Para quem deseja investir no franchising, no mercado de turismo, uma das opções é a franquia Accorhotels. A rede trabalha neste setor voltado para hotéis e vamos falar um pouco dela para você.
O setor de turismo foi bastante impactado pela pandemia do novo coronavírus. Porém, em 2018, no Brasil, este setor movimentou mais de 150 bilhões de dólares, o que significou 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Nesse sentido, a rede de franquia Accorhotels pode ser a oportunidade que o empreendedor procura para investir neste setor. Conheça um pouco mais sobre ela neste conteúdo!
Conheça a franquia Accorhotels
A Accorhotels iniciou seu negócio investindo apenas em hospedagens, contudo, na última década, entrou para o franchising.
Este mudança para expandir a marca fez com que a franquia Accorhotels chegasse a mais de 740 mil quartos de hotéis no mundo.
A rede trabalha com diferentes tipos de hospedagens pelo mundo, tendo em seu catálogo quartos dos mais variados e em diferentes locais.
Por fim, seu grupo de hotelaria inclui marcas como Ibis, Adagio, Sofitel, Mercure, Formule 1 e Pullman.
Entenda o modelo de negócio da Accorhotels
O modelo da franquia Accorhotels trabalha com a conversão de hotéis pelo mundo.
Assim, a Accor oferece aos proprietários que operam seus hotéis o acesso a uma marca, vendendo-lhes o direito de usar o seu nome. Do mesmo modo, serviços de distribuição, vendas, marketing e fidelidade.
A franquia Accorhotels trabalha com um modelo único de negócio, com a entrada de um hotel para o grupo. Assim, esse novo hotel passa a contar com todos essas vantagens da marca.
Além disso, é disponibilizado o suporte de uma equipe operacional e acesso a uma plataforma de distribuição, conectando o hotel às maiores agências on-line e off-line do mundo.
Da mesma forma, esse novo hotel passa a receber os hóspedes frequentes de programas de fidelidade e, com isso, a novidade é promovida em toda a rede.
Esse é um empreendimento voltado para investidores de alto capital, que desejam ter um negócio de renome, mas de custo elevado.
Para se ter uma ideia, o investimento inicial para se tornar um franqueado da rede é cerca de R$ 5.550.000,00.
Contudo, no setor de turismo existem opções mais baratas, como agências de turismo. Uma destas marcas do franchising é a Encontre Sua Viagem, da qual falaremos nos tópicos abaixo.
Números do setor de Turismo e hotéis no Brasil
A pandemia do novo coronavírus fez o mercado de turismo no mundo inteiro encolher, por conta das restrições de circulação de pessoas.
Porém, este setor sempre foi atrativo para novos empreendedores e a tendência é que volte aos patamares de alguns anos.
Para se ter uma ideia, em 2019, o turismo movimentou 8,9 trilhões de dólares, contribuindo com 10,3% do PIB global e gerando mais de 330 milhões de empregos.
Esta crise veio para interromper um movimento de crescimento do setor de hotelaria e turismo do mercado de franchising.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre o terceiro trimestre de 2018 e o de 2019, este setor teve um aumento de 7,2% no faturamento e 1,2% no número de unidades.
Da mesma forma, o mercado é amplo, com diversos nichos de atuação. Por exemplo, franquias de vendas de pacotes turísticos dos mais variados.
Seja, pacotes para ecoturismo, turismo histórico, turismo LGBT+, entre outros.
Além disso, por causa da pandemia, especialistas dizem que há uma demanda reprimida que deve buscar por estes serviços com o avançar da vacinação.
Do mesmo modo, agências estão prevendo um aumento do turismo doméstico no Brasil, voltado para cidades menores e mais próximas.
Um levantamento da Booking.com mostrou que 55% das pessoas pretendem conhecer um novo destino na região onde moram.
Por fim, mesmo com os problemas, é uma boa opção investir neste mercado, seja pelo faturamento ou por seus negócios atrativos.
Um destes negócios é a Encontre Sua Viagem, franquia de agência de turismo da qual falaremos a seguir.
Encontre Sua Viagem: conheça a franquia de Turismo mais barata para abrir
A Encontre Sua Viagem é uma ótima opção para quem deseja investir em uma franquia de turismo.
Com presença consolidada no mercado, a franquia trabalha com a venda de diversos serviços, como hospedagens, passagens, pacotes, entre outros itens.
Dessa forma, o franqueado é responsável pela intermediação das vendas entre os parceiros fornecedores destes itens e o cliente final.
Assim, tendo parcerias com os maiores players do mercado de turismo, a franquia consegue oferecer um amplo catálogo, além de uma estrutura eficiente para o franqueado.
Por exemplo, ela é parceira de empresas como a Latam, Gol, Azul, Copa Airlines, Turkish, AirFrance, TAP, Booking, CVC, Trend Operadora, Europlus, entre outras.
Além deste amplo catálogo de produtos e serviços, a Encontre Sua Viagem também oferece aos franqueados um suporte eficiente.
Nesse sentido, ao se tornar um franqueado, o empreendedor recebe treinamento para conhecer o segmento e a operação da franquia.
Da mesma forma, conta com auxílio para a gestão da unidade, questões burocráticas e organização financeira.
Estes e outros suportes são melhores descritos na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, documento importante nas tratativas entre empreendedor e franqueadora.
Por fim, são dois modelos de negócios para investir, o home office e o loja. Veja um pouco mais sobre eles a seguir. Mas antes, confira o vídeo sobre a Encontre Sua Viagem que separamos para você.
Home office
O modelo home office da Encontre Sua Franquia permite que o empreendedor tenha uma agência de turismo na sala de sua casa.
Assim, com um computador ligado à internet e um telefone, o franqueado consegue desenvolver seu trabalho, e melhor, sem um horário fixo.
As vendas são realizadas pelo site da franquia, recebendo o franqueado uma comissão dependendo do produto vendido.
O investimento inicial para uma unidade home office da marca é a partir de R$ 12 mil.
Loja
Diferente do home office, o modelo loja exige uma maior dedicação do empreendedor, que terá um horário mais comercial de trabalho.
Da mesma forma, este modelo precisa de um investimento mais elevado por conta da estrutura da unidade física, reformas, funcionários, entre outros.
Essa é uma boa opção, pois ter uma estrutura comercial traz visibilidade para a unidade, que deve ser instalada em locais com grande movimento.
Nessa hora, a franqueadora, por meio de um estudo de geomarketing, auxilia o franqueado na escolha do melhor local para a unidade.
Por fim, o investimento inicial na unidade neste formato é de no mínimo R$ 46 mil, podendo variar de local para local.