Franquias de automóveis: opções para faturar R$ 80 mil por mês

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Investir em um modelo de franquia de automóveis proporciona ao empreendedor a chance de atuar em um segmento que não para de crescer. Para quem busca por opções com valores atrativos de investimento e de faturamento mensal, as redes que se dedicam a serviços automotivos se apresentam como boas oportunidades.

Advertisement

O franchising brasileiro faz parte de um dos setores da economia que, mesmo em meio a desafios e instabilidades econômicas, consegue registrar resultados positivos de faturamento e expansão de redes por todo o país.

Os crescimentos progressivos, como indica a Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro

Advertisement
, desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com o levantamento, todos os segmentos do setor registraram crescimento em 2019, em comparação com os números de 2018.

Ao mesmo tempo, na pesquisa, a ABF destaca alguns segmentos que obtiveram destaque no total de faturamento anual, dentre eles o setor de Serviços automotivos.

Assim, as redes que se estruturam como franquia de automóveis e de serviços para os veículos conquistaram um aumento de 7,2% no faturamento em 2019, em comparação com o faturado no ano anterior.

O faturamento anual do segmento de serviços automotivos foi de R$ 6,31 bilhões. Ao mesmo tempo, o setor também registrou aumento de 1,2% no número de unidades franqueadas entre um ano e outro.

Advertisement

De olho nas boas oportunidades de atuação, este conteúdo vai apresentar as vantagens do mercado de serviços automotivos, além de indicar boas opções de franquias de automóveis para investir. Para saber mais, continue a leitura.

Vantagens de investir em um modelo de franquia

Além dos resultados positivos do franchising brasileiro, outra vantagem de investir em um modelo de franquia está na segurança proporcionada aos franqueados – principalmente para quem é empreendedor de primeira viagem.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Ou seja, ao investir em um formato de franquia de automóveis, por exemplo, o franqueado aposta em um modelo de negócio testado e com maturidade no mercado. Mas, o que proporciona essa maturidade?

É a trajetória da marca no mercado. Desafios foram enfrentados e aprimoramentos em processos, serviços e produtos foram desenvolvidos ao longo da trajetória da rede.

Ao mesmo tempo, a maioria das franquias já são conhecidas pelos consumidores e contam com uma cartela de clientes fieis, o que facilita a chegada de novas unidades no mercado.

Desse modo, todo o conhecimento da rede acumulado ao longo da trajetória é transferido aos franqueados por meio dos treinamentos e suportes. A capacitação de todos os empreendedores é determinada pela Lei de Franquias

Advertisement
, outro ponto que conta para a segurança do investimento.

Documentações

Portanto, a legislação determina que a franqueadora entregue aos empreendedores documentações, treinamentos, suportes e consultorias para que o sucesso da franquia seja mais certeiro.

Assim, as documentações mais importantes são a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia, que devem ser estudados com calma.

A COF deve informar tudo que envolve o investimento, com detalhamento de valores: capital inicial, taxas de franquia, royalties, propaganda, faturamento médio, lucratividade, prazo de retorno, entre outras informações.

Além disso, devem constar na COF todas os dados referentes a obrigações do franqueado e seus direitos, bem como as obrigações da franqueadora junto ao empreendedor. Aqui, o candidato a franqueado fica sabendo como será a relação com a franqueadora e como deve ser sua postura no cotidiano de operação da unidade.

Assim, o contrato de franquia serve como uma complementação às informações da COF e sua assinatura firma a relação do empreendedor com a franqueadora.

Baixa taxa de mortalidade

A baixa taxa de mortalidade é outro ponto de destaque no investimento em franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas 5 fecham até o segundo ano de operação.

Portanto, a difença principal acontece se compararmos com empreendimentos convencionais, no qual a taxa de mortalidade é bem menor. A cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos de trabalho, o que indica um índice de mortalidade de 23%. Os dados são do Sebrae.

Como detalhamos anteriormente, o que contribui para a baixa taxa de mortalidade é o investimento em um modelo de negócio testado no mercado, junto de uma atuação com o suporte de documentações, treinamentos e consultorias constantes oferecidos pelas marcas.

Melhores opções de franquias de automóveis para investir

Depois de se informar sobre as vantagens do investimento em franchising, é hora de conhecer opções de franquias de automóveis para investir.

E saiba: apesar de estarem inseridas no mesmo mercado, existem opções bem diferentes, que variam de acordo com o formato de franquia disponível para investimento, atuação no setor e atendimentos aos clientes.

...Carregando..
Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS