Franquia Açaí Concept: vale a pena abrir franquia de açaí? Descubra tudo!

Por
em
Foto de uma tigela amarela de açaí. Ao redor vemos uma travessa de fruta, um pote de castanhas e um pote de granola. Imagem ilustrativa texto melhores franquias de sucesso.
Advertisement

Se você está pensando em investir em uma franquia de açaí, veja algumas marcas que separamos para você conhecer. Entre elas, a franquia Açaí Concept e seus modelos de negócios.

O setor de açaí é um mercado atrativo. Segundo projeções da Embrapa, este segmento deve ter um crescimento de cerca de 15% ao ano.

Esse é um mercado em franca evolução de conceitos, com modelos de negócios variados, como veremos a seguir.

Conheça a franquia Açaí Concept

A franquia Açaí Concept é uma rede que nasceu no Brasil e se expandiu para outros nove países com este produto genuinamente nacional.

Em seu início, a marca foi criada para trabalhar um conceito de comida saudável e rápida, como um fast-food, atendendo clientes que consomem o açaí durante sua rotina nas ruas e em shoppings.

No cardápio, a franquia Açaí Concept trabalha com o formato self-service, bem como produtos prontos.

Além disso, a empresa conta com uma ampla variedade de acompanhamentos para o açaí, como creme de paçoca, de cupuaçu, de pitaya, abacate, entre diversos outros.

Tendo mais de 120 unidades espalhadas pelo Brasil e fora dele, a rede oferece quatro modelos de negócios para os empreendedores. Aqui falaremos um pouco sobre cada um deles.

Entenda o modelo de negócio da Açaí Concept

A rede Açaí Concept apresenta um modelo de negócio enxuto, sem necessidade de grandes estruturas ou vários funcionários.

Franquias neste segmento devem prezar pela simplicidade, para oferecer um atendimento rápido e eficiente. Por isso, as unidades contam com um projeto arquitetônico pensado para este negócio.

Conforme falamos, são quatro modelo de negócios para investir. Veja abaixo sobre cada um deles.

Quiosque

Este modelo da franquia Açaí Concept é o mais enxuto, precisando de lugares menores para ser instalado.

É um modelo que se adapta a diferentes ambientes, voltado para a conveniência e o impulso dos clientes. O espaço varia de 2 por 2 metros quadros, 3 por 2, e 4 por 2 metros quadrados.

O investimento inicial nesta unidade é a partir de R$ 150 mil.

Vemos duas escadas rolantes de um shopping (imagem ilustrativa). Texto: franquia açaí concept.
Com o modelo quiosque, é possível abrir uma unidade em um shopping.

Container

Advertisement

Este formato de negócio tem chamado a atenção de empreendedores por ser um modelo diferente e atrativo.

O modelo foi adicionado à franquia Açaí Concept recentemente, voltado principalmente para ruas. Além disso, possui uma instalação até 25% mais barata do que uma loja comum.

Além disso, o container já vem com a estrutura da franquia pronta, precisando apenas das instalações elétricas e hidráulicas.

O investimento inicial na unidade deste formato é a partir de R$ 160 mil.

Loja

É o formato mais tradicional da franquia Açaí Concept, voltado para locais movimentados, em um espaço de cerca de 20 metros quadrados.

Dessa forma, o franqueado investe em mais conforto para os clientes, buscando um público que fique mais tempo no estabelecimento.

Por fim, para iniciar uma unidade neste formato, o investimento inicial mínimo é R$ 160 mil.

Loja de Shopping

O formato mais robusto da franquia Açaí Concept é o de loja de shopping. Este tipo de negócio envolve não só produtos de qualidade, como um atendimento diferenciado.

Por ser um local mais caro, a instalação desta unidade exige um pouco mais de capital. Contudo, ela oferece uma boa rentabilidade por ser um local bem atrativo para os clientes.

O investimento inicial em uma unidade da franquia Açaí Concept em um shopping parte dos R$ 180 mil.

Todavia, existem modelos de negócios mais baratos neste mercado de açaí. Um deles é o da Cream Berry. Falaremos sobre ela daqui a pouco.

Vale a pena abrir negócio de Alimentação?

O público do mercado de açaí é amplo, diferente do início dos anos 1990, que era restrito à região Norte do Brasil.

Porém, com a difusão deste produto pelo Brasil e no exterior, hoje, ele se tornou um segmento bastante atrativo para empreender.

Para se ter uma ideia, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 40% da exportação do açaí produzido no Brasil.

Além disso, outro ponto interessante do setor é o grande consumo nos grandes centros. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são bons mercados, ficando atrás apenas do Amapá no consumo do açaí.

No entanto, o empreendedor deve ficar atento a este mercado, pois o consumo varia muito, bem como o seu público.

Vemos um homem dando comida na boca de uma mulher em uma espécie de encontro de casal (imagem ilustrativa). Texto: franquia açaí concept.
O mercado de franquias de Alimentação é muito atrativo.

Por exemplo, existem os consumidores que gostam do açaí com acompanhamento fitness, como whey protein e outros suplementos ou outros produtos de baixa caloria.

Há também quem goste de acompanhamentos mais variados, como doces ou cremes de frutas.

Dessa forma, o empreendedor deve observar estas preferências e oferecer alternativas para estes públicos.

Por fim, um formato que tem ganho mercado é o self-service. Assim, os clientes podem explorar diferentes combinações e acompanhamentos.

É um formato que eleva o ticket médio, bem como possibilita trazer o cliente mais vezes para provar novos sabores.

Neste formato self-service trabalha a Cream Berry! Veja agora mais sobre a rede de franquias.

Cream Berry: conheça a franquia self-service que está fazendo sucesso!

A franquia Cream Berry é uma rede que trabalha com um formato enxuto e eficiente de negócio, voltado para diferentes públicos.

A rede, fundada em 2011 com o nome de Akasa do Açaí, em Varginha (MG), passou para o modelo de franchising em 2016 e já possui lojas espalhadas por diversas cidades.

Em 2021, mudou o seu nome para Cream Berry após ser adquirida pela holding Encontre Sua Franquia. Com isso, começou a contar com a estrutura de suporte do grupo ESF.

Com um cardápio variado, a marca vem se expandindo no setor de franchising, oferecendo aos empreendedores uma boa lucratividade.

Por exemplo, um dos atrativos da marca é sua receita exclusiva do açaí, fabricado na central da franqueadora.

Além disso, em seu cardápio, são oferecidos vários acompanhamentos para o creme de açaí. Cremes de frutas como pitaya, cupuaçu, manga, maracujá, além de açaí zero e iogurte grego são alguns deles.

Da mesma forma, conta com diversos acréscimos, como mousse de maracujá, leite em pó, morango, pastilhas de chocolate, paçoca e leite condensado.

A franquia Cream Berry vale a pena por contar com uma série de auxílios da franqueadora para os franqueados.

No vídeo abaixo, um dos franqueados da Cream Berry fala um pouco sobre os suportes e a sua experiência com a marca. Confira!

A rede oferece aos franqueados ajuda com a escolha do ponto comercial. Assim, o franqueado irá se localizar mais próximo de seu público-alvo.

Da mesma forma, a franqueadora auxilia no layout da loja para deixar o ambiente atrativo e com a identidade da marca, bem como seus padrões arquitetônicos. Estes suportes devem vir bem explicados na Circular de Oferta de Franquia (COF).

São dois modelos de negócios para investir, o Convencional e o Express.

Convencional

A princípio, no modelo Convencional da Cream Berry, o franqueado trabalha com o atendimento mais clássico. Assim, o creme de açaí e seus acompanhamentos são preparados pelos funcionários.

O espaço para a instalação da unidade varia de 30 a 60 metros quadrados, e é organizado para receber os clientes de maneira confortável. Ainda, com a decoração de acordo com a identidade da marca.

Por fim, para esta unidade, o investimento inicial mínimo é de R$ 90 mil.

Express

Este modelo de negócio da Cream Berry é voltado pra o atendimento self-service, que é um formato que tem atraído o público consumidor.

Conforme falamos, este modelo de atendimento permite aos clientes uma mistura de sabores de acordo com o seu gosto. E ainda, é possível variar sempre, experimentando novas combinações.

O investimento mínimo nesta franquia é de R$ 110 mil. Além disso, os dois modelos trabalham com o delivery, o que é importante para franquias de Alimentação.

Leia um pouco mais sobre a franquia Cream Berry no texto completo sobre a marca.

Porém, se ainda não sabe qual a melhor franquia para você, faça uma consulta com especialistas que podem lhe orientar nesta escolha. Acesse agora: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement