O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » 7 tendências para empreender que estão em alta, para você lucrar

7 tendências para empreender que estão em alta, para você lucrar

Sumário

Mais um ano começou trazendo novas chances de negócio. Por isso, neste texto você vai conferir as principais tendências para empreender em 2022 e lucrar muito.

De acordo com o Sebrae, além de áreas em destaque, alguns valores são tendências para empreender em 2022. Por exemplo, a transparência, humanização, diversidade, inclusão e digitalização.

Ou seja, além de algumas áreas em destaque, é preciso trabalhar o ambiente da empresa e a mensagem que a mesma pretende passar para o público. Assim, empreender se torna uma atividade com propósito não somente financeiro.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Melhores tendências para empreender em 2022

Agora que você já sabe algumas microtendências (valores), confira as áreas rentáveis que são tendências para empreender em 2022.

1. Ramo de limpeza 

Com a pandemia, a preocupação das pessoas com higiene pessoal e limpeza de ambientes cresceu. Assim, uma das tendências para empreender em 2022 é o ramo de limpeza.

Tanto a oferta de produtos, como de serviços, de higienização tiveram crescimento desde 2020. De acordo com uma pesquisa encomendada pela SC Johnson, 60% dos entrevistados mudou os hábitos de higiene.

Além disso, 70% das pessoas com filhos menores de 18 anos aumentaram as práticas de desinfecção residencial. Assim, produtos como álcool e desinfetantes tiveram um crescimento de até 80% nas vendas.

Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), os serviços de limpeza também apresentaram expansão. Principalmente às empresas terceirizadas que prestam serviços de higienização e desinfecção.

Neste cenário, empreender no segmento da Limpeza pode ser uma boa opção mesmo com a diminuição nas restrições. Afinal, os hábitos adquiridos durante a pandemia tendem a se manter.

2. Alimentação

O setor de Alimentação é considerado por muitos especialistas como imune à crise. De fato, serviços e produtos alimentares cresceram, mas muitas mudanças foram observadas.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!
Pessoa segurando um sanduíche com batatas fritas. Ilustração do texto sobre tendências para empreender.
O setor de alimentação é uma tendência para abrir uma empresa.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), esta indústria teve um faturamento 12,8% maior em 2020, do que no ano anterior. Um número positivo para quem pensa em investir na área.

Mas o verdadeiro crescimento do setor de alimentação ocorreu na área do food service. Ou seja, serviços relacionados ao momento das refeições, incluindo pedidos de delivery e alimentação fora de casa.

De acordo com a pesquisa Brasil Food Trends 2020, 27% dos brasileiros consumiram mais em restaurante por quilo; 19% em lanchonetes fast food; 18% em restaurantes a la carte; 18% em padarias e 11% em bares.

Por sua vez, o delivery se mostrou como uma opção mais viável em tempos de isolamento social. Segundo uma pesquisa do Euromonitor, entre 2020 e 2021, os pedidos de comida cresceram 20%.

3. Loja virtual (e-commerce) 

Outra tendência para empreender em 2022 é o e-commerce. Isso porque, diante do comércio fechado, muitas pessoas correram para o online para comprar o que precisavam.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

De acordo com uma pesquisa da Neotrust, apenas nos três primeiros meses de 2021 já foi possível perceber um aumento de 72% no faturamento. No mesmo período, o volume de vendas foi 57% maior do que em 2019.

Além da possibilidade de comprar sem sair de casa, o formato e-commerce também é vantajoso para os empreendedores. Logo, é possível vender para um público-alvo amplo, com um investimento menor e sem as burocracias que uma loja física demanda.

Portanto, um número cada vez maior de lojas estão migrando para o formato online ou híbrido. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), de março a setembro de 2020, 135 mil lojas online foram abertas no país.

Ou seja, investir em e-commerce é uma necessidade de empreendimentos independente da área e não mais uma opção.

Pessoa usando um computador e clicando na tela do tablet. Ilustração do texto sobre tendências para empreender.
As vendas online bateram recordes durante a pandemia e são uma das oportunidades de negócios.

4. Marketing digital

Com o crescimento das vendas online e uma concorrência cada vez maior, muitas empresas têm buscado ferramentas para se destacar. Assim, o marketing digital se torna uma forma de posicionar marcas no universo online e fechar vendas.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

De acordo com um relatório da Socialbakers, no primeiro semestre de 2021, os gastos com anúncios digitais cresceram 68% na América Latina. Isso porque, o alcance das publicações de forma orgânica já não é suficiente.

Outra estatística interessante apresentada pela pesquisa foi sobre a influência das mídias sociais na jornada de compra do cliente. Ou seja, os usuários das redes pesquisam, descobrem e compram sem sair das plataformas.

De acordo com especialistas, o marketing digital pode triplicar o faturamento das empresas. Neste sentido, empreendimentos que oferecem serviços de marketing digital fazem parte das tendências para empreender.

5. Negócios de Educação

Devido à pandemia, muitas coisas mudaram, inclusive o modo como as pessoas aprendem. Seja para passar o tempo, seja para buscar uma melhor qualificação, as pessoas mergulharam de cabeça nos cursos online.

No período de isolamento, muitos alunos ficaram sem atividades remotas por causa da precariedade do ensino público. Assim, uma das tendências para empreender é oferecer cursos e capacitações para preencher essa lacuna deixada pela educação tradicional.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

De acordo com uma pesquisa do portal Mercado e Educação, o crescimento do número de alunos em escolas particulares foi de 1,72% por ano, desde 2009. Ou seja, os brasileiros estão mais preocupados com a qualidade da educação de seus filhos.

Além disso, a pandemia potencializou a busca por cursos online em outras áreas. Segundo um levantamento da plataforma Getninjas, a busca por aulas de algum instrumento musical cresceu 50%.

Por sua vez, a busca por aulas de idiomas cresceu 20% na pandemia. Por isso, os negócios de educação são uma tendência para empreender nas mais diversas áreas de atuação.

6. Mercado pet

Pessoa segurando a pata de cachorro para cortar as unhas do animal. Ilustração do texto sobre tendências para empreender.
O mercado pet no Brasil é uma das tendências de negócios tanto para pontos físicos, como para serviços online.

Os brasileiros são apaixonados por animais de estimação. A prova disso é que, no ranking mundial, o Brasil é o terceiro maior mercado pet.

A pandemia fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa. Consequentemente, surgiu maior interesse e necessidade de produtos e serviços voltados para os animais de estimação.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Portanto, em 2020, o mercado pet faturou R$ 40,1 bilhões. Esse número representa um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior.

Além disso, surgiu uma tendência para empreender, que se trata da humanização dos animais de estimação. Ou seja, produtos especiais, personalizados e com foco em uma vida mais saudável para os bichinhos.

Mas para empreender nesse segmento, não é preciso investir em um espaço físico. Isso porque, o e-commerce corresponde a 4,4% de todo faturamento da área. Assim, é possível notar um nicho ganhando força e pronto para quem quer investir.

7. Seguros

Em 2021, o mercado de seguros se mostrou mais uma vez como uma tendência para empreender. Seguindo a linha de anos anteriores, o segmento se recuperou de forma consistente, mesmo com a pandemia.

De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), o mercado de seguros cresceu 19,8% de janeiro a julho de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Além disso, alguns segmentos foram tendências para empreender no período. Mas os seguros de cobertura de pessoas, que incluem vida e previdência, foram os que tiveram maior procura ao longo de 2021.

Segundo a CNSeg, os principais setores do ramo de seguros no Brasil atualmente são: segmento de danos e responsabilidades, com ênfase nos seguros rural, residencial e voltado para empresas. Ou seja, empreender nessas áreas pode ser uma boa oportunidade de lucros.

Opções de franquia para você empreender em cada tendência

Homem com um notebook. Ilustração do texto sobre tendências para empreender.
Você pode criar a sua empresa com as várias opções de novos negócios.

Entre as tendências para empreender, há uma infinidade de negócios possíveis. No entanto, para quem busca empreendimentos práticos e com boa lucratividade, as redes de franquia são ideais.

As franquias são empreendimentos que possuem vários benefícios para quem os escolhe. Consequentemente, são investimentos mais seguros, sobretudo para quem quer abrir o primeiro negócio.

Mas além disso, esses empreendimentos se caracterizam pela transferência know-how. Ou seja, as franqueadoras passam todo o conhecimento, bem como um plano de negócios já testado para os novos investidores, o que facilita muito o processo.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Sem contar que é possível conferir todas as informações sobre o empreendimento antes de fechar o contrato. Basta solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF), que conta com tudo que você precisa saber sobre seu futuro negócio.

Agora, confira abaixo algumas opções de franquia em cada tendência para quem quer escolher em qual empreender ainda em 2022.

[raio_x]

Quer saber mais? Então, confira sobre como participar da Feira de Franquia 2022 e entenda como adquirir sua franquia com segurança! Mas se você ainda não decidiu a melhor opção de investimento, leia esse texto: Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

*Informações publicadas em FEVEREIRO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje