Processo seletivo de uma franquia: como funciona?

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Para se tornar um franqueado, não basta ao empreendedor dispor do capital necessário para o investimento inicial. Antes, ele precisa saber com o funciona o processo seletivo de uma franquia, que serve para que a franqueadora possa analisar o investidor e perceber se ele será um bom parceiro para a marca.

Essa análise inicial serve para que a franqueadora consiga selecionar bons parceiros e que estes possam agregar valor a sua marca. Isso porque um franqueado pouco alinhado com as expectativas da empresa pode ser ruim para o futuro do negócio.

Se o processo seletivo de uma franquia não for bem-feito, a franqueadora corre o risco de não contar com empreendedores suficientemente dedicados para aprender as particularidades do negócio. Isso pode gerar atritos entre as partes e alta rotatividade entre os franqueados.

Como as franquias contribuem para economia?

O Brasil conta atualmente com mais de 14,8 milhões de desempregados. Assim, com o aumento do desemprego e as inconstâncias econômicas, muitas pessoas que já tinham o desejo de empreender buscam por alternativas mais seguras de investimento como as franquias.

Elas estão na mira de muitos empreendedores que possuem capital para investir e buscam uma fonte de renda para suprir a falta de ocupação no mercado de trabalho. São os chamados de investidores por necessidade.

Além do mais, as franquias auxiliam a economia do país criando postos de trabalho para o setor e diminuindo o índice de desemprego. Só no ano de 2019, foram criados cerca de 1,342 milhão de postos de trabalho formais em um trimestre, um aumento de 4%.

Foi graças ao franchising mais de 56 milhões de pessoas conseguiram recolocação no mercado de trabalho, já que essa é uma alternativa que abrange vários setores da economia. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esse processo favorece todos os lados: do investidor que busca uma estabilidade maior, sendo dono do próprio negócio, conhecidos como investidores por necessidade, quanto para a roda da economia. Isso faz com que esses novos investidores procurem por mão de obra para atuar nas franquias.

No entanto, em um primeiro momento, o empreendedor deve analisar se a franquia é um bom negócio para ele.

Quais os tipos de franquias

Existem dois tipos de franquias que o empreendedor pode optar por investir. As de modelo convencional ou microfranquias. A diferença entre elas está no valor de investimento.

Uma microfranquia, por exemplo, tem valor de até R$ 90 mil, porém com potencial de ganhos significativos. Outro ponto é que o prazo de retorno desse tipo de franquia varia entre 12 e 24 meses, o que é relativamente baixo.

O empreendedor que busca por esse modelo normalmente é aquele que tem pouco capital para injetar no negócio e quer começar de forma pequena para experimentar, ou até mesmo para ter mais segurança no futuro.

Nesse sentido, outro aspecto do tipo de candidato que busca pela microfranquia é o desejo por uma flexibilidade de trabalho maior, já que muitas das microfranquias operam no formato home office.

O home office permite maior flexibilidade, já que não exige um horário fixo e pode ser administrado de qualquer lugar, seja de casa ou de outro ambiente que o franqueado se sentir mais à vontade.

Como não há exigência de um espaço físico os custos são bem menores como já mencionado antes.

Por outro lado, a loja física já é um investimento maior que exige montagem de maquinário, estrutura maior e, dependendo do tipo do negócio, um valor mais alto. A composição do espaço deve seguir um padrão da rede, como lojas de roupas e franquias voltadas para o ramo de alimentação, por exemplo.

Quais são os segmentos das franquias?

Vemos a ilustração de uma mão com a representação do sistema de franchising sobre ela: uma loja "mãe" ao centro com várias réplicas ao redor dessa matriz.
No franchising existem 11 segmentos diferentes com inúmeras opções de negócios.

O franchising é bem amplo e possui em seus diversos segmentos 11 opções que estão subdivididas entre elas.

Para o empreendedor que deseja investir em franquias  terá muitas opções caso já não possua em mente uma que seja ideal e converse com o seu perfil de trabalho.

Dentre elas estão o segmento de Alimentação que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é o maior segmento no Brasil e ocupa o topo da posição em maior faturamento com R$ 40,8 bilhões só em 2020.

Ainda de acordo com a Associação, o segmento de Casa e Construção foi o que mais cresceu no ano de 2020, com 12,8% no faturamento em comparação ao ano anterior.

O segundo no ranking de segmentos que mais cresceram foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que obteve um faturamento de R$ 35,2 bilhões.

Atualmente, muitos usuários têm esse tipo de serviço como essencial. Isso porque gastos com depilação, manicure ou salão de beleza deixaram de ser supérfluos e passaram a ser uma necessidade.

Como participar do processo seletivo de uma franquia?

O Sebrae sugere três primeiros passos antes de embarcar na jornada do empreendedorismo. A princípio, é necessário fazer uma autoavaliação para descobrir se o potencial empresário tem mesmo características para empreender.

Em seguida, é preciso realizar uma avaliação de mercado, ou seja, uma análise de consumidores, concorrentes e fornecedores. Após as duas etapas, é hora de fazer contas e ver a disponibilidade de capital para manter o negócio funcionando.

Por fim, entra em cena a avaliação feita pela franqueadora. E, dentro deste contexto de investidores por necessidade, o processo seletivo de uma franquia está cada vez mais criterioso.

De modo geral, essa avaliação considera aspectos técnicos, se o empreendedor possui capacidade para a gestão de um negócio, além, é claro, a disponibilidade financeira do candidato.

Essa capacidade não se resume apenas ao investimento inicial. Depois disso, cabe à franqueadora definir o candidato que melhor se alinha às suas expectativas.

Acompanhe a seguir o passo a passo para participar do processo seletivo de uma franquia para se tornar um franqueado.

Etapas para o franqueamento

Para se tornar um franqueado é preciso passar pelo crivo do processo seletivo de uma franquia. Conforme já mencionado neste texto, esse processo é importante para alinhar o interesse e a capacidade do investidor.

Estude com calma o passo a passo que trouxemos neste tópico.

Ficha cadastral

Inicialmente, as franquias costumam disponibilizar aos candidatos uma ficha cadastral na internet, bem como em feiras de empreendedorismo que ocorrem em todo o Brasil durante o ano.

Esse contato inicial é importante para que a rede conheça o candidato e possa fazer uma primeira triagem. Neste momento, as perguntas podem ser voltadas para saber objetivamente quais são as expectativas do candidato em relação à franquia.

O investidor pode ser perguntado, por exemplo, sobre quantas horas pretende se dedicar ao negócio, qual a disponibilidade de capital, sobre as experiências anteriores em empreendimentos, além de dados pessoais.

De posse das respostas, dependendo do perfil que a franquia busca em seus parceiros, alguns candidatos já serão eliminados. Pois há franquias que exigem do empreendedor dedicação exclusiva. Do mesmo modo, outras marcas, principalmente as franquias de home office, permitem ao franqueado uma dedicação menor.

Neste contato inicial, a franquia busca também empreendedores que possuam expectativas parecidas com as da empresa. O investidor não pode esperar um ganho de 30% ao mês sendo que a franqueadora oferece ganhos de 10% a 15%.

Essa incompatibilidade de expectativas pode gerar atrito entre as duas partes ou mostrar que aquele investidor não está preparado para se tornar um franqueado daquela rede.

Reunião de apresentação

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Vemos que alguns empresários, entre homens mulheres, parecem fechar um negócio em uma sala de reuniões (imagem ilustrativa). Texto:
A reunião de apresentação é a oportunidade de mostrar os interesses pelo negócio.

Ao mesmo tempo que está sendo avaliada a ficha inicial, pode haver também uma reunião para apresentação da franquia. Ela pode ser pela internet ou pessoalmente.

Neste momento, o empreendedor poderá conhecer os conceitos da rede, assim como o trabalho e o setor de atividade. Após estes dois contatos iniciais, a franquia já terá maior conhecimento do candidato e se as intenções dele estão de acordo com as oportunidades que a franqueadora oferece.

Entrevistas

A próxima etapa do processo seletivo de uma franquia costuma ser a entrevista com os candidatos. Nela, a franqueadora utiliza, inclusive, testes comportamentais que traçam o perfil psicológico do candidato de maneira precisa.

Além disso, mais informações sobre o candidato são solicitadas, como origem do capital a ser investido.

As franquias, para estas entrevistas, costumam já ter um modelo otimizado para poupar tempo. Isso porque, em muitos casos, as duas partes estão em cidades diferentes.

Obviamente que o franqueador deve estar atento para detalhes que precisam ser esclarecidos nesta etapa para que não restem dúvidas sobre as expectativas e as realidades de ambas as partes.

Alinhamento das expectativas

Após tantas etapas no processo seletivo de uma franquia, a rede já tem definido o perfil do candidato. Tendo chegado à conclusão de que ele se alinha com as suas expectativas, é o momento de colocar na mesa o que se espera de um franqueado.

Orientações de como é a operação no dia a dia, quais regras devem ser respeitadas e que tipo de comportamento o novo parceiro deverá adotar serão passadas.

Os detalhes importantes relativos à franquia devem ser revelados ao candidato, principalmente com relação aos aspectos financeiros da rede como rentabilidade e faturamento médio.

Nesse momento é disponibilizada a Circular de Oferta da Franquia (COF) para os interessados, documento que reúne todas as informação da franquia. Esse é o primeiro passo antes de assinar o contrato definitivo e deve ser bem estudado.

Quer saber todas as informações que cercam a COF? Então, assista ao vídeo a seguir!

Identificação com o negócio

Neste estágio do processo, as partes já estão bem mais próximas. É a hora de saber do candidato se ele se enxerga na franquia, se as informações que lhe foram passadas estão dentro de suas expectativas e de seu perfil.

O futuro franqueado, por sua vez, não deve ficar deslumbrado com as informações vindas das franqueadoras. Ele precisa ir a campo, conversar com outros franqueados da rede, ver com seus próprios olhos o apoio que a franqueadora oferece e as vantagens competitivas da marca.

Vale ressaltar que o tamanho da afinidade com o setor de atuação do empreendimento pode variar, tendo em vista o tamanho da franquia, o investimento feito e o direcionamento que a franquia quer dar a seus novos franqueados.

Todos esses passos dados até aqui podem variar no tamanho, na complexidade, pois os critérios para admissão de novos investidores não são os mesmos entre as franquias, sendo algumas mais criteriosas, outras menos.

Test drive

Por fim, o test drive. Trata-se de uma oportunidade oferecida por muitas franquias, principalmente aquelas que não são home office, e que necessitam de um investimento inicial maior, para que o candidato conheça seu futuro trabalho na prática.

Com tantas incertezas que podem estar passando pela cabeça do candidato sobre investir ou não na franquia, o test drive pode ser a melhor maneira de reforçar a decisão do empreendedor e conquistá-lo ao mostrar o funcionamento do dia a dia de uma franquia.

Se o candidato tem muitas dúvidas ou então não possui tanta experiência, é importante que ele possa passar pelo teste para sentir o mercado e ter certeza de que o negócio em que está investindo é realmente o que ele imaginou.

Do ponto de vista da franquia, essa etapa também é importante para fazer a última avaliação do investidor. Ou seja, diagnosticar de uma maneira mais completa o perfil mais próximo do ideal da rede.

No teste, o candidato atua como se fosse o gerente, participando de todo o processo da franquia e sentindo na pele todo o trabalho. Deve ser o primeiro a chegar e o último a sair, para poder ter certeza de sua aptidão e vontade para o negócio.

O test drive de franquia não costuma durar mais do que cinco dias. Além disso, essa oportunidade não é oferecida pelas franqueadoras de modo geral, ficando a cargo de cada uma.

Opções de franquias para investir

Após saber mais sobre o processo seletivo para abrir uma franquia, e antes mesmo de se tornar um empreendedor franqueado, é preciso ter estudado bem os modelos de negócios disponíveis no franchising.

Com tantas opções, o melhor caminho é mesmo pesquisar bem aquele com mais identificação em relação ao seu potencial de investidor, bem como de afinidade para atuação.

Para ajudar você um pouco mais, trouxemos aqui algumas opções de franquias e modelos para análise. Confira!

Encontre Sua Viagem

Em primeiro lugar temos a rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em turismo que disponibiliza aos clientes passagens, hospedagens e demais serviços para destinos nacionais e internacionais.

Fundada em 2011, já são mais de 500 unidades franqueadas em operação em todo o Brasil. A franquia também oferece o modelo home office para os investidores que desejam atuar com mais liberdade.

Com investimento a partir de R$ 12 mil, é possível se tornar um franqueado da Encontre Sua Viagem. Na opção de loja física os valores diferem, sendo de R$ 46 mil.

  • Investimento inicial: R$ 12 mil
  • Taxa de franquia: R$ 9.990,00
  • Royalties: R$ 250/mês
  • Faturamento médio: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 3 a 12 meses

Quer saber mais informações sobre a franquia Encontre Sua Viagem? Então, veja o vídeo abaixo.

Quisto Corretora de Seguros

Fundada em 2011, a Quisto é uma rede de corretoras de seguros que vende os mais variados produtos: seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial, entre outros.

Além da loja física, a marca oferece a possibilidade de o franqueado trabalhar de casa. Para tanto, é necessário um investimento de R$ 21 mil. O prazo de retorno é relativamente curto, levando de 3 a 12 meses.

  • Investimento inicial: R$ 21 mil
  • Taxa de franquia: R$ 18 mil
  • Royalties: R$ 200/mês
  • Faturamento médio: R$ 50 mil/mês
  • Prazo de retorno: 3 a 12 meses

No modelo de loja física, o valor de investimento total é de R$ 62 mil. Saiba tudo sobre a Quisto Corretora de Seguros no vídeo!

Spa Express

A Franquia Spa Express é um franquia especialista em serviços de estética e cuidados com a pele em domicilio. O modelo de negócio da franqueadora disponibiliza aquele mesmo atendimento realizado nas clinicas de estética, porém, no conforto de sua casa.

Com mais de 25 anos no mercado a rede procura profissionais competentes para atuar em suas franquias. Para se tornar um franqueado, o valor inicial é de R$ 49 mil.

Cartório Brasil

Por último, a franquia  Cartório Brasil opera como pioneira em soluções de assessoria de documentos para escritórios de contabilidade, imobiliárias, bancos, comércios, empresas, entre outros.

O seu diferencial é um sistema único que permite a identificação de documentos a partir do ano de 1800, tanto no Brasil quanto no exterior, além dos serviços de retirada completa de documentação estrangeira.

É possível se tornar um franqueado da rede Cartório Brasil investindo um valor inicial de R$ 45 mil.

Com todas as informações que trouxemos nesse conteúdo, além das opções de modelos de negócios, esperamos ter auxiliado no seu conhecimento sobre o ramo.

Mas se ainda assim quiser saber mais a respeito do franchising, acesse esse material que trouxemos especialmente para você que está buscando saber mais sobre esse ambiente cheio de oportunidades. Fique à vontade para navegar em nosso site!

E-book "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".
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