Se está pensando em investir em uma franquia de açaí, veja algumas marcas que separamos para você conhecer. Entre elas, a franquia Açaí Concept e seus modelos de negócios. Confira tudo nesse conteúdo!
Segundo uma pesquisa, o consumo de açaí, no Brasil, aumenta 15% a cada ano. Desse modo, esse pode ser um segmento promissor para quem quer empreender com o próprio negócio e ganhar dinheiro.
Logo, é sobre esse mercado em franca evolução de conceitos, com modelos de negócios variados que veremos a seguir. Continue a leitura e saiba mais!
Conheça a franquia Açaí Concept
A franquia Açaí Concept é uma rede que nasceu no Brasil e se expandiu para outros nove países com este produto genuinamente nacional.
Em seu início, a marca foi criada para trabalhar um conceito de comida saudável e rápida, como um fast-food, atendendo clientes que consomem o açaí durante sua rotina nas ruas e em shoppings.
No cardápio, a franquia Açaí Concept trabalha com o formato self-service, bem como produtos prontos. Além disso, a empresa conta com uma ampla variedade de acompanhamentos para o açaí, como creme de paçoca, de cupuaçu, de pitaya, abacate, entre diversos outros.
Tendo mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil e fora dele, a rede oferece quatro modelos de negócio para os empreendedores. Aqui, falaremos um pouco sobre cada um deles.
Entenda o modelo de negócio da Açaí Concept
A rede Açaí Concept apresenta um modelo de negócio enxuto, sem necessidade de grandes estruturas ou vários funcionários.
Franquias neste segmento devem prezar pela simplicidade, para oferecer um atendimento rápido e eficiente. Por isso, as unidades contam com um projeto arquitetônico pensado para este negócio. Conforme falamos, são quatro modelo de negócios para investir. Veja abaixo sobre cada um deles.
Quiosque
Este modelo da franquia Açaí Concept é o mais enxuto, precisando de lugares menores para ser instalado.
Sendo assim, se trata de um modelo que se adapta a diferentes ambientes, voltado para a conveniência e o impulso dos clientes. O espaço varia de 2 por 2 metros quadros, 3 por 2, e 4 por 2 metros quadrados.
Container
Este formato de negócio tem chamado a atenção de empreendedores por ser um modelo diferente e atrativo.
O modelo foi adicionado à franquia Açaí Concept recentemente, voltado principalmente para ruas. Além disso, tem uma instalação até 25% mais barata do que uma loja comum.
Além disso, o container já vem com a estrutura da franquia pronta, precisando apenas das instalações elétricas e hidráulicas.
Loja
É o formato mais tradicional da franquia Açaí Concept, voltado para locais movimentados, em um espaço de cerca de 20 metros quadrados.
Dessa forma, o franqueado investe em mais conforto para os clientes, buscando um público que fique mais tempo no estabelecimento.
Loja de Shopping
O formato mais robusto da franquia Açaí Concept é o de loja de shopping. Este tipo de negócio envolve não só produtos de qualidade, como um atendimento diferenciado.
Por ser um local mais caro, a instalação desta unidade exige um pouco mais de capital. Contudo, oferece uma boa rentabilidade por ser um local bem atrativo para os clientes.
Todavia, existem outros modelos de negócio no mercado de açaí. Um deles é o da Cream Berry. Falaremos sobre logo mais.
Vale a pena abrir negócio de Alimentação?
O público do mercado de açaí é amplo, diferente do início dos anos 1990, que era restrito à região Norte do Brasil. Porém, com a difusão deste produto pelo Brasil e no exterior, hoje se tornou um segmento bastante atrativo para empreender.
Para se ter uma ideia, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 40% da exportação do açaí produzido no Brasil.
Além disso, outro ponto interessante do setor é o grande consumo nos grandes centros. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são bons mercados, ficando atrás apenas do Amapá no consumo do açaí.
No entanto, o empreendedor deve ficar atento a este mercado, pois o consumo varia muito, bem como o seu público. Por exemplo, existem os consumidores que gostam do açaí com acompanhamento fitness, como whey protein e outros suplementos ou outros produtos de baixa caloria.
Há também quem goste de acompanhamentos mais variados, como doces ou cremes de frutas. Dessa forma, o empreendedor deve observar estas preferências e oferecer alternativas para estes públicos.
Por fim, um formato que tem ganho mercado é o self-service. Assim, os clientes podem explorar diferentes combinações e acompanhamentos.
É um formato que eleva o ticket médio, bem como possibilita trazer o cliente mais vezes para provar novos sabores. Neste formato self-service trabalha a Cream Berry! Veja agora mais sobre a rede de franquias.
Cream Berry: conheça a franquia self-service que está fazendo sucesso!
A rede, fundada em 2011 com o nome de Akasa do Açaí, em Varginha (MG), passou para o mo delo de franchising
em 2016 e já tem lojas espalhadas por diversas cidades.Em 2021, mudou o seu nome para Cream Berry após ser adquirida pela holding Encontre Sua Franquia. Com isso, começou a contar com a estrutura de suporte do grupo ESF.
Com um cardápio variado, a marca vem se expandindo no setor de franchising e oferece aos empreendedores uma boa lucratividade.
Por exemplo, um dos atrativos da marca é sua receita exclusiva do açaí, fabricado na central da franqueadora. Além disso, em seu cardápio, são oferecidos vários acompanhamentos para o creme de açaí. Cremes de frutas como pitaya, cupuaçu, manga, maracujá, além de açaí zero e iogurte grego são alguns deles.
Da mesma forma, conta com diversos acréscimos, como mousse de maracujá, leite em pó, morango, pastilhas de chocolate, paçoca e leite condensado.
A franquia Cream Berry vale a pena por contar com uma série de auxílios da franqueadora para os franqueados. No vídeo abaixo, um dos franqueados da Cream Berry fala um pouco sobre os suportes e a sua experiência com a marca. Confira!
A rede oferece aos franqueados ajuda com a escolha do ponto comercial. Assim, o franqueado irá se localizar mais próximo de seu público-alvo.
Da mesma forma, a franqueadora auxilia no layout da loja para deixar o ambiente atrativo e com a identidade da marca, bem como seus padrões arquitetônicos.
Estes suportes devem vir bem explicados na Circular de Oferta de Franquia (COF). A marca conta com sete modelos de negócios para investir, ajustados pelo tamanho da unidade e equipamentos: To Go, Store in Store, Express, Container e Satélite.
To Go
Este formato é voltado para o atendimento mais clássico deste mercado, com o creme e seus acompanhamentos sendo preparados pelos funcionários da rede. Nesse sentido, o cliente escolhe os combos pré-definidos no cardápio, que possui um amplo leque de opções.
O modelo é enxuto, pois a estrutura organizada pela franqueadora é eficiente, o que facilita o trabalho no dia a dia da loja. No entanto, não há espaço para consumir no local. Dessa forma, a Cream Berry segue a tendência do mercado de serviços To Go. Ou seja, “para levar”.
Store in Store
O modelo Store in Store oferece uma oportunidade única de negócios, com suas máquinas personalizadas projetadas para serem instaladas em locais físicos. Ou ainda, em participações em eventos.
Assim, você pode levar o sabor irresistível dos produtos Cream Berry para diferentes públicos sem a necessidade de caracterizações específicas da marca. Isso permite uma flexibilidade na expansão do negócio, aproveitando espaços comerciais já existentes ou em eventos sazonais.
Express
O formato Express da franquia Cream Berry é focado no atendimento self-service. Nele, os clientes fazem as combinações dos acompanhamentos com o creme de açaí.
Dessa forma, é exigido um número menor de funcionários, diminuindo os custos de manutenção do negócio. Além disso, o formato que tem atraído muitos consumidores. Isso porque, os clientes podem fazer todas as combinações que desejarem, aumentando o ticket médio do negócio.
Ademais, essa estrutura faz com que os consumidores retornem para fazer mais combinações de sabores, aproveitando os variados cremes de frutas que a Cream Berry tem em seu cardápio.
Container
Por fim, o modelo container oferece uma experiência mais imersiva aos clientes. Além disso, a Cream Berry integra uma das tendências do mercado, em oferecer produtos e serviços em cointainers.
Este modelo de negócio conta com o diferencial do self-service para que os clientes montem seu açaí de forma personalizada. Além disso, o ambiente é próprio. Assim, o franqueado precisa dispor de um espaço de loja de 40 pés.
Satélite
O modelo de franquia Satélite é um formato de negócio entre 80 e 120 metros quadrados, que se concentra no atendimento direto ao consumidor final. Esse formato oferece exclusividade territorial em regiões previamente definidas.
Assim, proporciona aos franqueados a oportunidade de construir um negócio sólido com a marca Cream Berry. Com um foco duplo no varejo e na distribuição, o modelo promete uma estratégia de crescimento abrangente e rentável para quem deseja empreender.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.