Trabalhar de casa é o sonho de muita gente, porém para quem quer atuar no setor de viagens existe a dúvida se ter uma franquia de turismo home office vale a pena ou não.
Esse meio de ganhar dinheiro, é um dos formatos que vem ganhando sucesso no Brasil. Segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem mais de 550 marcas que atuam com o modelo home based ou home office.
O mercado de turismo vem se tornado um dos mais promissores, logo juntar um modelo que vem atraindo empresários com um setor com boas perspectivas, pode ser a melhor saída para quem deseja abrir um negócio.
Caso queira se tornar um empresário, preparamos esse texto para mostrar a você quais os pontos e cuidados que devem ser tomados na hora de abrir uma franquia de turismo, afinal, ela vale a pena?
Descubra com a gente no texto a seguir!
Por que franquia de turismo home office vale a pena?
Trabalhar de casa faz com que as pessoas pensem sobre se abrir uma franquia de turismo home office vale a pena mesmo ou não. Afinal, é muito comum associarmos esse empreendimento a lojas físicas, com layout, funcionários, etc.
Porém, para o turismo isso é um pouco diferente. O trabalho permite que o empresário trabalhe com apenas o computador e um local com internet. Clientes é o que não vai faltar, e acredite, para eles a possibilidade de receber você em casa, pode ser um grande diferencial.
Além disso, as pessoas querem viajar e esse número tende a aumentar a cada ano. Não à toa, é uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo — mesmo com conflitos e tensões políticas, por exemplo.
Um levantamento divulgado pela Organização Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), em 2018, registrou um faturamento global de quase 9 trilhões de dólares. Isso equivale a 10% de toda a atividade econômica do mundo. Além de ser o terceiro ano seguido em crescimento.
Dentro desse levantamento estão os números de hotéis, passagens compradas, passeios, traslados, cruzeiros, etc. Além disso, no Brasil esse número não poderia ser diferente. O Produto Interno Bruto(PIB), em 2018, marcou um faturamento de 152 bilhões de dólares.
Muitos desses dados brasileiros foram marcados pelo aumento das viagens nacionais, principalmente, devido a crise financeira que atingiu o país e reduziu o poder de compra da população. De acordo com as informações do Ministério do Turismo, desde 2017 esses são os destinos mais procurados.
Expectativa para o futuro
Dessa forma, pensando em motivar ainda mais as pessoas a viajarem pelo país, o Governo Federal propôs a meta de 100 milhões de brasileiros circulando pelo território até 2022. Em suma, o objetivo é fazer com o turismo possa gerar mais de dois milhões de empregos.
Logo, podemos ver que investir em uma franquia de turismo home office vale a pena para quem deseja acompanhar os movimentos do mercado, principalmente para quem deseja crescer financeiramente.
Isso só é possível, pois esse tipo de negócio permite que o empresário invista uma quantia bem menor que as franquias físicas. E, além disso, como não há gastos referentes ao aluguel de uma loja, reforma, água, luz, etc, a rentabilidade do home office se torna maior.
Entenda melhor sobre as diferenças do home office e as lojas convencionais. Veja o vídeo a seguir!
Como ter lucro com uma franquia de turismo?
Para descobrir se investir em uma franquia de turismo home office vale a pena e será rentável o suficiente para você, é preciso ficar atento a alguns pontos. São características do próprio negócio que o fazem ser lucrativo.
Vimos recentemente que ele é um empreendimento com baixo investimento e alto rendimento, isso também acontece devido a necessidade de ter apenas uma pessoa trabalhando. Basta o empresário fazer o seu registro como Microempreendedor Individual(MEI) e começar a trabalhar.
Como não há uma demanda para uma equipe de colaboradores, o empreendedor não gasta com salários, bonificações, comissão, etc. Porém, caso você comece a ter uma carteira de clientes maior do que consegue suportar, nada o impede de contratar uma pessoa.
Em suma, um MEI pode assinar uma carteira de um colaborador apenas. Mas se sua demanda necessitar de uma equipe completa, aí será necessário abrir uma unidade física. Isso também faz das franquias home office um degrau para o seu crescimento profissional.
Além disso, trabalhar de casa permite que o empresário tenha mais controle sobre as boas práticas de atendimento e assim, garantir o sucesso do empreendimento. As franquias possuem os padrões que devem ser seguidos e para isso, ela treina todos os seus franqueados.
No caso do home office, você terá que tomar conta do que faz individualmente, não precisará atuar como um chefe e ficar cobrando comportamento de outras pessoas. Dessa forma, você tem a certeza de está seguindo as recomendações da franqueadora.
Comissões atrativas
Por fim, as franquias de turismo pagam seus franqueados por meio de comissão. Ou seja, a cada passagem de avião fechada, o empresário recebe uma porcentagem do negócio, por exemplo. Isso vale para todos os tipos de serviços que ele vender.
Vale ressaltar que há franquias que pagam esse valor de forma integral, mesmo se for pago parcelado pelo cliente. Por isso, pesquise bem sobre a franqueadora que irá contratar.
Com essa fonte de renda consideravelmente alta em alguns modelos, é preciso arcar apenas com os royalties e fundo de propaganda para continuar operando.
Essas taxas são fixas e estão presentes no documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). E nessa demonstração, o investidor irá conhecer todas as suas possibilidades de faturamento.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Conheça a COF e todas as informações que ela contém assistindo o vídeo abaixo!
Opções de franquia de turismo home office para você abrir
Trouxemos aqui algumas opções para quem deseja investir em uma franquia de turismo com o modelo home office.
Dicas para quem vai optar por uma franquia de turismo home office?
Uma franquia de turismo home office vale a pena desde que você tenha disciplina e consiga fazer o trabalho dentro de casa.
No ambiente familiar, será comum encontrar distrações como televisão, sofá, atividades domésticas, etc. Por isso, é de suma importância que você consiga se concentrar, durante seu período de trabalho, apenas na sua franquia.
Além disso, para quem não está acostumado a trabalhar de casa, essa mudança de hábitos pode causar um certo estranhamento, e até prejudicar nos primeiros meses, quem não está preparado.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a se programar com as novas atividades e funções que irá assumir.
Organização deve estar em primeiro lugar
Quem acredita que uma franquia home office dará pouco trabalho e não irá demandar muito tempo, está totalmente enganado. Antes de mais nada, é preciso entender que abrir um negócio exige mais do empresário do que as oito horas tradicionais de trabalho.
Como é um trabalho feito sozinho, é comum que acumule funções ao longo da jornada. Afinal, será dono, vendedor, caixa e representante comercial em uma só pessoa. Dessa forma, é muito importante uma organização maior que o que está habituado.
Em suma, esse tipo de comportamento é primordial para que você alcance os lucros previstos pela franqueadora.
Separe todos os números, se programe, compre uma agenda, tenha um ambiente sempre limpo, organize com pastas, tenha um quadro, etc. Ou seja, pequenas ações que já irão ajudar no desenvolvimento do seu negócio.
Seja disciplinado acima de tudo
Alertamos em outro momento do texto, os riscos de trabalhar em casa devido as suas distrações, porém precisamos reforçar esse ponto aqui. A disciplina é um passo primordial para que você consiga vender e alcançar seus clientes.
Sabe o quadro que sugerimos no tópico acima? Use-o para criar sua rotina, ou seja, defina seus horários para começar, almoçar, fazer um lanche e terminar o trabalho. Também não deixe de tomar um banho ao acordar e trocar de roupa.
Esse hábito ajuda você a mudar a chavinha de estar em casa de bobeira para estar a trabalho. Além disso, é muito comum o franqueado home office fazer visitas aos seus clientes, então separe também os horários ou dias chaves para você os encontrar e fazer o seu trabalho.
Estude sobre a área e descubra as novidades
Quando se decide trabalhar com turismo, é comum as pessoas acharem que você sabe tudo sobre todos os países do mundo. Sabemos que as coisas não são assim, mas isso não impede você de estudar sobre algumas localidades.
A grande vantagem de trabalhar nesse setor, é ter a chance de estudar sobre vários locais e passar esse conhecimento para frente.
Clientes com dúvidas vão surgir e cabe a você, ajudá-lo a resolver as questões da melhor forma possível. Se suas recomendações forem bem recebidas, as chances deles voltarem a comprar um pacote com você aumentam.
Por isso, pesquise sempre sobre as histórias marcantes de certas localidades, quais os museus mais famosos, os monumentos que ninguém pode deixar de ir, quais os edifícios com histórias, quais praias compensam conhecer, etc.
Além disso, não se esqueça que existem destinos e destinos. Isso quer dizer que pessoas idosas, em sua maioria, não vão querer um passeio de aventura. Ou um grupo de jovens podem não querer uma viagem para locais religiosos e tranquilos, por exemplo.
Por isso é tão importante conhecer o seu público e saber quais os destinos mais prováveis para agradá-los. Portanto, não deixe de colocar esses estudos dentro da sua rotina, que falamos no tópico anterior.
Como adquirir uma franquia de turismo home office?
Agora que você sabe como funciona esse tipo de negócio, já é possível saber se uma franquia de turismo home office vale a pena ou não, certo? Caso esteja de acordo, chegou a hora de escolher a sua franquia. Pronto para começar a sua pesquisa?
Descubra a melhor marca para você
Para se tornar um franqueado, o primeiro passo é pesquisar para descobrir qual a franquia de turismo home office vale a pena para você. Em suma, é analisar a proposta, ver o que elas oferecem e como isso se enquadra ao seu perfil.
Faça um levantamento financeiro
Após essa etapa de análise de interesse e comparação entre as franqueadoras, é hora de preparar o seu capital financeiro. Descubra para onde o seu dinheiro vai quando ele chega na sua conta e tente eliminar o máximo dessa vazão.
Ou seja, existem alguns consumos que podem ser considerados fúteis e assinaturas que podem ser negociadas, como plano telefônico, internet e televisão. Após esse planejamento, é hora de descobrir quais as franquias melhor se encaixam ao seu padrão.
Lembrando que esse investimento deve ser feito com cuidado para que não prejudique a qualidade de vida de seus familiares e dependentes.
Entre em contato com a franqueadora
Por fim, entre em contato com os consultores da marca escolhida e estude bem a Circular de Oferta de Franquia. Caso tenha alguma dúvida, o conselho é procurar um advogado para que ele auxilie em alguns pontos. Além disso, também vale a pena conversar com os consultores da marca.
Após essa etapa e assinatura do contrato, a marca irá oferecer os treinamentos para que você consiga entender como funciona o modelo de negócio e possa atuar de acordo com o que ela espera.
Dessa forma, com todos as etapas cumpridas e com um suporte a disposição a hora que quiser, está tudo pronto para você começar o seu trabalho como franqueado de turismo.
Conheça no vídeo abaixo, uma franquia de turismo home office que vale a pena. Assista!
Podemos observar ao longo do texto que abrir uma franquia de turismo home office vale a pena. No entanto, isso só é possível caso você siga algumas orientações como ter organização, criar uma rotina e estudar sobre seu trabalho.
Esse é um setor que está em amplo crescimento e já gerou milhares de empregos pelo Brasil. Não à toa é responsável por mover mais de 3% do nosso PIB, como vimos na pesquisa apresentada. Não perca a oportunidade de obter bons resultados.
Gostou e quer conhecer um pouco mais sobre franquia de turismo home office e como ela vale a pena? Descubra a Encontre Sua Viagem e seus modelos de negócio!
*Informações publicadas em Fevereiro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.