Segmentos de franquias com baixo investimento: 11 nichos para você abrir seu negócio

Por
em
Imagem de três pilhas de moedas perto de uma calculadora. Imagem ilustrativa texto segmentos de franquias com baixo investimento.
Advertisement

O empreendedor deve ficar atento aos melhores segmentos de franquias com baixo investimento para escolher bem onde abrir seu novo negócio.

Com 11 segmentos diferentes, o mercado de franchising mostra ótimos sinais de recuperação. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), este mercado faturou mais de R$ 41 bilhões no segundo trimestre de 2021.

Contudo, o empreendedor deve estar atento para escolher um dos bons nichos que podem trazer resultados melhores ou um crescimento mais sólido.

Melhores segmentos de franquias com baixo investimento

O segmento de franchising possui diversos tipos de negócios para investir e ganhar dinheiro. Você pode investir em uma franquia de loja virtual ou em marcas que oferecem serviços variados.

Por ser um mercado amplo, o franchising apresenta um grande faturamento, mesmo em épocas de crises econômicas.

Para se ter uma ideia, o faturamento do franchising em 2020 foi de mais de R$ 167 bilhões de acordo com a ABF. Mesmo abaixo das expectativas, é um valor significativo e por isso, merece a atenção dos empreendedores.

E ainda, o mercado conta com segmentos de franquias com baixo investimento, o que é um facilitador para os empreendedores sem muito capital para investir.

Do mesmo modo, as franquias apresentam menos riscos, pois o investidor sabe quanto terá de gastar para implementação do negócio. Esses valores são informados por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Dessa forma, os empresários podem pegar aquela pequena reserva de dinheiro para iniciar o seu próprio negócio.

Imagem de várias moedas de 10 centavos. Imagem ilustrativa texto segmentos de franquias com baixo investimento.
Com pouco dinheiro é possível ser dono do próprio negócio.

1. Acquazero

A Acquazero atua no mercado de Serviços Automotivos e é uma boa opção de segmento para aproveitar. Isso porque, atualmente são mais de 38 milhões de carros em circulação no Brasil, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Outro ponto interessante para o empreendedor investir na Acquazero é o seu modelo de negócio enxuto.

Nesse sentido, dos seis modelos de negócios da franquia, três deles são em home office. Assim, o franqueado leva até os clientes todos os cuidados necessários para o carro.

Da mesma forma, isso diminui os custos de manutenção do negócio e oferece maior flexibilidade de horário de trabalho.

Uma das vantagens da Acquazero, é que a franquia trabalha com serviços ecologicamente sustentáveis. Ela utiliza produtos biodegradáveis para fazer a limpeza dos veículos, por exemplo.

Do mesmo modo, vários serviços são feitos com uma pequena quantidade de água. Por exemplo, a limpeza ecológica limpa o carro por fora usando apenas 300 ml de água, bem diferente dos 300 litros utilizados no mesmo serviços prestados por lava jatos comuns.

Outro ponto de destaque, mas agora para os franqueados, são os treinamentos oferecidos pela franqueadora para a execução dos serviços.

Como são muitas opções, os materiais de treinamento ficam disponíveis no portal do franqueado para que eles possam consultar sempre que tiverem dúvidas de como realizar determinado serviço.

Ainda, a franquia possui um aplicativo próprio para facilitar a contratação dos serviços pelos clientes, que agendam horário com a unidade mais próxima da sua residência.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre a Acquazero e seu modelo de negócio.

2. Quisto

Advertisement

A rede Quisto é uma corretora de Seguros trabalha com diversos produtos e serviços para seus clientes. O setor de seguros faturou R$ 12,7 bilhões em junho de 2021, 20,2% mais que no mesmo mês de 2020 segundo o Boletim IRB+Mercado.

Para se ter uma ideia, a rede possui mais de 100 possibilidades de contratos. Entre eles, seguros de vida e outros bens, empréstimo e crédito consignados, financiamento, entre outros.

Entre as diversas soluções financeiras no catálogo da Quisto, estão o financiamento de automóveis, empréstimo com garantia de imóvel, rastreamento veicular, financiamento imobiliário, entre outros.

Além disso, a Quisto possui parceria com as maiores seguradoras do mundo como Allianz, Unimed, Zurich, Mapfre, entre outras.

Nesse sentido, é um modelo de negócio simples, que permite que o empreendedor trabalhe em casa e esteja junto da família.

De acordo com o diretor da Quisto, Henrique Mol, além da flexibilidade de horário, o franqueado ainda pode investir em um setor específico de seguros, para direcionar sua captação de clientes de forma mais eficiente.

Ainda, a franquia apresenta aos franqueados diversas vantagens. Por exemplo, um software exclusivo que faz mais de 20 cotações para um mesmo contrato.

Ademais, a Quisto apresenta uma política de comissionamento atrativa, com valores interessantes para os empreendedores.

Do mesmo modo, o franqueado não precisa ter licença de corretor para atuar com a Quisto nos dois primeiros anos do empreendimento. Assim, terá tempo para avaliar se é este o mercado que deseja seguir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

3. Eurodata

A rede Eurodata é uma franquia de cursos profissionalizantes de inglês e para concursos. Fundada em 1995, a empresa entrou para o franchising no ano de 1999. Cada unidade franqueada está apta para oferecer todos os cursos da marca.

Imagem de uma mulher sentada em uma escadaria com um done de ouvido e um computador no colo.  Imagem ilustrativa texto segmentos de franquias com baixo investimento.
O setor de Educação online está em alta no mercado

A procura por cursos on-line aumentou durante a pandemia nas plataformas de hospedagem desse tipo de conteúdo. A Hotmart, por exemplo, cresceu no volume de novas compras em 161% entre maio de 2019 e o mesmo mês em 2020.

Além disso, a Eurodata oferece para seus alunos cursos presenciais e aulas online. Assim, o franqueado conta com suporte pedagógico, administrativo e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 4 meses

4. Taki

O aplicativo Taki é uma ferramenta de delivery voltada para os mais variados tipos de estabelecimentos como farmácias, lanchonetes, restaurantes, pet shop, entre outros.

Segundo levantamento da Statista (empresa especializada em dados de mercado e consumidores), o Brasil está em primeiro lugar na América Latina em consumo por delivery. O País foi responsável por quase metade dos números do delivery, 48,77%.

Além disso, o setor de entregas é um dos segmentos de franquias com baixo investimento e a franquia Taki está presente em 21 estados com mais de 100 franqueados.

Além disso, a rede conta com dois modelos de negócios, a franquia Nano e a franquia Premium.

  • Investimento inicial: R$ 11.417,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 27,5 mil
  • Prazo de retorno: até 12 meses

5. Smart Spa

O segmento de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar faturou mais de R$ 35 bilhões em 2020 de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). E em 2021 o setor recebeu mais de R$ 18 bilhões nos primeiros dois trimestres.

Uma das franquias neste setor é a Smart Spa, especializada em tratamentos estéticos corporais e faciais diferenciados.

A marca trabalha com técnicas de estética associadas à cosmetologia de resultados, utilizando vários tipos de óleos para as massagens.

Por fim, a marca também oferece um aplicativo próprio para marcação de horário, o que facilita a vida dos franqueados e também dos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
Imagem de uma mulher fazendo um tratamento estético com o rosto cheio de creme.  Imagem ilustrativa texto segmentos de franquias com baixo investimento.
O segmento de beleza possui modelos de negócios de baixo investimento.

6. Brasil Nutri Shop

Um dos segmentos de franquias com baixo investimento, é o de lojas virtuais e uma das opções é a Brasil Nutri Shop.

A rede trabalha com suplementos alimentares e produtos fitness voltados principalmente para academias e aos adeptos da vida saudável.

