O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Quais os segredos do modelo de negócios de franquias? Vantagens e cuidados da opção

Quais os segredos do modelo de negócios de franquias? Vantagens e cuidados da opção

Sumário

As franquias contam com um modelo de negócios específico e diferente dos demais empreendimentos. Por isso, preparamos esse texto para explicar tudo sobre ele e apresentar as vantagens desse investimento.

Até porque, o franchising é um modelo de negócios em expansão. Nos últimos quatro trimestres, por exemplo, as franquias apresentaram crescimento contínuo. Inclusive, registraram um faturamento de R$ 211,4 bilhões nos últimos 12 meses.

Sendo assim, esse modelo de negócio é uma alternativa para quem busca mais estabilidade. Em comparação a outros tipos de empreendimento, as franquias conseguiram reagir bem à pandemia e se reinventar.

Do mesmo modo, o modelo de negócios de franquias apresenta inúmeras vantagens para os investidores. Vamos falar mais sobre elas a seguir, mas podemos adiantar que há suportes por parte da franqueadora.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Segredos e vantagens das franquias

O modelo de negócios de franquias funciona de forma diferente dos demais. Por isso, vamos apresentar o segredo e as vantagens desse tipo de empreendimento para você decidir se vale a pena.

Assim, você vai saber se esse ele atende às suas expectativas e poderá ter uma franquia de sucesso.

Modelo de negócio já testado

Umas das maiores vantagens das franquias são os seus modelos de negócio já testados e aprovados. Ou seja, é um empreendimento que já está bem estabelecido, com um guia que vai orientar os passos do franqueado.

Assim, o investidor terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes, donos de pequenos negócios. Além de contar com o trabalho da marca, sem necessidade de começar o empreendimento do zero.

Afinal, se as empresas conseguem expandir como franquia é sinal que o modelo de negócio deu certo. Ou seja, apresenta resultados satisfatórios.

Desse modo, o empreendedor não precisa começar do zero, testar o seu negócio e fazer diversas adaptações até ter resultados. Inclusive, conta com valores especificados, prazos de retorno do investimento, público-alvo predefinido, entre outros aspectos.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Esse fato oferece além de segurança, uma maior facilidade e praticidade para começar o próprio negócio. Por isso, esse modelo pode atender aqueles que querem empreender e não têm experiência.

Suportes da franqueadora

Além de contar com um empreendimento já consolidado, os franqueados recebem total suporte da franqueadora. Inclusive, têm acesso a todo o know-how e experiência do mercado.

Esse auxílio por parte da franqueadora faz toda a diferença para o sucesso do negócio e do empreendedor. Afinal, possibilita que até empreendedores menos experientes tenham a chance de ter o próprio negócio.

Do mesmo modo, diminui as dificuldades para lidar com as operações do dia a dia. Dessa forma, o trabalho de desenvolvimento do negócio e captação dos clientes também é facilitado.

Os treinamentos ajudam o empreendedor a conhecer o segmento em que irá atuar, bem como o funcionamento das operações diárias. Ao mesmo tempo, oferecem dicas das melhores práticas, de marketing ou questões jurídicas e financeiras.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Além disso, essas consultorias são recorrentes, para manter os franqueados atualizados com as tendências no mercado.

Tudo isso impacta positivamente o negócio, oferecendo maior segurança e confiabilidade para o franqueado.

Assim, a rede contribui com ações melhores, mais eficientes e que desenvolvem ainda mais o empreendimento.

Por isso, se torna um negócio ideal para os mais diversos perfis de empreendedores. Dos menos experientes aos experts na área de atuação.

Confiança dos consumidores na marca

Além de adquirir uma marca consolidada no mercado, o franqueado terá um público já definido. Desse modo, tem um padrão de qualidade já reconhecido, o que oferece mais credibilidade no mercado.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Isso se dá também pelo suporte aos franqueados, já que a franqueadora direciona o empreendimento e evita escolhas erradas. Assim, os consumidores já têm boas expectativas para, por conta dos padrões de qualidade reconhecidos da marca.

Por isso, é importante entender também como a empresa é avaliada pelo mercado, consumidores e outros franqueados. Ou seja, além do suporte é preciso entender como o público enxerga a marca e como a empresa é reconhecida no mercado.

Essa avaliação pode ser feita por pesquisas online, comentários, redes sociais e no site Reclame Aqui. Desse modo, é possível descobrir o que os consumidores estão falando da empresa e dos seus produtos e serviços. 

Com uma franquia que conta com a confiança dos consumidores, o franqueado já poderá começar o seu negócio bem. Assim, terá oportunidade de conquistar ainda mais clientes de forma mais rápida e eficiente.

Sem a necessidade de ter que divulgar um negócio completamente novo e desconhecido pelo público. Em outras palavras, a confiança dos consumidores na marca gera uma grande oportunidade de lucro para a unidade franqueada.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Marketing da rede

Outro ponto forte do modelo de negócios das franquias é o marketing da rede. Uma franquia possui uma comunicação estruturada, definida e com identidade visual reconhecida pelo público.

Dessa forma, o franqueado pode contar com uma equipe de marketing, peças prontas e ajuda para promoções da rede.

Um dos suportes mais reconhecidos das franquias é justamente o marketing. Ou seja, ações de propaganda, bem como outras estratégias de comunicação feitas por profissionais da área.

Inclusive, um dos pontos mais fortes é o marketing institucional, que trata da marca em si, feito pela franqueadora. Muitas vezes, para isso, é cobrada uma taxa de propaganda, paga de forma periódica.

Logo, os franqueados têm a oportunidade de divulgar o negócio no mercado local. Isso é muito importante para a unidade conseguir se consolidar naquele mercado e ser mais reconhecida pelo público local. Essas ações locais muitas vezes também são oferecidas pela franqueadora.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

A união dessas modalidades de marketing fortalece ainda mais a marca e as unidades franqueadas. Afinal, estas passam a contar com estratégias de sucesso no mercado. 

Então, é possível alcançar o maior potencial do empreendimento e ter os resultados esperados.

Cuidados com o modelo de negócios de franquia

Embora o modelo de negócio das franquias seja vantajoso, como você viu acima, é importante ter cuidado antes de investir. Entre eles, por exemplo, fazer uma avaliação da rede e dos gastos mensais.

Afinal de contas, como todo negócio, o sucesso de uma franquia depende de fatores externos e da dedicação do franqueado. Então, é importante escolher uma marca de confiança e que vai ajudar no processo.

Assim, o modelo de negócios das franquias se torna uma alternativa para quem quer empreender com tranquilidade. Então, confira nossas dicas e pense bem antes de escolher seu empreendimento.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Avaliação cuidadosa da franqueadora

Um cuidado ao escolher um modelo de negócio é fazer uma avaliação da franqueadora, considerando diversos aspectos importantes. Como a reputação da rede entre os franqueadores e clientes, por exemplo. 

Do mesmo modo, pesquise sobre possíveis processos judiciais e o teor deles. Essa busca pode ser feita por meio da análise da Circular da Oferta de Franquia (COF). 

Esse documento é uma exposição completa e clara de todos os aspectos importantes da franqueadora. Sendo assim, você deve analisar a COF com atenção para não ter nenhuma surpresa futura.

Desse modo, o empreendedor precisa entender bem como será seu trabalho como franqueado. Por isso, confira seus direitos e deveres, as expectativas para o negócio e se estão de acordo com seus planos.

Há também o prazo de retorno do investimento, pois os lucros não costumam ser de uma hora para outra. Ou seja, o franqueado precisa se dedicar ao negócio até que ele comece a gerar lucros.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Outro ponto a ser observado é como funcionam os horários de trabalho. Algumas franquias exigem que o empreendedor se dedique exclusivamente ao empreendimento. 

Enquanto isso, outras com modelo home office, por exemplo, permitem horários mais flexíveis. Além de poder ser conciliado com outra ocupação.

As taxas são outro fator importante. Assim, o franqueado precisa se preparar financeiramente para conseguir investir todos os valores necessários para o negócio.

Atenção aos gastos mensais

Assim como apontamos acima, para começar um empreendimento é preciso ter capacidade financeira e planejamento. Para então realizar um investimento que não seja prejudicial para as economias pessoais.

Inclusive, um desses investimentos é a taxa de franquia, paga como uma entrada para o uso dos processos e nome da marca. Além disso, existem outros valores que são pagos de forma recorrente, geralmente a cada mês.

Entre eles, por exemplo, a taxa de propaganda. Essa despesa é paga mensalmente pelos franqueados a fim de cobrir gastos com a divulgação da rede. Desse modo, constitui o fundo de propaganda usado para ações de marketing e publicidade.

Outro valor de alta importância é o capital de giro do negócio. Ele é usado para manter todas as operações da empresa em pleno funcionamento. 

Do mesmo modo, ajuda a manter o estoque ou uma reserva de caixa para possíveis imprevistos.

Esses custos operacionais também são relativos à conta de água, internet, luz e aluguel. Bem como pagamento de salário de funcionários e de seus direitos trabalhistas.

Os royalties são outra taxa comum, um valor pago de forma mensal pelo direito de uso da marca, suporte contínuo e venda de produtos. Essa quantia pode ser fixa ou variar de acordo com o percentual da receita bruta.

Escolha de um negócio compatível

As franquias são negócios seguros e com diversas opções no mercado. Porém, para uma escolha ideal o investidor precisa analisar o seu perfil, quais são suas habilidades e dificuldades.

Assim, é possível escolher algo em que terá mais facilidade e afinidade. Afinal, um empreendimento gera muitas expectativas. 

Embora haja facilidades oferecidas pelas franqueadoras, o franqueado precisará se esforçar para que o negócio apresente resultados.

Para uma boa atuação o franqueado precisa estar satisfeito com o trabalho que irá exercer. Então, é preciso estar ciente dos lucros esperados e seus prazos. Além de uma boa relação com a franqueadora, comunicação próxima e o suporte prometido.

Ou seja, o franqueado precisa estar satisfeito com o seu negócio, algo essencial para uma boa performance na unidade. Ele também pode contar com o suporte da franqueadora em caso de insatisfação, dúvidas e outros tipos de ajuda.

Afinal, apenas o auxílio da franqueadora não garante o sucesso. Ambas as partes precisam andar juntas e ter os mesmos objetivos para alcançar os melhores resultados.

Assim, construindo uma relação forte entre franqueado e franqueadora. Isso facilita o sucesso de toda a rede e consequentemente dos franqueados da marca.

Confira no próximo tópico a seleção com as melhores marcas do mercado para você investir e lucrar!

Melhores franquias para você investir

O mercado de franquias oferece inúmeras oportunidades de investimento, sendo uma opção atrativa para empreendedores de diversos perfis. Com amplo alcance e potencial de crescimento, é um setor promissor que pode atender às expectativas de uma ampla gama de franqueados.

Ao buscar as melhores franquias para investir, é importante considerar o mercado como um todo. Diversos segmentos, como alimentação, saúde, beleza, serviços e educação, oferecem opções interessantes.

A escolha dependerá do alinhamento com seus interesses, experiência e recursos disponíveis.

Um aspecto positivo do franchising é sua capacidade de acomodar diferentes perfis de empreendedores. Seja você um investidor iniciante ou alguém com experiência no ramo, há franquias adequadas às suas necessidades

Sabendo de tudo isso, conheça agora as melhores opções que separamos para você!

[raio_x]

Agora que você já conheceu algumas marcas e modelos de investimento, que tal intensificar o seu conhecimento para se tornar um franqueado de sucesso? Para isso, conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Como escolher a franquia ideal para abrir?

Escolher a franquia ideal para abrir é uma decisão crucial que requer análise cuidadosa e consideração de vários fatores. Aqui estão algumas orientações para ajudá-lo nesse processo desafiador.

Em primeiro lugar, é essencial avaliar seus interesses e habilidades. Pergunte a si mesmo o que você é apaixonado por fazer e quais competências você possui.

Além disso, considere o mercado e a demanda. Realize uma pesquisa de mercado para identificar setores em crescimento e oportunidades de negócios. Analise a concorrência e avalie se a franquia escolhida tem espaço para prosperar em sua região.

A questão financeira desempenha um papel fundamental na escolha da franquia. Estabeleça um orçamento claro, incluindo custos iniciais, taxas de franquia e despesas operacionais.

Outro ponto importante é a reputação da franqueadora. Pesquise sobre a marca, sua história, e converse com outros franqueados para obter informações sobre o suporte oferecido pela empresa.

A localização também é crítica. Considere a área onde deseja abrir a franquia e sua acessibilidade ao público-alvo. Certifique-se de que o local seja estratégico para o sucesso do negócio.

Passo a passo para começar sua franquia

Começar a sua própria franquia é uma jornada empolgante que requer cuidadosa preparação e planejamento. Neste guia, apresentaremos um passo a passo para ajudá-lo a iniciar sua franquia de maneira eficaz.

O primeiro passo é entrar em contato com a marca que você deseja representar. Pesquise as franquias disponíveis e escolha aquela que melhor se alinha com seus interesses e habilidades.

Em seguida, analise minuciosamente o negócio. Estude o mercado, a concorrência e as perspectivas de crescimento para garantir que a franquia seja uma escolha sólida. Isso ajudará a determinar se o investimento é viável a longo prazo.

Uma etapa crucial é a análise da Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento fornece informações vitais sobre a franquia, incluindo custos, obrigações e acordos contratuais.

Com a análise completa, é hora de planejar suas finanças. Determine seu orçamento, incluindo taxas iniciais, custos operacionais e despesas pessoais. Tenha um plano de contingência para enfrentar qualquer revés financeiro.

A negociação com a franqueadora é um passo crítico. Esteja preparado para discutir termos contratuais, custos e outros aspectos do negócio. Uma comunicação clara e eficaz é fundamental para alcançar um acordo satisfatório.

Por fim, quando tudo estiver alinhado, é hora de investir na franquia. Siga o plano financeiro estabelecido, prepare-se para o treinamento e inicie suas operações com dedicação e entusiasmo.

Lembre-se de que o sucesso da sua franquia depende de seu comprometimento e esforço contínuo. Boa sorte na sua jornada!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje