Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados? Neste texto, você vai aprender tudo sobre o assunto.
Antes de mais nada, saiba que os números do setor são promissores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023 o segmento de Franchising apresentou um crescimento de 13,8% comparado com 2022.
Portanto, optar por um modelo de franquias pode ser a escolha certa para ter o seu negócio próprio. Por outro lado, para lhe ajudar nessa análise, reunimos todas as vantagens e desvantagens em um só texto. Continue a leitura e entenda!
Vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados
Confira agora as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados. O sistema de franquias é um formato de negócio onde o franqueado pode contar com o uso do direito comercial de uma marca.
Ou seja, o franqueado deve investir e a franqueadora transfere seus direitos em um contrato para que ele possa explorar de forma comercial o negócio.
A principal diferença entre franqueadora e franqueado é que um deles se trata da marca e o outro é o investidor.
Dessa forma, o franqueador é a pessoa jurídica que detém os direitos de uma marca. Já o franqueado é quem compra esses direitos para abrir unidades franqueadas.
O modelo de negócio de franquias, assim como começar um negócio do zero, conta com vantagens e desvantagens. Confira abaixo quais são elas e entenda mais sobre esse assunto!
10 vantagens para franqueados
As vantagens de uma franquia são várias. Entre elas estão ter um modelo de negócio pronto, transferência de conhecimento, suportes e muito mais.
Dessa forma, as franquias baratas em home office, ou loja física, por exemplo, podem ser uma boa opção para quem deseja empreender. Sendo assim, o franqueado conta também com a credibilidade da marca conhecida no mercado e pelo público. Agora, entenda melhor as vantagens que separamos!
1. Modelo de negócio já estabelecido
O modelo de franquia oferece um negócio que pode ser replicado em diferentes locais, com formato de atuação e padronização já conhecido e bem-sucedido.
Dessa forma, para uma empresa conseguir se expandir como franquia ela já testou sua atuação de forma suficiente para entender qual a melhor forma de trabalhar com o negócio.
2. Suporte da franqueadora
Outra vantagem, é o suporte que o franqueado recebe da franqueadora por meio de treinamentos e cursos presenciais ou até mesmo em uma plataforma de aprendizado exclusiva.
Além disso, o franqueado conta com o apoio da franqueadora em diversos assuntos como fazer um estudo do mercado, escolha do ponto, entre outros.
Isso acontece, porque você será um representante da marca. Sendo assim, a franqueadora preza por auxiliar os franqueados a obterem os melhores resultados.
3. Reconhecimento da marca
O reconhecimento da marca também é uma grande vantagem. Como o franqueado começa o seu empreendimento com um plano de negócio pronto, testado e aprovado, existe uma maior segurança e garantia de fidelização dos clientes.
Logo, as franquias procuram sempre melhorar os seus produtos e serviços. Isso garante ao franqueado uma marca que sempre busca a atualização e está antenada às tendências do mercado e às necessidades dos seus clientes.
4. Menos riscos do negócio
Um franqueado pode contar com um planejamento dos custos e do espaço da sua futura unidade franqueada.
Desse modo, é possível perceber que a franquia é um modelo de negócio mais seguro, devido a esses fatores e as outras vantagens descritas anteriormente, como o reconhecimento da marca e contar com um formato pronto.
5. Redução de custos com publicidade
Os custos de publicidade são compartilhados entre os franqueados, resultando em um menor investimento individual e em campanhas de maior qualidade.
Portanto, a rede de franquias também se beneficia de preços mais baixos por meio de uma central de compras, e o investimento em ativos fixos, como equipamentos e instalações, é reduzido graças à escala de compra.
6. Maior participação no mercado
O franqueado pode aproveitar a vantagem competitiva oferecida pelo franqueador, que já testou seus produtos e marcas com sucesso no mercado.
Dessa maneira, o franqueador planejou cuidadosamente sua expansão e conhece bem o perfil dos seus clientes. Ele também tem informações estratégicas sobre a produção, comercialização e ações dos concorrentes.
7. Planejamento detalhado dos custos de instalação
Em uma franquia estruturada, o franqueador é responsável por calcular e repassar os custos aos franqueados, fornecendo o projeto arquitetônico, plantas de engenharia, supervisionando a obra e especificando os equipamentos.
Isso garante o suporte necessário para a construção e instalação da nova unidade, com base no custo da unidade-padrão. Por outro lado, em um negócio independente, os custos de instalação podem se tornar imprevisíveis, causando sérios problemas de fluxo de caixa.
8. Independência jurídica e financeira
Embora a autonomia não seja completa, o franqueado mantém sua independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.
Nesse sentido, a empresa terá sua própria razão social e será uma pessoa jurídica separada, sendo responsável por todas as suas operações financeiras.
9. Inovação limitada
A padronização das unidades é uma das principais características da franquia. Então, por exemplo, se você pretende abrir uma franquia no modelo de loja física, é provável que vai precisar adaptar o espaço de acordo com especificações da marca.
Dessa forma, em uma franquia não existe muito espaço para inovação, já que é necessário seguir o modelo de negócio que já está pronto.
10. Pesquisa e desenvolvimento
O franqueador é responsável por custear a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou pela melhoria dos já existentes. Por fim, testando-os antes de disponibilizá-los para toda a rede.
Desvantagens para franqueados
Até aqui você aprendeu que o sistema de franquias oferece muitas vantagens. Porém, é importante estar ciente de que há também alguns pontos que merecem consideração antes de investir.
A seguir, confira algumas desvantagens que os franqueados podem enfrentar, para lhe ajudar a avaliar melhor se essa é a escolha ideal para você. Acompanhe!
Pagamento de taxas
É preciso pagar algumas taxas em uma franquia. Esses valores são importantes para cobrir os custos. Entre eles estão os royalties, taxas mensais cobradas do franqueado, devido ao know-how do franqueador. Mas o dinheiro costuma ser investido em pesquisa para novos produtos e serviços.
Ainda, pode cobrir despesas do franqueador com diversas ações voltadas aos franqueados como: treinamentos, convenções de venda e mais. A forma de calcular a taxa de royalties varia segundo o tipo de franquia.
Outra taxa é a de propaganda, que corresponde a um valor arrecadado por mês pelo franqueador para investir em ações institucionais para promover a marca e financiar todas as ações de marketing da rede.
A divulgação não é voltada para nenhuma unidade específica da franquia, mas para toda rede. Assim como as demais taxas cobradas, a taxa de propaganda está prevista pela Lei de Franquias, que não estabelece limites para a cobrança.
Risco de falhas no sistema
Optar por uma rede de franquias com um sistema ineficiente pode resultar em um investimento problemático para o franqueado, pois pode gerar dificuldades operacionais no futuro.
Em outra palavras, isso pode incluir o não cumprimento de cláusulas contratuais, como atrasos na entrega de produtos e equipamentos. Ainda, falta de variedade nos produtos, queda na rentabilidade esperada e perda de qualidade ou inovação nos itens comercializados.
Além disso, os serviços que o franqueador prometeu inicialmente podem ser insatisfatórios ou até mesmo não serem oferecidos.
Baixa flexibilidade
Nos modelos de franquia, o franqueado está sujeito a monitoramentos contínuos de suas operações. Por exemplo, as auditorias que têm como finalidade identificar falhas no cumprimento das obrigações, com foco nos controles financeiros, contábeis e operacionais.
Isso, além de fornecer diretrizes para ajustar a gestão do negócio. Nesse sentido, é importante que o franqueado compreenda que a interdependência entre todas as partes no sistema de franquia é essencial para o crescimento e sucesso da rede.
Vantagens para franqueadores
Como dito, o sistema de franquias é uma estratégia bastante atrativa para empreendedores que desejam expandir seus negócios de forma rápida e eficiente. Já para os franqueadores, existem diversos benefícios ao optar por esse modelo, que vão além do crescimento do negócio.
A seguir, você poderá conferir algumas das principais vantagens para os franqueadores. Acompanhe!
Expansão da marca
Um negócio abrangente, com diversas unidades franqueadas em todo o país, é o sonho de todo franqueador, não é mesmo?
Esta é uma grande vantagem do modelo de franquias, já que o formato acelera a expansão da marca. Dessa forma, a abertura das novas unidades permite que mais clientes sejam fidelizados, o que possibilita um aumento de participação no mercado de forma mais rápida.
Força de rede
Contar com a força de uma rede é uma grande vantagem para os franqueadores. Principalmente se pensarmos em um formato de negócio fora do franchising.
Por exemplo, nas franquias, as compras juntas proporcionam redução dos valores dos serviços e produtos. Isso porque, devido ao volume da compra, o poder de negociação é maior, o que contribui para o aumento dos lucros do negócio.
Além disso, como explicamos, as ações de marketing costumam ter os valores rateados entre todos. Dessa forma, é possível realizar campanhas que atingem todo o país.
Desvantagens para franqueadores
Embora o sistema de franquias ofereça inúmeras oportunidades de crescimento e expansão, ele também apresenta alguns desafios para os franqueadores.
Ou seja, gerir uma rede de franquias envolve responsabilidades que vão além do simples sucesso financeiro, exigindo controle e suporte constante.
A seguir, você poderá conferir algumas das desvantagens que os franqueadores podem enfrentar ao adotar esse modelo de negócio.
Abertura dos segredos da marca
Ao escolher uma franquia, a fraqueadora realiza a transferência de know-how, que é quando uma marca compartilha seus conhecimentos e os seus segredos de sucesso com os investidores no sistema de franchising.
Nesse sentido, a desvantagem é que pode acontecer uma perda de sigilo operacional e estratégico da empresa. Isso porque, no franchising, as informações são mais compartilhadas do que em um negócio comum.
Afinal, os franqueados precisam estar por dentro do posicionamento da empresa ao investir no negócio.
Sendo assim, o franqueador pode expor o seu negócio a candidatos que, talvez, não sejam confiáveis ou eficientes. Por isso, o Contrato de Franquia deve apresentar cláusulas claras sobre a conduta do franqueado.
Ao longo do conteúdo, você aprendeu as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados.
Mas agora que está por dentro do assunto, siga nossas dicas, faça uma análise cuidadosa antes de investir em uma marca, busque conhecer seu público-alvo e esteja preparado para empreender e ter uma franquia de sucesso!