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Empreendedores de sucesso: tudo que você precisa saber para ser um

Sumário

Nos depararmos com as histórias de empreendedores de sucesso é comum. Mas como alcançar esse status tão desejado? Essas figuras, servem de inspiração para os negócios. Aqui, você vai conhecer uma série de dicas para você se transformar em um empreendedor de sucesso.

De acordo com uma pesquisa, o Brasil registrou mais de 3,8 milhões de novas empresas abertas em 2022. Dessa forma, o estudo mostra que houve um aumento de 14,1% em comparação com 2020.

Para que empreender não tenha um impacto tão grande em você, é preciso considerar algumas questões importantes. Assim, o que não faltam são exemplos de empreendedores como Luiza Helena Trajano, Abílio Diniz, Bill Gates ou Steve Jobs. Continue a leitura e saiba mais!

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O que é ser um empreendedor de sucesso?

Podemos dizer que o empreendedor de sucesso é aquele que abre um negócio que vai proporcionar prazeres para além do financeiro.

Investir não é uma tarefa fácil. Mesmo que você invista seu dinheiro em algo seguro, como as franquias, ainda assim vão existir riscos. Acontece que, ao empreender em algo sem se identificar com a área ou segmento, a tendência é encontrar um caminho bem complicado.

O pior dessa situação é que não funciona como um emprego convencional, em que a sua insatisfação pode ser resolvida com um pedido de demissão ou uma conversa com seus superiores.

No caso de uma empresa, é o seu dinheiro que está em jogo. Logo, e você não consegue “conversar com o mercado”.

Além disso, desistir significa abrir mão do investimento feito até aquele momento. Portanto, é fundamental nessa situação entender a importância de levar seus objetivos profissionais e pessoais sempre adiante. Nesse sentido, fazer algo que o motiva pessoalmente pode deixar tudo mais fácil.

Portanto, mesmo diante dos desafios e problemas que vão aparecer ao longo da jornada, você encontrará forças para superá-los com mais tranquilidade.

7 ações fundamentais dos empreendedores de sucesso

Sabendo o que são empreendedores de sucesso e a visão que eles precisam ter, chegamos ao passo a passo para se tornar uma referência no mercado. São dicas que, juntas, levarão você pelo melhor caminho ao longo da jornada.

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Empreender não é apenas colocar o seu dinheiro em algo e torcer para funcionar. Isso porque, é preciso pensar mais além: fazer um planejamento, se conhecer, ter uma ideia do seu perfil empreendedor e estar preparado para todos os desafios que vão surgir naturalmente.

Tudo pode parecer difícil em um primeiro momento. No entanto, existem algumas ações que farão de você uma pessoa mais confiante e motivada para, então, se tornar um grande empresário. A seguir, confira dicas práticas para empreendedores de sucesso.

1. Planejar e perseguir as metas

O primeiro passo para se ter em mente se relaciona com o que você deseja para o seu futuro. Ou seja, com o que quer trabalhar? Em quanto tempo pretende mudar sua vida para melhor? Seu capital financeiro permite que você tenha um planejamento de quanto tempo?

São questões que, para serem respondidas, necessitam de um estudo bem elaborado. Sendo assim, com base num levantamento, estabeleça algumas metas e busque caminhos para cumpri-las. Será apenas dessa maneira que o futuro empresário dará o pontapé inicial rumo ao sucesso.

Depois, converse com outros empreendedores, estude o mercado, conheça o segmento que deseja atuar etc. Quanto mais informações conseguir reunir, melhor será o seu plano de ação.

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2. Coragem para tomar decisões

Uma das coisas que todos os empreendedores de sucesso têm em comum é a coragem para tomar decisões importantes.

Sem exceções nesse caso! Até porque, nenhum deles iniciou um empreendimento permitindo que o medo os domine de certa forma. Porém, foi preciso fazer um bom planejamento para reduzir os riscos.

Não importa o quão seguro é um investimento, sempre haverá riscos. Mesmo que sejam pequenos, eles podem se tornar uma bola de neve e levar você à falência. Nesse sentido, ter coragem não significa subestimar os perigos, mas saber encará-los para encontrar soluções a fim de evitar prejuízos.

3. Persistência e paciência com o negócio

Nenhum negócio aberto do zero vai ter sucesso de cara. A menos que você tenha tido uma super ideia. Por outro lado, isso não acontece com tanta frequência.

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Então, na dúvida, tenha paciência com o seu empreendimento. Entenda a necessidade do mercado, como o seu público se comporta e, acima de tudo, não desista.

Se lançar no mercado, ser reconhecido e ter uma clientela fiel não é uma tarefa fácil. Desse modo, para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento do site Reclame Aqui, 60% dos brasileiros são fiéis a uma marca.

Além disso, o tempo médio para uma empresa conseguir se consolidar são 24 meses, segundo especialistas.

4. Ter resiliência

Outro ponto fundamental para qualquer empresário é a capacidade de se adaptar ao mercado. Por mais que você faça um plano de negócio incrível, isso não quer dizer que ele reflete precisamente a realidade das coisas. Você só saberá quando o projeto finalmente sair do papel e começar a operar.

Entenda que quem vai moldar o seu negócio são seus consumidores e não o contrário. Dessa forma, não adianta ficar “dando murro em ponta de faca”.

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Por mais que tenhamos falado no tópico anterior sobre ser persistente, você precisa saber a hora certa de parar e modificar o seu negócio.

Assim, quando estiver operando, você saberá quais são as reais dores dos clientes e se seus produtos ou serviços são realmente úteis para eles. Tenha ideias, mas não se enraíze nelas.

Ficar fixado num projeto é o primeiro passo para você perder o seu investimento. No mercado, esse termo é conhecido como “pivotar”. Ou seja, quando você altera o rumo do negócio que não está tendo os resultados esperados e se baseia na experiência adquirida para se guiar no novo caminho.

5. Desenvolver inteligência de mercado

Inteligência de mercado significa conseguir coletar dados e informações para usar em seu empreendimento. Logo, uma forma de aperfeiçoar o seu negócio. Para isso, o empresário precisa encontrar maneiras de juntar essas questões, analisá-las e colocar em prática as informações que tiver.

Quanto mais pontos você reunir, melhor será a sua tomada de decisão. Sem isso, até o seu entendimento se é preciso ser resiliente ou persistente fica prejudicado. Mas vale destacar que a inteligência de mercado é fundamental para a atualização frequente do seu plano de negócio.

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Por fim, não deixe que nenhuma informação ou dado passe despercebido por você. Use isso a seu favor e faça a sua empresa ser uma referência no mercado.

6. Foco e liderança

De nada adianta ter todas as características que citamos até aqui se o empresário não for uma pessoa focada e com capacidade de liderar uma equipe. Inicialmente, o foco irá lhe ajudar a entender o caminho que precisa seguir até o sucesso e a evitar distrações, mesmo as que parecem mais tentadoras.

Assim como a escolha de qual segmento e tipo de negócio você deveria abrir, o dinheiro não pode ser o único critério para as suas tomadas de decisão. Dessa forma, é muito importante considerar outros fatores na hora de decidir se deve mudar o foco do seu negócio ou não.

Infelizmente, à medida que a sua empresa começa a fazer sucesso, a tendência é que as questões financeiras comecem a ganhar ainda mais força.

Porém, esse pode ser o começo para a sua estagnação no mercado. Se você chegou onde desejava chegar, fazendo o que gosta e se identifica, e muda isso, certamente algo tende a se movimentar.

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Por fim, você não precisa ser um líder em um primeiro momento. Mas é importante ter intimidade com essa questão e aprimorá-la sempre. Existem cursos e livros que podem ajudar com isso, além de eventos e workshops exclusivos para formação de líderes.

7. Usar feedbacks de clientes e colaboradores

Encerrando nossas dicas para você ser um dos empreendedores de sucesso: não deixe de ouvir seus clientes. Lembre-se que são eles que vão moldar o seu negócio e não o contrário. Então, faça pesquisas, crie interações nas redes sociais, mostre que você se importa com o feedback deles.

Do mesmo modo, não deixe de dar atenção ao seu quadro de funcionários. Veja o que pensam sobre a empresa, o trabalho, busque soluções para reduzir os conflitos e mantê-los sempre motivados. Até porque, pesquisas mostram que colaboradores felizes com o emprego produzem 50% a mais.

Ao longo do texto, você pôde acompanhar uma série de orientações para conseguir ser um grande empresário.

São pontos que vão transformar você e o seu negócio, dando a tranquilidade necessária para crescer no mercado com facilidade. O mais importante é saber entender o mercado e moldar o seu empreendimento. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso.

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