Apresentar empreendedores de sucesso no franchising é algo realmente motivador. Muitas pessoas querem, mas seguem em dúvida sobre fazer ou não o investimento em uma marca. Aqui, separamos alguns cases de sucesso para que você conheça algumas histórias que vão ajudar no seu futuro.
Segundo dados de uma pesquisa referente ao ano de 2022, no Brasil, o modelo de negócio de franquias faturou R$ 211 bilhões. Assim, com um aumento de 14,3% em comparação com o ano anterior.
De antemão, é muito importante o conceito de franquia esteja bem claro. Esse tipo de empreendimento autoriza um empresário terceiro explorar comercialmente uma marca por meio de seus produtos ou serviços.
Em contrapartida, esse empresário precisa seguir algumas diretrizes que vão desde o padrão de atendimento oferecido à identidade visual da unidade física. Além disso, as franqueadoras oferecem treinamentos para auxiliar esses empresários. Acompanhe a leitura!
5 histórias de empreendedores de sucesso no franchising
Encontrar empresários felizes em meio as franquias não é algo tão difícil. Afinal, estamos falando de um dos tipos de negócios mais seguros que existe no Brasil.
Desse modo, para se ter uma ideia, de acordo com o estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% delas fecham antes de completar dez anos.
Por outro lado, quem opta por iniciar um negócio do zero, tem chances cinco vezes maiores de caminhar rumo à falência. Nesse sentido, vamos apresentar algumas histórias de empreendedores de sucesso que conseguiram mudar de vida após optarem pelo modelo de negócio das franquias.
1. Eliomar Santos – Franquia Acquazero
Eliomar Santos é um dos empreendedores que descobriu na Acquazero a chance de mudar de vida. Toda a história começa quando o empresário precisou procurar por um empreendimento que pudesse ajudá-lo a retornar ao mercado de trabalho, cenário bastante prejudicado, em função da pandemia.
Dessa forma, o então motorista de ônibus e caminhão passou a buscar por algo voltado para estética automotiva.
Assim, não sobraram dúvidas quando a decisão de apostar na Acquazero foi tomada. Vale destacar que a marca é reconhecida como a maior rede de franquias de estética automotiva do mundo.
Graças ao modelo home office da empresa, Santos conseguiu se reinventar e ganhar destaque no mercado local em um bairro da região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Afinal, nesse formato, o franqueado faz um investimento mais baixo e pode se deslocar até o cliente para realizar o atendimento solicitado.
Nesse meio tempo, vislumbrando as grandes possibilidades de ganho, o empresário passou a ir em busca do seu espaço. Porém, não demorou muito para que sua capacidade e a qualidade dos serviços oferecidos pela Acquazero fossem notados.
Dentre os serviços estão, por exemplo, a oxi-sanitização, limpeza técnica de motores, polimento, higienização de ar-condicionado, descontaminação de pintura, impermeabilização de estofados etc.
Seja como for, indo até o cliente ou estabelecendo um local fixo para o atendimento, fato é que o empresário estava preparado para realizar qualquer procedimento.
Atualmente, o próximo passo para Santos é conseguir expandir sua atuação abrindo uma unidade física da franqueadora. O sucesso desse case não é algo fora da curva e se repete nas demais 800 unidades da marca.
2. Daniel Müller – Franquia Cacau Show
Uma das empresas mais tradicionais, com bons resultados no ramo de doces e chocolates, a Cacau Show está entre os empreendimentos mais desejados no ramo alimentício.
Para se ter uma ideia, ela é uma das maiores redes de franquias do Brasil, entre todos os segmentos, como consta na lista da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Entre os empreendedores de sucesso da marca, Daniel Müller é apenas mais um entre tantos que alcançam bons resultados. O franqueado, ao optar pela Cacau Show, considerou a sua região, a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, na hora da escolha.
Vendo a necessidade de um empreendimento que pudesse oferecer um ambiente diferenciado para os consumidores passarem o tempo, fazer compras e ainda saborear as delícias da marca.
3. Alex e Gabriela – Franquia Acqio
O Acqio oferece para empresas soluções diferenciadas para questões financeiras. Dessa forma, o varejista tem condição de usufruir de uma máquina de cartão capaz de receber todos os tipos de pagamento.
Ou seja, a grande vantagem de atuar nesse negócio é a estruturação do seu modelo. Inicialmente, o futuro franqueado passa por um estudo de mercado.
Depois, recebe os treinamentos para conhecer o produto e outras questões que envolvem o empreendimento. Em seguida, ele parte para a prospecção de clientes em diferentes pontos da sua cidade.
Graças a essa visão, Alex e Gabriela conseguiram se unir a um empreendimento capaz de trazer tranquilidade e obter bons resultados. Alex, devido a todas as vantagens oferecidas pela marca, se manteve motivado para ir atrás de resultados cada vez maiores.
Já Gabriela, esposa de Alex, optou pela marca devido à tranquilidade de poder trabalhar de casa e, mesmo nos momentos mais complicados, ter a possibilidade de receber seus lucros devido ao uso da maquininha por seus clientes.
4. Jefferson e Sílvia – Franquia Oggi
A Oggi pode ser considerada um supermercado de sorvetes. Isso porque, são diversos produtos feitos pela própria marca e negociados em suas lojas. São diversas linhas e itens disponibilizados para o franqueado vender em sua unidade.
Uma das grandes vantagens do empreendimento é permitir que a loja franqueada evite ao máximo a sazonalidade do mercado, que tende a ter os melhores movimentos durante a primavera e verão.
Observando essas vantagens, Jeferson e Sílvia encontraram um empreendimento capaz de levar para eles resultados além do esperado, em pouco mais de uma semana após a inauguração da loja.
Para se ter uma ideia, em sete dias foi vendido todo o estoque inicial, preparado para o mês inteiro. Em dez dias, foram feitos outros três pedidos para conseguir suprir a alta demanda do empreendimento. Como resultado, foram comercializados mais de 20 mil picolés e potes de sorvete.
5. Simone Pinto – Franquia Jah do Açaí
A franquia Jah do Açaí é um empreendimento voltado para açaí e sorvetes no tradicional formato self service.
Desse modo, são diversas possibilidades que acabam atraindo os consumidores e elevando as projeções de rentabilidade. Mas vale destacar que a franqueadora também oferece opções veganas, zero açúcar e sem glúten.
Desde 2009 no mercado, a empresa mineira, natural da cidade de Conselheiro Lafaiete, tem conseguido se desenvolver e atrair cada vez mais franqueados. Atualmente, são mais de 70 unidades espalhadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
Buscando algo que pudesse trazer tranquilidade financeira e uma qualidade de vida maior, Simone Pinto optou pela Jah do Açaí. Atuando como franqueadora desde 2018, a empresária tem conseguido bons retornos financeiros e antes mesmo de 12 meses, conseguiu reaver o dinheiro investido.
Como ser um franqueado de sucesso?
Para fazer parte desse grupo de empreendedores de sucesso no mundo, será necessário seguir algumas dicas. Graças a elas, suas chances de alcançar os resultados previstos se tornaram maiores.
O caminho para empreender nas franquias, por mais seguro que seja, não elimina os riscos. Para isso, é necessário que você saiba onde está colocando o seu dinheiro antes de mais nada.
Logo mais, entenda quais as principais características de um empreendedor. Mas antes, veja as dicas que separamos sobre como ser um dos empreendedores de sucesso.
Pesquise sobre as marcas
Em primeiro lugar, você deve pesquisar sobre as marcas que mais chamam a sua atenção. Até porque, todos os empresários que citamos ao longo do texto realizaram meses de pesquisa.
Essa análise é fundamental para que você tenha a certeza sobre o empreendimento que deseja abrir. Portanto, estude suas diretrizes e modelos de negócio para não colocar em risco o seu dinheiro.
Não escolha apenas pelo dinheiro
Assim como é importante não colocá-lo em risco, é também necessário ter certa afinidade com a área do mercado que você pretende atuar. Assim, considerando aspectos tão importantes quanto o retorno financeiro.
Ou seja, isso significa que você não deve se guiar apenas pelo dinheiro, mas deve levar em conta o que lhe atrai, estimula e provoca satisfação em desenvolver.
Empreender é a chance perfeita que você tem para mudar de vida desenvolvendo aquilo que você mais gosta de fazer.
Será somente a partir dessa visão que a tranquilidade necessária para enfrentar os desafios e problemas que vão aparecer ao longo da sua gestão será obtida. Ainda, não se preocupe com os desafios. Isso porque, são situações naturais em qualquer tipo de negócio.
Agora, se você coloca o dinheiro na frente de tudo e opta por atuar em um segmento estranho demais a você, as chances de acordar todas as manhãs com a sensação de estar fazendo algo que não gosta serão maiores. Porém, com um agravante: seu dinheiro está investido ali.
Dessa forma, podemos dizer que um franqueado só obterá o sucesso que espera se conseguir atuar na área em que sente prazer ou um grau de afinidade que seja.
Conheça os produtos e serviços oferecidos
A terceira e última dica que vamos passar está relacionada aos produtos e serviços das franqueadoras. Então, visite uma unidade da marca desejada antes de entrar em contato e iniciar as negociações. Você precisa atestar a qualidade daquilo que irá oferecer para o público no futuro!
Portanto, procure conhecer as unidades, veja como é o trabalho, compare os preços, converse com os franqueados.
Abrir uma franquia oferece diversas vantagens. Não à toa, até aqui você conheceu cinco cases que demonstram como podem ajudar você a ter uma vida diferente, com retorno financeiro além do esperado. Mas para isso, é preciso seguir alguns caminhos que vão favorecer a sua jornada.
Quais as principais características de um bom empreendedor?
Primeiramente, a proatividade é fundamental. Empreendedores proativos estão sempre buscando oportunidades, tomando a iniciativa e agindo com determinação para alcançar seus objetivos.
Além disso, a capacidade de liderança é uma característica-chave. Um bom empreendedor inspira e motiva sua equipe, delega tarefas de forma eficiente, toma decisões assertivas e estabelece metas claras.
Outra característica importante é a persistência. Empreendedores bem-sucedidos não desistem diante dos desafios, mas enfrentam-nos com resiliência e determinação.
Desse modo, estão dispostos a aprender com os erros, adaptar-se às mudanças e encontrar soluções criativas para os problemas que surgem no caminho.
Além disso, a habilidade de se relacionar e comunicar é crucial. Empreendedores eficazes sabem construir e manter relacionamentos positivos com clientes, parceiros e colaboradores. Eles possuem habilidades de comunicação eficientes, sendo capazes de transmitir suas ideias e ouvir atentamente os outros.
A visão estratégica também é uma característica importante. Um bom empreendedor é capaz de antecipar tendências, identificar oportunidades de mercado e desenvolver planos estratégicos para o crescimento do negócio.
Por fim, a adaptabilidade é essencial. Empreendedores de sucesso estão abertos às mudanças e prontos para se ajustar para atender as demandas do mercado.
Ainda, são flexíveis e dispostos a inovar, buscando constantemente maneiras de se adaptar e se destacar. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.