O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Moda » GUIA: opções de franquia de loja de roupas para você investir no mercado de Moda

GUIA: opções de franquia de loja de roupas para você investir no mercado de Moda

Sumário

Ter sua própria franquia de loja de roupas pode ser mais simples e lucrativo do que você imagina. Por isso, preparamos este texto com dicas sobre este mercado e modelo de negócio para você investir. Leia!

Até porque, as franquias de moda faturaram R$ 4,9 bilhões no segundo trimestre de 2022. Dessa forma, houve um crescimento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Do mesmo modo, ao abrir uma franquia de loja de roupas é possível atuar com diversos nichos. Há, desde fast fashion, até moda infantil, brechós e muito mais.

Sem contar que esse modelo de negócio aparece em diversos tamanhos e formatos. Assim, é possível escolher o que mais combina com o seu perfil.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE MODA. Acesse!

Como anda o mercado de roupas no Brasil?

Um dos pontos importantes na hora de decidir se quer mesmo abrir uma franquia de loja de roupas é analisar o mercado de moda no Brasil. Hoje, nosso país possui o nono maior mercado de roupas e acessórios do planeta. 

Logo, São Paulo é o estado que mais gasta com roupas e acessórios. Além disso, seis em cada dez brasileiros se consideram pessoas vaidosas. 

Ou seja, a maioria dos brasileiros gosta de comprar itens de moda. Sendo assim, o mercado de roupas tem uma perspectiva promissora.

Além disso, é relevante considerar o que mais pesa no momento de comprar itens de moda. O fator preço, por exemplo, é preponderante nos hábitos de consumo no país na hora de comprar roupas.

Do mesmo modo, o preço baixo é o principal fator de escolha do cliente, com 38% da preferência dos entrevistados. Segundo a distribuição socioeconômica, as classes B e C são as que mais gastam com roupas. 

Embora o mercado digital esteja em alta, a maioria dos brasileiros ainda prefere comprar roupas em lojas físicas. Portanto, considerar essas perspectivas pode oferecer um bom panorama sobre o mercado de moda.

Como escolher uma franquia de roupas lucrativa para abrir?

É preciso considerar alguns fatores para fazer uma escolha assertiva do negócio. Isso porque, existem muitas opções de franquia de loja de roupas, com diferentes formatos e valores.

Primeiramente, é muito importante escolher um segmento de mercado que você já conheça. Afinal de contas, existem muitas oportunidades de franquia no mercado.

Sendo assim, descubra o setor que mais tem a conexão com o seu estilo e faça uma boa análise sobre ele. Depois, selecione as marcas que você mais gosta e vá em busca do máximo de informações possível. 

Outro ponto importante é avaliar a aceitação do produto, o grau de exigência e o nível de concorrência. Isso não significa necessariamente que uma determinada franquia que fez sucesso em uma região terá a mesma aceitação em outra.

Além disso, reserve um tempo para revisar a proposta do franqueador antes de assinar a papelada. Há ainda uma técnica usada para considerar pontos positivos e negativos de cada negócio.

Já a análise SWOT, por exemplo, avalia os fatores do microambiente (Forças e Fraquezas), juntamente com o macroambiente (Oportunidades e Ameaças). 

Dessa maneira, os fatores do microambiente são aqueles que a empresa controla, ao contrário dos fatores externos. No macroambiente, são pontuadas as variáveis ​​que a empresa não controla.

Por último, você pode usar esses fatores para analisar as marcas que preparamos para você. Mas, antes, confira a lista abaixo, com diversas opções de franquia de loja de roupas.

Franquia de loja de roupas: lista de negócios para abrir

Agora, vamos apresentar algumas opções de franquia de loja de roupas para quem quer lucrar com o segmento de Moda. Dessa forma, você vai conhecer marcas de peças masculinas, femininas, infantis e íntimas.

Em seguida, poderá escolher aquela que mais combina com os seus objetivos e com o que você gosta de fazer. Leia!

[raio_x]

Perfil ideal do franqueado para abrir uma loja de roupas

O perfil ideal do franqueado de loja de roupas é, sobretudo, de alguém que se interesse por moda. No entanto, é preciso reunir também algumas características empreendedoras.

Trabalhar com moda pode ser um grande prazer se você gosta da área. Para quem não conhece, pode não ser uma boa ideia lidar com um mercado tão específico. 

Afinal de contas, os negócios de moda estão em um mercado em constante mudança. Logo, é preciso se manter em atualização.

Descubra o que é desejável em um franqueado de moda e veja se você se encaixa. Isso porque, trabalhar com moda requer detalhes. Ver um defeito ou amassado de longe, por exemplo, é importante.

O franqueado de moda precisa estar atento às tendências e novidades do mundo fashion. Além disso, é preciso ter um bom senso estético para fazer composições e imagens interessantes para divulgar o negócio.

Mas, de modo geral, não existe um perfil totalmente adequado para trabalhar com o setor. Um perfil ideal seria, sem dúvida, aquele que procura unir o melhor dos dois mundos. Em outras palavras, isso significa que você precisa reconhecer seus pontos fortes e trabalhar para melhorar seus pontos fracos.

Porém, para potencializar o seu conhecimento, você pode contar com o curso estratégico sobre Franquias Sem Ciladas. São aulas que você acessa clicando aqui!

Passo a passo para abrir sua franquia de roupas

Para abrir sua franquia de loja de roupas, você pode seguir alguns passos. Primeiramente, é preciso considerar os diferentes modelos de negócio de cada marca.

Modelos de negócios presenciais exigem mais espaço e funcionários. Por outro lado, para quem busca baixo investimento e a possibilidade de trabalhar sem sair de casa, as melhores opções são o Home Office ou as franquias Home Based. 

Isso porque, é possível atuar por meio da internet, ou seja, sem barreiras geográficas. Ao mesmo tempo, esse modelo de negócio pode ser uma opção para quem busca uma fonte de renda extra. Hoje, existem franquias de e-commerce que atuam com a venda de roupas e acessórios.

Então, o próximo passo para comprar sua franquia é entrar em contato diretamente com o franqueador. Mas não tenha medo de trazer suas dúvidas, fazer perguntas e questionar os especialistas da marca. 

Em seguida, você e sua equipe, se tiver, devem passar por um treinamento inicial para conhecer o negócio. Ainda, vale lembrar que essas etapas são essenciais para a transferência do know-how da marca.

Agora, você já sabe tudo que precisa sobre uma franquia de loja de roupas. Por isso, se organize, faça seu investimento e comece a ganhar dinheiro!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje