Ama animais? Conheça 9 opções lucrativas de franquia de pet shop

Por
em
cão tomando banho em franquia pet shop
Advertisement

Abrir uma franquia de pet shop pode ser interessante por uma série de motivos. Começando pelo fato de que, se você gosta de animais, terá enorme prazer em lidar com os bichinhos todos os dias.

Ao mesmo tempo, o faturamento do setor pet é bastante atrativo. Hoje, o Brasil é o segundo principal mercado pet no mundo. Perdemos apenas para os Estados Unidos, que tem uma venda maior de produtos e serviços desse tipo.

O mercado brasileiro do segmento, incluindo indústria e varejo, faturou R$ 35,4 bilhões até o terceiro trimestre de 2019.

Para se ter uma ideia da relevância deste número, vamos compará-lo com o do setor de Alimentação, um dos mais fortes. No franchising, em 2020, os negócios de alimentação faturaram R$ 40,8 bilhões.

Segundo pesquisa, o gasto médio com um cãozinho de estimação é de R$ 338,76. Mas vale dizer que o valor não está ligado apenas aos pet shops. Na verdade, o mercado para os animais é bastante amplo.

Já existem, por exemplo, empresas que realizam festas de aniversário para os pets. Nessas festas são servidos petiscos, lembrancinhas e bolo, tudo direcionado aos convidados caninos da comemoração.

Há ainda cervejarias e padarias para pets, serviços de massagem e até opções de pet shop móvel. Ou seja, em que o prestador de serviço vai até o usuário.

Aliás, a amplitude do mercado pet é outra vantagem de trabalhar com ele.

Só que essa variedade não está presente apenas nos tipos de serviços que podem ser ofertados. Ela também aparece na diversidade de animais de estimação que podem ser atendidos: cães, gatos, pássaros, répteis e mais.

Então, gostou da possibilidade de investir em uma franquia de pet shop? Abaixo, nós apresentamos opções de franquia e dicas para você iniciar o seu negócio. Continue lendo!

Franquia pet shop é para você?

Como explicamos antes, investir em uma franquia de pet shop pode ser bastante atrativo. Mas nem todo o mundo está preparado para lidar com esse tipo de negócio.

Claro que, ao abrir uma franquia, o empreendedor vai contar com todo o treinamento necessário para atuar na empresa.

Porém, além do treinamento, é importante que o franqueado conte com algumas características.

Começando por seu apreço pelos animais. Já pensou trabalhar em um pet shop e odiar ter contato com cães, gatos e outros pets?

Foto de uma mulher com blusa laranja carregando um cachorrinho. Imagem ilustrativa para texto franquias para pets.
O mercado pet é uma boa opção de atuação.

Além de incômodo, esse tipo de situação prejudicaria os seus resultados. Afinal, é fundamental gostar do seu trabalho para se dedicar a ele.

Quando o empreendedor não tem tanto interesse na atividade, costuma ter uma entrega bem menor que o esperado.

Ao mesmo tempo, o franqueado precisa ter bom relacionamento interpessoal. Em seu dia a dia, você terá que lidar não apenas com os bichos, mas também com seus tutores. E ainda, com seus funcionários. 

Saber lidar com as pessoas vai tornar o ambiente mais agradável. Ao mesmo tempo, vai facilitar a fidelização dos clientes, pois eles precisam se sentir bem-vindos para isso.

A proatividade também será importante, especialmente para a divulgação do seu negócio. A franqueadora te dará dicas para esse marketing, mas você será o responsável por colocá-lo em prática.

Ou seja, será preciso estudar sobre o tema e correr atrás de novas soluções. Principalmente: seu marketing deverá ser local.

Desse modo, mesmo que ele respeite a padronização visual da franqueadora, será fundamental manter uma linguagem e conteúdo que conversem com o público da sua região.

Então, você tem essas habilidades, ou está disposto a desenvolvê-las? Ótimo! Ao longo do texto, falaremos dos passos que você deverá seguir para iniciar a sua unidade.

Veja franquias de pet shop para investir

No mercado, existem franquias baratas de pet shop, mas também aquelas com investimento inicial mais alto. Para escolher a mais interessante, você deverá ter muita atenção ao seu plano financeiro.

O investimento necessário para abrir uma franquia precisa considerar, inclusive, o capital de giro para o empreendimento. O valor será o responsável para o funcionamento da operação, enquanto seus lucros crescem para manter a empresa.

Dito isso, apresentamos abaixo algumas opções de franquia de pet shop para você empreender. Logo, os investimentos iniciais previstos já indicam o capital de giro sugerido pela franqueadora.

Foto de dois porquinhos da índia, um branco e um laranja, enquanto comem folhas. Imagem ilustrativa para texto franquia pet shop.
Com franquias no mercado pet, você pode atender vários tipos de animais.

Docg.

A Docg. trabalha com serviços de pet shop, como banho e tosa, centro de estética para animais, e com a venda de produtos para os pets, incluindo shampoos e rações.

Portanto, para abrir uma unidade da empresa, o franqueado vai precisar contar com área entre 10 m² e 100 m².

São três os modelos de negócio disponíveis: Quiosque, Loja Completa, Loja Full e o Pet Spa (dentro de lojas).

Apenas o Quiosque não permite a realização de serviços pet shop, contando apenas com a venda dos produtos.

  • Investimento total: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: 36 meses

Pet Free 

Advertisement

A Pet Free já está há mais de 10 anos no mercado e oferece os mais variados serviços pet. Entre eles, estão: Banho & Tosa, Consultório Veterinário, Farmácia Veterinária, a venda de Rações e Alimentações Especiais etc.

  • Investimento total: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

Turma do Banho 

Já a franquia Turma do Banho tem um modelo diferente: ela é uma franquia de pet shop em trailer.

Essa característica torna o negócio mais barato e ainda chama a atenção dos consumidores, pois é visualmente atraente.

O trailer da franquia não é móvel. Em vez disso, ele é fixado em locais com grande fluxo de pessoas, incluindo shoppings, centros comerciais, estacionamentos e outros.

Dessa forma, durante o atendimento dos pets, o seu tutor pode observar todo o banho por meio de uma “janela” de vidro.

  • Investimento total: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 12 meses

Padaria Pet

A Padaria Pet é uma das franquias para pets que está no mercado desde 2015, sendo uma padaria e petiscaria desenvolvida especialmente para animais. 

Assim, a marca oferece vários alimentos como bolos, sorvetes e cervejas, feitos com alimentos certos para os pets. 

Além disso, a Padaria Pet oferece o buffet de festa, para a comemoração do aniversário do animal, com direito a bolo e convidados. E o espaço de SPA oferece banhos especiais para os bichinhos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: 48 meses

DrogaVet

Foto de um gato laranja agarrado em uma tela de proteção. Imagem ilustrativa para texto franquia pet shop.
Existem serviços variados para os pets no mercado, desde medicamentos, bem como alimentos e cuidados básicos.

A DrogaVet é uma rede de farmácias especializada na manipulação de medicamentos para animais. Há 16 anos no mercado, a franquia conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. 

Desse modo, os clientes podem encontrar remédios adequados para seus pets de forma personalizada. Assim, existem opções em forma de biscoitos, xaropes e cápsulas, com sabores variados para facilitar a ingestão. 

Então, o franqueado pode escolher entre dois modelos de franquias: compacto e padrão. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 30 meses

Vital Pet

Já a Vital Pet trabalha com planos de saúde para animais domésticos e está no mercado desde 2011. Sendo assim, os clientes da marca encontram facilmente clínicas, profissionais e laboratórios para cuidados com o pet. 

Então, os franqueados podem escolher entre três modelos de negócio: o home office, com a venda direta, loja ou escritório.

A Vital Pet ainda oferece um canal de apoio ao franqueado, com várias opções de suporte. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil 
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

Mundo à Parte

A franquia Mundo à Parte é um centro de fisioterapia e acupuntura veterinária, com mais de cinco anos de experiência no mercado.

Dessa maneira, a equipe trabalha com sessões individuais voltadas para a recuperação do animal. 

A marca conta com uma metodologia própria e, atualmente, está presente em 11 estados brasileiros, com mais de 50 unidades. 

Assim, existem três modelos de unidades: a loja, a fisio “in-side” e a unidade que pode ser implantada em imóveis como casas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil 
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses 

Petmicílio 

Entre as franquias para pets, temos a Petmicílio que oferece atendimentos de banho e tosa à domicílio. Com isso, o cliente pode ter ainda mais comodidade para garantir os cuidados dos seus animais. 

Mas além de banho e tosa, os franqueados podem trabalhar com o serviço de hotelzinho e passeio. Os clientes solicitam tudo pelo celular e acompanham atualizações constantes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: Não informado

Cão Cidadão 

A Cão Cidadão é uma franquia que oferece o adestramento animal à domicílio. Portanto, o franqueado conta com um negócio de baixo investimento, pois não é necessário manter um estabelecimento físico. 

Além disso, a marca oferece uma metodologia própria e com suporte permanente, com o auxílio de profissionais especializados em comportamento animal. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 9,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Quer conhecer outras opções de franquia de pet shop e mais sobre esse mercado? Então, acompanhe o vídeo que selecionamos para você logo abaixo!

Passos para abrir uma franquia de pet shop

Iniciar uma franquia é interessante porque você receberá o plano de negócios completo da marca. Ou seja, toda a estratégia para colocar a empresa em prática. 

Esse plano já foi testado em outras unidades. Assim, seu potencial de sucesso é bem maior do que em negócios iniciados do zero.

Mas, para garantir isso, é preciso ter atenção a alguns pontos na hora de iniciar a sua franquia. Veja abaixo.

Pesquise marcas de pet shop

No mercado, existem várias opções de franquias de pet shop para investir. Por isso, se o seu objetivo é iniciar seu negócio, pesquise bem as marcas.

As empresas podem ser parecidas, mas sempre contam com um diferencial. Um serviço a mais, um visual atrativo, bem como valores e missão com os quais você se identifica etc.

Avaliando as várias alternativas, você terá mais segurança em encontrar a empresa que mais combina com o seu perfil.

Avalie sua capacidade de investimento

Outro ponto no qual as franquias diferem é o valor de investimento inicial. Para abrir seu negócio, é importante que você conte com o valor total necessário para a marca escolhida.

Assim, organize as suas finanças e verifique o total disponível. Com a pesquisa feita sobre as empresas, você saberá se o capital é suficiente.

Mas caso não seja, pode ser uma alternativa adquirir um financiamento para franquia. Ou ainda buscar por um sócio, que poderá inserir mais capital na empresa.

Avalie a reputação da marca

Ao abrir uma franquia, você vai se apresentar com a mesma marca da empresa matriz. Sendo assim, vai também oferecer os mesmos produtos e serviços de toda a rede.

Os consumidores compreendem essa padronização e sabem o que esperar da sua unidade. Portanto, é essencial que o pet shop desejado seja bem-visto pelos usuários.

Afinal de contas, uma má reputação da marca pode prejudicar consideravelmente o seu negócio. 

Desse modo, para descobrir o que os clientes pensam sobre sua opção de negócio, pesquise sobre a opinião deles na internet. Sites como Reclame Aqui costumam ter registros sinceros sobre os negócios.

Imagem do site do Reclame aqui. Ilustração do texto sobre franquia pet shop.
Basta acessar o site do Reclame Aqui e pesquisar pela marca para saber a opinião dos consumidores sobre ela.

Entre em contato com a franqueadora

Com os pontos anteriores analisados, você provavelmente terá escolhido uma ou duas marcas que combinam com o seu perfil. Então, será hora de entrar em contato com a franqueadora.

Para isso, acesse o site da marca e preencha o formulário disponível. Inserindo informações como seu nome e e-mail, a empresa saberá do seu interesse e poderá entrar em contato.

Converse com franqueados

O que os franqueados da franquia de pet shop que você escolheu acham do negócio? Eles tiveram bom retorno, o suporte da franqueadora?

Conversar com outros empreendedores vai te dar uma melhor perspectiva sobre a franquia.

Nesse sentido, você pode entender mais sobre as suas vantagens, mas também as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Leia a COF da empresa

A COF é a Circular de Oferta de Franquia, documento que apresenta tudo sobre a marca. Desde seu histórico até o seu valor de investimento, suportes oferecidos e lista de franqueados.

Antes de fechar negócio com a franqueadora, tenha a certeza de ler e compreender cada aspecto da COF. Inclusive, verificando se ela segue as regras estabelecidas pela Lei de Franquias.

Após a assinatura do contrato de franquia, você terá concordado com cada regra exposta na COF. 

Torne-se um franqueado

Decidiu que determinada franquia de pet shop é mesmo a ideal para você? Então, precisará assinar o contrato e pagar a Taxa de Franquia. A partir daí, será um franqueado em implantação.

Mas o processo de implantação de uma franquia consiste em várias etapas. Como a pesquisa do ponto comercial ideal, treinamento do franqueado e registro legal da empresa.

A franqueadora oferecerá suporte em vários desses aspectos, desde que esses apoios estejam listados na COF.

Portanto, tenha a certeza de escolher uma franquia com suportes amplos, para que a sua instalação e operação sejam mais simples.

Para acompanhar um passo a passo mais completo para abrir a sua franquia, você pode acompanhar o ebook abaixo. Basta clicar no banner.

Ebook passos abrir franquia sucesso.

Agora você já conhece o perfil ideal para abrir um pet shop, os passos para o franqueamento e as opções para investir.

Tem interesse no ramo, mas ainda não sabe se ele é o ideal para você? Saiba que existem outros segmentos interessantes para investir, inclusive no atual momento econômico. Então, acompanhe no texto Abrir franquia na crise: em quais setores investir? Opções de negócio.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement