A franquia Maria Açaí pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento de Alimentação Saudável. Aqui você vai conhecer tudo sobre essa marca.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias do segmento de food service tiveram um faturamento 5,2% maior em 2021. É nesta área em que a franquia Maria Açaí está inserida.
Sendo assim, é possível perceber que mesmo com a pandemia, os serviços ligados à alimentação tiveram bom desempenho. Assim, esta é uma franquia que apresenta boas perspectivas para o investidor.
Conheça a franquia Maria Açaí
A rede de franquias Maria Açaí nasceu com o objetivo de entregar aos clientes um estilo de vida. Assim, sua história começa no município de Joinville, em Santa Catarina.
A principal proposta da rede é levar para seus consumidores um produto tipicamente brasileiro, no seu estado mais natural. Assim, o açaí da marca não possui emulsificantes, corantes e liga neutra. Ou seja, não é um sorvete com aroma de açaí.
Por isso, a Maria Açaí oferece o verdadeiro açaí do Brasil, um produto muito saudável. Além disso, a equipe da empresa é especialista nesse produto.
Dessa forma, ela conta com grandes parceiros internacionais. Assim, dando origem a suas co-brandings Maria Mais Amandita e Maria Mais Ovomaltine.
Com o grande sucesso da primeira loja, em menos de um ano depois da inauguração, surgiram mais 35 novas lojas. Atualmente, a franquia Maria Açaí possui mais de 100 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Com destaque principalmente para o Rio de Janeiro, onde está quase metade de todas as operações da rede. Mas, a empresa também é conhecida pelo ótimo relacionamento com seus parceiros franqueados.
Isso porque, oferece apoio desde o começo, na implantação da unidade até nas operações diárias e no marketing.
A empresa também possui uma publicidade inovadora e premiada. Além disso, é a única franqueadora brasileira com um programa de imersão.
Assim, os candidatos podem conhecer as operações de perto na Cidade Maravilhosa e com tudo pago. Um resultado de toda a confiança no produto e modelo de negócio adotados pela franquia. Mas, ainda assim, a franquia não para de inovar e buscar melhorar cada vez mais.
Além disso, conta com uma excelente margem para os franqueados, se tornando um dos investimentos mais rentáveis no segmento.
O que a franquia Maria Açaí oferece?
Antes de mais nada, a franquia Maria Açaí oferece o maior mix de produtos a base de açaí puro nesse mercado. Assim, a fórmula original da marca tem até quatro vezes mais concentração da fruta.
Por isso, o produto conquista até mesmo o público mais exigente. Além disso, a marca se preocupa em preservar o sabor, cremosidade e os nutrientes ricos da fruta em seu estado natural.
Assim, as propriedades verdadeiras da fruta da Amazônia são resgatadas e o açaí é batido na hora, sem adição de glúten, emulsificantes ou liga neutra.
Além disso, é possível combinar com uma variedade incrível de complementos que o Brasil inteiro gosta.
Dessa maneira, os clientes podem montar o seu açaí com cinco opções de tamanho de copos, que vão desde o kids com 200 ml até o giga com 700 ml.
Ainda podem adicionar um amplo mix de cereais como aveia, amendoim crocante, castanha-de-caju, doce de leite, farofa de amendoim, farinha láctea, farofa doce crocante, granola, paçoca e sucrilhos.
Também oferecem como complemento ovomaltine, abacaxi, coco ralado, limão, manga, maracujá e mousse de limão.
Por sua vez, as caldas podem ser de mel, caramelo, chocolate ou morango. Entre outros produtos como o cascão, Maria Shake, Maria Premium e Maria Mais.
Vale a pena abrir um negócio Maria Açaí?
Antes de escolher uma franquia é preciso analisar uma série de fatores. Em primeiro lugar, a Maria Açaí atua em um mercado que vende o ano todo. Afinal, o açaí é considerado uma super food.
Ou seja, um alimento ideal para qualquer refeição. Além de ser uma opção saudável e barata. Sem depender de vendas sazonais ou ficar a mercê de apenas uma refeição.
A marca oferece um modelo de negócio relativamente simples, que não precisa ter experiência anterior em gerenciamento de empresas. Por isso, o franqueado tem a possibilidade de gerir seu negócio de forma presencial ou não.
Assim, pode dividir a gestão da unidade com um sócio, familiar ou gerente. Isso possibilita ao investidor ter mais tempo para tocar outros negócios ou ter tempo livre para família e amigos.
Além disso, atualmente 44% dos franqueados do Maria Açaí são multifranqueados. Ou seja, compartilham a gestão com outros negócios e aproveitam o apoio da franqueadora nos processos administrativos.
Ainda, o atendimento ao consumidor pode ser feito de forma on-line, por meio das redes sociais como community manager e Google Maps.
O suporte ao franqueado também é um aspecto forte da franqueadora. Assim, a gestão é facilitada por conta da equipe.
Esse apoio vai desde a implantação até o marketing. Também engloba apoio jurídico, arquitetônico, áreas de inteligência, publicidade e consultoria.
No mais, a franquia de açaí foi pensada para atender a um público exigente. Isso porque, o açaí é cada vez mais buscado por pessoas que desejam ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Mas este não é o único público consumidor da Maria Açaí. Afinal, a combinação entre as frutas e os acompanhamentos agrada de crianças a adultos, sendo um alimento ideal para consumir em momentos de lazer.
Quanto custa uma franquia Maria Açaí?
De modo geral, investimento mínimo para a aquisição de uma unidade é de a partir de R$ 83 mil e pode ir até acima de R$ 150 mil. No entanto, o custo de cada unidade precisa ser consultado com a franqueadora.
Modelo Loja
Área Mínima: 35 m²
Funcionários: 5
Retorno esperado: a partir de 18 meses
Modelo Quiosque
Área Mínima: 6 m²
Funcionários: 4
Retorno esperado: a partir de 12 meses
Modelo Contêiner
Área Mínima: 14 m²
Funcionários: 4
Retorno esperado: a partir de 18 meses
Modelo Delivery
Área Mínima: 12 m²
Funcionários: 2
Retorno esperado: a partir de 12 meses
Quanto uma franquia Maria Açaí ganha? Qual o faturamento?
A franquia Maria Açaí possui atualmente mais de 100 unidades e oferece delivery multiplataforma, aumentando a possibilidade de faturamento.
Além disso, a rede fatura anualmente até R$ 1,3 milhão. No ano passado, a empresa vendeu cerca de R$ 2 milhões de copos de açaí. Dessa forma, apresentou um crescimento de 31% no último ano.
O Brasil atualmente é o 5º maior mercado de alimentos saudáveis do mundo. Além do mais, o segmento de franquias de açaí segue promissor apresentando crescimento de 200% nos últimos quatro anos de acordo com a ABF.
Outro dado aponta que no ramo de alimentação a franquia cresceu quase quatro vezes mais do que o PIB. Sem contar que atraiu mais de 100 franqueados em quatro anos.
Diante desses números, é possível perceber que o faturamento da franquia Maria Açaí pode ser elevado durante todo o ano. Mas caso queira tirar dúvidas sobre faturamento e outros fatores, você pode buscar por uma feira de franquias.
Isso porque, nestes eventos, é mais fácil ter contato com a franqueadora e com outros investidores.