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Franquia Burger King: conheça a marca e como se tornar um franqueado

Sumário

Para quem busca uma franquia de fast food para investir, a franquia Burger King é uma das mais procuradas no mercado brasileiro. Aqui, apresentamos a história da rede, os modelos e os suportes oferecidos aos franqueados da marca.

O ramo de Alimentação é promissor para quem deseja investir. Isso porque, os números do setor mostram um crescimento de 16,6%, em 2022, comparado com 2021. Logo, a franquia Burger King é uma das redes de maior sucesso em todo o mundo e se tornando uma boa opção para empreender.

Dados de uma pesquisa, revelaram que o brasileiro é consumidor assíduo de fast-food. A ingestão de pizzas e sanduíches por exemplo, cresceu de 10,5% para 17% em 2018. Não é a toa que os números de faturamento e lucratividade surpreendem, além das projeções de expansão e resultados das franquias.

Assim, a franquia Burger King é mais uma das marcas que se dedicam ao nicho. A rede, dentre as concorrentes, está há mais de 60 anos desenvolvendo estratégias de destaque. Continue a leitura!

Franquia Burguer King: como surgiu?

O primeiro restaurante Burger King surgiu em Miami, na Flórida, em 1954. O lançamento foi chamado de Insta-Burger King, com a proposta de atender os consumidores de forma rápida e prática.

Sendo assim, o lançamento do restaurante, ao mesmo tempo, fazia parte do movimento de popularização do fast-food, no qual o objetivo era o tempo de preparo da comida, até ser servida ao consumidor, ser o mais breve possível.

Depois de iniciado, o restaurante foi comprado pelos empresários James W. McLamore e David Edgerton que acreditaram no potencial do negócio e decidiram inaugurar um segundo restaurante, no subúrbio de Miami.

Então, o segundo restaurante inaugurado pelos empresários surgiu com uma estratégia única: vender hambúrgueres e milk shakes por 18 centavos de dólar.

Dois anos depois, os empresários criaram o que seria, atualmente, um dos sanduíches mais famosos do mundo e que ajudou a concretizar a fama do Burger King: o Whooper. Diante do sucesso das vendas, os empresários iniciaram, em 1961, o processo de franqueamento nacional e internacional.

Em 2013, a marca informou que contava com mais de 13 mil restaurantes em 79 países. Desse total, 66% está presente nos Estados Unidos. No Brasil, a marca chegou em 2004 e, logo de início, inaugurou três restaurantes na capital de São Paulo.

Sete anos depois, a rede já havia inaugurado 100 unidades no país, a maioria na região Sudeste. Dessa forma, no ano de 2011, foi lançado o BK Brasil, máster franqueado brasileiro, com CNPJ próprio.

A proposta foi a seguinte: como máster franqueado, o BK Brasil fica responsável pelas franquias existentes no país, além de abrir lojas próprias, gerenciando novos negócios. Seguindo o formato adotado por vários modelos de franchising do país.

Estratégia de expansão diferenciada

Com tantos restaurantes fast food lançados desde a década de 1950 e tendo como principal concorrente o Mc Donald’s, o Burger King adotou estratégia própria de expansão. O objetivo era desenvolver métricas exclusivas de crescimento, que também garantisse destaque entre os concorrentes.

Por isso, ao invés de colocar todas as fichas em expansão massiva por franquias, também adotada por redes como o Mc Donald’s, o Burger King optou por apostar em expansão das lojas próprias.

Desse modo, o objetivo era ganhar volume e o máximo de experiência operacional para, no futuro, expandir por franquias. Assim, com uma experiência operacional cada vez mais sólida, o know-how da marca foi repassado aos franqueados.

No momento certo de expansão por franquias, de forma completa, garantindo maiores chances de sucesso e maturidade para as unidades. Com apoio em pesquisas de mercado, a marca apostou em pontos estratégicos para abertura das unidades próprias em todo o Brasil.

Ainda também adquiriu lojas em pontos importantes. Em São Paulo, o local escolhido pela rede foi na Avenida Santo Amaro, a mais importante ligação do centro da cidade com a zona sul da capital.

Mas atualmente, a rede conta com quase 1.255 restaurantes no Brasil. Já a receita líquida operacional do Burger King Brasil em 2018, foi de R$ 2,3 bilhões. O total foi um aumento de 31,6% em relação ao faturamento de 2017 e o lucro líquido é de quase R$ 130 milhões.

Vantagens da franquia Burger King

Como você viu até aqui, os restaurantes Burger King são famosos pelo sanduíche Whooper, mas não só. A qualidade de todos os sanduíches e acompanhamentos proporciona destaque à marca e a posiciona a batalha entre os concorrentes.

Então, a principal vantagem é a qualidade dos produtos. Os hambúrgueres são grelhados no fogo como churrasco e todos os ingredientes são selecionados, com o objetivo de proporcionar frescor e qualidade aos lanches.

Por fim, toda a gestão é moldada para prestar suporte eficiente a todos os franqueados. A marca trabalha com times de consultores especializados, que atuam em todos os processos que envolvem a franquia Burger King.

Modelos de franquia

A Burger King Brasil oferece aos empreendedores brasileiros interessados em investir na marca, duas modalidades de franquia. A primeira, é o de franquia Burger King Free Standing. Esse modelo é o de restaurante de rua da marca, com expansão para atendimento drive thru.

Há ainda o formato Food Court, segunda modalidade de franquia da rede. Nesse formato, você gerencia um modelo de franquia de restaurante de Shopping, localizado na praça de alimentação.

Os valores referentes ao investimento em cada um dos modelos de franquia Burger King não são informados ao público, somente aos candidatos a franqueados.

Entretanto, a rede revela que o capital para investimento é a partir de R$ 2,5 milhões e royalties a 8%. Ao mesmo tempo, não são mencionadas as informações referentes à taxa de franquia, faturamento ou prazo de retorno.

Além disso, a rede não trabalha com possibilidades de financiamento ou parcelamento de investimento em qualquer um dos modelos de franquia. A seguir, entenda sobre o suporte ao franqueado.

Suporte ao franqueado

Como determinado pela Lei de Franquias, a franqueadora deve garantir treinamento e suporte completo aos franqueados. O Burger King oferece suporte total, desde a inauguração do ponto comercial até o dia a dia de operação da unidade.

Ainda, os franqueados recebem consultoria na seleção do ponto comercial e apoio no desenvolvimento dos projetos arquitetônicos do restaurante.

Logo, a rede também oferece consultoria de gerenciamento da implantação da unidade e apoio na montagem e inauguração do restaurante. Por fim, os empreendedores recebem treinamento que se estende para todos os funcionários do restaurante.

Como se tornar franqueado Burger King?

Em qualquer modalidade de investimento, é importante saber identificar se você tem o perfil ideal para se tornar franqueado da rede escolhida.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Por isso, desenvolva alguns estudos de mercado, analise a marca e os modelos de franquia oferecidos. Além disso, pesquise os valores necessários para investimento e, principalmente, encontre uma rede com a qual você se identifique.

A identificação com a proposta da rede no mercado, produtos e serviços vendidos aos clientes torna o dia a dia de trabalho muito mais fácil. Feito isso, é hora de se candidatar como futuro franqueado Burger King. O primeiro passo, é entrar em contato com a rede por meio do site.

Sendo assim, a franqueadora, geralmente solicita informações de contato e alguns dados referentes ao perfil do investidor, como a localidade em que deseja atuar. Depois, é só aguardar que entre em contato com você para que os próximos passos sejam dados.

A franqueadora também pode solicitar documentos completos e realiza entrevista para conhecer melhor o seu perfil, além de apresentar a proposta de investimento.

Documentações

Não é porque a franquia Burger King é uma das mais famosas do mundo, que não precisa seguir algumas regras. A Lei de Franquias regulamenta todo o processo de aquisição, atuação dos franqueados e também das franqueadoras.

Sendo assim, a legislação determina que algumas documentações precisam ser entregues ao candidato a franqueado, antes mesmo de decidir pelo investimento.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é uma das principais documentações. Na COF, devem constar informações completas sobre a marca, valores e condições de investimento, taxas que o franqueado precisa pagar, entre outras informações cruciais.

O Contrato de Franquias também é essencial, sendo complementar à COF. Sua assinatura determina que o investimento está firmado, mas antes mesmo de assinar, você leia o contrato com atenção.

Dessa forma, estarão incluídas as taxas, os direitos e deveres de ambas as partes. Na cláusula dos direitos, fica garantido ao franqueado o suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia.

O direito de uso de marca, transferência de know-how, entre outros suportes também constam no contrato. Por isso, preste bastante atenção a tudo que o contrato e a COF descrevem. Isso porque, por serem documentações extensas, o ideal é estudar os documentos com o auxílio de um advogado.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu tudo sobre a franquia Burger King. Ainda, aprendeu dicas estratégicas para investir no seu próprio negócio. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.

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