empresa pode passar por esta transformação para o modelo de franquia.

Neste momentos, a empresa deve analisar seu modo de produção ou de serviços, adaptar processos internos e sua estrutura. Assim, saberá se é viável replicar o negócio por meio de franquias.

Do mesmo modo, a empresa pode avaliar se é possível uma gestão da marca, e ainda, se poderá oferecer um modelo de negócio atrativo.

Se o modo de produção exigir uma complexidade alta, pode ser inviável o modelo. Ou então, a empresa terá que manter esta parte do processo de forma centralizada e descentralizar apenas as outras etapas.

2. Avalie a viabilidade financeira da empresa

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Em alguns casos, as empresas que passam por dificuldades financeiras resolvem investir em modelos de franquia para recuperar o caixa. No entanto, esta prática provavelmente tornará o negócio inviável.

A empresa franqueadora deve estar com uma base financeira sólida para poder investir no processo de franqueamento. Ela deve rever processos, gestão do negócio, adaptar algumas etapas para torna-las mais baratas.

Tudo isso que a empresa deve fazer exige capital, para que só depois de se formatar de maneira sólida o negócio possa ser oferecido a empreendedores.

Imagem de uma pessoa regando uma planta em forma de cifrão. Imagem ilustrativa texto rede de franquias.
A saúde financeira da empresa é determinante para o sucesso do negócio.

Da mesma forma, a empresa precisa avaliar se todo este processo vale a pena financeiramente, se haverá retorno suficiente para todas as partes.

Não basta que o negócio seja lucrativo para a empresa, mas também para os futuros franqueados que investirão no negócio.

Afinal, se o negócio não for viável para os franqueados, será difícil conseguir vender a rede de franquias para os empreendedores.

3. Elabore os documentos legais

A formatação de uma empresa em franquias passa também pela parte burocrática, que envolve alguns documentos legais.

Primeiramente, a empresa deve proteger sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Assim, ela terá uso exclusivo de sua identidade frente o público.

Da mesma forma, a empresa deve proteger etapas da produção que possuem alguma inovação ou know how exclusivo.

Esta etapa é importante, pois diversos conhecimentos internos serão repassados para franqueados, que poderão se apoderar deles sem a devida proteção da marca. E com isso, usar tais conhecimentos para benefício próprio.

No mercado de franquias, outro documento importante é a Circular de Oferta de Franquias (COF), que deve ser elaborada pela franqueadora.

No documento, que é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), deve constar informações importantes. Assim, precisa ter o balanço financeiro da empresa, os direitos e deveres das partes, bem como os investimentos necessários para cada unidade franqueada.

4. Estabeleça o padrão de produtos e processos

Assim como falamos anteriormente, a empresa que quer se tornar uma rede de franquias deve organizar seu negócio para este modelo. E isso passa por estabelecer um padrão de produtos e processos.

Esta padronização é a base do negócio de franquias e é fundamental para que a empresa possa se expandir para o maior número de unidades possível.

A rede de franquias deve poder repassar aos futuros franqueados de maneira simples todos os aspectos da operação. Com isso, mesmo sem expertise ou conhecimentos técnicos, eles podem replicar os métodos em suas unidades.

No processo de formatação de franquias, a empresa deve também elaborar manuais de operação para facilitar a disseminação destas informações.

Como resultado, cada unidade poderá aplicar o modo de produção mesmo estando longe da sede da empresa.

Imagem de uma lupa sobre um livro. Imagem ilustrativa de texto rede de franquias.
A padronização dos processos pode ser feita por meio de manuais e treinamentos.

5. Prepare treinamentos para franqueados

Da mesma forma que a empresa deve elaborar manuais para suas operações, deve também ter treinamentos para os franqueados.

Alguns modelos de negócios exigem do empreendedor alguns conhecimentos do modo de fazer da empresa.

Por isso, muitas marcas possuem uma “Universidade” para reunir todo o conhecimento do negócio e repassar aos colaboradores.

Além disso, existem também treinamentos para que o empreendedor se familiarize com o setor de atuação. Assim, no segmento de alimentação, pode haver um treinamento para melhor acondicionar os insumos ou como preparar os produtos.

Nesse sentido, a empresa também pode treinar seu franqueados para a melhor execução dos serviços da marca, bem como auxiliar na gestão do negócio.

Afinal de contas, estes treinamentos são importantes para que as unidades sigam o padrão da marca de maneira qualificada.

6. Realize o marketing para expansão

Uma rede de franquias para se destacar no concorrido mercado de franchising deve investir no marketing da empresa. É ainda mais importante se a marca está começando neste segmento.

Neste trabalho a empresa deve trabalhar o marketing em dois viés. Primeiramente, mostrar para os seus clientes que a marca ainda é a mesma, que os produtos e serviços são os mesmo com os quais estão acostumados, ou até melhores.

Assim, a rede fortalece ainda mais seu posicionamento no mercado, e dessa forma, atrai olhares também dos empreendedores. E agora, neste segundo passo, deve fazer sua propaganda buscando investidores para as novas unidades.

Nesse sentido, fazer o marketing voltado para empreendedores que querem ser donos do próprio negócio. Mostrando para eles a rentabilidade e qualidade da rede de franquias que está surgindo.

E este marketing deve ser voltado para diferentes meios de comunicação, principalmente internet e mídias sociais.

Imagem da uma tela com vários ícones de redes sociais. Imagem ilustrativa de texto redes de franquias.
O marketing on-line é uma das ferramentas de divulgação de novas redes de franquias.

7. Venda as franquias

Além de um marketing atrativo, a empresa também deve correr atrás dos empreendedores por meio de feiras virtuais ou presenciais de franquias.

A venda das franquias pode ser feita diretamente pela empresa ou por meio de alguma consultoria especializada.

Da mesma forma, a internet é um poderoso meio de vendas, e deve-se levar em consideração o seu alcance. Por isso, um bom site da marca é um dos suportes para este momento de comercialização.

Consultoria para montar franquia: vale a pena?

Conforme falamos, este processo de transformação da empresa em uma rede de franquias é complexo e precisa ser bem feito.

Para isso, existem algumas consultorias especializadas, que podem tornar este trabalho mais fácil e eficiente. Isso porque a empresa já está mais acostumada a detectar falhar no processo e gargalos que podem influenciar o modelo de negócio.

Da mesma forma, a consultoria pode repassar as mudanças na gestão necessárias para que o modelo de franchising da marca seja um sucesso. Além, é claro, de auxílios para um trabalho de marketing direcionado e atrativo para novos franqueados.

Este trabalho é fundamental para que nenhuma etapa deste processo seja defeituosa, o que pode impactar negativamente a marca no futuro. Com uma consultoria, antes do lançamento da franquia, já é possível detectar inconsistências.

Além de todas as dicas acima, temos também um vídeo com informações de como transformar sua empresa em uma rede de franquias.

Conheça a Formatação de Franquias da NX Franquias

Umas destas consultorias para formatação de franquias é a NX Franquias, especializada também na expansão de marcas.

A empresa pode auxiliar a empresa neste processo de transformação de seu modelo de negócios. E para isso, possui dentro da consultoria diversos projetos e setores especializados.

Para a formatação em si, incluindo a análise de franqueabilidade e os documentos necessários, a NX Franquias conta com a FXF.

Para a expansão da marca, a empresa trabalha em duas frentes. Uma, por meio de feiras, e a NX Franquias possui dois projetos para isso.

Um deles é a Feira Virtual de Franquias, que acontece on-line durante o ano. Por outro lado, também conta com a B2B, que é uma feira presencial, com encontros pré-agendados entre franqueadora e investidores.

Estes projetos ajudam a divulgar e conseguir novos franqueados para a marca. E para reforçar a divulgação, a NX Franquias conta com Portal Top Franquias, com produção de conteúdos voltados para o empreendedorismo.

Da mesma forma, conta com o canal Henrique Mol no YouTube, onde o empresário divulga redes de franquias, bem como dicas para empreendedores e franqueados.

Vale lembrar que Henrique Mol também é o presidente do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil, com mais de 1000 franqueados com unidades em operação.

Toda essa expertise é usada para formatar a empresa de maneira sólida e para que seja um projeto atrativo para novos investidores.

Caso tenha se interessado, entre em contato com a NX Franquias e conheça um pouco mais sobre o trabalho. Assim, fica mais fácil decidir se é o momento ou não de transformar sua empresa em uma franquia.

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