Franquia Maria Açaí: entenda como abrir um negócio de açaí!

Por
em
Imagem de uma tigela de creme de açaí com rutas ao redor. Imagem ilustrativa texto franquia Maria Açaí.
Advertisement

O açaí é um produto que tem conquistado o gosto dos consumidores e também dos empreendedores. Uma das marcas para investir neste segmento é a franquia Maria Açaí. Veja um pouco mais sobre ela neste conteúdo.

Produto genuinamente brasileiro, o açaí movimenta a Economia. Para se ter uma ideia, sua coleta e processamento geram em torno de R$ 40 milhões em lucro líquido e cerca de 25 mil empregos, segundo pesquisa do Sebrae.

Além disso, esse é um bom nicho de mercado para montar um negócio, principalmente por meio de uma franquia. Uma das opções no setor é a franquia Maria Açaí, você já conhece?

Conheça a franquia Maria Açaí

A franquia Maria Açaí é uma empresa fundada na cidade de Joinvile, Santa Catarina, e conta atualmente com mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil.

Por exemplo, a rede possui unidades em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em todos os estados da região Sul do país.

A rede apresenta um cardápio variado, com uma receita exclusiva do creme de açaí. O açaí é batido na hora, sem glúten, sem emulsificantes nem liga neutra para, então, ser combinado com uma variedade de complementos.

Nesse sentido, podem acompanhar o açaí diversas coberturas, frutas ou chocolates, cereais e crocantes desenvolvidos pela marca, entre outros.

Entenda o modelo de negócio da Maria Açaí

Para os empreendedores, a franquia Maria Açaí apresenta dois modelos de negócios para investir. Em ambos, o franqueado conta com diversos tipos de suporte, como treinamentos e apoio para o marketing.

Da mesma forma, são modelos interessantes para serem montados em locais com grande movimento de pessoas. Vamos falar um pouco sobre cada um dos modelos para você conhecer um pouco mais.

Microfranquia

O modelo mais enxuto da franquia Maria Açaí é o de microfranquia. Nele o franqueado trabalha em um espaço de cerca de 12 metros quadrados.

Trata-se do Maria Delivery, um negócio dedicado exclusivamente a pedidos via apps como iFood, Neemo, 99Food, Rappi, Uber Eats e outros.

O investimento inicial para este modelo é a partir de R$ 83 mil.

Vemos um motoboy recolhendo o pedido em uma loja para realizar a entrega (imagem ilustrativa). Texto: franquia Maria Açaí.
O formato delivery tem atraído a atenção dos empreendedores deste segmento.

Loja

Advertisement

Em um formato mais robusto, o modelo loja da franquia Maria Açaí exige mais espaço para o desenvolvimento do negócio.

Assim, os clientes podem se sentar para consumir os produtos na loja, aumentando a possibilidade de um ticket médio mais elevado por cliente.

Por fim, para este formato, o investimento inicial fica em torno de R$ 230 mil.

Porém, o mercado possui algumas opções mais baratas, como a franquia Cream Berry, que tem um modelo mais enxuto para quem tem menos capital para investir. Falaremos dela mais à frente.

Vale a pena abrir franquia de açaí no Brasil?

Conforme falamos, o segmento do açaí no Brasil movimenta muito dinheiro, seja na produção ou no comércio.

Na ponta deste mercado está um número cada vez maior de consumidores, que enxergam no açaí um produto nutritivo e gostoso. E que, por consequência, tem atraído um público variado.

Para se ter uma ideia, para fora do mercado paraense, cerca de 150 toneladas de açaí são consumidas anualmente no estado de São Paulo, 500 toneladas no Rio de Janeiro e 200 toneladas nos demais estados Brasileiros.

O segmento tem se diversificado em alguns nichos de atendimento. Por exemplo, continua existindo aquelas açaiterias mais clássicas, próxima às academias.

Contudo, outro formato que tem se expandido é o delivery, por conta da comodidade que traz para o cliente.

Da mesma forma, o mercado tem mudado para o modelo self-service, com o cliente escolhendo os acompanhamentos do creme de açaí.

Em outras palavras, essa é mais uma forma de atrair clientes, oferecendo um cardápio, além dos acompanhamentos.

Uma das marcas que trabalha neste formato self-service é a Cream Berry. Veja agora um pouco sobre a rede.

Cream Berry: conheça a franquia barata de destaque no setor

A Cream Berry é uma franquia que apresenta aos empreendedores um modelo de negócio atrativo e enxuto. Com isso, melhora a rentabilidade e a organização da unidade.

Da mesma forma, por contar com diversos suportes, a franquia é uma boa opção para empreendedores que nunca trabalharam com uma loja de açaí. Na Circular de Oferta da Franquia (COF), estes suportes são detalhados para o empreendedor.

Um diferencial da marca é sua receita exclusiva de açaí, fabricado na central da franqueadora. Assim, todas as unidades recebem um produto padrão enquanto o franqueado não precisa se preocupar com a produção.

A franquia apresenta também um cardápio variado, com a preocupação de estar sempre antenada com as novidades do mercado. Assim, é possível oferecer sempre algo novo aos seus clientes.

No vídeo abaixo você confere o depoimento de um franqueado da Cream Berry falando sobre as vantagens da marca.

Por fim, a franquia conta com dois modelos de negócios para investir: o Convencional e o Express.

Convencional

Este formato é voltado para o atendimento mais clássico deste mercado, com o creme e seus acompanhamentos sendo preparados pelos funcionários da rede.

Nesse sentido, o cliente escolhe os combos pré-definidos no cardápio, que possui um amplo leque de opções.

O modelo é enxuto, pois a estrutura organizada pela franqueadora é eficiente, facilitando o trabalho no dia a dia da loja.

O investimento inicial para esta unidade é a partir de R$ 90 mil.

Express

O formato Expresse da franquia Cream Berry é focado no atendimento self-service. Nele, os clientes fazem as combinações dos acompanhamentos com o creme de açaí.

Dessa forma, é exigido um número menor de funcionários, diminuindo os custos de manutenção do negócio. Além disso, o formato que tem atraído muitos consumidores.

Isso porque os clientes podem fazer todas as combinações que desejarem, aumentando o ticket médio do negócio.

Ademais, essa estrutura faz com que os consumidores retornem para fazer mais combinações de sabores, aproveitando os variados cremes de frutas que a Cream Berry possui em seu cardápio.

Enfim, para iniciar uma unidade Expresse da Cream Berry, o investimento inicial mínimo é de R$ 110 mil.

Leia mais sobre a Cream Berry no texto completo da marca que separamos para você clicando aqui.

Caso tenha se decido pela marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não sabe em qual franquia investir, conte com uma consultoria gratuita com especialistas para lhe orientar nesta escolha. Basta acessar henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement