Qual o perfil do franqueado ideal? Descubra se você tem as características que precisa

Por
em
Imagem de um empreendedor olhando para o computador e fazendo cara de surpresa. Imagem ilustrativa texto perfil do franqueado.
Advertisement

Para quem está pensando em empreender, é bom avaliar se possui o perfil indicado para a franquia na qual deseja investir. Saiba que algumas características podem ser trabalhadas pelo empreendedor.

Se você decidir investir em uma franquia, opções não faltam. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são mais de 3 mil marcas no país. Por isso, é possível achar a franquia ideal para o seu perfil.

Aqui falamos um pouco mais sobre o perfil do franqueado e lembramos que o empreendedor pode trabalhar algumas destas qualidades para ter sucesso como franqueado.

Existe perfil do franqueado ideal?

Não existe um único perfil de franqueado, pois cada franqueadora trabalha com um tipo de negócio diferente, em variados mercados.

Nesse sentido, existem franqueadorasque buscam um perfil de franqueado mais jovem, com mais tempo disponível e vontade de crescer.

Por outro lado, algumas franqueadoras buscam empreendedores mais experientes, com mais tempo de atuação no mercado para investir em determinada marca.

Um dos primeiros passos para o empreendedor que pensa em investir em uma franquia, é observar se ele se encaixa ao perfil buscado pela franqueadora.

Do mesmo modo, o empreendedor deve buscar franquias que sejam adequadas ao seu perfil. E ainda, precisa verificar os mercados com os quais se identifica.

Por exemplo, se gosta de cozinhar, deve buscar uma franquia no mercado de Alimentação, ou então, para quem gosta de lidar com pessoas, investir no setor de vendas pode ser uma boa opção.

É importante buscar uma franquia que atue em um nicho que o empreendedor goste. Isso torna o trabalho mais prazeroso e facilita o desenvolvimento do negócio.

O perfil de franqueado de sucesso conta com algumas características em comum, independente do tipo de franquia.

Assim, o empreendedor deve ser proativo e sempre buscar melhorias para o negócio. Além disso, precisa ser bom em seguir as diretrizes da franqueadora.

Imagem de um home trabalhando no computador em uma sala. Imagem ilustrativa texto perfil de franqueado.
O empreendedor deve buscar uma franquia que se encaixe ao seu perfil e seus objetivos.

Como o negócio da marca é padronizado, o empreendedor deve entender que seguir a orientação da franqueadora é o melhor caminho para o negócio.

Por fim, o empresário deve ser um bom líder e precisa ter uma boa capacidade de comunicação. Tanto com os colaboradores quanto com os seus clientes.

Características importantes para ser um franqueado

Como falamos, o perfil do franqueado varia de marca para marca, mercado para mercado. Contudo, algumas características são importantes para que o empreendedor tenha sucesso em sua jornada.

Aqui falaremos sobre algumas destas qualidades que podem ser um diferencial para que o franqueado consiga um bom desenvolvimento do seu negócio.

Iniciativa para o trabalho

Uma qualidade importante que todo empreendedor precisa ter, até mesmo quem vai investir em franquias, é ter iniciativa para o trabalho.

Alguém com iniciativa é capaz de executar comandos antes que sejam solicitados, ou antes de ser forçado pelas circunstâncias, seja pela ordem ou comando de outra pessoa.

A criação de oportunidades em negócios ou serviços depende de uma postura proativa, da identificação antecipada de tendências e da percepção prévia de possibilidades.

Apesar de todo o suporte que a franqueadora oferece para o empreendedor, ele não pode esperar que as coisas se resolvam apenas com isso.

Um negócio é um processo mais complexo e exige que o empreendedor busque soluções imediatas para melhorá-lo.

Enfim, cabe a ele correr atrás, aproveitar os suportes da franqueadora, mas também tomar a iniciativa na solução de problemas ou situações do dia a dia.

Comprometimento com padrões

Advertisement

Como falamos anteriormente, o empreendedor no modelo de franquias deve ter a capacidade e vontade de seguir os padrões da franqueadora.

A franquia é um tipo de empreendimento que exige que cada franqueado trabalhe de acordo com a formatação que a franqueadora apresenta. Os detalhes do negócio são apresentados na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Dessa forma, o empreendedor mantem a qualidade de todas as unidades e também consegue ser mais eficiente nos processos do dia a dia.

Imagem de uma pessoa usando um computador, com uma caneca e papeis ao lado. Imagem ilustrativa texto perfil do franqueado.
A franqueadora orienta para os padrões que tornam o negócio mais eficiente e lucrativo.

Para isso, o investidor recebe o know-how da franqueadora. Este é o grande diferencial perante os empreendimentos que não iniciam no formato de franquia.

Se o empreendedor não tem vontade de seguir as orientações da franqueadora e deseja total liberdade para desenvolver o negócio, o franchising pode não ser a opção ideal para o seu perfil.

Mas se o empreendedor entender que este padrão é o que faz a franquia ser vantajosa e que este é o melhor formato para o negócio, suas chances de sucesso aumentam muito.

Por fim, é algo importante também para os consumidores que buscam na franquia o mesmo padrão que encontrou em outras unidades.

Liderança

Um empreendedor deve agir com liderança para extrair a máxima produtividade da equipe, ter bons funcionários e assim, manter os resultados.

Porém, um dos grandes problemas de um empreendedor, é negligenciar a competência de liderança que ele precisa ter, para garantir retornos eficazes em sua empresa.

Nesse processo de liderança, sabemos que o empresário vai precisar passar por grandes desafios.

Por exemplo, conseguir alinhar a equipe aos seus objetivos, e assim, introduzir uma cultura organizacional, impulsionando a empresa junto às pessoas que trabalham nela.

As atitudes do líder servirão de norte para o comportamento da equipe. 

Nesse sentido, é importante agir da maneira que você deseja que os colaboradores também façam. É necessário se autopoliciar e avaliar se suas atitudes têm sido positivas e inspiradoras.

Um aspecto que deve ser destacado é que a liderança é uma características que pode ser trabalhada ao longo do tempo.

Além disso, caso o empreendedor tenha dificuldades, pode optar por investir em uma franquia em home office, onde ele vai trabalhar sozinho.

Por último, a franqueadora também pode ajudar com os suportes e treinamentos que oferece para os franqueados.

Imagem de quatro mulheres conversando no trabalho. Imagem ilustrativa texto perfil do franqueado.
Uma boa liderança impulsiona os colaboradores e o desenvolvimento do negócio.

Disposição para se envolver na operação

Assim como qualquer negócio, o empreendedor deve se dedicar ao máximo quando investe em uma franquia. E isso exige que ele esteja presente para se envolver em toda a operação.

É importante que ele esteja sempre próximo para que sua unidade siga os padrões da franqueadora. Ou seja, precisa estar presente para aplicar os treinamentos e o know-how que recebeu.

O franqueado deve ter uma dedicação máxima, e muitas vezes, a própria franqueadora procura um perfil do franqueado que possa ter esta presença.

Nesse sentido, durante as tratativas, a franqueadora busca saber se o empreendedor terá dedicação exclusiva ao negócio.

Autoconfiança

O empreendedor deve ser uma pessoa que confia em sí mesmo e no seu trabalho. Precisa acreditar que suas decisões serão as melhores para o negócio.

O empresário precisa desta autoconfiança no dia a dia para direcionar o empreendimento, buscar soluções para os pequenos problemas que nem sempre são previstos pela franqueadora.

Esta qualidade pode ser trabalhada pelo empreendedor por meio de muito estudo sobre o mercado, o modelo de negócio e técnicas de administração.

Dessa forma, com conhecimento, terá mais confiança em suas decisões ao longo do tempo.

Conforme falamos, o perfil do franqueado muda bastante de franquia para franquia e muitas qualidades para empreender podem ser trabalhadas.

Além disso, o mercado conta com uma grande quantidade de franquias para investir, muitas delas com pouco investimento

Caso opte por uma franquia, entre em contato com a franqueadora. Se ainda está em dúvida, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da melhor franquia para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement