Franquia Oakberry: vale a pena abrir franquia de açaí? Saiba aqui!

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tigela de açaí com frutas ao redor ilustrativa franquia Oakberry
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O consumo do açaí é um mercado atrativo para empreendedores, com vários tipos de negócios para investir. Uma destas marcas é a franquia Oakberry, da qual falaremos um pouco.

Segundo a Embrapa, a indústria de extrativismo e comercialização do açaí tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas.

Além disso, este mercado é amplo, não se restringindo mais ao Norte do país ou então aos grandes centros. Para saber mais, continue com a gente neste conteúdo.

Conheça a franquia Oakberry

A franquia Oakberry é uma empresa que iniciou seus trabalhos no ano de 2016, voltada para este mercado de alimentação saudável.

A marca investiu neste produto que traz uma experiência saborosa e natural para a alimentação, chegando ao franchising em 2017, contando atualmente com mais de 220 unidades.

Presente em diversos estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, também esta presente em países como Estados Unidos, China, Austrália, Espanha, Portugal, Emirados Árabes, Arábia Saudita, entre outros.

Em seu cardápio, a franquia trabalha com bowls e smoothies de açaí em três tamanhos – 350ml, 500ml e 700ml –, mais de 15 toppings como acompanhamento, bem como algumas opções extras.

Além disso, ela apresenta acompanhamentos atrativos para clientes vindos das academias e da vida fitness, como whey protein, paçoca sem açúcar, entre outros.

Entenda o modelo de negócio da Oakberry

A rede Oakberry pensou o formato de suas unidades para oferecer um modelo enxuto para o empreendedor, algo básico nestes serviços de fast-food saudável.

Dessa forma, a disposição do maquinário, de funcionários e insumos é feita de maneira a facilitar o trabalho dos franqueados.

Por fim, a Oakberry Açaí Bowls trabalha com dois modelos de negócios para os empreendedores, o quiosque e a loja. Cada um deles voltados para públicos e locais diferentes, dos quais falaremos mais a seguir.

Vemos um copo transparente de açaí com frutas picadas no topo (imagem ilustrativa). Texto: franquia Oakberry.
O formato de açaí no copo é um dos mais tradicionais do mercado.

Quiosque

Este formado de negócio da franquia Oakberry deve ter um espaço entre três e cinco metros quadrados. Pode ser instalado em diferentes locais, principalmente com grande movimentação de pessoas.

Esse é um modelo que vem se popularizando cada vez mais para suprir uma demanda de consumo de açaí esporádico. Pois quando a pessoa vê um estabelecimento, ela resolve consumir o açaí.

Para iniciar uma franquia Oakberry em formato de quiosque, o empreendedor deve investir a partir de R$ 160 mil. O valor pode variar de acordo com o local escolhido para a instalação da unidade.

Loja

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Além do modelo quiosque, a franquia Oakberry trabalha também com o formato de loja, voltado para ruas e centros comerciais.

Neste formato, o espaço necessário é de no mínimo seis metros quadrados, que deve ser estilizado de acordo com a identidade da marca.

Sendo assim, a franqueadora auxilia com um projeto arquitetônico e na disposição de maquinário, local para guardar os insumos e estoques.

Por fim, o custo de investimento para uma unidade no formato loja da Oakberry é orçado em cerca de R$ 180 mil.

Porém, este valor pode variar bastante com as reformas do local, localização do estabelecimento e outros custos.

No mercado existem alguns modelos de negócios mais baratos, por exemplo, os da franquia Cream Berry. Sobre ela falaremos mais ao final do texto.

Números do setor de açaí no Brasil

Como falamos, investir no setor de açaí é uma boa opção para os empreendedores que se identificam com o mercado de alimentação.

O açaí, que surgiu na região Norte do Brasil, ao longo dos anos, foi tomando conta de todo o mercado consumidor brasileiro.

Do mesmo modo, tornou-se um dos produtos brasileiros de grande entrada em outros países. Só no ano de 2018, os Estados Unidos foram responsáveis por receber 40% das exportações brasileiras.

Em outras palavras, são cerca de mil toneladas, movimentando em torno de 2,7 milhões de dólares.

Imagem de um pé de açaí. Imagem ilustrativa texto franquia oakberry.
A produção de açaí tem aumentado cada vez mais no norte do Brasil.

Além disso, o consumo de açaí no Brasil aumenta a cada ano em 15%. Estima-se que apenas em Belém (um dos maiores produtores da fruta), se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.

Dá para notar que o setor de comércio do açaí é atrativo e, ainda mais, existem diversos modelos de negócios para empreender.

Pois existe o nicho de consumidores do açaí puro ou acompanhado de alimentos saudáveis, por exemplo.

Da mesma forma, o mercado conta com clientes que gostam de um açaí mais completo, com diversos tipos de acompanhamentos. E neste nicho entram os açaí self-service.

Esta modalidade de atendimento tem ganhado força por explorar as diversas combinações possíveis do açaí com frutas, caldas, chocolates e outros doces.

Uma das franquias que trabalham neste formato de self-service é a Cream Berry. Quer saber um pouco mais sobre ela? Veja agora!

Cream Berry: conheça a franquia mais barata de açaí para abrir

Nascida na cidade de Varginha, no interior de Minas Gerais, como a Akasa do Açaí, a empresa mudou recentemente seu nome para Cream Berry.

A rede trabalha com a venda de açaí em um modelo de negócio enxuto e rentável para os empreendedores. Ainda, com investimento inicial bem atrativo.

O modelo de negócio da franquia consiste basicamente na venda do açaí, com diversas opções de acompanhamento para os clientes.

Por exemplo, a Cream Berry tem diversos tipos de caldas de frutas para acompanhar o creme de açaí, como cupuaçu, pitaya, manga, maracujá, abacate, entre outros.

Da mesma forma, conta com outros acompanhamentos, como chocolates, confetes, paçoca, cereais e mouses de frutas.

Um ponto importante são os suportes oferecidos pela franqueadora, ou seja, treinamentos para o bom atendimento, para produção do cardápio, além de orientação para escolha da loja.

No vídeo abaixo você confere o depoimento de um dos franqueados da Cream Berry falando um pouco sobre as vantagens da franquia.

Além do suporte, o franqueado conta com uma marca reconhecida no mercado e dois modelos de negócios para investir: o Express e o Convencional.

Convencional

O formato convencional de uma franquia Cream Berry possui o atendimento clássico para este produto. São combos pré-formatados e os acompanhamentos definidos no cardápio.

Para instalar uma unidade Convencional, o espaço exigido é de 30 a 60 metros quadrados para a disposição de maquinário e mesas de atendimento, além da estrutura de operação.

Nesse formado, os colaboradores fazem o preparo dos produtos do cardápio e, por isso, exige-se mais funcionários para a unidade.

Express

Uma franquia Cream Berry no formato Express exige o mesmo espaço do que para o modelo convencional. Porém, seu modelo de negócio é voltado para o atendimento self-service do açaí.

O espaço é pensado de maneira a facilitar a circulação dos clientes para se servirem. Ficam disponíveis diversos tipos de acompanhamentos bem distribuídos pela loja.

O empreendedor pode instalar sua unidade em qualquer local, principalmente onde houver muito movimento de pessoas. O investimento inicial mínimo neste modelo é de R$ 110 mil.

Em ambos os formatos, o franqueado também trabalha com o atendimento por delivery, o que é uma tendência e um chamativo a mais para a unidade.

Para ambos os modelos a franqueadora auxilia com a escolha do melhor ponto na região onde o empreendedor pretende atuar. Este e outros suportes são detalhados na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Leia um pouco mais sobre o modelo de negócio da franquia Cream Berry no conteúdo que separamos para você. Basta clicar no link.

Entre em contato diretamente com a Cream Berry pelo botão abaixo e saiba mais como se tornar um franqueador.

Porém, se ainda estiver em dúvida em qual franquia investir, conte com uma consultoria gratuita para lhe ajudar na escolha da melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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