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Ama animais? Conheça opções lucrativas de franquia de pet shop

Sumário

Abrir uma franquia de pet shop pode ser interessante por uma série de motivos. Começando pelo fato de que, se você gosta de animais, terá enorme prazer em lidar com os bichinhos todos os dias. Neste conteúdo, descubra como investir no seu próprio negócio e lucrar.

Em 2021, o Brasil bateu a marca de mais de 149 milhões de animais de estimação, segundo o Instituto Pet Brasil. Ou seja, é um mercado bem amplo para investir em um negócio.

Entre estes animais estão não apenas gatos e cachorros, mas peixes, répteis, aves, entre outros. Assim, é um setor com oportunidades das mais diversas, como mostraremos. Acompanhe a leitura!

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Motivos para investir em uma franquia de pet shop

Podemos enumerar diversos motivos para investir no setor de pet shop além do grande número de animais de estimação, como mostramos. Somos o terceiro país em número de pets no mundo.

Além disso, o faturamento do setor pet é bastante atrativo. Hoje, o Brasil é o segundo principal mercado pet no mundo. Perdemos apenas para os Estados Unidos, com uma venda maior de produtos e serviços desse tipo.

O mercado brasileiro do segmento, incluindo indústria e varejo, faturou R$ 51,7 bilhões, em 2021. Foi um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. Já para 2022, a expectativa é de que passe dos R$ 59 bilhões.

Para se ter uma ideia da relevância deste número, vamos compará-lo com o do setor de Alimentação, um dos mais fortes. No franchising, em 2021, os negócios de alimentação faturaram mais de R$ 43 bilhões.

Segundo pesquisa, o gasto médio com um cãozinho de estimação é de R$ 338,76. Mas vale dizer que o valor não está ligado apenas aos pet shops. Na verdade, o mercado para os animais é bastante amplo.

Já existem, por exemplo, empresas que realizam festas de aniversário para os pets. Nessas festas são servidos petiscos, lembrancinhas e bolo, tudo direcionado aos convidados caninos da comemoração.

Há ainda cervejarias e padarias para pets, serviços de massagem e até opções de pet shop móvel. Ou seja, em que o prestador de serviço vai até o usuário. Portanto, a amplitude do mercado pet é outra vantagem de trabalhar.

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Só que essa variedade não está presente apenas nos tipos de serviços que podem ser ofertados. Isso porque, também aparece na diversidade de animais de estimação que podem ser atendidos: cães, gatos, pássaros, répteis e mais.

Franquia pet shop é para você?

Como explicado, investir em uma franquia de pet shop pode ser bastante atrativo. Mas nem todo o mundo está preparado para lidar com esse tipo de negócio.

Claro que, ao abrir uma franquia, o empreendedor terá todo o treinamento necessário para atuar na empresa. Porém, além do treinamento, é importante que o franqueado conte com algumas características.

Começando por seu apreço pelos animais. Já pensou trabalhar em um pet shop e odiar ter contato com cães, gatos e outros pets?

Além de incômodo, esse tipo de situação prejudicaria os seus resultados. Afinal, é fundamental gostar do seu trabalho para se dedicar a ele. Quando o empreendedor não tem tanto interesse na atividade, costuma ter uma entrega bem menor que o esperado.

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Por outro lado, ao mesmo tempo, o franqueado precisa ter bom relacionamento interpessoal. Em seu dia a dia, você terá que lidar não apenas com os bichos, mas também com seus tutores. Ainda, com seus funcionários. 

Então, saber lidar com as pessoas tornará o ambiente mais agradável. Simultaneamente, vai facilitar a fidelização dos clientes, pois precisam se sentir bem-vindos para isso.

A proatividade também será importante, especialmente para a divulgação do seu negócio. A franqueadora lhe dará dicas para esse marketing, mas você será o responsável por colocá-lo em prática.

Ou seja, será preciso estudar sobre o tema e correr atrás de novas soluções. Principalmente porque o seu marketing deverá ser local.

Desse modo, mesmo que respeite a padronização visual da franqueadora, será fundamental manter uma linguagem e conteúdo que conversem com o público da sua região.

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Você tem essas habilidades, ou está disposto a desenvolvê-las? Ótimo! Ao longo do texto, falaremos dos passos que você deverá seguir para iniciar a sua unidade.

Veja franquias de pet shop para investir

No mercado, existem franquias baratas de pet shop, mas também aquelas com investimento inicial mais alto. Então, para escolher a mais interessante, você deverá ter muita atenção ao seu plano financeiro.

O investimento necessário para abrir uma franquia precisa considerar, inclusive, o capital de giro para o empreendimento. Logo, o valor será o responsável para o funcionamento da operação, enquanto seus lucros crescem para manter a empresa.

Dito isso, apresentamos abaixo algumas alternativas de franquia de pet shop para você empreender. Nesse sentido, os investimentos iniciais previstos já indicam o capital de giro sugerido pela franqueadora. Confira!

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Passos para abrir uma franquia de pet shop

Iniciar uma franquia é interessante, porque você receberá o plano de negócios completo da marca. Ou seja, toda a estratégia para colocar a empresa em prática. 

Esse plano já foi testado em outras unidades. Assim, seu potencial de sucesso é bem maior do que em negócios iniciados do zero. Mas, para garantir isso, é preciso ter atenção a alguns pontos na hora de iniciar a sua franquia. Veja abaixo!

Pesquise marcas de pet shop

No mercado, existem várias opções de franquias de pet shop para investir. Por isso, se o seu objetivo é iniciar seu negócio, pesquise bem as marcas.

As empresas podem ser parecidas, mas sempre contam com um diferencial. Um serviço a mais, um visual atrativo, bem como valores e missão com os quais você se identifica etc.

Já que você está iniciando, identifique as necessidades do mercado, tendências. Assim, busque uma marca que tenha potencial neste cenário. Em seguida, avalie as várias alternativas, pois você terá mais segurança em selecionar a empresa que mais combina com o seu perfil.

Avalie sua capacidade de investimento

Outro ponto no qual as franquias diferem é o valor de investimento inicial. Então, para abrir seu negócio, é essencial que você conte com o valor total necessário para aplicar na marca escolhida.

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Assim, organize as suas finanças e verifique o total disponível. Com a pesquisa feita sobre as empresas, você saberá se o capital é suficiente. Existem franquias de pet shop com estruturas variadas, e assim você deve achar aquela que se encaixa na sua capacidade de investimento.

Mas caso não seja, pode ser uma alternativa adquirir um financiamento para franquia. Ou ainda buscar por um sócio, que poderá inserir mais capital na empresa. Estas escolhas precisam ser bem analisadas, pois envolve faturamento e até a administração em conjunto do negócio com outra pessoa.

Enfim, você deve estar seguro de iniciar um negócio da melhor forma, seja investindo sozinho ou com alguém.

Avalie a reputação da marca

Ao abrir uma franquia, você vai se apresentar com a mesma marca da empresa matriz. Sendo assim, também oferecerá os mesmos produtos e serviços de toda a rede.

Os consumidores compreendem essa padronização e sabem o que esperar da sua unidade. Portanto, é essencial que o pet shop desejado seja bem-visto pelos usuários. Afinal de contas, uma má reputação da marca pode prejudicar consideravelmente o seu negócio. 

Desse modo, para descobrir o que os clientes pensam sobre sua opção de rede, pesquise sobre a opinião deles na internet. Por exemplo, os sites como Reclame Aqui costumam ter registros sinceros sobre os negócios.

Entre em contato com a franqueadora

Com os pontos anteriores analisados, você terá provavelmente escolhido uma ou duas marcas que combinam com o seu perfil. Então, será hora de entrar em contato com a franqueadora.

Para isso, acesse o site da marca e preencha o formulário disponível. Assim, insira informações como seu nome e e-mail. Depois, a empresa saberá do seu interesse e poderá entrar em contato.

Dessa forma, a franqueadora conhecerá um pouco mais sobre você. Então, avaliará o seu perfil e definirá se é o que procura em um franqueado. Este primeiro contato também pode acontecer em feiras de franquias. Isso permite até que as partes possam conversar mais e analisar uma eventual parceria.

Converse com franqueados

O que os franqueados da franquia de pet shop que você escolheu acham do negócio? Tiveram bom retorno com o suporte da franqueadora?

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Entenda que conversar com outros empreendedores vai lhe dar uma melhor perspectiva sobre a franquia. Isso porque os franqueados podem dar uma visão mais realista do dia a dia do negócio.

Nesse sentido, você pode entender mais sobre as suas vantagens, mas também as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Além disso, os franqueados podem dar uma visão da reputação da marca junto aos clientes.

Por fim, saber se os consumidores retornam ao estabelecimento ou não. Isso mostra se os produtos ou serviços são atrativos.

Leia a COF da empresa

A COF é a Circular de Oferta de Franquia, documento que apresenta tudo sobre a marca. Desde seu histórico até o seu valor de investimento, suportes oferecidos e lista de franqueados.

Mas antes de fechar negócio com a franqueadora, tenha a certeza de ler e compreender cada aspecto do documento. Inclusive, verificando se segue as regras estabelecidas pela Lei de Franquias.

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Nesse sentido, tente estudar a COF de mais de uma marca, para que possa comparar cada um dos negócios. Este comparativo pode dar uma visão mais sólida que ajudará na escolha segura do seu empreendimento.

Mas lembre-se que, após a assinatura do contrato de franquia, você terá concordado com cada regra exposta na COF. 

Torne-se um franqueado

Decidiu que determinada franquia de pet shop é mesmo a ideal para você? Então, precisará assinar o contrato e pagar a Taxa de Franquia. A partir daí, será um franqueado em implantação.

Mas o processo de implantação de uma franquia consiste em várias etapas. Como a pesquisa do ponto comercial ideal, treinamento do franqueado e registro legal da empresa.

A franqueadora tem um plano de negócio que será um direcionador para o seu desenvolvimento. Nele, o franqueado tem alguns passos que deve seguir ao longo do tempo. Assim, a estratégia é baseado na experiência da rede e na atuação de suas outras unidades.

Na sequência, a franqueadora oferecerá suporte em vários desses aspectos, desde que esses apoios estejam listados na COF. Portanto, tenha a certeza de escolher uma franquia com suportes amplos, para que a sua instalação e operação sejam mais simples.

Agora você já conhece o perfil ideal para abrir um pet shop, os passos para o franqueamento e as opções para investir. Então, cabe avaliar bem as opções para escolher aquela que vai levá-lo ao sucesso.

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