Franquia de sucesso: dicas para lucrar com o negócio

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Sabia que investir em uma franquia de sucesso pode ser o primeiro passo para se tornar um empresário bem-sucedido no ramo de atividade que mais se identifica? Fique conosco e saiba mais no decorrer do texto!

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões. Portanto, investir nesse no mercado pode ser uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro.

Existem no mercado diversas opções de franquias para todo tipo de empresário, desde as microfranquias as lojas físicas com espaços maiores e estrutura mais robusta de negócio. Então, para todas as possibilidades o importante é saber qual tem mais a ver com o seu jeito para empreender.

Advertisement
Advertisement

Antes de conhecer quais os modelos de negócio, vamos explicar primeiro o que é uma franquia e muito mais. Continue a leitura!

O que são franquias?

Franquia é o direito de uso de uma marca que já existe no mercado. Normalmente dizemos que é uma cópia fiel de uma outra empresa que já deu certo. Por isso, se tornou uma rede de várias outras lojas. Como explicita a Lei de Franquias.

Na situação de franquia, os direitos de uso da marca são oferecidos ao franqueado. Asim, você tem que assumir as regras predefinidas pela franqueadora que, por sua vez, oferece uma estrutura de administração pronta e adequada.

A franqueadora é a empresa que detém a marca e toda a sua experiência. Ou seja, o conhecimento desenvolvido durante a idealização e construção do projeto.

Desse modo, também é responsável por oferecer toda estrutura de desenvolvimento para o franqueado. Logo, as estratégias para formatar o negócio são concedidas para lhe orientar.

Mas é de responsabilidade da franqueadora oferecer auxílio em todas as demandas de implantação do negócio. Além de dos treinamentos voltados para os franqueados e funcionários.

Esse suporte é oferecido em todas as áreas de estruturação da empresa. Nesse sentido, não ocorre somente no início da implantação, mas durante todo o tempo em que você estiver franqueado.

Quando um possível investidor demonstra interesse por uma determinada franquia, recebe um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Isso servirá para analisar todas as informações e procedimentos necessários antes de abrir o empreendimento.

O que é Circular de Oferta de Franquia?

A COF é um documento apresentado ao candidato a franqueado antes mesmo de adquirir a franquia. Este documento é desenvolvido pela franqueadora com a finalidade de apresentar todas as informações importantes relacionadas ao negócio.

Esses dados são consideradas de extrema importância para ambas as partes, pois asseguram os procedimentos, obrigações e deveres obrigatórios. Evitando surpresas após a assinatura do contrato.

O documento consta na Lei de Franquias, que foi atualizada em 2019. Assim, é indispensável no ato de adesão entre franqueador e franqueado, nele constam as seguintes informações:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 12 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Logo mais, descubra quais são as melhores opções de franquias de sucesso para investir. Mas antes, entenda por qual motivo apostar no franchising e não em lojas convencionais.

Advertisement

Porque investir em franquias e não em lojas comuns? 

No processo de franqueamento são inúmeras as vantagens, isso graças ao baixo risco em comparação com um investimento do zero. 

Levando em consideração o procedimento de implantação predefinido pela franqueadora, existem alguns pontos que fazem com que o empresário comece sua jornada com meio caminho andado. Confira!

Contar com apoio do franqueador

Ter com quem contar durante esse período de início é um grande alívio. Na franqueadora o processo da marca já foi fortalecido pelas experiências adquiridas ao longo do tempo até que se tornasse um modelo de franquia de sucesso. 

Sendo assim, contar com esse know-how é mais seguro e quem adquire tem menos dificuldades do que em um processo comum.

O apoio não é importante apenas no início da implantação, mas durante todo tempo em que estiver franqueado. 

Força da marca 

Muito mais fácil representar uma marca já conhecida do que iniciar a construção de uma do zero. Os consumidores tendem a confiar mais naquilo que já conhecem de alguma forma. Essa é a vantagem de representar uma marca de franquia de sucesso já existente. 

Plano de negócio 

Um empreendedor normalmente não dispõe de um plano de negócio pronto para executar. Esse planejamento tem todo trabalho de estruturação do empreendimento ao longo e depois do processo de abertura realizado pela franqueadora.

Então, como franqueado, você já tem disponível um planejamento de negócio que deve seguir. Dessa forma, passa a dispor do conhecimento adequado, além de ter toda a estrutura necessária para orientá-lo. 

Desenvolvimento e pesquisas 

As pesquisas de novos produtos e pesquisas são de responsabilidade da franqueadora. Desse modo, fica por conta de estudar novas técnicas, demandas e posteriormente, as disponibiliza aos franqueados da rede. 

Economia de escala 

Custos relacionados a produtos para estoque da rede, além de maquinário necessário são rateados entre a rede. Sendo assim, possibilita que você reduza os gastos e economize já que os insumos da sua unidade de franquia são adquiridos em grande escala.

Advertisement

Marketing e Propaganda 

Serviços de marketing e propaganda, tais como redes sociais, são parte do suporte de um franqueado. Todo o planejamento é realizado pela marca e fica por conta dos empresários alimentar suas redes sociais com as artes definidas.

A franqueadora conta com toda uma estrutura gráfica e produção de conteúdo para internet já produzido. Todo esse sistema, se fosse adquirido de forma independente, geraria gastos muito maiores. 

As melhores franquias de sucesso para abrir

Confira uma lista com as opções de marcas de sucesso para empreender disponíveis atualmente. Com uma diversidade de setores e modelos de negócio, as franquias oferecem oportunidades atrativas para empreendedores.

Independentemente do setor escolhido, é essencial pesquisar e encontrar a franquia que melhor se alinha com seus objetivos e habilidades empresariais. Acompanhe!

...Carregando..

Passo a passo para ter uma franquia

Se você considera adquirir uma franquia, é fundamental entender o processo necessário para iniciar esse empreendimento.

Advertisement

Advertisement

Aqui, separamos um passo a passo completo para você se preparar para iniciar sua jornada como franqueado de sucesso. Descubra!

Escolha um ramo que você gosta 

Atuar em um negócio do qual tenha afinidade é de extrema importância. Isso porque, será necessário muita dedicação na execução do trabalho. 

Já imaginou se empenhar em algo que não tem a mínima simpatia? Logo, escolher o ramo de atividade que goste faz toda a diferença nesse processo.

O trabalho de um empreendedor é de muito esforço e para que seja mais prazeroso esse tempo de dedicação é preciso gostar do que você faz!

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Planeje seu investimento 

Atenção aos gastos de investimento e preparo para dispor de quantias relacionadas ao processo de aquisição da franquia precisa de programação. Então, evite comprometer bens pessoais. 

Não se envolva em financiamentos que possam atrapalhar o desenvolvimento financeiro ao invés de ajudar.

Esteja pronto financeiramente para adquirir uma franquia de sucesso. Dessa forma, existem muitos benefícios. Porém, é preciso ter condições financeiras que sustentem o investimento e o andamento inicial do negócio até que possa se auto sustentar.

Pesquise sobre o franqueador

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo de franqueamento. Para isso procure franqueados que já passaram pelo procedimento e que podem descrever suas expectativas com relação a empresa franqueadora. 

Esclareça sobre os processos e tome referências sobre o suporte. Essa pesquisa pode auxiliá-lo e oferecer tranquilidade na hora de decidir empreender.

Estude bem a Circular de Oferta de Franquia

Estude bem a COF, tire todas as dúvidas e se preciso for, busque orientação jurídica. Essa segurança que ambas as partes do acordo tem.

Assim, você terá certeza do cumprimento de todas as clausulas no ato da assinatura do contrato definitivo.

Estude uma franquia de sucesso e o setor 

Escolha modelos de franquias de sucesso que, além de serem rentáveis, sejam coerentes com a sua vontade de investir.

Portanto, busque experimentar e sentir o desejo dos consumidores a respeito da franquia. Entenda sobre a demanda, identifique se é satisfatória e como prestam o serviço. Por fim, analise como cliente e saiba oferecer a melhor opção de serviço para o mercado.

Defina um bom ponto comercial 

O ponto de implantação da franquia precisa de uma boa análise. Existem vários fatores que são importantes nessa etapa. Por exemplo, um local adequado que atenda as necessidades de espaço e logística do negócio. 

Se está localizado em um ponto que receba bem os clientes, fornecedores etc. A franqueadora realiza do o estudo de geromarketing, mas você pode e deve fazer parte deste levantamento.

O objetivo da franqueadora é que o local seja adequado ao bom funcionamento e o sucesso da sua franquia. Por isso, pode acontecer da sugestão não ser atendida.

Atenda bem seu cliente 

Já aconteceu de você não ser bem atendido em uma loja e sair de lá com a sensação de que nunca mais vai voltar ou indicar pra ninguém? Se sim, exatamente isso que você não deve permitir que aconteça com seus clientes. 

Então, oferecer um atendimento de qualidade com funcionários bem treinados e proporcionar a melhor experiência de compra é ponto forte para fidelizar seus consumidores.

Por fim, um bom atendimento não só fideliza, mas traz novos clientes que vêm por indicação dos que já estão satisfeitos. Desse modo, invista no atendimento de qualidade para gerar sempre satisfação! Faça com que sua franquia seja um sucesso!

Dedique-se ao negócio 

Se engana quem pensa que ser dono do próprio negócio é ficar de pernas para o ar. Isso porque, ser empresário requer muito esforço resiliência e dedicação. 

Estar dia a dia com seu cliente e funcionários, cuidar de perto de todas as demandas de gestão administrativa e pessoal, todo esse cuidado requer muito tempo. 

Tudo isso para que o sucesso da sua franquia se desenvolva com as expectativas de crescimento que você pretende e necessita. 

Para quem as franquias são indicadas?

As franquias são indicadas para empreendedores que buscam um modelo de negócio consolidado e com menor risco. O perfil do franqueado ideal inclui habilidades de gestão, afinidade com o setor de atuação e disposição para seguir as diretrizes da franqueadora.

Mas é indispensável ter espírito colaborativo e capacidade de trabalho em equipe. O suporte oferecido pela franqueadora, como dito, é um atrativo significativo. No entanto, é importante que você esteja ciente dos custos envolvidos e das responsabilidades contratuais.

Ao longo do texto, você aprendeu que pode valer a pena investir em uma franquia de sucesso. Ainda, descobriu dicas práticas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS