O açaí é um produto que tem conquistado o gosto dos consumidores e também dos empreendedores. Uma das marcas para investir neste segmento é a franquia Maria Açaí. Veja um pouco mais sobre neste conteúdo.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo semestre de 2022, o setor de Alimentação apresentou crescimento em seu faturamento de 22,3%. Assim, ficou atrás apenas do segmento de Turismo e Hotelaria.
Além disso, esse é um bom nicho de mercado para montar um negócio, principalmente por meio de uma franquia. Uma das opções no setor é a franquia Maria Açaí, você já conhece? Continue a leitura e saiba mais!
Conheça a franquia Maria Açaí
A franquia Maria Açaí é uma empresa fundada na cidade de Joinvile, Santa Catarina, e conta atualmente com cerca de 100 franqueados nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Por exemplo, a rede possui unidades em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A rede apresenta um cardápio variado, com uma receita exclusiva do creme de açaí. O açaí é batido, sem glúten, sem emulsificantes nem liga neutra. Depois, fica pronto para ser combinado com uma variedade de complementos.
Nesse sentido, podem acompanhar o açaí diversas coberturas, frutas ou chocolates, cereais e crocantes desenvolvidos pela marca, entre outros.
Entenda o modelo de negócio da Maria Açaí
Para os empreendedores, a franquia Maria Açaí apresenta seis modelos de negócio para investir. Em ambos, o franqueado conta com diversos tipos de suporte, como treinamentos e apoio para o marketing.
Da mesma forma, são modelos interessantes para serem montados em locais com grande movimento de pessoas. Vamos falar um pouco sobre cada um para você conhecer um pouco mais.
Quiosque
O modelo Quiosque é uma opção versátil para quem procura uma rápida dose de refrescância. Localizados em shoppings, praças e pontos estratégicos, esses quiosques oferecem açaí e outras iguarias da marca de forma ágil e prática.
Com um cardápio simplificado, são ideais para atender clientes que estão em movimento. O investimento inicial é de R$ 160 mil e o prazo de retorno de investimento é até 18 meses.
Conteiner
O modelo de Conteiner da franquia Maria do Açaí oferece uma experiência conveniente para os clientes. Esses contêineres são instalados em áreas estratégicas, como shoppings, centros comerciais e avenidas movimentadas.
Desse modo, proporciona um ambiente aconchegante para saborear açaí e outros produtos da marca. Com um design atraente e cardápio diversificado, os Conteiners Maria do Açaí atraem consumidores em busca de uma opção saudável e deliciosa. O investimento inicial é de R$ 261 mil, com área mínima de
Trailer
O modelo de negócio “Trailer” da franquia Maria do Açaí oferece uma abordagem flexível e móvel para atender os clientes.
Esses trailers são equipados com toda a infraestrutura necessária para preparar e servir açaí e outros produtos da marca em diferentes locais, como eventos esportivos, feiras, festivais, parques e outros pontos de grande circulação de pessoas. Já o investimento inicial é de R$ 135 mil.
QQ Praia
O modelo QQ Praia da franquia é voltado para locais de grande fluxo de turistas e banhistas, como praias e balneários. O investimento inicial é de R$ 170 mil.
Com sua proposta de atendimento rápido, o formato permite comercializar o famoso açaí da marca em embalagens prontas para consumo imediato, ideal para quem deseja saciar a sede e a fome após um dia de sol e mar.
Go To Go
O modelo Go To Go da Maria do Açaí é uma opção de entrega rápida e conveniente. Os clientes podem fazer seus pedidos por meio de aplicativos de delivery e receber suas refeições em casa, no escritório ou em qualquer lugar de sua escolha.
Esse modelo se destaca pela praticidade e pelo alcance, atendendo a uma ampla gama de consumidores em busca de refeições saudáveis e saborosas entregues à porta. Para iniciar o negócio a franqueadora exige um capital de giro a partir de R$ 10 mil.
Loja
Em um formato mais robusto, o modelo loja da franquia Maria Açaí exige mais espaço para o desenvolvimento do negócio. Assim, os clientes podem se sentar para consumir os produtos na loja, aumentando a possibilidade de um ticket médio mais elevado por cliente.
Por fim, para este formato, o investimento inicial fica em torno de R$ 220 mil. Porém, o mercado tem algumas opções, como a franquia Cream Berry, que tem um modelo mais enxuto para quem tem menos capital para investir. Falaremos dela mais à frente.
Vale a pena abrir franquia de açaí no Brasil?
Conforme falamos, o segmento do açaí no Brasil movimenta muito dinheiro, seja na produção ou no comércio. Na ponta deste mercado está um número cada vez maior de consumidores, que enxergam no açaí um produto nutritivo e gostoso. E que, por consequência, tem atraído um público variado.
Para se ter uma ideia, para fora do mercado paraense, cerca de 150 toneladas de açaí são consumidas anualmente no estado de São Paulo, 500 toneladas no Rio de Janeiro e 200 toneladas nos demais estados brasileiros.
Ainda, segundo a ABF, o segmento de Alimentação faturou R$ 39,8 bilhões em 2022. Logo, trata-se de um setor lucrativo para quem quer empreender.
O segmento tem se diversificado em alguns nichos de atendimento. Por exemplo, continuam existindo aquelas açaiterias mais clássicas, próximas às academias.
Contudo, outro formato que tem se expandido é o delivery, por conta da comodidade que traz para o cliente. Da mesma forma, o mercado tem mudado para o modelo self-service, com o cliente escolhendo os acompanhamentos do creme de açaí.
Em outras palavras, essa é mais uma forma de atrair clientes, oferecendo um cardápio, além dos acompanhamentos. Uma das marcas que trabalha neste formato self-service é a Cream Berry. Veja agora um pouco sobre a rede.
Cream Berry: conheça a franquia barata de destaque no setor
A Cream Berry é uma franquia que apresenta aos empreendedores um modelo de negócio atrativo e enxuto. Com isso, melhora a rentabilidade e a organização da unidade.
Da mesma forma, por contar com diversos suportes, a franquia é uma boa opção para empreendedores que nunca trabalharam com uma loja de açaí. Na Circular de Oferta da Franquia (COF), estes suportes são detalhados para você.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Um diferencial da marca é sua receita exclusiva de açaí, fabricado na central da franqueadora. Assim, todas as unidades recebem um produto padrão, enquanto o franqueado não precisa se preocupar com a produção.
A franquia apresenta também um cardápio variado, com a preocupação de estar sempre antenada com as novidades do mercado. Nesse sentido, é possível oferecer sempre algo novo aos seus clientes.
No vídeo abaixo você confere o depoimento de um franqueado da Cream Berry falando sobre as vantagens da marca. Acompanhe!