Franquia de sucesso: dicas para lucrar com o negócio

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Sabia que investir em uma franquia de sucesso pode ser o primeiro passo para se tornar um empresário bem-sucedido no ramo de atividade que mais se identifica?

Não é segredo para ninguém que quando se pensa em investimento, o objetivo é de que seja o melhor e o mais rentável, certo?  

Existem no mercado diversas opções de franquias para todo tipo de empresário, desde as microfranquias as lojas físicas com espaços maiores e estrutura mais robusta de negócio.

Para todas as possibilidades o importante é saber qual tem mais a ver com o seu jeito para empreender.

Antes de saber quais os modelos, vamos explicar primeiro o que é uma franquia. Fique conosco e saiba mais no decorrer do texto!

Como abrir uma franquia de sucesso?

O setor do franchising é muito promissor para quem deseja empreender. De acordo com as projeções para 2020 da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

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, o setor apresenta constante crescimento ao longo dos anos.

Pelo segundo ano consecutivo os dados mostram que houve uma expansão intensa em novas unidades. Ao todo são 5,1% de novas franquias e 1,4% de redes iniciadas inéditas.

O número de empregos diretos gerados pelo setor tiveram um aumento de 4,8%. Isso representa cerca de 1,34 milhões de novas vagas. 

O setor de franquias teve o ritmo de crescimento mais forte no quarto trimestre de 2019 que foi impulsionado pela Black Friday e também pelas datas sazonais do período.

Crescimento considerado um dos fatores importantes no impulsionamento e reaquecimento da economia do país que iniciou no fim do ano de 2018.

As projeções são ainda mais positivas para o setor em 2020. A ABF ainda prever um crescimento de aproximadamente 8% de franquias.

Outro ponto será a geração de emprego que tende a aumentar em até 6% no período. Igualmente para a expansão de novas unidades que marca o mesmo percentual. Para novas redes a ampliação prevista é de 1%.

O que são franquias?

Franquia é o direito de uso de uma marca que já existe no mercado. Normalmente dizemos que é uma cópia fiel de uma outra empresa que já deu certo e por isso mesmo se tornou uma rede de várias outras lojas. Como explicita a Lei de Franquias

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.

Na situação de franquia, os direitos de uso da marca são oferecidos ao franqueado. Ele tem que assumir as regras predefinidas pela franqueadora que, por sua vez, oferece uma estrutura de administração mais adequada.

O que é uma franqueadora? 

A Franqueadora é a empresa que detém a marca e toda a sua expertise. Ou seja, a experiência desenvolvida durante a idealização e construção do projeto.

Ela também é responsável por oferecer toda estrutura de desenvolvimento para o franqueado. Desta forma, as estratégias para estruturar o negócio são concedidas ao empresário a fim de orientá-lo.

É de responsabilidade da franqueadora oferecer auxílio em todas as demandas de implantação do negócio, além de dos treinamentos voltados para os franqueados e funcionários.

Esse suporte é oferecido em todas as áreas de estruturação da empresa. Ele não ocorre somente no início da implantação, mas durante todo o tempo em que o empresário estiver franqueado.

Quando um possível investidor demonstra interesse por uma determinada franquia, ele recebe um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Isso servirá para ele analisar todas as informações e procedimentos necessários antes de abrir o empreendimento.

O que é Circular de Oferta de Franquia?

A COF é um documento apresentado ao candidato a franqueado antes mesmo de adquirir a franquia. Este documento é desenvolvido pela franqueadora a fim de apresentar todas as informações importantes relacionadas ao negócio.

Esses dados são consideradas de extrema importância para ambas as partes, pois asseguram os procedimentos, obrigações e deveres obrigatórios. Evitando surpresas após a assinatura do contrato.

O documento consta na Lei de Franquias, que foi atualizada em 2019. Ele é indispensável no ato de adesão entre franqueador e franqueado, nele constam as seguintes informações:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 12 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Porque investir em franquias e não em lojas comuns? 

mulher em um caixa de uma cafeteria e ao fundo outra mulher olhando para frente sorrindo.
As franquias oferecem toda a sua expertise aos franqueados, facilitando o seu desempenho

Agora que você já sabe sobre as franquias e como deve proceder antes de iniciar uma franquia de sucesso, saiba porque elas são mais vantajosas do que uma loja comum.

No processo de franqueamento são inúmeras as vantagens, isso graças ao baixo risco em comparação com um investimento do zero. 

Levando em consideração o procedimento de implantação predefinido pela franqueadora, existem alguns pontos que faz com que o empresário comece sua jornada com meio caminho andado.

Contar com apoio do franqueador

Ter com quem contar durante es se período de início é um grande alívio. Na franqueadora o processo da marca já foi fortalecido pelas experiências adquiridas ao longo do tempo até que se tornasse um modelo de franquia de sucesso. 

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Sendo assim, contar com esse know how é mais seguro e quem adquire tem menos dificuldades do que em um processo comum.

O apoio não é importante apenas no início da implantação, mas durante todo tempo em que estiver franqueado. 

Força da marca 

É muito mais fácil representar uma marca já conhecida do que iniciar a construção de uma do zero. Os consumidores tendem a confiar mais naquilo que já conhecem de alguma forma. Essa é a vantagem de representar uma marca de franquia de sucesso já existente. 

Plano de negócio 

Um empreendedor normalmente não dispõe de um plano de negócios predefinido para executar. Esse planejamento tem todo trabalho de estruturação do empreendimento ao longo e depois do processo de abertura.

Como franqueado, ele já tem disponível um planejamento de negócio que deve seguir idealizado pela franqueadora. Ele passa a dispor do conhecimento adequado, além de ter toda a estrutura necessária para orientá-lo. 

Desenvolvimento e pesquisas 

As pesquisas de novos produtos e pesquisas são de responsabilidade da franqueadora. Ela fica por conta de estudar novas técnicas, demandas e posteriormente, as disponibiliza aos franqueados da rede. 

Economia de escala 

Custos relacionados a produtos para estoque da rede, além de maquinário necessário são rateados entre a rede o que possibilita menores gastos já que são adquiridos em grande escala.

Marketing e Propaganda 

Serviços de marketing e propaganda, tais como redes sociais, são parte do suporte de um franqueado. Todo o planejamento é realizado pela marca e fica por conta dos empresários alimentar suas redes sociais com as artes definidas.

A franqueadora conta com toda uma estrutura gráfica e produção de conteúdo para internet já produzido. Toda esse sistema, se fosse adquirida de forma independente, geraria gastos muito maiores. 

Enfim, todo esse suporte facilita o desenvolvimento saudável de uma empresa. O apoio é fundamental para solucionar pendências ou dificuldades que possam ocorrer ao longo do caminho de vida de uma empresa. 

Quais as opções de franquias de sucesso?

Empreender é o sonho de muitos. Algumas situações como a falta de flexibilidade, desemprego e o desejo de ter autonomia financeira estão entre os motivos que cercam esse desejo de tornar empreendedor.

O que impede muitas vezes o sonho de se tornar realidade é a falta de oportunidade e as burocracias do processo. 

São por essas e outras razões que investir em uma franquia de sucesso é uma opção mais acertada. Existem modelos de franquia que atendem a todos os perfis de empresários.

Microfranquias e Franquias 

Modelos de microfranquias correspondem a opções de negócios com valores iniciais de até R$ 135 mil. Por ser uma opção com valores mais baixos empreendedores, com poder aquisitivo menor, tem a possibilidade de iniciar o seu negócio próprio.

Nas opções de microfranquia o valor de investimento é menor e o retorno previsto também. Neste modelo existe a opção do home office, possibilitando maior flexibilidade de trabalho para o empreendedor. 

A principal diferença entre uma franquia e microfranquia está no valor de investimento. Ele vai varia de acordo com o modelo e o ramo de negócio escolhido.

Esse modelo de negócio é mais robusto e exige uma estrutura completa. Os valores de investimento são maiores, porém o suporte oferecido é o mesmo das microfranquias. 

Veja, abaixo, algumas opções de franquias e microfranquias de sucesso.

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O universo do franchising tem muita opções para se investir. É importante saber que não é apenas a lucratividade do negócio que deve ser observada, mas a sua afinidade com o modelo que será escolhido. 

Ser empresário requer muita dedicação e investimento de tempo, além de uma infinidade de questões relacionadas a administração do negócio que devem ser acompanhadas bem de perto diariamente. 

Confira no infográfico abaixo mais dicas de como ter uma franquia de sucesso!

8 dicas para ter uma franquia de sucesso

Escolha um ramo que você gosta 

Atuar em um negócio do qual tenha afinidade é de extrema importância, isso porque será necessário muita dedicação na execução do trabalho. 

Já imaginou se empenhando em algo que não tem a mínima simpatia? Pois bem, escolher o ramo de atividade que goste faz toda a diferença nesse processo.

O trabalho de um empreendedor é de muito esforço e para que seja mais prazeroso esse tempo de dedicação é preciso gostar do que você faz!

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Planeje seu investimento 

Estar atento aos gastos de investimento e preparado para se dispor de quantias relacionadas ao processo de aquisição da franquia é algo importante e que precisa ser programado. Evite comprometer  bens pessoais. 

Não se envolva em financiamentos que possam atrapalhar o desenvolvimento financeiro ao invés de ajudar.

Esteja preparado financeiramente para adquirir uma franquia de sucesso. Existem muitos benefícios, porém é preciso ter condições financeiras que sustentem o investimento e o andamento inicial do negócio até que ele possa se auto sustentar.

Pesquise sobre o franqueador

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo de franqueamento. Para isso procure franqueados que já passaram pelo procedimento e que podem descrever suas expectativas com relação a empresa franqueadora. 

Esclareça sobre os processos e tome referências sobre o suporte. Essa pesquisa pode auxiliá-lo e oferecer tranquilidade na hora de decidir empreender.

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Estude bem a Circular de Oferta de Franquia

Estude bem a COF , tire todas as dúvidas e se preciso for busque orientação jurídica para orientá-lo.

Essa é a segurança que ambas as partes do acordo tem de que todas as informações serão cumpridas no ato da assinatura do contrato definitivo.

homem sentando escrevendo em um cadernos com um notbook em sua frente.
Entender bem a COF da franquia vai te dar mais segurança para investir.

Estude uma franquia de sucesso e o setor 

Escolha modelos de franquias de sucesso que, além de serem rentáveis, sejam coerentes com a sua vontade de investir.

Busque experimentar e sentir o desejo dos consumidores a respeito da franquia, se tem demanda satisfatória, como é prestado o serviço.

Entenda como cliente e saiba como oferecer a melhor opção de serviço para o mercado.

Defina um bom ponto comercial 

O ponto onde a franquia será implantada deve ser bem analisado. Existem vários fatores que são importantes na implantação. O local adequado que atenda as necessidades de espaço e logística do negócio. 

Se está localizado em um ponto que atenda bem aos clientes, fornecedores e demais pontos comerciais.

Todo o estudo é feito pela franqueadora, mas o franqueado pode e deve fazer parte deste estudo.

O objetivo da franqueadora é que o local seja adequado ao bom funcionamento e o sucesso da sua franquia, por isso pode acontecer da sugestão não ser atendida.

Atenda bem seu cliente 

Já aconteceu de você não ser bem atendido em uma loja e sair de lá com a sensação de que nunca mais vai voltar ou indicar pra ninguém? É exatamente isso que você não deve permitir que aconteça com seus clientes. 

Oferecer um atendimento de qualidade com funcionários bem treinados e proporcionar a melhor experiência de compra é ponto forte para fidelizar seus consumidores.

Um bom atendimento não só fideliza, mas traz novos clientes que vêm por indicação dos que já estão satisfeitos. Por isso invista no atendimento de qualidade para gerar sempre satisfação! Faça com que sua franquia seja um sucesso!

Dedique-se ao negócio 

Se engana quem pensa que ser dono do próprio negócio é ficar de pernas para o ar. Completo engano! Ser empresário requer muito esforço resiliência e dedicação. 

Estar dia a dia com seu cliente e funcionários, cuidar de perto de todas as demandas  de gestão administrativa e pessoal, todo esse cuidado requer muito tempo. 

Tudo isso para que o sucesso de sua franquia se desenvolva com as expectativas de crescimento que você empresário pretende e necessita. 

Como lucrar com a sua franquia de sucesso?

Além das dicas que citamos até aqui, existem outras que podem te fazer lucrar com a sua unidade. Todas elas vão precisar de bastante dedicação e deverão fazer parte do dia a dia do seu negócio. Veja abaixo.

Acompanhe seus relatórios de vendas

É fundamental ter um bom controle do seu negócio, financeiro e de estoque. Por isso, tenha o cuidado de registrar cada uma das vendas, ganhos e despesas da franquia.

Esse tipo de cuidado vai evitar que o negócio feche o mês no vermelho. Afinal, se você conhecer seus gastos, poderá diminui-los; se perceber queda nas vendas, poderá pensar em ações de marketing mais intensas etc.

Para saber um pouco mais sobre as despesas da franquia, acompanhe nosso ebook! Basta clicar no banner abaixo.

ebook todos os custos de uma franquia

Utilize dos suportes da franqueadora

Como explicamos ao longo do texto, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com suportes. Esses suportes são oferecidos pela franqueadora, que desenvolveu todo o modelo de negócio.

Isso significa que a franqueadora sabe exatamente como a unidade deve atuar para alcançar bons resultados.

Então, é preciso aproveitar desse conhecimento no dia a dia da franquia. Assim, executar o trabalho com a unidade, seja ele qual for, será muito mais simples.

Os tipos de suporte oferecido variam por marca. Logo, é preciso ler a COF da empresa e verificar o que fica disponível ao empreendedor.

Normalmente, o suporte inclui, por exemplo, dicas comerciais. Assim, o empreendedor aprende como fidelizar o cliente, obter parcerias etc.

No caso do suporte operacional, a franqueadora auxilia no uso dos softwares necessários para o negócio. Como sistemas de gestão financeira e para o contato visual com a franqueadora.

Faça ações de marketing

Outro suporte geralmente oferecido ao franqueado é o de marketing. É essencial utilizá-lo, pois o marketing ajuda a atrair consumidores.

Será preciso, então, investir na presença virtual da unidade. Ter páginas em redes sociais como Facebook e o Instagram é importante, pois vai criar uma rede de contatos. 

Esses contatos vão acompanhar suas atualizações diariamente. Assim, eles ser impactados por um serviço ou produto divulgado.

Mas a divulgação precisa ir além do ambiente virtual. Na verdade, também é possível realizar uma série de ações off-line que vão atrair clientes.

Como a distribuição de panfletos, carro de som, publicidade na TV, rádio ou jornal impresso, eventos etc.

As ações indicadas vão depender do ramo de atuação e do seu público consumidor. Sem contar que as franqueadoras têm padrões que precisam ser seguidos. Afinal, a padronização é essencial para a preservação da marca e reconhecimento pelo usuário.

Dito isso, sempre converse com a franqueadora antes de realizar uma ação. Ela poderá te dizer se a ideia atende à proposta de marketing da marca, e também te dar dicas para ampliar os resultados.

Lembre-se: a franqueadora tem anos de experiência com a marca. Por isso, ela tem maior facilidade em dizer o que realmente traz retorno ao franqueado.

Não torne as promoções rotineiras

Promoções e descontos podem, sim, atrair consumidores. Mas esse tipo de benefício também pode trazer problemas para o seu caixa. Assim, a dica é dar desconto apenas quando ele for realmente necessário.

Acompanhe o movimento do mercado

Como citamos antes, as franquias precisam seguir a padronização da franqueadora. Mas isso não significa que as unidades não possam inovar.

É importante acompanhar o movimento do mercado. Se novidades surgirem, você pode apresentá-las à franqueadora. Se a ideia combinar com o modelo de negócio, a marca poderá adotá-la como uma nova estratégia, para toda a rede.

Outra dica para acompanhar o mercado é ter atenção ao que os consumidores procuram. Por exemplo: no outono e inverno, os casos de gripe se tornam mais comuns. Então, os consumidores passam a buscar serviços de desinfecção dos espaços com maior frequência.

Uma franquia de limpeza de carro, por exemplo, pode aumentar seu marketing sobre a oxi-sanitização. Essa técnica é 200 vezes mais potente que o cloro na limpeza e eliminação de vírus e bactérias dentro do veículo.

Já aquelas que trabalham com a limpeza de casas podem intensificar a sua divulgação de limpeza de estofados e colchões.

Muitas vezes, os consumidores não sabem que precisam do serviço. Mas, ao apresentá-lo de forma mais intensa, você cria uma necessidade no usuário.

Trace metas

Ao definir um objetivo, você poderá traçar meios de alcançá-lo. Isso cria uma maior urgência nas atividades, é um incentivo a mais para o trabalho.

Mas é importante criar metas realmente possíveis. Do contrário, ao não alcançá-las, você poderá se frustrar. Isso tende a afetar todo o restante do trabalho.

Pensando nisso, verifique sua média de clientes e ganhos dos últimos meses. Depois, defina como meta uma porcentagem um pouco maior do que já foi alcançado. Aumente a meta à medida que você alcançar a anterior.

Mantenha sua equipe motivada

Por último, mas não menos importante: mantenha a equipe da sua franquia motivada. 

Uma equipe que acredita no negócio e que é bem cuidada dentro dele tende a trabalhar com mais afinco. A dedicação de todos é essencial para bons resultados.

Gostou do nosso conteúdo, mas ainda tem dúvida sobre que negócio abrir? Então, acompanhe o artigo: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Outra dica é aproveitar de uma consultoria completa para entender qual o melhor negócio para o seu perfil empreendedor. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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