Custos da franquia: conheça todas as taxas envolvidas no negócio!

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Uma das principais preocupações de quem quer empreender no mercado de franchising é o gasto que o investimento pode ter. Portanto, é sobre os custos de uma franquia que vamos falar neste texto. Acompanhe!

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o modelo de negócio de franquias faturou R$ 211,4 bilhões. Logo, representando um aumento de 14,3% em comparação com o ano anterior.

Mas antes de iniciar uma unidade, é muito importante ter a consciência dos custos da franquia. Isso porque, o investimento é um processo que demanda, sim, capital financeiro e de giro. Isso, até que o negócio possa se sustentar com o próprio desenvolvimento.

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Por essa razão, é importante que o candidato a franqueado análise a parte financeira previamente. Avaliar com mais assertividade e ter a certeza de que é possível investir no empreendimento, sem atrapalhar a sua vida financeira nem a do seu negócio, é o caminho para o sucesso.

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Avaliação do negócio por meio da COF

A partir do momento que há o interesse em adquirir uma franquia, o candidato recebe da franqueadora a Circular de Oferta de Franquia (COF).

A COF é um documento que traz todas as informações necessárias para o empresário conhecer o negócio que está prestes a abrir. Lá estão dados como os custos, as regras e as características do modelo escolhido, etapas de implantação entre outros.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

A Circular tem um prazo mínimo de dez dias para análise. Inclusive, uma das recomendações é que o candidato recorra a um advogado para esclarecer possíveis dúvidas sobre as informações contidas na COF.

Quais as taxas envolvidas na aquisição da franquia?

O primeiro passo para se tornar um empreendedor é conhecer sua capacidade financeira para realizar o investimento, sem prejudicar suas economias pessoais.

Após identificar o capital disponível para entrar no negócio, é necessário analisar bem quais serão os custos da franquia interessada. Sendo assim, vamos mostrar quais são as taxas mais comuns encontradas nesse tipo de empreendimento.

Logo mais, entenda quais são os prós e contras de se investir em franquias. Mas antes, confira tudo o que você precisa saber sobre as taxas de aquisição para considerar nos custos de uma franquia.

Taxa de franquia

A taxa de franquia é um dos principais valores pagos pelo franqueado e, geralmente, representa uma boa parte do investimento total do negócio. Este pagamento costuma ser feito a partir da assinatura do contrato e representa a entrada oficial do franqueado na rede.

O valor pago pela taxa de franquia corresponde a remuneração que a empresa deve receber para ceder o uso de sua marca para o franqueado. Dessa forma, pode transmitir todo o seu conhecimento de mercado.

Isso inclui o auxílio em todo o processo de abertura da unidade, além da capacitar o franqueado e sua equipe antes e durante a validade do contrato.

A taxa de franquia pode variar de acordo com o modelo do negócio, por exemplo, Loja Física, Quiosque ou Home Office. Mas pode se embasar de acordo com a média de habitantes da cidade que receberá a franquia.

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Taxa de propaganda

Cobrada por muitas redes de franquias, a taxa de propaganda é uma despesa relacionada à divulgação da marca que precisa ser considerada quando se trata de custos da franquia.

Por meio desse pagamento, a rede constrói o seu fundo de propaganda e o usa para ações de publicidade e marketing.

Esse fundo é administrado pela franqueadora que pode investir em banners, flyers, propagandas de TV, anúncios nas mídias sociais e outros tipos de campanhas. Assim, é possível divulgar a marca e atrair mais consumidores para suas franquias.

Algumas franqueadoras estabelecem um valor fixo, enquanto algumas preferem receber um percentual sobre o faturamento bruto da unidade.

Qualquer tipo de divulgação que o franqueado queira fazer de forma independente precisa estar alinhado com a marca. Isso porque, o teor, a identidade e objetivos das campanhas não devem ser diferentes.

A identidade visual de uma empresa é primordial para seu reconhecimento. Caso seja alterada, todo o estudo feito para atrair o público-alvo pode ser prejudicado.

Royalties

Quando se fala em custos de uma franquia, os royalties são um dos primeiros itens a ser lembrados, mesmo por quem não conhece muito sobre o universo do franchising.

Paga-se mensalmente à franqueadora os royalties pelos direitos de uso, venda de produtos e suporte contínuo da marca. Diferente da taxa de franquia, que permite o início das atividades, pago apenas uma vez.

O valor, assim como o fundo de publicidade, pode ser fixo ou variar de acordo com o percentual da receita bruta da unidade. A cobrança varia entre os modelos de negócio. Lembrando que tudo precisa estar definido em contrato.

Capital de giro

O capital de giro é um dos valores mais importantes em qualquer negócio, e também está incluso nos custos de uma franquia, é claro.

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Trata-se de um valor que deve ser reservado para manter as operações da empresa funcionando. Logo, também pode ser usado para manter o estoque em dia.

Esse valor serve principalmente como uma reserva de caixa caso aconteça algum imprevisto, para a comprar insumos necessários à o operação etc.

Algumas franquias determinam um valor específico de capital de giro e até o incluem no valor total do investimento inicial.

Mesmo quando não fazem isso, é muito importante que o empreendedor tenha um bom capital de giro para garantir o funcionamento da empresa. Principalmente até que atinja o ponto de equilíbrio e comece a dar lucro.

O valor de capital de giro deve ser definido levando-se em consideração o prazo médio de retorno do investimento, o custo mensal do negócio e a produção da franquia.

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Também é importante que o franqueado separe um valor para sua despesas pessoais enquanto a franquia não retorna o investimento.

Estoque inicial

O valor do estoque inicial pode ou não estar incluso no investimento cobrado pela franquia. Porém, devem estar especificados na COF de acordo com a nova Lei de Franquia.

Isso porque, corresponde a quantia necessária para formar o primeiro estoque da unidade e garantir que tenha mercadorias o suficiente, até que um pedido de reposição possa ser feito.

Para que isso fique mais claro, e o empreendedor já comece com uma boa visão da gestão do seu estoque, a franqueadora deve informar qual o custo corresponde ao estoque inicial. Ainda, qual a sua duração média.

Abertura de CNPJ

Os processos administrativos relacionados à abertura da empresa também podem ou não estar inclusos no valor de investimento, e é imprescindível que o franqueado saiba disso.

A solicitação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é essencial para dar continuidade aos procedimentos de formalização para aquisição de franquia, treinamento e inauguração da unidade.

Taxa de instalação e reforma ou montagem de loja

Quem opta por uma franquia que exige um determinado ponto comercial também deve arcar com valores de reforma e instalação.

Vale lembrar que, além das taxas de reforma e reestruturação da unidade, é cobrada a taxa de aluguel ou compra do espaço no qual a franquia será alocada.

Também conhecida como taxa de instalação ou montagem de loja, usa-se esse custo para remodelar o local escolhido. Isso, de acordo com os parâmetros de identidade visual e processos determinados pela franqueadora.

Muitas redes já especificam um valor de taxa de instalação antes do fechamento do contrato, enquanto outras analisam as condições do imóvel para depois gerar um valor aproximado do que será gasto.

Treinamentos extra

Também é preciso considerar custos com treinamentos extras e outros tipos de capacitação do franqueado e de seus colaboradores. Todos os pontos devem estar presentes na proposta inicial, além de contemplar todos os beneficiados pelas atividades.

Muitas redes têm um pacote de treinamento de algumas horas, dias e também o modelo à distância disponibilizado pela franqueadora em plataformas online.

Em determinados casos, quando o empreendedor sente a necessidade de um treinamento mais amplo para os funcionários, por exemplo, é oferecido uma atividade mais específica ao franqueado.

A Acquazero é um exemplo de franquia que, por oferecer serviços bem diversos, disponibiliza o treinamento convencional presencial e a distância.

Este treinamento é cobrado individualmente, pois demanda maior tempo e disponibilidade do profissional que vai treinar a equipe. Além dos custos com transporte, hospedagem e alimentação que devem ser pagos pelo franqueado.

Custos operacionais

Agora que você sabe quais são os custos relativos à abertura da franquia, é importante também lembrar quais serão os custos operacionais necessários.

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Esses valores podem estar dentro daquele capital de giro que falamos acima, lembra? Mas de toda forma, é bom reforçar que estão relacionados com as despesas do dia a dia.

Os custos podem ser relativos ao aluguel, taxas de água, telefone e luz. Além de gastos com funcionários, como pagamento de salários e direitos. Deve-se pensar em tudo na hora de iniciar um negócio.

O mais importante é saber que não é possível contar com os lucros do empreendimento antes mesmo que inicie o processo de ganhos. Por fim, é sempre bom reforçar a importância da disponibilidade financeira.

Prós e Contras de investir em uma franquia

Levando em consideração o fato de que muitas pessoas desejam se tornar empreendedoras, e que o mercado oferece inúmeras opções, fica muito ampla a visão de empreendedorismo.

Sendo assim, compreender os prós e contras de uma franquia permite melhorar a compreensão dos processos e pode reforçar seu poder de decisão na hora de adquirir a sua. Acompanhe.

Vantagens de investir em uma franquia

Investir em uma franquia pode trazer uma série de benefícios que impulsionam o sucesso dos empreendedores.

Essa forma de negócio oferece oportunidades únicas, proporcionando segurança, suporte especializado e acesso a um modelo de negócio já testado. Descubra agora as vantagens que tornam as franquias uma opção tão atrativa no mundo dos negócios. Acompanhe!

Marca reconhecida

As franquias oferecem opções de negócios de marcas reconhecidas e com autoridade no mercado. Quer dizer que você vai usufruir de uma identidade já testada e aprovada pelos consumidores.

Como meio caminho andado para um empreendedor está a credibilidade. Então, o seu papel resume-se em fortalecer a marca e prestar da melhor forma o serviço oferecido por ela.

Suporte da franqueadora

Por se tratar de uma modelo de negócio com histórico e reconhecimento do público, existe um suporte que compartilha o know-how da franqueadora. Esse acompanhamento permite que você siga um passo a passo para execução e desenvolvimento da sua empresa.

Ter um apoio durante a permanência na franquia é fundamental, pois aumenta as chances do empreendimento funcionar de forma satisfatória com o alcance de resultados desejado por franqueado e franqueadora.

Treinamento para gestão

Dentro deste suporte existe um processo de treinamento inicial para orientar o franqueado a prestar o serviço de forma adequada e padronizada.

Além disso, esse treinamento realiza-se de forma online, em plataformas disponibilizadas para os franqueados durante o período em que estiverem com a franquia.

Esse tipo de treinamento serve tanto para ensinar os procedimentos quanto para se manter atualizado perante os serviços oferecidos pela marca.

Orientação para desenvolvimento

A orientação é, sem dúvida, muito importante. Ter apoio no desenvolvimento trata-se de uma forma de manter-se atento quanto ao andamento das ações efetuadas, a fim de buscar o resultado esperado. 

Nesse sentido, enquanto franqueadora, é possível dar um suporte de orientação, se assim for necessário, ao franqueado.

Suporte de marketing

O marketing dos negócios é essencial. Principalmente as redes sociais, que estão sempre atuantes nesse ambiente promissor que é o franchising. Portanto, é preciso usar e abusar das redes sociais. Mas para isso, as empresas precisam ter uma autoridade visual e uma identidade para o reconhecimento do cliente.

Nesse momento que o suporte da franqueadora entra, oferecendo plataformas de acesso com conteúdo virtual padronizado para personalização.

Esse suporte funciona muito bem para esse universo das mídias sociais. Fator vantajoso, já que se fosse necessária a contratação de um profissional para atuar nesse setor, seria muito mais caro.

A taxa de propaganda auxilia nessa etapa, com um valor considerado irrisório perante a contratação de uma pessoa especificamente para esse trabalho. Basta que o franqueado tenha acesso e saiba usar, é claro.

Desvantagens de investir em franquias

Investir em franquias pode ser uma estratégia atraente para empreendedores que desejam entrar no mundo dos negócios com uma marca já estabelecida. No entanto, é importante considerar as desvantagens desse modelo.

Altos custos iniciais, royalties recorrentes e falta de autonomia são alguns dos obstáculos enfrentados pelos franqueados. Além disso, a dependência da franqueadora e a concorrência com outras unidades podem limitar o potencial de crescimento do negócio.

Aqui, eles não necessariamente influenciam de forma drástica a relação entre franqueador e franqueado. Veja quais são:

Limitação de ideias

Em uma franquia não é possível realizar inovações independentes. Sendo assim, toda e qualquer ideia inovadora precisa passar pelo estudo da franqueadora.

A parte de desenvolvimento criativo é de responsabilidade só da franqueadora que fica por estudar a melhor forma de implantar novas oportunidades para toda a rede.

Restrição de fornecedores

Também é de responsabilidade da franqueadora a escolha dos fornecedores de serviços e produtos para a rede. Sendo assim, não é possível a compra de insumos, por exemplo, de outros fornecedores que não sejam os indicados.

Rigidez dos contratos

O objetivo dos contratos é justamente ter regras. Para que essas normas sejam cumpridas, existe uma rigidez nas cláusulas previstas, certo?

Em uma franqueadora isso não é diferente. Não há flexibilidade para os contratos. Por isso, é tão importante o estudo da COF que vai indicar todas as informações necessárias antes mesmo de você adquirir uma franquia.

Posso pensar em um sócio para abrir uma franquia?

Se o seu desejo de empreender falar mais alto, e você ainda não tiver capital suficiente para arcar com os custos de uma franquia, é possível, sim, ter um sócio. Desse modo, você pode optar por um sócio investidor ou capitalista. A diferença básica entre eles mostraremos a seguir.

O sócio investidor é quem vai investir uma boa parte do valor necessário do negócio, ou parte total, sendo opcional ter ou não o controle da administração.

Escolher um sócio investidor que esteja disponível para injetar capital é um ponto positivo. Muitas vezes apenas irá investir no negócio e não deseja intervir no processo de gestão, ficando apenas a cargo de receber os valores.

Esse tipo de investimento é feito em negócios com alto poder de rentabilidade que possam ser restabelecidos em prazo menor, por exemplo, entre três a cinco anos.

Uma outra opção pode ser um sócio capitalista. Isso porque, busca investir em negócios que vão render a longo prazo. Esse tipo de parceria, ao contrário da anterior, pode fazer parte da gestão administrativa da empresa.

Logo, sua pretensão está em resgatar os valores investidos, ao mesmo tempo, em que recebe os lucros obtidos com o negócio a longo prazo.

Avaliar os custos de um empreendimento antes mesmo de entrar de cabeça é muito importante. Não somente pela segurança financeira, mas pela avaliação real do seu interesse.

Portanto, se você já decidiu em qual ramo vai entrar, estude, invista também tempo, além de dinheiro, pois será muito bom para o desenvolvimento do seu potencial de empreendedor. Agora que você está por dentro dos custos de uma franquia, abra o seu negócio e lucre.

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