De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior.

Nesse sentido, a Brasil Nutri Shop trabalha por meio do seu site, onde o franqueado não precisa ter estoque para realizar a venda.

Dessa forma, ele trabalha com o comércio eletrônico de produtos entregues diretamente pela empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

7. Upcharger

Um levantamento feito pela consultoria Newzoo mostra que, atualmente, o Brasil tem aproximadamente 109 milhões de usuários de smartphones.

Sendo assim, uma das opções de marcas em segmentos de franquias com baixo investimento é a Upcharger. Seu modelo trabalha com totens para recarga de celular que vinculam propagandas.

A franquia vende o espaço para as empresas e faz parceria com estabelecimentos para disponibilizar seus recarregadores para os clientes.

No modelo home office da franquia, o franqueado realiza a captação de clientes para anunciar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

8. CNA

A franquia CNA é uma das maiores franquias de Educação, voltado principalmente para o ensino dos idiomas inglês e espanhol.

A busca por cursos de idiomas na modalidade EAD cresceu 59% em 2020 em comparação aos anos anteriores. Por isso, é um dos segmentos de franquias com baixo investimento ideal para investir.

A rede trabalha com aulas online e presenciais e possui unidades espalhadas por todo o Brasil. Ao franqueados, os modelos são instalados de acordo com tamanho da cidade de atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 95 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 48 meses
Imagem de uma criança em uma mesa assistindo aula online.  Imagem ilustrativa texto segmentos de franquias com baixo investimento.
É possível iniciar uma escola de inglês com um baixo investimento inicial.

9. Hyperbox

Entre os mercados que conseguiram prosperar mesmo diante da pandemia e de todos os problemas econômicos causados por ela, está o de games.

No Brasil, plataformas e consoles de jogos cresceram 140% em 2020 ante 2019 segundo um estudo feito pela bandeira de cartões Visa.

Sendo assim, a franquia Hyperbox oferece equipamentos de imersão com jogos virtuais e outras experiências, como montanhas russas, simuladores e outros jogos.

Além disso, a marca possui o formato de quiosque ou de loja, com foco em shoppings centers. Além disso, o franqueado pode também utilizar os equipamentos em eventos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: 13 meses

10. Mr. Fit

Um dos segmentos de franquias com baixo investimento é o de comidas saudáveis. De acordo com a Euromonitor internacional, o setor cresceu 33% entre 2015 e 2020. E a expectativa é que até 2025 cresça mais 27%.

O mercado de comidas saudáveis é altamente lucrativo, e a franquia Mr. Fit é uma das opções de negócios baratos neste setor.

A franquia trabalha com um amplo cardápio, oferecendo comidas de baixa caloria, um tipo de alimentação cada vez mais atrativa para os consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2 mil a R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 36 meses

11. TFLOW

As vendas de roupas e acessórios para vestir cresceram 265% no primeiro trimestre de 2020 e alcançou um faturamento de R$ 438 milhões, segundo dados do IDC publicados na Mobile Time.

Uma das marcas para atuar neste segmento é a rede TFLOW, especializada em roupas masculinas e femininas voltadas para diferentes perfis.

Atualmente, a franquia conta com 90 unidades ativas pelo país e mais de 120 unidades em expansão.

Ainda, aTFlow possui três modelos de negócios, um modelo de quiosques padronizados com até 3 funcionários, outro voltado para loja física e o Franqueado Ouro, que trabalha com o modelo de vendas diretas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

O mercado de franchising é amplo, com diversos segmentos de franquias com baixo investimento. Contudo, é necessário ter atenção na hora de investir em uma marca para que você possa fazer a melhor opção.

Dessa forma, aproveite o nosso conteúdo com dicas de como escolher a franquia ideal para o seu perfil, clicando aqui.

Ao optar por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não se decidiu e está com dúvidas, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar neste processo. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em NOVEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement