Franquia de cafeteria ou açaiteria: qual negócio é melhor abrir?

Por
em
Imagem de uma cafeteria. Imagem ilustrativa texto franquia de cafeteria.
Advertisement

Aquele cafezinho pela manhã ou no meio da tarde é um excelente negócio para investir por meio de uma franquia de cafeteria.

Contudo, não podemos esquecer também que o mercado de Alimentação também possui um outro produto que caiu nas graças de todo o Brasil: o açaí.

Assim, estes dois tipos de negócios são uma boa opção para abrir uma franquia, como mostraremos para você neste conteúdo.

Vale a pena abrir uma cafeteria?

Para abrir uma cafeteria, o empreendedor não precisa de uma estrutura complexa de trabalho para o dia a dia do negócio.

Nesse sentido, não é necessário muitos funcionários nem equipamentos vultuosos, demandando um investimento inicial menor. E ainda pode contar com produtos simples para acompanhar, como o pão de queijo.

Contudo, é possível também ter uma franquia de cafeteria com ampla estrutura, um cardápio variado de cafés e lanches.

Sendo assim, o custo do empreendimento será maior, mas com um valor agregado maior também.

Ademais, alguns cafés demandam um preparo especial, servidos de maneira mais requintada. Para este tipo de negócio, há um custo maior de produtos e capacitação dos colaboradores.

O mercado de café é, com certeza, uma boa opção para empreendedor, tendo em vista que este produto é bastante consumido pelos brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), foram consumidas 21,2 milhões de sacas de café no Brasil em 2020. Isso dá uma média de 81 litros da bebida por pessoa ao ano.

Ademais, segundo estudo feito pela consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro de café premium tem crescido de forma acelerada. Apesar disso, a maior parte do consumo doméstico ainda é de café tradicional.

Dessa forma, o empreendedor deve estar atento ao público que deseja atingir. Se é aquelas pessoas que buscam os cafés especiais, com uma experiência de consumo mais requintada, ou o consumidor comum do dia a dia.

Vemos uma xícara de café ao lado de um caderno de anotações (imagem ilustrativa). Texto: franquia de cafeteria.
Uma cafeteria é um lugar de descanso e de encontro para os clientes.

Uma açaiteria é um bom negócio para abrir?

Em vez de uma franquia de cafeteria você pode optar por investir em uma açaíteria para a venda deste produto tão tradicional do Brasil.

São vários os modelos de negócios para investir em uma franquia de açaí, com estruturas mais simples ou mais complexas.

Há anos este fruto ultrapassou as fronteiras da região Norte do Brasil para ganhar todo o território e os mais variados públicos. Por conta disso, esse é um mercado a se observar.

Além do mais, segundo a Embrapa, a estimativa é de que somente no estado do Pará sejam consumidas cerca de 300 mil toneladas de açaí anualmente.

Do mesmo modo, para fora do mercado paraense, cerca de 150 toneladas de açaí são consumidas por ano no estado de São Paulo, 500 toneladas no Rio de Janeiro e 200 toneladas nos demais estados Brasileiros.

Uma vertente de negócio na cadeia do açaí são as franquias de fast-food saudável, nas quais os produtos à base de açaí são o carro-chefe.

Assim, o empreendedor pode ofertar aos clientes um mix grande de produtos, aumentando o valor agregado e o ticket médio por cliente.

Por fim, uma vantagem do comércio do açaí em relação a uma franquia de cafeteria é que a primeira demanda uma estrutura menor de atendimento.

Ademais, um modelo de franquia de açaí permite trabalhar também com o delivery, que continuará sendo uma tendência no mercado pós-pandemia.

Por isso, pode ser bem compensador abrir um negócio de açaí ao invés de uma franquia de cafeteria.

Qual escolher: cafeteria ou açaiteria?

A princípio, para escolher o negócio no qual investir, o empreendedor deve ser decidido, seguro e não ter dúvidas em relação a seu investimento.

Dessa forma, deve analisar diversos aspectos entre estes dois modelos de negócio, de cafeteria ou de açaiteria.

Assim, faça um profundo estudo do mercado no qual irá investir, se ele está com bom faturamento e se seu público é atrativo.

Vemos vários grãos de café sobre uma mesa (imagem ilustrativa). Texto: franquia de cafeteria.
Seja o café ou açaí, são dois frutos que movimentam a economia brasileira.

Nesse sentido, você deve analisar a região na qual pretende investir e estudar os concorrentes para o seu empreendimento.

Pode ser que na sua região seja mais seguro e rentável abrir uma açaiteria. Por outro lado, uma franquia de cafeteria pode ter um espaço maior para crescimento.

Assim, coloque na ponta do lápis os custos que terá com e outro negócio. Cada região pode demandar um investimento diferente, caso seja necessário um espaço maior ou menor.

Do mesmo modo, analise a concorrência que terá de enfrentar para, só então, optar por uma açaiteria ou cafeteria.

Além disso, há que se levar em consideração o seu perfil de empreendedor. Em outras palavras, analise suas características e veja se elas se encaixam melhor em um modelo de franquia de açaiteria ou de cafeteria.

Leve em conta até suas preferências pessoais pois, se você não gostar do produto que vende, será mais difícil trabalhar com ele no dia a dia.

Ademais, cada um destes negócios possui detalhes que exigirão de você algumas qualidades, o que irá influenciar na sua escolha por um deles.

9 opções de franquia de cafeteria e de açaiteria para abrir

Imagino que com todos estas informações que passamos você deve estar indeciso em qual destes negócios investir, certo?

Sendo assim, faça um exercício mental, se veja em uma franquia de cafeteria e depois em um empreendimento de açaí. Tente sentir a força que cada um destes negócios irá lhe passar.

Sendo assim, separamos algumas redes de franquias que trabalham nestes dois nichos de mercado para você conhecer um pouco mais.

1. Cream Berry

A franquia Cream Berry é uma rede de açaiteria que nasceu na cidade de Varginha, no interior do Estado de Minas Gerais.

A rede iniciou suas atividades com o nome de Akasa do Açai e, recentemente, mudou para Cream Berry quando entrou para o grupo Encontre Sua Franquia.

Com dois modelos de negócios para os empreendedores, a Cream Berry oferece um modelo de negócio enxuto. Em suas unidades, exige-se entre dois a quatro funcionários para o trabalho.

Veja no vídeo abaixo como é uma unidade da Cream Berry.

Além disso, a franquia possui um amplo cardápio, com diversos produtos para acompanhar o açaí. Por exemplo, cremes de frutas diversas, chocolates, leite em pó, frutas in natura, entre outros.

No modelo Express da franquia, a unidade trabalha com produtos fixos, como combos e combinações de açaí preestabelecidas.

Ao mesmo tempo, neste formato, há também a possibilidade de self-service para os clientes, o que tem se tornado comum em açaiterias.

Já no modelo Convencional, a unidade trabalha somente com os produtos preestabelecidos no cardápio, sem a opção de self service. Assim, deixa a estrutura mais enxuta e com menor investimento inicial.

Nesse sentido, um ponto importante é que ambos os modelos trabalham com entregas por delivery, diversificando as possibilidades do franqueado.

 Ademais, o franqueado conta com uma série de suportes da franqueadora, bem como uma receita exclusiva de açaí, que é produzido de forma centralizada.

Por fim, a franqueadora oferece treinamentos para a operação da unidade e auxilio para a escolha do melhor local para instalação da franquia. Estes e outros suportes são informados na Circular de Oferta de Franquia (COF).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

2. Casa Pilão

Advertisement

A Casa Pilão é uma franquia de cafeteria ligada ao Café Pilão, uma das marcas deste produto existentes no mercado brasileiro.

A franquia conta com um cardápio variado opções de salgados e doces para acompanhar o tradicional café. Conta também com outras bebidas, como chocolate quente e sucos.

Por fim, a rede de cafeterias conta atualmente com mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: a partir de 36 meses

3. Açaí da Barra

A rede Açaí da Barra é uma açaiteria que nasceu em 2015 e, atualmente, possui mais de 100 unidades pelo Brasil.

Além do açaí, a franquia conta com outros produtos em seu cardápio, como sucos e lanches. São quatro modelos de negócios para o empreendedor investir.

Da mesma forma, o franqueado recebe diversos suportes para o desenvolvimento da unidade, além de um acompanhamento constante da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 35 mil a R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 18 meses

4. Café Donuts

Vemos alguns donuts em uma mesa enfeitada (imagem ilustrativa).
Os donuts são um dos acompanhamentos preferidos do público para um café.

A rede Café Donuts possui hoje mais de 50 operações, entre lojas e quiosques, e é uma das opções de franquias de cafeteria para você conhecer.

Suas lojas trabalha com Donuts, cafés, salgados, refrigerantes e sucos, atendendo as necessidades de todos os públicos e momentos do dia a dia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 36 meses

5. Açaí Concept

A Açaí Concept foi criada em 2014, voltada para produtos de fast-food saudável para o consumidor, mas com foco no açaí.

A rede possui mais de 200 unidades no Brasil e no exterior, e oferece aos empreendedores quatro modelos de negócios. São eles: quiosque, container, loja e loja de shopping, que variam em tamanho e produtos oferecidos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: até 18 meses

6. Rei do Mate

Uma das franquias de cafeteria para investir é a Rei do Mate. A empresa foi criada na década de 1970 e possui ampla experiência no segmento.

Nesse sentido, além do tradicional café, a franquia possui um cardápio diverso, com pão de queijo, salgados e outros lanches, além de variadas bebidas.

Atualment, a rede conta com mais de 300 lojas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 36 meses

7. Fast Açaí

A franquia Fast Açai entrou para o mercado em 2013 oferecendo um modelo de negócio enxuto para os empreendedores que desejam investir neste segmento.

A rede está presente em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e também com unidades no exterior. Por fim, trabalha com dois modelos de negócio, o de loja e o quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 71 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

8. Café do Ponto

A franquia Café do Ponto é uma rede especializada não só em café, mas também em outras bebidas e drinks diferenciados.

Além disso, a franquia conta com mais de 75 unidades pelo Brasil e é uma boa opção de franquia de cafeteria para investir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: a partir de 36 meses

9. Jah

Por fim, uma das franquias de açaiteria para investir no mercado é a rede Jah. A empresa conta com um modelo atrativo de negócio voltado para o self-service do açaí.

Além disso, oferece vários complementos para o creme da fruta, além de picolés e sorvetes variados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Mostramos para você diversas opções de negócios, entre franquias de cafeteria e açaiterias para conhecer melhor.

Separamos, ainda, um ebook com dicas para escolher em qual franquia investir. Acesse!

E-book "Em qual franquia investir?"
Advertisement
Advertisement