Mais um ano começou trazendo novas chances de negócio. Por isso, neste texto você vai conferir as principais tendências para empreender em 2025 e lucrar muito.
Mas primeiro, você sabia que seis a cada dez brasileiros têm o sonho de empreender com o próprio negócio? Logo, esses dados mostram que as pessoas desejam mudar de vida, não terem chefe e ganhar mais.
De acordo com o Sebrae, além de áreas em destaque no mercado, alguns valores são tendências para empreender em 2025. Por exemplo, a transparência, humanização, diversidade, inclusão e digitalização.
Ou seja, é preciso trabalhar o ambiente da empresa e a mensagem que ela pretende passar para o público. Assim, empreender se torna uma atividade com propósito não somente financeiro. Continue a leitura e saiba mais!
Melhores tendências para empreender em 2025
Empreender exige adaptação e visão de futuro. Em 2025, as tendências de negócios prometem transformar diversos mercados, criando oportunidades lucrativas para quem está preparado. Com o avanço da tecnologia e mudanças no comportamento dos consumidores, identificar as melhores estratégias pode garantir o sucesso do seu empreendimento.
A seguir, reunimos as melhores tendências para empreender esse ano, destacando inovações e setores em alta. Se você busca ideias para começar ou expandir seu negócio, vale a pena conferir o que está por vir. Agora que você já sabe algumas microtendências (valores), confira as áreas rentáveis que são tendências para empreender em 2025.
1. Ramo de limpeza
Com a pandemia, a preocupação das pessoas com higiene pessoal e limpeza de ambientes cresceu. Assim, uma das tendências para empreender que se manteve é o ramo de limpeza.
Tanto a oferta de produtos, como de serviços, de higienização tiveram crescimento desde 2020. De acordo com uma pesquisa encomendada pela SC Johnson, 60% dos entrevistados mudou os hábitos de higiene.
Além disso, 70% das pessoas com filhos menores de 18 anos aumentaram as práticas de desinfecção residencial. Assim, produtos como álcool e desinfetantes tiveram um crescimento de até 80% nas vendas.
Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), os serviços de limpeza também apresentaram expansão. Principalmente às empresas terceirizadas que prestam serviços de higienização e desinfecção.
Neste cenário, empreender no segmento da Limpeza pode ser uma boa opção mesmo com a superação da pandemia. Afinal, os hábitos adquiridos durante ela, se mantiveram.
2. Setor de Alimentação
O setor de Alimentação é considerado por muitos especialistas como imune à crise. De fato, serviços e produtos alimentares cresceram, mas muitas mudanças foram observadas.
Esta indústria teve um faturamento de R$ 1,161 trilhão. Ou seja, 7,2% maior em 2023, do que nem 2022. Um número positivo para quem pensa em investir na área. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
Mas o verdadeiro crescimento do setor de Alimentação ocorreu na área do food service. Ou seja, serviços relacionados ao momento das refeições, incluindo pedidos de delivery e alimentação fora de casa.
Em 2024, a projeção é que esse número alcance 30% com os gastos totais dos brasileiros com alimentação. A pesquisa foi feita pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
3. Loja virtual (e-commerce)
Outra tendência para empreender em 2025 é o e-commerce. Isso porque, muitas pessoas optam pelo o online na hora de comprar o que precisam.
De acordo com uma pesquisa , apenas nos três primeiros meses de 2021 já foi possível perceber um aumento de 72% no faturamento. No mesmo período, o volume de vendas foi 57% maior do que em 2019, muito influenciado pela pandemia. Por outro lado a tendência se manteve.
Logo, além da possibilidade de comprar sem sair de casa, o formato e-commerce também é vantajoso para os empreendedores. Desse modo, é possível vender para um público-alvo amplo, com um investimento menor e sem as burocracias que uma loja física demanda.
Portanto, um número cada vez maior de lojas estão migrando para o formato online ou híbrido. Ainda é válido reforlar que o e-commerce no Brasil apresentou um crescimento constante desde 2015, consolidando-se como um dos negócios mais lucrativos.
Em 2023, o setor movimentou R$ 196,1 bilhões, representando um aumento de 4,8% em comparação ao ano anterior. Já no primeiro semestre de 2024, o faturamento atingiu R$ 160,3 bilhões, reforçando sua posição como um dos negócios para ganhar dinheiro em 2025.
Ou seja, investir em e-commerce é uma necessidade de empreendimentos independente da área e não mais uma opção.
4. Marketing Digital
Com o crescimento das vendas online e uma concorrência cada vez maior, muitas empresas têm buscado ferramentas para se destacar. Assim, o marketing digital se torna um meio de posicionar marcas no universo online e fechar vendas.
No primeiro semestre de 2021, os gastos com anúncios digitais cresceram 68% na América Latina, de acordo com um relatório. Isso porque, o alcance das publicações de forma orgânica já não é suficiente.
Outra estatística interessante apresentada pela pesquisa foi sobre a influência das mídias sociais na jornada de compra do cliente. Ou seja, os usuários das redes sociais digitais pesquisam, descobrem e compram sem sair das plataformas.
De acordo com especialistas, o marketing digital pode triplicar o faturamento das empresas. Neste sentido, empreendimentos que oferecem serviços de marketing digital fazem parte das tendências para empreender.
O setor de Publicidade Digital no Brasil registrou um faturamento de R$ 35 bilhões em 2023, marcando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
Esses números destacam o potencial de quem deseja entender como empreender com marketing digital. A crescente demanda por estratégias online e a expansão do consumo digital tornam esse mercado uma oportunidade atrativa para empreendedores que buscam resultados expressivos em diferentes nichos.
5. Negócios de Educação
De acordo com uma pesquisa do portal Mercado e Educação, o crescimento do número de alunos em escolas particulares foi de 1,72% por ano, desde 2009. Ou seja, os brasileiros estão mais preocupados com a qualidade da educação de seus filhos.
Além disso, a busca por cursos online em outras áreas foi potencializado nos últimos anos. Por exemplo, segundo um levantamento, a busca por aulas de algum instrumento musical cresceu 50%.
Nesse sentido, a procura por aulas de idiomas cresceu 20% durante a pandemia. Por isso, os negócios de educação são uma tendência para empreender nas mais diversas áreas de atuação.
O setor de Educação no Brasil cresceu 9,7% em 2023, atingindo uma receita de R$ 14 bilhões. Esse avanço ressalta a importância de desenvolver habilidades para empreender em mercados em expansão, como o de cursos e treinamentos.
6. Mercado Pet
Os brasileiros são apaixonados por animais de estimação. A prova disso é que, no ranking mundial, o Brasil é o terceiro maior mercado pet.
O setor no Brasil alcançou um faturamento de R$ 68,7 bilhões em 2023, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), registrando um crescimento de 10,6% em comparação ao ano anterior.
Esses números evidenciam o potencial do mercado para quem busca ideias para empreender. Com o aumento dos cuidados com animais de estimação, investir em produtos e serviços inovadores para pets pode ser uma oportunidade lucrativa e alinhada às tendências de consumo.
Além disso, surgiu uma tendência para empreender, que se trata da humanização dos animais de estimação. Ou seja, produtos especiais, personalizados e com foco em uma vida mais saudável para os bichinhos.
Mas para empreender nesse segmento, não é preciso investir em um espaço físico. Isso porque, o e-commerce corresponde a 4,4% de todo faturamento da área. Assim, é possível notar um nicho ganhando força e pronto para quem quer investir.
7. Saúde e Bem-estar
Serviços de saúde e bem-estar mantêm alta demanda, com crescimento médio anual de 10%, segundo dados. O mercado engloba áreas como terapias alternativas, academias e cuidados com a saúde mental, atraindo empreendedores e investidores.
O setor, no Brasil, registrou um faturamento de R$ 156,7 bilhões em 2023, com um crescimento de 12,7% em comparação com 2022. Desse modo, o país retomou a terceira posição no mercado global de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, reforçando seu destaque internacional.
Esse cenário promissor faz do setor uma das melhores opções de negócios para ganhar dinheiro, especialmente com o aumento da demanda por produtos e/ou serviços que promovam qualidade de vida e autoestima.
Por fim, a tendência reflete o aumento da busca por qualidade de vida e prevenção de doenças. Apostar nesse segmento pode ser uma oportunidade lucrativa.
8. Segmento de Seguros
Em 2021, o mercado de Seguros se mostrou mais uma vez como uma tendência para empreender. Seguindo a linha de anos anteriores, o segmento se recuperou de forma consistente, mesmo com a pandemia.
De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), o mercado de seguros cresceu 19,8% de janeiro a julho de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O setor arrecadou R$ 388,03 bilhões em 2023, com um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Esse desempenho demonstra o potencial de quem deseja empreender em 2025, já que o mercado de seguros continua a se expandir com a busca crescente por proteção financeira.
Investir nesse setor oferece uma oportunidade significativa para quem busca atender à demanda de consumidores cada vez mais conscientes sobre a importância de garantir a segurança de seus bens e saúde.
Além disso, alguns segmentos foram tendências para empreender no período. Mas os seguros de cobertura de pessoas, que incluem vida e previdência, foram os que tiveram maior procura ao longo dos últimos anos.
Segundo a CNSeg, os principais setores do ramo de seguros no Brasil atualmente são: segmento de danos e responsabilidades, com ênfase nos seguros rural, residencial e voltado para empresas. Ou seja, empreender nessas áreas pode ser uma boa oportunidade de lucros.
9. Nicho de Infoprodutos
Infoprodutos, como e-books, cursos online e softwares, dominam o mercado digital. Segundo dados, o setor movimentou R$ 30 bilhões no Brasil em 2023.
Com vendas ilimitadas e entrega online, eliminam custos logísticos. Além disso, o baixo investimento inicial aliado ao alto valor percebido pelos clientes torna os infoprodutos uma opção atrativa para empreendedores.
Agora você conhece as tendências para empreender esse ano. Mas caso não tenha se identificado com nenhum dos mercados que mostramos aqui, no vídeo abaixo, você pode conferir mais alternativas para investir. Acompanhe!
Opções de franquia para você empreender em cada tendência
Entre as tendências para empreender, há uma infinidade de negócios possíveis. Mas para quem busca empreendimentos práticos e com boa lucratividade, as redes de franquia são ideais.
As franquias são empreendimentos com vários benefícios para quem os escolhe. Consequentemente, são investimentos mais seguros, sobretudo para quem quer abrir o primeiro negócio.
Dessa maneira, esses empreendimentos se caracterizam pela transferência know-how. Ou seja, as franqueadoras passam todo o conhecimento, bem como um plano de negócio já testado para os novos investidores, o que facilita muito o processo.
Sem contar que é possível conferir todas as informações sobre o empreendimento antes de fechar o contrato. Basta solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF), que conta com tudo que você precisa saber sobre seu futuro negócio.
Agora, que você conhece as principais tendências do mercado, confira abaixo algumas opções de franquias. Assim, você pode escolher em qual empreender ainda em 2025. Acompanhe!

Ao longo do texto, você descobriu as opções de franquias para empreender. Agora que está por dentro do assunto, pode escolher a marca que mais combina com o seu perfil empreendedor e dar o pontapé inicial para abrir o seu negócio e ganhar dinheiro.