O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Trabalhar em casa: ideias de trabalho remoto com negócio próprio

Trabalhar em casa: ideias de trabalho remoto com negócio próprio

Sumário

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Não apenas por oferecer a oportunidade de estar no conforto do lar, mas também por permitir estar próximo das pessoas que ama. Sem contar o baixo valor para empreender em um negócio home office. Para que você possa conhecer as vantagens desse negócio e seus desafios, preparamos o texto a seguir.

Até porque, essa tendência ganhou o gosto de muitos brasileiros. Segundo dados, no Brasil, 81% dos pesquisados sonham em trabalhar de casa. Ainda, estudos revelam que os profissionais em home office têm uma produtividade maior.

Portanto, se você deseja mudar de vida com o seu próprio negócio em casa, um dos melhores empreendimentos são as franquias. Isso porque, oferecem boas oportunidades de investimento.

Assim, são várias opções de baixo custo, inclusive as microfranquias são empreendimentos que exigem um investimento de até R$ 135 mil. Esse cálculo é feito por meio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que considera o valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, multiplicado por três. Continue a leitura!

Por que abrir uma franquia para trabalhar em casa?

Apostar em uma franquia para trabalhar em casa pode trazer diversos benefícios para o empresário que fizer essa escolha.

São possibilidades e conforto que dificilmente você teria em um escritório ou em um espaço físico. A seguir, vamos conhecer um pouco dessas características tão atrativas do negócio. 

Opções baratas de negócio

Abrir uma franquia pode trazer a impressão de ser algo muito mais caro do que realmente é. Essa ideia é passada pelas grandes marcas que conhecemos e que trabalham com modelos de negócio super estruturados. 

Porém, as franquias para trabalhar em casa são bem mais baratas, principalmente por não necessitar de uma estrutura para existir. Se você tiver um computador e acesso à internet, já poderá abrir a sua unidade.

Independência financeira

Com um custo tão baixo para tirar o projeto do papel, abrir franquias home office também permite que você possa conseguir rapidamente a sua tão sonhada independência financeira. Por isso, uma das características desse modelo é oferecer um bom retorno financeiro a curto prazo e grande rentabilidade. 

Franquias têm risco menor de investimento

Devido ao seu formato, onde um terceiro tem o direito de explorar comercialmente uma marca, além de receber todo o suporte e treinamento para ter sucesso, as franquias são considerados empreendimentos de baixo risco. 

Segundo o Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% delas fecham antes de completar dez anos. Enfim, ao comparar os negócios aberto do zero, a diferença é cinco vezes maior, registrando um aumento de 75% no mesmo período. 

Suporte da franqueadora

Um dos fatores que permite uma franquia para trabalhar em casa funcionar com sucesso, é o suporte oferecido pela franqueadora.

Ou seja, durante a validade do contrato, você contará com a ajuda para fazer o projeto se desenvolver da melhor maneira possível. 

Além disso, caso você consiga ter um bom destaque entre as unidades, a empresa também lhe consulta para descobrir o que foi feito e aconselhar outros franqueados. Desse modo, se trata de um processo colaborativo de apoio. 

Reconhecimento da marca pelos consumidores

As franquias são empresas com reconhecimento do público. Assim, ao abrir a sua unidade, a tendência é que logo nos primeiros meses a sua unidade já registre um movimento bem atrativo. Portanto, é algo completamente diferente de quem opta por iniciar uma empresa do zero. 

Treinamentos para atuação com o negócio

Como você entrará em uma rede de franquias, representando uma marca e toda a sua história, nada mais justo que passar pelo aprendizado para não cometer nenhum erro que possa colocar em cheque todos os benefícios que apresentamos até aqui. 

Sendo assim, para entender a importância desse treinamento, funcionam como um trabalho novo. Antes de começar a colocar a mão na massa, você precisa conhecer todo o processo da empresa para que consiga pegar o ritmo e trazer bons resultados. Ou seja, o mesmo acontece com as franquias.

Ideias de franquias para trabalhar em casa

Descubra oportunidades incríveis com nossa lista de ideias de franquias para trabalhar em casa! Se você busca empreender com flexibilidade, conhecer essa lista é essencial.

Abordaremos opções que se adaptam em casa e com a praticidade de gerenciar seu próprio negócio de forma remota. Desde serviços especializados até oportunidades inovadoras, explore as alternativas que podem transformar seu lar em um espaço lucrativo.

Portanto, aproveite a versatilidade do trabalho em casa e encontre a franquia perfeita para você iniciar uma jornada empreendedora de sucesso. Acompanhe!

[raio_x]

Logo mais, confira quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa. Mas antes, entenda o que montar em casa ganhar faturar.

O que montar em casa para ganhar dinheiro?

Montar um negócio em casa é uma opção atrativa para quem busca ganhar dinheiro. Então, identificar a franquia adequada é o primeiro passo.

Logo, avalie suas habilidades e interesses para escolher um setor alinhado ao seu perfil. Depois, pesquise franquias que ofereçam suporte remoto e flexibilidade. Considere também a demanda do mercado local e a viabilidade do modelo em casa.

Além disso, analise as condições contratuais. Mas lembre-se que optar por uma franquia reconhecida no mercado aumenta as chances de sucesso no empreendimento em home office.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Agora que conhece um pouco mais sobre os benefícios de abrir uma franquia para trabalhar em casa, chegou o momento de apresentarmos as vantagens e desvantagens desse modelo de negocio.

Mesmo que pareça algo simples, existem alguns fatores que precisam ser superados para a sua unidade funcionar de maneira correta. Acompanhe! 

Sem tempo gasto no trânsito

Uma das principais vantagens de quem optar por trabalhar em casa é a possibilidade de não precisar perder tempo no trânsito para chegar até o trabalho.

Ou seja, não há motivos para acordar tão cedo e enfrentar uma maratona de horas perdidas no caminho até o escritório ou ter o estresse causado por essa situação tão comum nas grandes cidades. 

Mais tempo com a família

Outro ponto que podemos apresentar como vantagem é poder ficar mais tempo com a família. Como você montará a sua agenda e seus horários, a tendência é que sempre sobre mais tempo para ficar com quem gosta. Providenciar almoços, lanches e até passeios. Legal né?

Trabalho com horário flexível

Nesse tipo de trabalho, como você ficará responsável 100% pela sua demanda, a agenda estará toda a seu encargo.

Somente o franqueado poderá montar os horários, determinar as pausas, o tempo de descanso e até os dias da semana que irá trabalhar. Claro, que tudo isso dependerá da quantidade de clientes que tiver que atender.  

Economia financeira

Entre as grandes vantagens de apostar em uma franquia para trabalhar em casa é a economia que esse empreendimento oferece.

Assim, não será necessário ter gastos com aluguel, reformas, quadro de funcionários, estruturação, entre outros. Isso porque, o franqueado direciona todo o ganho praticamente para si.

Os gastos serão apenas relacionados às taxas para manter o negócio funcionando e o serviço de internet, praticamente. Se não tiver um computador, no máximo as parcelas para adquirir o equipamento.

Queda na produção

Olhando agora para algumas das desvantagens de apostar em uma franquia home office, podemos apontar a queda na produção.

Ainda, o ambiente de casa traz diversas distrações que podem prejudicar o desenvolvimento do seu negócio caso não tenha um bom controle das suas obrigações.

Para evitar isso, é muito importante que consiga montar a sua agenda e a siga à risca. Compartilhe-a com seus familiares ou outras pessoas que moram com você e evite ficar em espaços que possam criar uma tentação como: em frente a televisão, próximo à cama etc. 

Mais tempo gasto com trabalho

Caso você não consiga seguir essa organização, a tendência é que as suas horas de trabalho sejam extensas. Por mais que abrir um negócio seja sinônimo de expediente maior que as tradicionais oito horas da carteira assinada, você precisa conseguir separar os horários para cada função como: gestor, administrador e executor. 

Isolamento social ao trabalhar sozinho

Outra desvantagem de trabalhar em casa é que não terá o contato de outras pessoas de fora do seu ciclo familiar como está acostumado em outros ambientes de trabalho.

Os momentos de distração serão reduzidos e não haverão amigos próximos enquanto operar em home office. Sendo assim, para ter um momento com as amizades precisará planejar bem a sua agenda.

Você está preparado para o home office?

Fique ciente dos desafios que encontrará ao longo da sua jornada como franqueado que trabalha em casa. Para isso, separamos alguns questionamentos para facilitar a sua organização.

Assim, você consegue identificar quais os pontos podem ser melhorados e quais você já tem para dar continuidade ao seu processo de franqueamento no futuro.

Você é organizado?

O primeiro ponto que você precisa responder é o quão organizado é. Aqui não falamos apenas em manter as coisas no lugar ou evitar bagunças, mas sim como lida com suas obrigações no dia a dia. As vezes temos várias coisas para fazer e chega uma hora que só de cabeça, fica difícil lembrar de tudo. 

Caso não tenha a prática de anotar suas obrigações e organizar suas coisas de maneira mais objetiva, comece a fazer esse exercício. Isso porque, será fundamental para que a sua unidade tenha o sucesso esperado. 

Tem automotivação?

A automotivação é com certeza uma das questões mais importantes para qualquer pessoa que irá trabalhar home office. São diversos desafios, como vimos, que podem interferir no processo. Haverá dias bons e ruins, clientes bons e maus, resultados além do esperado ou abaixo. Isso é normal. Portanto, é tão importante ter a meta para cumprir.

Essa simples prática permitirá que você tenha uma ideia do caminho que está seguindo para tomar decisões realmente efetivas para o seu desenvolvimento como empresário. 

Consegue resolver sozinho suas atividades profissionais?

Apesar de ter todo o suporte e treinamentos das franqueadora a sua disposição, você precisa ter a capacidade para resolver as suas pendências.

Nem todos os assuntos devem ser direcionados a franqueadora. É muito importante que consiga tomar as suas próprias decisões e consulte a marca apenas em casos extremos. 

Para isso, uma das características mais importantes do franqueado é ser proativo. Ou seja, enxergar além do horizonte e ter a capacidade de agir antes que algo possa acontecer, visando o bom resultado da ação. 

Tem confiança no seu projeto de negócio?

Todo esse processo não será possível se não tiver confiança no que faz. Não tem como ser proativo, ter confiança nas suas ações, ser organizado e motivado, se não tiver confiança no projeto que está desenvolvendo. 

Assim, busque encontrar aquela marca que mostre para você com clareza, as boas perspectivas do negócio, como poderá ajudar no seu desenvolvimento profissional e o que pode oferecer para isso acontecer. Nesse sentido, estude o setor e as tendências do segmento. 

A franqueadora vai prestar o suporte necessário?

Por mais que tenhamos falado anteriormente de conhecer a franqueadora e o suporte prestado, nem todas as empresas oferecem ajuda em todos os casos.

Cada uma trabalha de uma maneira diferente, até porque as marcas não são iguais. Podem haver aquelas que vão ajudar você em questões de gestão e outras que não. 

Leve em consideração esses pontos antes de tomar a sua decisão final. Essas informações podem ser encontradas na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante que mostrará todas as questões que envolvem o negócio. 

Passo a passo para abrir a sua franquia

Primeiramente, entre em contato com a marca desejada e obtenha informações detalhadas sobre o negócio. Em seguida, analise cuidadosamente o modelo de franquia, avalie sua viabilidade e alinhamento com seus objetivos empreendedores. Como dito, a COF fornece dados importantes sobre a empresa. Sendo assim, merece uma avaliação minuciosa.

Depois, planeje suas finanças, considere não apenas o investimento inicial, mas também as despesas operacionais. Durante as negociações com a franqueadora, esclareça dúvidas e alinhe expectativas para uma parceria sólida. Após análise criteriosa, realize o investimento na franquia escolhida, pois essa etapa marca o início de uma jornada empreendedora planejada estrategicamente.

Vimos ao longo do texto as vantagens e desvantagens de apostar num empreendimento voltado para o home office. Embora pareça simples, existem alguns desafios que precisam ser cumpridos para que o sucesso venha de maneira natural e sem grandes problemas. Agora que está por dentro do assunto, empreenda com a sua franquia e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje