A história da franquia Ri Happy começou na década de 1980, quando três sócios decidiram entrar para o segmento de Brinquedos e abriram a primeira unidade. Após, a marca se tornou a maior rede varejista do ramo. Aqui, você saberá sobre o assunto e como empreender nesse mercado.
Primeiro, entenda que o setor pode ser bem lucrativo para quem quer empreender. De acordo com uma pesquisa, o mercado infantil gerou R$ 23,2 bilhões no varejo em 2023.
Logo, quando se pensa em loja de brinquedos, é muito comum ouvir alguém falar na Ri Happy. São diversas unidades espalhadas pelo Brasil e ela é uma das marcas mais consolidadas no mercado.
Então, se você quer abrir franquia nessa área, optar por uma unidade da marca pode ser uma vantagem competitiva. Agora conheça sobre a história da Ri Happy e entenda como funciona. Continue a leitura!
Como surgiu a franquia Ri Happy?
A Ri Happy é uma empresa que atua há mais de 30 anos no setor de Brinquedos. Ela surgiu graças a união dos sócios Juanita e Ricardo Sayon, e Roberto Saba, em 1988.
O nome da rede foi criado devido a uma brincadeira entre o Ricardo e Juanita, sua esposa, que o chamava de Ri, com a junção da palavra em inglês “Happy”.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos empresários logo no início do empreendimento, a marca decidiu mudar a sua forma de fazer negócio. Sendo assim, ela passou a investir também no atendimento e na prestação de serviços.
Presente nas principais capitais do país, e em algumas cidades do interior, a loja Ri Happy brinquedos também se consolidou entre os consumidores pelos seus preços competitivos e a variedade de produtos.
Atualmente, ela é líder no segmento com uma certa folga. Seu maior concorrente até 2012, a PBKids, foi comprada e anexada pelo fundo de investimento gestor da Ri Happy, a Carlyle.
Como resultado, de acordo com a franqueadora da marca, já são mais de 160 unidades no total e sede na cidade de São Paulo (SP).
Conceito da marca
A franquia Ri Happy Brinquedos usa conceitos que se misturam com o nome da marca. Ou seja, para cada letra do nome, surge uma característica do negócio.
Como no “R”, que mostra a responsabilidade social da marca nas comunidades que atua. A letra “I”, por exemplo, simboliza a inovação que ela trouxe para o mercado com o pensamento a frente do seu tempo.
As demais definições, como afirma a franqueadora, saem do segundo nome “happy”, que une a honestidade, ética e moral da companhia. Ainda tem a administração consciente, parceria com os fornecedores, prioridade para o melhor atendimento e a crença na importância dos brinquedos para as crianças.
- Responsabilidade social/coletiva na comunidade que operamos;
- Inovação em nosso negócio – empresa de vanguarda;
- Honestidade, conduta ética e moral em todos os momentos;
- Administração austera visando a sanidade da empresa;
- Parceria com todos os nossos fornecedores;
- Prioridade total no atendimento de nossos clientes;
- Yes! Acreditamos na contribuição do brinquedo para o enriquecimento da vida das crianças.
Quanto é necessário para abrir uma franquia de brinquedo?
O valor necessário para abrir uma franquia de brinquedo é a partir de R$ 700 mil, como informa a franqueadora Ri Happy.
A marca atua exclusivamente com lojas físicas e que demandam uma equipe de colaboradores. São diversos produtos para todas as idades.
Agora que você tem uma ideia de como é uma unidade da marca, conheça os detalhes dos investimentos necessários para tornar o negócio possível.
- Taxa de franquia: a partir de R$ 105 mil
- Capital de instalação: a partir de R$ 450 mil até R$ 650 mil
- Capital de giro: mínimo de R$ 300 mil
- Investimento total: a partir de R$ 700 mil até R$ 1 milhão
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,8 milhões a R$ 3,6 milhões
- Retorno: de 36 a 48 meses
- Taxa royalties: 5%
Logo mais, entenda por qual motivo investir em uma franquia de brinquedos. Mas antes, confira as vantagens de ser um franqueado Ri Happy.
Quais as vantagens para os franqueados Ri Happy?
A Ri Happy oferece para os franqueados uma série de suportes responsáveis por auxiliar os empresários a manter o negócio com bons resultados e dar condições para a unidade alcançar o sucesso.
Esse tipo de ação é muito comum entre as franqueadoras, o que ajuda os franqueados de primeira viagem.
A princípio, a marca oferece uma análise de viabilidade econômica. Ou seja, a verificação de quanto você tem em caixa, qual será o retorno sobre esse investimento e a rentabilidade prevista. Isso demonstrará se é ou não uma boa ideia abrir a unidade.
Todas as etapas antes da inauguração da loja tem um papel importante para o crescimento do negócio. Então, o próximo passo é ajudar a encontrar o ponto comercial e negociar com os responsáveis pelo local.
Ainda, há o suporte para a implantação da loja, treinamentos para sócios e colaboradores, bem como a apresentação dos manuais da franquia.
Durante o funcionamento do empreendimento, a franqueadora Ri Happy ainda auxilia seu franqueado nos processos de abastecimento da loja e nas ações de marketing.
Por que investir em uma rede de brinquedos?
Segundo a análise anual da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), as lojas especializadas em brinquedos continuam a fazer parte das opções dos clientes nas principais decisões de compras.
Os números de evolução das franquias de brinquedos são analisados dentro do segmento de Entretenimento e Lazer pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com os dados dela, em 2023, o setor faturou R$ 2,7 bilhões. Ou seja, 13% de crescimento comparado ao ano anterior.
Parte desses números positivos é porque as empresas desse mercado atuam de forma presencial, mas também via e-commerce. Logo, elas têm uma forte presença na internet, com comunicação e venda via WhatsApp e site.
Além disso, a população brasileira entre zero e 14 anos representa um pouco mais de 10% dos habitantes, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse sentido, o ramo de brinquedos se mostra com grande potencial de desenvolvimento no mercado.
Dicas para atuar com o público infantil
As crianças têm um perfil de consumo muito bem específico, por ainda estarem desenvolvendo seus lados emocionais, psicológicos e sociais. Logo, esses fatores exigem um cuidado maior por parte de vendedores e gestores de negócios.
Sendo assim, confira algumas franquias no ramo infantil, e depois veja recomendações para atuar com o público e garantir o sucesso da sua unidade de franquia Ri Happy. Acompanhe!
Direito do Consumidor
O Direito do Consumidor alerta sobre os problemas de se aproveitar da falta de julgamento e experiência das crianças. A norma considera como prática abusiva tirar vantagens sobre a fragilidade da idade delas.
Desse modo, se comprovado a infração, o estabelecimento pode sofrer sanções como multa, apreensão de produtos e até interdição total do empreendimento.
Assim, para evitar riscos, use uma linguagem simples e fácil de ser compreendida. De acordo com Andres Rodriguez, no livro Marketing e o Mercado Infantil, cada criança tem uma forma de absorver as informações que chegam até ela.
- Até um ano – acompanham os pais;
- Entre um e dois anos – fazem exigências;
- A partir dos três e quatro anos – já escolhem o que querem;
- Aos cinco – já sabem comprar de acordo com suas condições (dinheiro do cofrinho, por exemplo);
- Entre sete e 11 anos – fazem compras sozinhas graças ao entendimento lógico aprimorado;
- Na adolescência – estão preparadas para realizar as compras.
Dessa forma, ter um negócio voltado para o público infantil é muito promissor. A evolução dos números que mostramos até aqui reforçam essa ideia e gera expectativas.
Cuidado com os brinquedos
Como você vai lidar com um público infantil, é preciso ter cuidado quanto a exposição e tipos de brinquedos que podem fazer algum mal às crianças.
Todas as franquias deste segmento têm fornecedores confiáveis e certificados. Portanto, nunca procure por outro.
Um material manuseado sem o devido cuidado pode causar alergias graves. Como a presença de chumbo ou bário, que podem prejudicar o sistema nervoso central.
Outro risco está nas peças pequenas de fácil destaque, que podem causar sufocamento ou algum ferimento grave. Brinquedos sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) não devem ser comercializados.
Esse certificado não só atesta a qualidade do equipamento, como também exige que as fabricantes coloquem as recomendações de uso em manuais. Tais como a idade mínima, quantidade de peças, se são inflamáveis e país de origem.
No caso dos brinquedos que necessitam de baterias, também deve constar a tensão necessária para o uso. O estabelecimento que for pego com algum produto ilegal, pode sofrer penas tão pesadas quanto as apontadas acima.
Por isso, é tão importante ter a lista dos fornecedores licenciados. Isso porque, são a garantia de que os clientes terão boas experiências com os produtos da sua unidade. Assim, basta você seguir as orientações da sua franqueadora.
Como abrir uma franquia de brinquedos?
Para abrir uma franquia de brinquedos, o primeiro passo envolve entrar em contato com a marca desejada. Em seguida, analise o negócio, avaliando a viabilidade e o mercado.
Mas é fundamental revisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) com atenção, pois nela há todas as informações sobre o negócio. Depois, planeje as suas finanças e garanta que o investimento na franquia esteja dentro do seu orçamento.
Após, negocie com a franqueadora para acertar os detalhes operacionais e contratuais. Desse modo, o próximo passo é abrir a sua unidade.
Nesse conteúdo, você descobriu que uma das principais e maiores redes de franquias voltadas para esse setor infantil é a loja de brinquedos Ri Happy.
Ainda, aprendeu que a empresa se desenvolveu tendo como base qualidade, bom atendimento, preço justo e diversidade de produtos. Agora que está por dentro do assunto, converse com a franqueadora e dê o primeiro passo para empreender com o seu negócio.