Bons negócios para abrir em cidades pequenas: 13 dicas para você investir

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Imagem de uma pequena cidade perto de montanhas. Imagem ilustrativa texto bons negócios para abrir em cidades pequenas.
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O mercado de franchising conta com bons negócios para abrir em cidades pequenas com vários tipos de empreendimentos voltados para diferentes nichos. Se você deseja empreender em cidades do interior do país, conheça aqui algumas destas franquias!

Entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades do Brasil subiu perto de 15%. Já nos outros 5.520 municípios, o crescimento foi mais acelerado, alcançando 23%. Os dados são apresentados pela consultoria IPC Marketing. Isso mostra que as cidades do interior podem ser uma boa oportunidade para investir.

Nesse sentido, o empreendedor deve ficar atento, pesquisar o mercado da região, suas potencialidades e analisar qual é o tipo de negócio que se encaixa perfeitamente ao seu perfil.

Conheça bons negócios para abrir em cidades pequenas

Com o modelo de franquia, o empreendedor conta com um negócio preestabelecido, o que facilita muito na hora de abrir uma empresa em cidades pequenas.

Antes de assinar qualquer contrato, é importante que o empresário analise bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas que mais lhe chamaram a atenção para entender a proposta do negócio.

Por meio deste documento você vai ter conhecimento sobre a franquia, saberá antecipadamente os custos de investimento, além de saber quais são os seus direitos e deveres como franqueado.

Outro ponto importante é avaliar o mercado local. Verifique se a cidade possui um público que possa vir a se interessar por comprar os seus produtos ou serviços. Aproveite as lacunas, ou seja, os nichos com pouca ou nenhuma concorrência. Com isso, conseguirá se destacar ainda mais no interior.

Agora, vamos lher apresentar alguns bons negócios para abrir em cidades pequenas. Acompanhe conosco!

1. Acquazero

A maior rede de estética automotiva do mundo é um dos bons negócios para abrir em cidades pequenas. A Acquazero atua com serviços de limpeza de veículos e ainda oferece um negócio barato para investir.

A franquia conta com um amplo catálogo de serviços como higienização interna e externa do veículo, polimentos, enceramento, cristalização e vitrificação de pintura, entre outros.

Um dos grandes atrativos da franquia é a sustentabilidade do negócio. Em seus serviços são usados produtos de limpeza biodegradáveis e também pouca quantidade de água.

Por conta deste diferencial a franquia foi destaque na revista eletrônica SEGS como um exemplo de negócio sustentável.

Dessa forma, para se ter uma ideia, a Acquazero realiza a limpeza externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água, misturada com a cera de carnaúba.

Imagem de um farol de carro com água escorrendo por ele depois de uma lavagem. Imagem ilustrativa texto bons negócios para abrir em cidades pequenas.
O mercado automotivo é amplo, para todos os tamanhos de cidades.

Em contrapartida, este mesmo serviço usa mais de 300 litros de água em um lava jato comum.

Do mesmo modo, para cidades menores a Acquazero é interessante para o empreendedor, pois ele pode optar por um dos três modelos da franquia em home based.

Dessa forma, o franqueado não precisa de ponto comercial, já que leva até os clientes os serviços da franquia.

Além destes formatos, a franquia possui dois modelos voltados para ponto comercial e um para Desenvolvedor de Área.

A franqueadora auxilia o empreendedor em diversos aspectos do negócio. Por exemplo, ele recebe treinamento para aprender todos os serviços disponíveis no catálogo da franquia.

Da mesma forma, a franqueadora orienta para a gestão da unidade bem como para o trabalho de divulgação feito pelo franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Cream Berry

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A franquia Cream Berry foi criada na cidade de Varginha, no interior de Minas Gerais e possui um modelo de negócio voltado para a venda de açaí.

 A marca conta com diversos atrativos para diferentes perfis de empreendores. Um deles, é a receita exclusiva do creme de açaí, fabricado de forma centralizada pela franqueadora. Isso garante a qualidade e o padrão de todas as unidades da rede.

Além disso, franquia trabalha com as opções de açaí sem glúten, frutos orgânicos e linhas vegana de produtos.

Ainda, conta com um cardápio variado de acompanhamentos. Entre eles, o creme de frutas, chocolates, cereais, entre tantos outros

Segundo o diretor da Cream Berry, Henrique Mol, a franquia é atrativa para cidades menores por ter uma operação simples e por oferecer um produto de alta lucratividade e valor agregado no serviço.

Cada loja da rede conta com um projeto arquitetônico que deixa a unidade com a cara da marca. Ainda, a disposição do mobiliário é montada para que seja o mais eficiente para facilitar o dia a dia do franqueado.

Portanto, mesmo que o empreendedor nunca tenha trabalhado com um negócio próprio não terá dificuldades em realizar os trabalhos no dia a dia.

Para isso, ele recebe treinamentos e orientação da franqueadora para o atendimento aos clientes, armazenamento e produção dos produtos e a forma de realizar o marketing de divulgação.

Além disso, um atrativo da franquia é que os seus dois modelos de negócio também trabalham com o serviço de delivery. Assim, o empreendedor consegue atender com comodidade diversos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Conheça mais sobre a Cream Berry e seu modelo de negócio no vídeo abaixo.

3. Achei no Pão

Um dos bons negócios para abrir em cidades pequenas são as empresas de divulgação como a Achei no Pão. A franquia oferece um trabalho de marketing feito em sacos de pão.

Nesse sentido, a franquia produz os sacos contendo as marcas de diversas empresas parceiras estampadas. Ainda, oferece estes produtos de graça para as padarias.

Assim, o dono da padaria ganha a embalagem e as marcas das empresas conseguem uma boa visibilidade no mercado junto aos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.750,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

4. PanMinas

Com um amplo catálogo de produtos de utilidades domésticas, a PanMinas é uma franquia que atua fortemente no e-commerce.

Pelo site da franquia os clientes conseguem comprar diversos tipos de produtos para o dia a dia da casa e ainda, recebem o produto em domicílio.

Assim, o franqueado realiza as vendas por meio do site da franquia e recebe uma comissão por isso.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 1 mil até R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

5. Mazze

A Mazze é uma franquia de vendas de joias online, onde o franqueado trabalha em home office, sem necessitar de um ponto comercial e nem de estoque.

Nesse sentido, a marca oferece um amplo catálogo de produtos para os mais variados perfis de clientes.

Para o franqueado, são três modelos de negócios que oferecem variadas estruturas de atendimento online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil até R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Imagem de uma mão feminina usando anéis. Imagem ilustrativa texto bons negócios para abrir em cidades pequenas.
A Mazze conta com um amplo catálogo de joias e outros acessórios.

6. Cuidare

Com o envelhecimento da população, um dos bons negócios para abrir em cidades pequenas é a franquia Cuidare. A rede é especializada em cuidar de pessoas que já estão na terceira idade ou que se encontram debilitadas

A franquia trabalha com o atendimento domiciliar e o franqueado é o responsável pela parte administrativa e comercial da sua unidade.

Dessa forma, conta com um negócio de baixo custo e com um amplo mercado em potencial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 70 mil até R$ 320 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

7. N1 Chicken

Especializada em frango frito no balde, a N1 Chicken é uma franquia que conta com um modelo atrativo de negócio para cidades menores.

Além de frango frito, o N1 Chicken também trabalha com opções de acompanhamentos como burguers, pratos de almoço, molhos, bebidas e sobremesas.

Atualmente, a franquia conta com mais de 250 unidades em todo o Brasil e está presente também no exterior, como em Portugal e México.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 169 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 16 meses

8. Senhor Smart

A Senhor Smart é uma franquia que oferece serviços de assistência e assessoria técnica de smartphones e tablets.

Este tipo de serviço atua em um mercado sólido e de grande potencial, tendo em vista a grande quantidade destes aparelhos no mercado.

Além disso, o franqueado conta com suportes variados da franqueadora como treinamentos, auxílio para o marketing e para a gestão da sua unidade. Assim, facilita a vida dos empreendedores iniciantes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 12 meses

9. Minds Idiomas

Imagem de uma sala de aula e um professor de inglês dando aula. Imagem ilustrativa texto bons negócios para abrir em cidades pequenas.
O setor educacional, principalmente as aulas de inglês, são um segmento bem sólido.

O mercado de Educação é um dos bons negócios para abrir em cidades pequenas, seja pela falta de concorrência em muitas regiões ou pela possibilidade de modelos enxutos.

Sendo assim, uma das franquias que atuam neste segmento é a Minds Idiomas, especializada no ensino de inglês para alunos de todas as idades.

Portanto, a franquia investe em uma metodologia própria de ensino e garante um aprendizado eficiente para os seus alunos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 69 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 18 e 28 meses

10. La Churreria Gourmet

Um produto que tem ganhado o paladar dos consumidores há um bom tempo são os churros. Com os mais variados sabores, este doce é uma boa oportunidade para os empreendedores.

A franquia La Churreria Gourmet oferece não apenas o churros, mas uma experiência saborosa com recheios dos mais variados. Assim, consegue atrair os mais diversos paladares.

Do mesmo modo, o franqueado conta com a ajuda da franqueadora para suas ações de marketing e para a gestão do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Ótris

A Ótris é uma franquia especializada na recuperação de créditos de pequenas e médias empresas, e por isso, encontra nas pequenas cidades um amplo mercado em potencial.

A franquia trabalha em quatro modelos de negócios: home based negociador, home based comercial, middle market e microfranquia.

Para este trabalho, o franqueado recebe treinamentos para entender sobre o mercado, a operação da franquia e a forma de atendimento aos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 24 meses

12. TFlow

Imagem de um modelo usando uma camisa preta e óculos. Imagem ilustrativa texto bons negócios para abrir em cidades pequenas.
O setor de moda conta com franquias das mais variadas, como a TFlow.

Uma das marcas para investir em cidades do interior é a rede TFlow, especializada em roupas masculinas e femininas voltadas para diferentes perfis.

Atualmente, a Franquia conta com 90 unidades ativas pelo país e mais de 120 unidades em expansão.

Por fim, a a rede trabalha com a venda de camisetas, shorts e bonés, e com isso, oferece uma grande variedade de produtos de alta qualidade para seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

13. Sigbol

Um dos bons negócios para abrir em cidades pequenas são as franquias de cursos profissionalizantes.

Por isso, no setor de moda, uma destas marcas é a Sigbol. A rede oferece a seus alunos diversos cursos preparatórios para o mercado da moda.

Dessa forma, conta com cursos de confecção e modelagem dos mais variados, bem como para criação de design.

Além disso, a Sigbol possui dois modelos de negócios, um de franquia Smart e o modelo Full, que possui mais cursos à disposição.        

  • Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 66 mil
  • Taxa de retorno: de 5 a 24 meses

O mercado de franquias é muito amplo, com modelos de negócios mais enxutos e de menor investimento, mas também formatos mais robustos.

Porém, cabe ao empreendedor avaliar sua capacidade de investimento bem como o seu perfil, para saber se o seu novo negócio se encaixa às suas qualidades e ao seu perfil.

Para esta escolha, separamos um conteúdo com dicas de como selecionar a franquia mais indicada para você, clicando aqui.

Caso opte por uma marca, entre em contato diretamente com a franqueadora. Contudo, se ainda tem dúvidas, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe orientar neste processo de escolha. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em DEZEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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