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Franquia de academia: vale a pena investir neste negócio?

Sumário

Uma franquia de academia pode ser uma opção de investimento para quem se interessa pela prática de exercícios físicos. O mercado é bem amplo, com opções em diversos formatos e valores. Sendo assim, acompanhe o texto e descubra se vale a pena investir neste negócio.

Segundo dados divulgados em 2022, pelo Ministério da Saúde, cerca de 36,7% dos brasileiros adultos afirmam praticar exercícios. Desse modo, revelando que o mercado de academias tem um bom público para alcançar.

Isso se deve, principalmente, pela busca dos brasileiros por hábitos saudáveis e mais qualidade de vida. Como resultado, o Brasil já é considerado o segundo país mais fitness do mundo, somando mais de 33 mil estabelecimentos. Os dados são da Associação Brasileira de Academias (Acad-Brasil).

Com uma tendência tão forte, os investimentos em negócios na área podem ser interessantes para quem se identifica. Continue a leitura e saiba mais!

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Vantagens de abrir uma franquia de academia

A prática de atividade física ligada a uma alimentação saudável ganha cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros. Afinal de contas, é fundamental manter o corpo em movimento e uma alimentação equilibrada para um estado de bem-estar prolongado.

É justamente por causa dessa tendência que o país fica atrás somente dos Estados Unidos no mercado de academias no mundo. Em 2013, existiam em torno de 23 mil unidades, aumentando para 34,5 mil, em 2017.

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Além disso, os negócios ligados ao setor fitness movimentaram cerca de US$ 2 bilhões no Brasil, sendo o maior índice da América Latina.

Porém, mesmo com tantos serviços oferecidos, o percentual de adeptos ainda é baixo em relação à população no geral. Segundo o IBGE, apenas 30% dos brasileiros praticam o nível recomendado de atividades físicas.

Logo, além de um mercado forte, temos um setor com largo potencial para conquistar mais adeptos. Principalmente se considerarmos toda a influência que está presente diariamente na vida das pessoas.

Sendo assim, quando falamos em franquias de academia, o mercado pode ser ainda mais atrativo, já que as franquias são investimentos mais seguros. Isso porque, contam com um modelo de negócio testado e bem estruturado no mercado.

Os franqueados também recebem treinamentos iniciais e vários suportes da franqueadora para conduzir o negócio. Assim, as chances de sucesso são maiores. Além disso, não podemos nos esquecer dos números.

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Em 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, no qual se enquadram as academias, teve um faturamento de R$ 47,3 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ou seja, um crescimento de 21,5% em relação a 2021.

Franquias de academia e Saúde, Beleza e Bem-estar para abrir

Quer investir no ramo de saúde, mas não acha que as franquias de academia são para você? Então, saiba que existem outras opções de negócios.

Por exemplo, no setor de Saúde, Beleza e Bem-estar, você também pode trabalhar com serviços de estética e cuidados pessoais, seja com produtos ou serviços. Conheça algumas opções a seguir.

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Logo mais, entenda como escolher a melhor franquia de academia para abrir. Mas antes, descubra outras opções de negócio para investir.

Outras opções de franquia de academia para investir

Descubra agora mais alternativas de franquias de academia que estão ganhando destaque no mercado. Ao considerar investir nesse setor em expansão, é importante explorar além das opções convencionais. Além das tradicionais redes, há uma gama de oportunidades inovadoras e promissoras.

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Marcas especializadas em nichos específicos, como treinamento funcional, artes marciais, ou até mesmo academias voltadas para públicos exclusivos, podem ser atrativas.

Desse modo, avaliar as particularidades de cada proposta pode ser a chave para um investimento bem-sucedido. Por isso, aproveite a chance de diversificar seu portfólio e encontrar a franquia de academia que se alinha perfeitamente aos seus objetivos e interesses. Acompanhe!

1. Doctor Fit

A franquia Doctor Fit conta com uma metodologia de treinamento própria, sendo totalmente personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente.

Sendo assim, todos os treinos são feitos com pesos leves e com o próprio corpo do aluno, sem o auxílio de máquinas. A marca conta com unidades espalhadas por mais de dez estados brasileiros, e atua com horários agendados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 94 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado   

2. Instituto Pilates

Já o Instituto Pilates tem uma metodologia e atendimento especializado em patologia da coluna. Logo, os alunos contam com uma avaliação inicial e atendimento personalizado para o fortalecimento da musculatura da coluna vertebral.

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Além disso, os franqueados contam com suporte e treinamentos em gestão de vendas, financeiro e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses   

3. Team Nogueira

A Team Nogueira é uma franquia dos atletas de MMA Rogério e Rodrigo Minotauro. Portanto, o foco do empreendimento são as artes marciais.

Desse modo, a marca nasceu em 2006, e além de lutas, os clientes encontram vários exercícios e treinamentos, bem como atendimentos para homens, mulheres e crianças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: até 18 meses   

4. Velocity

O empreendedor procura no mercado de franquias uma marca com reconhecimento e um negócio atrativo, com inovação e qualidade. No setor de serviços, a atividade física tem atrativo a atenção dos consumidores, que buscam redes com aulas práticas para manter a forma e a saúde.

Uma das redes que atua neste segmento é a Velocity, que oferece um tipo de negócio com aulas de bike e outro com aulas de treinamento funcional.

Além disso, oferece ao franqueado uma série de suportes que auxiliam na gestão e desenvolvimento do negócio, bem como ações para a captação de alunos e fortalecimento da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 750 mil
  • Prazo de retorno: entre 15 e 36 meses

5. SmartFit

A Smart Fit é uma das redes de franquias mais conhecidas do setor. Atualmente, a marca está presente na América Latina, somando cerca de 1 mil academias. O conceito da marca é facilitar o acesso às práticas de atividades físicas de alto padrão.

Dessa forma, os clientes que buscam por um bom condicionamento físico podem optar por musculação, aulas de ginástica, fit dance e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,8 milhões
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado   

6. Contours

Já a Contours é uma franquia de academia com foco em mulheres. Entre os serviços oferecidos estão: ginástica, circuito funcional, pilates, yoga e atividades desenvolvidas especialmente para a terceira idade.

Um grande diferencial da marca é seu espaço kids, ideal para mães que vão à academia e levam os filhos.

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  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado  

7. B-Active Academia Terapêutica 

A B-Active trabalha com um time de fisioterapeutas especializados para oferecer treinamento para diferentes públicos em idades distintas. Desse modo, os alunos podem contar com um atendimento personalizado.

Mas, além disso, nas unidades, o público pode encontrar atendimentos em reabilitação e fisioterapia, treinos funcionais e condicionamento físico.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 847 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 30 meses

Como escolher a melhor franquia de academia para abrir?

Primeiramente, avalie o mercado local e identifique demandas específicas. Depois, pesquise marcas consolidadas, considere reputação e histórico de sucesso. Além disso, analise o suporte oferecido pela franqueadora, desde treinamento até estratégias de marketing.

Na sequência, questione os franqueados existentes sobre experiências e satisfação. Ainda, dê preferência a franquias alinhadas aos seus interesses.

Ao seguir esse processo estratégico, você estará preparado para tomar uma decisão informada e abrir a melhor franquia de academia para o seu perfil e região.

Para quem o modelo de academia é indicado?

O modelo de academia é indicado para empreendedores apaixonados por fitness e bem-estar. O franqueado ideal tem afinidade com a área e busca um negócio dinâmico e lucrativo.

Logo, as habilidades interpessoais são cruciais, já que a interação com clientes e colaboradores é constante. O perfil empreendedor, aliado à capacidade de gestão, otimiza o desempenho do negócio.

Por fim, a disposição para acompanhar as tendências do setor e inovar é um diferencial. A franquia de academia atrai quem procura uma oportunidade no mercado fitness, alinhada com paixão pelo universo da saúde e do condicionamento físico.

Passo a passo para abrir a sua franquia

O primeiro é estabelecer contato direto com a marca desejada, compreender sua visão e valores. Posteriormente, aprofundar-se na análise detalhada do negócio é importante para entender o mercado e as expectativas.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento essencial a ser minuciosamente avaliado, apresentando informações legais e financeiras. Em seguida, é fundamental planejar as finanças, estimando custos totais e projeções de retorno.

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Dessa forma, a negociação com a franqueadora deve ser assertiva, buscando condições favoráveis para ambas as partes. Por fim, o investimento na franquia consolidará a parceria, dando início à abertura do seu próprio empreendimento.

Ao longo do texto, você aprendeu que vale a pena investir na franquia de academia. Ainda, conferiu dicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

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