Você sabe o que é empreendedorismo verde? Descubra esse tipo de negócio!

Por
em
Foto de um fundo azul com três blocos, sendo dois deles com árvores e um deles um sistema de energia eólica. Imagem ilustrativa para texto empreendedorismo verde.
Advertisement

O empreendedorismo verde é uma forma cada vez mais necessária de atuação em vários ramos no mercado, pensando sempre na responsabilidade ambiental. Entenda mais sobre esse nicho a seguir.

A preocupação com o meio ambiente e a busca por práticas sustentáveis são ações que vêm caracterizando cada dia mais os hábitos e a forma de consumo das pessoas.

Atualmente, além de procurar por produtos e serviços de qualidade, as pessoas também buscam por empresas e marcas que demonstram preocupação com causas sociais e ambientais.

Sendo assim, uma empresa ou startup sustentável, que realmente adota práticas conscientes para proteção do meio ambiente, são cada vez mais visadas pelo público.

É justamente aí que entra o empreendedorismo verde, trazendo formas distintas de impacto mais positivo na natureza, para os mais diversos tipos de negócios.

Desse modo, se você tem interesse em trabalhar com uma empresa ecologicamente responsável e quer entender melhor como funciona o empreendedorismo verde, acompanhe todas as informações que reunimos neste artigo.

Entenda o que é o empreendedorismo verde

O empreendedorismo verde tem como característica ações empresariais que buscam preservar o meio ambiente e atuar de modo sustentável.

Sendo assim, por meio de inovações, essas empresas conseguem transformar os impactos de suas ações na natureza. Ou seja, elas conseguem diminuir os prejuízos ao optarem por formas mais conscientes de executar seus processos.

Inclusive, vale lembrar que existem diferentes formas de adotar práticas sustentáveis. Assim, dependendo do tipo de negócio e setor de atuação, cada prática pode ser mais adequada e eficaz.

Por exemplo, uma empresa que precisa trabalhar com materiais plásticos para suas embalagens pode optar por outros materiais recicláveis, ou uma política interna de reutilização de determinados materiais.

Por outro lado, se temos um negócio que depende diretamente do uso de água, ele pode adotar métodos que fazem a economia do recurso.

Foto de um globo verde, com as três setas da reciclagem também verde e um fundo verde desfocado (imagem ilustrativa). Texto: empreendedorismo verde.
O empreendedorismo verde busca formas sustentáveis de atuação para as empresas.

Ou seja, são muitas as alternativas. Elas vão desde a economia ou substituição de gases poluentes em fabricações, reciclagem de papéis, plásticos e vidros, uso de madeira de reflorestamento, entre outros.

Sendo assim, além de uma prática necessária, pois o planeta precisa cada vez mais de ações que diminuam os impactos negativos da ação do homem, esses negócios têm a possibilidade de se conectar com um público engajado.

No entanto, é importante ressaltar que o empreendedorismo verde não se restringe a uma ação isolada. Esse novo modus operandi precisa estar presente desde o momento do planejamento, execução e até na entrega de serviços e produtos.

Por que “empresas verdes” estão em alta?

Como já dissemos, além de buscar por serviços e produtos de qualidade, as pessoas também buscam se identificar com as empresas das quais consomem serviços e/ou produtos.

E, para isso, é importante que as marcas também entreguem algo de valor. Ter um motivo por trás de tudo cria ainda mais identificação e um sentimento de pertencimento por parte do cliente.

Nesse sentido, percebemos como o empreendedorismo verde, ou seja, empresas que se preocupam com o meio ambiente, estão cada vez mais em destaque. Justamente porque as pessoas estão se preocupando com o meio ambiente e, da mesma maneira, esperam isso das marcas.

Claro que não podemos deixar de mencionar a necessidade que existe de apostar em formas mais conscientes e econômicas para a atuação das empresas.

Afinal, o meio ambiente nos mostra a cada dia como o uso desenfreado de recursos e a poluição constante são fatores que degradam o planeta e trazem previsões assustadoras. Em 2014, um relatório da ONU já previa uma catástrofe ambiental no mundo em 2050.

Portanto, a busca por formas de energias sustentáveis, economias de recursos e diminuição da poluição, em todos os âmbitos, precisa ser uma preocupação constante se quisermos diminuir os impactos negativos que estamos causando ao planeta.

Foto de parte de uma placa de energia solar, ao fundo temos o céu azul com nuvens.
Existem várias formas de gerar impactos positivos no meio ambiente. Adotar a energia solar é uma delas.

Negócios que adotam o empreendedorismo verde se tornam opções mais valorizadas, tanto pelo público, quanto por outras empresas e órgãos.

Desde 2005, o Brasil conta com o Índice de Sustentabilidade Empresarial, ISE, um mecanismo para acompanhar as práticas sustentáveis de empresas e ressaltar a atratividade de negócios como esses.

Como investir em um “negócio verde”?

Agora que você já entende o que é empreendedorismo verde e tem interesse em investir no mercado, saiba que as franquias são ótimas opções.

O mercado de franquias é bem amplo e, por isso, é fácil encontrar empresas em vários segmentos diferentes, e que já funcionam de forma sustentável. Inclusive, ao consultar o mercado, você pode se deparar com marcas bem populares entre o público.

Uma delas marcas é a Acquazero, empresa que trabalha com estética automotiva e limpeza ecológica. A empresa oferece diversos serviços voltados para os cuidados com o carro, sempre utilizando pouca quantidade de água e produtos biodegradáveis.

Outra empresa é a Nação Verde, que trabalha com produtos naturais, desde cosméticos, suplementos e alimentos. Todos os produtos são naturais e, no caso dos cosméticos, livres de parabenos. A empresa não realiza testes em animais.

Já a SolarPrime é uma empresa que trabalha com a oferta e instalação de aparelhos de energia solar, uma das formas mais limpas de se obter eletricidade sem impactar o meio ambiente.

Desse modo, em todos os casos temos serviços que economizam recursos, oferecem produtos naturais que não impactam a natureza ou formas mais sustentáveis de manter nossos hábitos.

Para entender melhor o que é uma franquia e como esse tipo de negócio funciona, acompanhe o vídeo que separamos a seguir.

Vantagens de investir em uma “franquia verde”

Viu como é possível ter um negócio bem estruturado com práticas responsáveis e que preservam a natureza?

Além disso, é importante você entender que esse mercado também possui números muito positivos para investimento. Isso pois, segundo previsões da Organização Mundial das Nações Unidas, o mercado da economia verde teria sido o responsável pela movimentação de US$ 2,2 trilhões, até 2020.

E quando pensamos em franquias, temos uma forma de investimento muito segura e que traz vários benefícios para quem está começando.

Afinal, ao se tornar um franqueado, você irá fazer parte de uma marca que já está consolidada no mercado e que possui um modelo de negócios que realmente funciona.

Da mesma forma, você também poderá contar com os suportes da franqueadora e ter todo o treinamento adequado para conduzir bem seu negócio.

Para outras informações importantes que você precisa saber antes de empreender, confira nosso ebook gratuito logo abaixo.

ebook tudo para empreendedor


Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre empreendedorismo verde, confira nosso artigo sobre franquias sustentáveis e oito modelos que você pode investir.

Advertisement
Advertisement