Franquia de entretenimento e lazer: razões para investir

Por
em
Advertisement

Você já ouviu falar em franquia de entretenimento e lazer? O setor é bem amplo e oferece uma gama diversificada de opções. Vamos conhecer?

O segmento de entretenimento e lazer é sem dúvida bem atrativo. É possível agradar públicos de diferentes idades, e até ampliar o tipo de atividade para toda a família.

Acompanhe conosco neste texto um pouco mais sobre esse mercado promissor!

Quais as áreas de franquias de entretenimento e lazer? 

As franquias de entretenimento e lazer são opções bem lucrativas para o empreendedor que gosta de oferecer diversão para as pessoas.
O setor de eventos se destaca entre as franquias de entretenimento.

Nos modelos de franquia de entretenimento e lazer existem várias opções interessantes para o investimento.

Independente da atividade escolhida, é possível se adequar com facilidade com o apoio permanente das franqueadoras. 

Pois com esse modelo de negócio, o empresário tem acesso a diversos benefícios, como acesso a um plano de negócio consolidado e a uma empresa que já possui um público-alvo definido.

Com as franquias, os empreendedores são os responsáveis por aprovar o negócio e fornecer produtos, além do treinamento adequado para os franqueados e sua equipe.

Por isso, o sistema de franchising é bem recomendado no Brasil. Nesse sentido, para quem pretende investir, o setor de entretenimento e lazer é uma boa opção.

Quando falamos em franquia de entretenimento e lazer, estamos falando de negócios que são voltados para as seguintes áreas:

  • Eventos;
  • Shows;
  • Games;
  • Música;
  • Dança;
  • Brinquedos.

Quais os setores de destaque nas franquias de entretenimento e lazer?

Em especial, a área de eventos vem se destacando pelo crescimento contínuo nos últimos anos. O setor de festas de casamentos e eventos, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), já é responsável por movimentar mais de R$ 14 bilhões ao ano.

Diante desses dados, as pessoas que têm o desejo de entrar para o ramo das franquias podem optar por seguir o caminho do entretenimento e lazer. Uma ótima pedida.

Existem diversas opções como mostramos anteriormente. São shows, feiras, confraternizações e eventos dentro da cartela de opções. Não à toa, o setor está tão em alta.

A própria pesquisa da PwC mostra que essa é uma fatia importante do interesse das pessoas que buscam consumir entretenimento.

Mas antes de entrar nesse ramo atrativo, é preciso saber como as franquias de entretenimento e lazer funcionam. Confira abaixo o perfil ideal de quem deseja trabalhar com esse ramo de atividade.

Características do empreendedor de entretenimento e lazer

Pense bem, as pessoas buscam o seu espaço, seja lá qual for, para ter um momento relaxante e divertido com a família e amigos, certo?

Os clientes que buscam esse tipo de serviço buscam se distrair e relaxar. Por isso mesmo estar atento aos prestadores de serviço e ao atendimento de forma geral é extremamente importante.

O natural nesse ramo é que a equipe que trabalha com esse tipo de serviço esteja preparada. Os clientes precisam ser bem recebidos e tratados do momento em que chegam até a hora que vão embora.

Afinal, ninguém que procura por diversão quer se irritar com um mal atendimento. Dessa forma, o perfil ideal do empreendedor desse tipo de franquia é de pessoas comunicativas, que gostem muito de lidar com o público.

Também é preciso estar consciente de que esta é uma área que atua principalmente nos finais de semana e feriado. Além dos horários mais extensos e noturnos, fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

Por isso, para quem quer se aventurar nesse ramo, a dica é gostar muito da área. Então, pontue se você está mesmo disposto a abrir mão do seu descanso para entreter outras pessoas.

Especializar é um caminho

Vemos uma mulher com óculos de realidade virtual (imagem ilustrativa).
As franquias de jogos de realidade virtual são modelos bem atrativos para o consumidor.

Outra maneira de agradar e conquistar clientes com uma franquia de entretenimento e lazer é a especialização digital. Pesquisas mostram que as empresas que estiverem atentas a essa tecnologia vão sair na frente da demais.

Isso implica em estar atento às oportunidades das tecnologias tanto das redes sociais para a divulgação do seu negócio, atuando de forma ativa e estratégica para atrair clientes, quanto no próprio modelo de negócio.

Portanto, estar atento a essas inovações pode definir o próximo passo na hora de escolher o melhor negócio que esteja aliado ao entretenimento.

3 motivos para investir em uma franquia de entretenimento e lazer 

Quer saber mais sobre as razões de investir no setor de entretenimento? Abaixo vamos apresentar três delas. Veja a seguir!

Público-alvo 

Quando as pessoas pensam em franquias de entretenimento e lazer, logo imaginam que seja um universo de consumo alto e restrito.

Muito pelo contrário, o setor de entretenimento pode ser bem acessível e aberto a todas as classes e tribos.

Sendo assim, é possível encontrar opções de negócio para todos os bolsos e com todas as informações que um franqueado precisa. A escolha da franquia partirá do público que você pretende atingir.

Lucratividade

Advertisement

Outro grande atrativo das franquias de entretenimento e lazer é que elas oferecem uma excelente lucratividade para os franqueados, além do retorno poder ser em pequeno e médio prazo.

Por maior que seja a instabilidade econômica do país, as pessoas não deixam de investir em entretenimento e lazer. Inclusive, para fugir um pouco da rotina incessante do dia a dia.

Dentro desse contexto, as franquias de entretenimento e lazer surgem como uma ótima opção para aqueles que estão buscando empreender. E isso acontece porque não dá mais para dizer que esse setor é voltado somente para as crianças.

Clientes de todas as idades e com os mais variados gostos buscam opções para se divertir e distrair.

Suporte da franquia

Uma das maiores vantagens de uma franquia é, sem dúvida, o suporte aos franqueados. É justamente o diferencial que traz toda a expertise já traçada e testada para os novos empreendedores. Melhor abrir um negócio próprio ou seguir em uma franquia?

Pois a segunda opção é a mais viável, principalmente, pelo fato de o franqueado ter todo o suporte em relação a franqueadora, como publicidade, treinamento de pessoas entre outros.

Tudo isso facilita o passo a passo de desenvolvimento do empreendedor, eliminando um pouco da preocupação em fazer dar certo. Claro que ele precisa se dedicar ao negócio e executar todo o planejamento.

Além disso, a marca da franquia é algo muito importante, já que trata-se de um produto já testado e provado pelo mercado. Trazendo mais peso do que a construção de uma marca nova em um ramo em que as franquias dominam, como o do entretenimento.

Opções de franquias de entretenimento e lazer 

Vemos um casal (homem e mulher) com seu filho dentro de uma enorme piscina de bolinhas (imagem ilustrativa).
Franquias de festas e buffet infantil estão sempre em alta no universo do franchising.

Existem vários modelos de franquia de entretenimento e lazer. Trouxemos aqui algumas opções de franquias que fazem muito sucesso no ramo para que você amplie o seu potencial de empreendedor.

Casa X 

A Casa X é um franquia de Buffet e festas infantis que oferece o ambiente e a estrutura completa de uma festa. O propósito da franquia é proporcionar momentos inesquecíveis e realizar sonhos.

A opção oferece pacotes diferenciados para atender a necessidade de cada cliente que deseja realizar um evento na Casa X.

Com uma marca forte, representada por Xuxa Meneghel, uma das sócias da franquia, a rede tem um grande potencial de mercado no ramo de festas infantis.

Escape 60 

A Escape 60 é uma franquia de entretenimento que está presente tanto no Brasil quanto no Exterior. Seu objetivo é proporcionar uma experiência pessoal por meio de um jogo de adivinhações.

O grupo é convidado a escolher uma sala temática onde deverão permanecer trancados durante uma hora até descobrir, resolvendo enigmas e códigos, uma chave que finaliza o jogo.

O jogo também é uma forma de aguçar a inteligência e o senso de agilidade dos participantes. Além disso, esse é um tipo de entretenimento diferenciado e apreciado por pessoas de todas as idades, principalmente pelos jovens.

Viva Eventos 

A Viva Eventos é uma franquia do ramo de eventos que oferece em seu espaço festas de formatura. A inovação tecnológica é um dos pontos fortes da empresa.

A empresa nasceu do ideal de cinco amigos que aproveitaram a oportunidade do mercado de formaturas ser uma nicho recorrente e, até então, carente de uma estrutura inovadora.

Projetada na cidade de Juiz de fora, Minas Gerais, atualmente a empresa conta com mais de 25 franquias do ramo nas regiões Sul e Sudeste do país.

Clube da Criança 

Nas opções de franquias de entretenimento não poderia faltar um modelo de franquias para as crianças.

O Clube da Criança é uma franquia que oferece entretenimento infantil em grandes shoppings center, com diversas atividades para os pequenos.

Com uma estruturas bem diversificada, dentro do mesmo espaço são oferecidas várias atividades para as crianças. Desde recreação, brinquedos e atrações com profissionais preparados para interagir com elas.

Hyperbox 

Por fim, uma sugestão bem interessante e inovadora do mercado de entretenimento de franquias é a Hyperbox. Uma franquia que oferece entretenimento e lazer em realidade virtual.

São games que podem ser jogados com uma só pessoa ou em grupo, em espaços específicos. Os simuladores oferecem jogos de imersão e introduzem o jogador em situações variadas e em diferentes espaços.

Temas como ação, aventura, terror, corrida, tiro, infantis entre outros. Essa é uma opção mais tecnológica e que abrange o imaginário de muita gente fascinada com a ambientação dos jogos virtuais.

Estar atento ao modelo de negócio deste nicho pode ser uma oportunidade de investir seu tempo e capital em algo que você realmente gosta!

Estar junto das pessoas e oferecer a elas diversão e lazer, proporcionando experiências diferentes e marcantes, pode ser mais do que um trabalho. É também grande satisfação.

Aproveite para conhecer melhor o conteúdo sobre franquias que disponibilizamos em nosso site! Conheça tudo sobre o franchising e encontre sua franquia para investir.

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement