Franquias de limpeza: 10 opções para investir na crise e ter lucro!

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Os modelos de franquias de limpeza são uma opção segura de negócios para investir na crise, sabe por quê? Independente do momento, os cuidados com a limpeza e conservação são necessários. Veja neste texto as opções de franquias para que você possa se tornar um franqueado.

Diante de tantas incertezas, se torna cada vez mais necessário investir em um negócio próprio para estabilizar a vida profissional.

Por este motivo, não é à toa que no ano de 2019 o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu consideravelmente, ultrapassando o número de trabalhadores registrados. De acordo com o Sebrae, desde 2015, o total de microempreendedores individuais aumentou em 120%.

Assim, a previsão para os próximos anos é que esse número continue crescendo. O Sebrae acredita que a crise no mercado de trabalho é um dos principais motivadores para que os brasileiros decidam atuar no universo dos negócios.

Por isso, muitos novos empreendedores buscam investir em opções mais confiáveis para recomeçar a vida como donos do próprio negócio. Saiba como ter sucesso com as franquias de limpeza e recomeçar sendo um franqueado de sucesso nesse segmento.

O cenário das franquias de limpeza no País

No mercado de franquias, existem 11 opções de segmento para atuação. Todos com desempenho positivo ao longo dos anos no país, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O desempenho positivo é também registrado no segmento de Limpeza e Conservação, setor em que as franquias de limpeza estão inseridas. Este mercado apresenta bons resultados, com grandes possibilidades de crescimento.

Isso porque, muitas empresas preferem contratar a terceirização de mão de obra para esse tipo de serviço, processo prestado tanto em residências, quanto em empresas. Essa tendência é outro fator que faz com que o segmento registre números em alta.

Em 2019, as redes que atuam com limpeza e conservação obtiveram um total arrecadado de serviços e produtos de R$ 1,4 bilhão. O valor representa um avanço de 4,7% sobre o ano anterior. Ao mesmo tempo, em número de unidades em funcionamento, o segmento cresceu 3,9% durante o mesmo período de avaliação.

Portanto, em um cenário em que vem sendo cada vez mais comum que os brasileiros não tenham tempo para realizar as tarefas de casa, consequentemente, há mais espaço para ofertas destes serviços.

Por isso, a proposta das redes é simples: garantir mais praticidade na limpeza de casas e ambientes comerciais. E quando falamos em limpeza, não é só dos espaços de cômodos da casa ou de uma empresa.

Assim, serviços como limpeza de sofá, colchões e carpetes entre outros objetos já fazem parte dos procedimentos oferecidos pelas franquias de limpeza. As redes vem faturando alto com uma necessidade frequente das pessoas. Quer saber mais? Veja a seguir!

Por que as pessoas buscam por serviços em franquias de limpeza?

cachorro sujou tapete franquias de limpeza
Sofás e tapetes estão sujeitos a adquirir sujidades que somente uma limpeza profissional consegue higienizar.

Por mais que façamos a higienização diária do ambiente residencial ou empresarial, algumas  limpezas não são possíveis de realizar de forma simples.

No caso dos sofás e tapetes, principalmente para quem tem animais de estimação, a limpeza deve ser feita por empresas especializadas.

Para isso, as redes utilizam produtos e materiais adequados, além de contar com profissionais treinados de acordo com o tipo de limpeza solicitada. A preocupação é tanto com a higienização eficaz, quanto para não danificar a fibra do material.

Entretanto, um outro fator de grande importância dos serviços de limpeza é a preocupação com alergias e doenças respiratórias. Com os moradores ou funcionários do escritório permanecendo em um ambiente com poeira e ácaros, alergias e outras doenças podem aparecer.

Então, por essas e outras razões, existe uma demanda bem grande de serviços especializados em limpeza de objetos e ambientes, o que garante espaço para expansão das redes.

O investimento em franquias

Se o seu objetivo é investir no franchising, mas anda com receio do momento econômico não se preocupe. As franquias são opções de negócios mais seguras: oferecem modelo de negócio já testado no mercado, além de garantir treinamento e suporte aos franqueados.

O primeiro passo é contar com o capital necessário para investimento. Além disso, facilita bastante o dia a dia de operação atuar em um ramo que se tem afinidade.

Dessa forma, é importante se identificar com a proposta da marca e com os serviços oferecidos no mercado. A afinidade é um ponto positivo na operação e no gerenciamento da franquia, principalmente para enfrentar os desafios que possam surgir.

O mercado de franquias

O franchising brasileiro é um dos setores da Economia que registra crescimento e desempenho positivo, mesmo em contextos de instabilidades e desafios econômicos.

Um exemplo disso são os resultados registrados em 2019. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), todo o mercado de franquias brasileiras registrou um faturamento 6,9% superior ao identificado em 2018.

O crescimento também foi identificado no número de unidades: em 2019, existia um total 5,1% superior ao registrado em 2018. O número de redes em operação foi 1,4% maior em 2019.

Além dos resultados de crescimento, sempre surpreendentes, o mercado de franquias no país também se posiciona como setor propício para a geração de empregos.

Em 2019, o total de empregos diretos proporcionados pelo franchising foi 4,8% se comparado com o total em 2018, o que gerou 1,34 milhão de novos postos de trabalho.

Diferenciais das franquias

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Além dos resultados positivos do mercado de franquias, o que indica boas possibilidades para quem pretende investir no setor, o franchising também se destaca por garantir segurança aos franqueados, principalmente aos empreendedores de primeira viagem.

A segurança é proporcionada por algumas diferenças entre as franquias e os empreendimentos convencionais. A primeira delas é que o franqueado administra uma “cópia” de uma marca já testada e aprovada pelo mercado.

Isso significa dizer que, mesmo quem nunca teve um negócio, consegue operar uma franquia ao receber transferência de know how da marca. Esse know how nada mais é do que o conhecimento desenvolvido pela marca, que já enfrentou desafios e dificuldades para se manter no mercado e, por isso, desenvolveu melhores processos e serviços.

Assim, o empreendedor não encontra surpresas relativas à aceitação do modelo de negócio ou do que está sendo vendido aos consumidores.
Portanto, a marca repassa aos franqueados todo o conhecimento adquirido durante os anos de atuação.

Os empreendedores recebem treinamentos antes e após a inauguração da franquia, além de encontrarem suporte da marca no dia a dia de trabalho na unidade.

Todas essas seguranças são garantidas pela Lei de Franquias, que determina que as redes devem entregar aos franqueados alguns documentos que explicitam todos os direitos e deveres dos empreendedores.

O movimento de interiorização

O movimento de interiorização é uma tendência do franchising brasileiro, o que amplia as possibilidades de atuação dos empreendedores que buscam por franquias de limpeza e conservação.

De acordo com a ABF, das 30 cidades com maior número de franquias, 10 não são capitais brasileiras. Esse movimento aparece com mais força em alguns segmentos do franchising, em outros, ainda está em processo de implementação mas, certamente, também virará uma tendência ao longo dos anos.

Esses formatos apresentam valores de investimento mais em conta, se comparado com os modelos mais robustos instalados nas capitais possibilitando, assim, que os empreendedores invistam em franquias baratas de limpeza. Além do baixo valor de investimento, o empreendedor não encontra tanta concorrência no mercado.

Além disso, em cidades de interior, as redes de franquias encontram custos operacionais mais em conta. Se em uma grande metrópole os gastos com aluguel, contas, salários e insumos são bem mais elevados, em cidades do interior esses investimentos cabem no bolso do empreendedor.

Em resumo, a interiorização amplia as possibilidades de entrada de empreendedores de diferentes perfis. Inclusive, candidatos a franqueados que moram em cidades do interior encontram maior impulso para atuarem junto de uma franqueadora.

Cuidados no investimento

Como todo empreendimento, é importante que o investidor tome alguns cuidados. Por isso, é essencial que haja harmonia entre os perfis pessoal e profissional, com o que a rede franqueada propõe para o mercado, o formato de franquias, produtos e serviços oferecidos aos clientes.

A identificação com o negócio e, principalmente, com os produtos vendidos pela rede facilita bastante o dia a dia de trabalho. Além disso, é essencial entender bem sobre o mercado de atuação e se preparar para ser franqueado do setor que se pretende investir.

É importante analisar bem as documentações relativas à franquia, como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. A COF é um dos documentos mais importantes, que explicita valores, taxas, características da franquia, além de direitos e deveres do franqueado e da franqueadora.

Então, é recomendado que o candidato a franqueado estude os documentos com o auxílio de um advogado com experiência em franchising. Deste modo, nenhuma dúvida ou informação passam despercebidas.

Outro cuidado é seguir o plano de negócios que a franqueadora oferecer. Com o estudo do plano, fica mais compreensível a viabilidade do negócio na localidade em que o empreendedor deseja atuar.

Além disso, o franqueado entra em contato com todos os passos para que a nova franquia atinja maturidade e comece a apresentar lucros.

Isso porque, estudos do negócio conseguem prever algumas dificuldades e desafios. Essa previsão facilita a projeção de estratégias para consolidar o sucesso da franquia. Também aconselhamos:

  • Conversar com outros franqueados para tirar dúvidas sobre a franquia;
  • Participar de feiras e eventos de franquias;
  • Pesquisar a reputação da marca na internet;

Lei de Franquias

A Lei de Franquias é a legislação brasileira que regula todo o processo de franchising no país. Em dezembro de 2019, a Lei foi atualizada, o que garantiu mais seguranças e direitos aos franqueados, além de modernizar o setor de franchising que vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos.

Assim, a legislação garante uma maior segurança jurídica a ambas as partes envolvidas no investimento. O contrato de franquia foi regulamentado e determinado que deve ser escrito de forma clara, para maior compreensão dos franqueados.

A Circular de Oferta de Franquia (COF), já comentada neste conteúdo, deve ser entregue 10 dias antes da assinatura do contrato pelo empreendedor. Esse prazo permite que o futuro franqueado estude todas as documentações com calma e evita que a franqueadora pressione o franqueado para a assinatura do contrato.

Na COF deve constar todas as condições para investimento, valores, taxas, características sobre o modelo de franquia escolhido pelo empreendedor, direitos e deveres do franqueado e franqueadora. Além disso, a legislação determina que a COF deve apresentar:

  • Especificação sobre treinamento, com informações sobre duração, conteúdo, custos e outras informações;
  • Política de atuação territorial com especificações das regras de concorrência territorial;
  • Regras de transferência e sucessão de contrato;
  • Situações passíveis de aplicações de penalidades, multas e indenizações;
  • Prazos contratuais e condições de renovação do contrato.

15 vantagens de investir em franquias de limpeza

Muitos empreendedores buscam investir em um negócio próprio mas nem todos sabem das facilitações e das vantagens existentes por trás de um negócio de franquias de limpeza. Por isso, separamos neste tópico 15 vantagens que comprovam a segurança e a confiabilidade desse segmento.

Para que você avalie de uma vez por todas o favorecimento do negócio, e decida por um investimento nesse segmento que só facilita a vida do empreendedor, principalmente se for de primeira viagem.  Saiba mais.

1. Estudo de viabilidade

ilustração de uma lupa gigante em cima de uma mapda de uma cidade. franquias de limpeza
Um estudo de viabilidade é realizado para identificar as regiões que mais necessitam dos serviços que você irá oferecer.

Você sabia que as franquias pensam em todas as etapas de implantação do seu negócio? Dessa forma, por trás do processo existe uma equipe toda preparada para iniciar o processo de implantação de sua franquia.

Se a sua escolha for por franquias de limpeza de ponto físico, por exemplo, a franqueadora realiza todo um estudo de viabilidade.

Isso mesmo, esse estudo é para identificar se a localização onde deseja instalar o seu negócio está no local ideal, onde estão também os seus clientes.

Independente do segmento de franquia, esse processo é o primeiro passo para identificar se o seu ponto será atrativo para aquela região. Estudos de geolocalização podem ser feitos para identificar as necessidades do local e, assim, ter certeza de que o seu público estará onde os seus serviços estão.

2. Facilidade do início do negócio

Primeiramente, os trâmites burocráticos exigidos para a abertura de um negócio são realmente cansativos, entre eles existem procedimentos junto aos órgãos locais responsáveis que desanimam bastante.

Outro fator é que para quem não é do ramo, existe o desconhecimento dos processos a serem providenciados nesse início de negócio.

No franchising, você recebe toda uma orientação da franqueadora com relação a documentações, burocracias relacionadas ao ponto comercial, regulamentações, entre outros suportes. As redes atuam de forma a simplificar todo o processo de abertura de um negócio.

3. Reconhecimento da marca

O reconhecimento da marca é um dos fatores que facilitam o seu trabalho à frente de franquias de limpeza. As redes já têm um trabalho de reconhecimento em andamento, o que faz com que muitos clientes já saibam o que a marca trabalha apenas de ver a fachada da empresa na rua.

Sendo assim, independente de localização, o cliente sabe que encontrará os mesmos produtos e/ou serviços. O reconhecimento da marca no mercado garante uma maior confiança e fidelização.

4. Segurança do contrato

contrato de franquia sendo assinado
A leitura do contrato é fundamental para qualquer negócio.

Se existe uma preocupação de muitos empreendedores é o cumprimento do contrato. Nas franquias, o contrato é regido pela Lei de Franquias que assegura que todas as informações devem ser prestadas ao candidato antes mesmo da aquisição do negócio, por meio de um documento denominado COF.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) garante uma prévia das informações que se referem a valores do negócio, procedimentos, suporte, deveres e direitos do franqueado, entre outros dados.

5. Menos riscos

Ao apostar em uma franquia, os riscos serão sempre menores do que os enfrentados por um negócio aberto do zero. Isso porque, assim que você entra para a franquia, recebe um plano de negócios e suporte completo da franqueadora.

Esse plano de negócios refere-se ao planejamento de funcionamento da rede, já testado e aprovado. Quer dizer que você será capaz de gerenciar a franquia de acordo com o passo a passo que a rede informou.

Além do plano de negócios, as franquias apresentam uma taxa de mortalidade bem baixa, se comparada com a taxa de mortalidade dos empreendimentos convencionais.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas cinco encerram as atividades até o segundo ano de operação. Ou seja, esse resultado representa uma taxa de mortalidade de 5% em até 24 meses.

Se comparado com empresas comuns, aquelas criadas do zero, a taxa de mortalidade é bem baixa. O índice de mortalidade de empreendimentos convencionais é de 23% em até 24 meses. Assim, a cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos.

Quando prolongamos a análise, o diferencial fica ainda mais explícito. A cada 100 empresas que são inauguradas, pelo menos 75 fecham antes de completar uma década de atuação. O franchising, pelo contrário, a cada 100 franquias, apenas 15 fecham as portas em 10 anos.

6. Estudo de análise de mercado

Estando à frente de uma franquia, a própria franqueadora realiza o trabalho de pesquisa sobre a análise do mercado. Situações como saturação do mercado, melhor localidade para instalação do negócio, público-alvo, concorrência, entre outros dados são estudados pela rede.

Assim, você terá mais certezas de que o local escolhido para instalação da unidade passou por análises aprofundadas de geomarketing.

7. Estrutura completa

Para abrir um empreendimento seja ele qual for, é imprescindível que o ambiente seja adequado, seguindo características e padrões com foco em atendimentos de qualidade, receptividade dos clientes, segurança dos funcionários, entre outras informações.

Diferentemente de uma empresa comum, as franqueadoras oferecem suporte na instalação da unidade, com apoio na padronização arquitetônica do ponto comercial.

Assim, a unidade será instalada seguindo projetos arquitetônicos desenvolvidos pela própria rede, o que transforma o processo de reformas e obras em algo bem mais prático.

8. Previsão do investimento

Já imaginou abrir um negócio sem a certeza do capital necessário para dar início às atividades? No franchising, antes mesmo de você assinar o contrato de franquias, fica por dentro das previsões dos custos para inaugurar e manter a franquia funcionando.

Por isso, você não terá surpresas no dia a dia de operação da rede e conseguirá identificar qual modelo de franquia é ideal para as suas condições de investimento. A franqueadora apresenta um planejamento financeiro detalhado, com margens de gastos e ganhos.

Assim, você também tem consciência se conseguirá arcar com o investimento ou se vale a pena buscar um empréstimo ou um sócio investidor.

As previsões também informam sobre o prazo de retorno, capital de giro e outras despesas relativas à franquia.

9. Plano de negócios

Ao apostar em um dos modelos de franquias de limpeza, o empreendedor recebe o plano de negócio da rede. Este estudo facilita as operações de gerenciamento da franquia, além de apresentar as projeções para o futuro.

Ou seja, o plano de negócios é mais uma ferramenta que auxilia no sucesso das franquias. O estudo também ajuda no preparo e no desempenho das unidades, destacando uma maior segurança de uma franquia em comparação com um negócio que foi aberto do zero.

10. Fornecedores de qualidade

Sendo um prestador de serviços, você irá precisar negociar com fornecedores os produtos que irão fazer parte do seu estoque, certo?

Muitas vezes, em uma empresa de pequeno porte, é difícil encontrar preços favoráveis que garantem um bom custo-benefício pela utilização de produtos. É aí que entra mais uma vantagem de apostar em franquias.

Fazendo parte de uma rede de franquias de limpeza, por exemplo, você já conta com uma lista de fornecedores confiáveis. Afinal, a rede já analisou os produtos e eles compõem os atendimentos realizados pela marca. Por isso, você não precisa se preocupar em fazer testes dos produtos para, só depois, encontrar aqueles que irão te atender.

Ao mesmo tempo, os preços trabalhados pelos fornecedores serão vendidos para as unidades franqueadas de forma mais justa. Isso porque, nas franquias, as compras são em escala. Um alto número de produtos proporciona maiores chances de descontos.

11. Suportes e treinamentos ao franqueado

mulher conversando com um homem dando suporte franquias de limpeza
O suporte aos franqueados está disponível para qualquer eventualidade e orientações que sejam necessárias ao franqueado.

Uma das principais vantagens das franquias está no suporte e nos treinamentos oferecidos pela rede. A franqueadora que detém a marca trás consigo uma estrutura imensa com profissionais treinados e qualificados para atender as principais demandas do franqueado.

Antes mesmo da inauguração da franquia, o empreendedor recebe capacitação completa voltada para todos os processos da nova unidade: gerenciamento, operação, vendas, atendimento aos clientes, gestão de estoque, marketing, jurídico, entre outros.

No dia a dia de negócio, as franqueadoras disponibilizam equipe de suporte para tirar dúvidas e para superar qualquer desafio que apareça na administração da nova unidade. Assim, você consegue desenvolver estratégias de desenvolvimento que irão fortalecer a marca e o posicionamento do negócio no mercado.

12. Cursos de capacitação

Assim como mencionado acima, as franquias também oferecem treinamentos de capacitação para os prestadores de serviços das franquias.

Por mais que sejam à parte, esses treinamentos possibilitam ao franqueado e seus colaboradores capacitações importantes que irão permitir a realização de serviços muito específicos.

Esses cursos funcionam como atualizações dos conteúdos presentes nos treinamentos iniciais. Os franqueados passam por uma reciclagem e aprendem novas técnicas de gestão e operação, conforme as mudanças no mercado.

13. Marketing personalizado

Atualmente, ficar de fora do ambiente virtual é o mesmo que não estar presente no mercado. Por essa razão, um dos suportes da franqueadora que auxiliam (e muito) o franqueado é o suporte de marketing personalizado.

Dessa forma, o franqueado tem acesso a plataformas exclusivas que permitem o acesso a estratégias de marketing de acordo com cada plataforma on-line: site, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros. A franqueadora também disponibiliza artes personalizadas e outros produtos para fortalecer a comunicação da nova franquia.

Como lucrar com franquias de limpeza no mercado

Estar à frente de um negócio de franquias de limpeza requer muito trabalho, assim como em qualquer negócio que se preze. Não há resultado se não houver esforço, mas você sabia que existem algumas formas de potencializar as possibilidades de vendas na franquia?

Entretanto, será preciso “colocar a mão na massa” para alcançar resultados bem expressivos no seu negócio. Veja as dicas a seguir.

Busque pelas empresas

ilustração de um homem com celulat na mão, mandando sinal para varios caminhões. franquias de limpeza
Atuar em empresas de grande porte permitem maiores ganhos e a possibilidade de fidelização pelos bons trabalhos e custo-benefício maior.

Uma das estratégias que podem auxiliar as franquias de limpeza a alcançar bons ganhos é oferecer serviços para empresas e espaços comerciais. Aumentar as possibilidades de atendimento e estruturar pacotes de serviços, atrai não somente a pessoa física mas, principalmente, as empresas.

Com movimento constante de funcionários e clientes, as empresas costumam buscar por serviços de limpeza frequentes. Isso pode gerar um ganho recorrente e em escala para a franquia.

Por exemplo, se a sua franquia de limpeza oferece serviços de higienização veicular, é possível oferecer os seus serviços em concessionárias e empresas que trabalhem com transporte de cargas e encomendas.

Tenha iniciativa

Antes mesmo de ir até as empresas que almeja, faça uma organização de como será a apresentação dos serviços. Crie uma apresentação atrativa, mostre os resultados e o potencial do que você oferece.

Uma outra opção bem atrativa para alcançar grandes demandas é ir até condomínios residenciais. Neste tipo de atendimento, é possível atender os apartamentos, oferecendo limpezas mais pontuais, além de realizar a higienização dos prédios e até dos veículos dos moradores.

Realizar um marketing assertivo

Mencionamos anteriormente que uma das vantagens das franquias é o marketing personalizado. A estratégia auxilia bastante, mas é importante saber que não basta apenas usar as redes sociais sem um fundamento específico e sem assertividade.

Por isso, aproveite as redes sociais para produzir conteúdos que interessem os consumidores que buscam pelo seu serviço. Uma alternativa interessante é sempre que for realizar um atendimento a um cliente, registrar e demonstrar a importância de tal serviço, e explicar porque a sua empresa é a melhor escolha.

Assim, a sua presença nas redes sociais será mais atrativa e terá mais chances de atrair novos seguidores e potenciais clientes. Pense bem na hora de usar as ferramentas e seja mais ativo com o seu marketing assertivo.

Meça os resultados

Não deixe de controlar os resultados esperados no seu negócio. Essa é uma maneira de saber se tudo está fluindo de forma correta.

Seja presente no controle das finanças e esteja sempre atento para manter o equilíbrio nos resultados. Por mais que tenha o plano de negócios predefinido pela franqueadora, continue atento e fazendo com que o fluxo de trabalho chegue aos resultados esperados.

Esse controle faz parte da saúde financeira do seu negócio, por isso, esteja sempre ciente do andamento das finanças e na busca pelos resultados.

Invista em tecnologia

Se a opção de franquia que você escolher tiver possibilidades de favorecer tecnologicamente a sua unidade, busque adquirir mais tecnologia para auxiliar o seu empreendimento.

Por exemplo, existem franquias que oferecem sistemas próprios de atendimento via aplicativos. Isso facilita e muito o seu desempenho, além de proporcionar aos clientes maior praticidade na contratação dos serviços.

Opções de franquias de limpeza para investir e ter lucro

Agora você sabe que o mercado de franquias é mais seguro e, dentre as opções, as franquias de limpeza podem ser uma boa oportunidade para investimento. Essa possibilidade pode ser vantajosa, principalmente, para os empreendedores de primeira viagem.

Nesse caso, o investidor não estará sozinho e será amparado em todas as situações que forem necessárias. Vale sempre lembrar que isso não exime o franqueado de operar a franquia de limpeza com seriedade e comprometimento.

Todos os detalhes sobre direitos e deveres do franqueado e da franqueadora, além de informações sobre o modelo de franquia, devem estar presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Para que você conheça melhor as opções de negócios, trouxemos algumas redes de franquias de limpeza que executam um bom trabalho no franchising. Veja em qual delas está o seu objetivo de empreender!

1. Acquazero

homem limpando carro
A rede de franquias Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil.

Acquazero é uma franquia automotiva que também se destaca por seu serviço de limpeza. A marca também oferece diversos outros serviços voltados aos cuidados com veículos.

Entre os serviços automotivos, o carro chefe é a limpeza ecológica. Funciona assim: com apenas 300ml de água e produtos adequados, toda a limpeza do veículo é realizada. Os clientes também encontram outras opções completas como polimento do carro, higienização interna, limpeza de ar-condicionado e muito mais.

Assim, nas opções de franquias, a rede conta com seis modelos: três home office e três loja física. Nos primeiros, não é preciso espaço físico, uma vez que o atendimento é delivery. O modelo home office da rede é, ainda, considerado uma opção de franquia barata.

  • Investimento inicial: R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Zaplus Car

A franquia Zaplus Car é uma boa oportunidade para o empreendedor que gosta do mercado automotivo ser dono do próprio negócio.

A rede trabalha com a comercialização de produtos e acessórios para cuidados com o carro, como higienização, polimento, proteção da pintura, entre outros.

O franqueado investe em um modelo de negócio simples mas de boa rentabilidade, em um mercado amplo.

Por exemplo, ele pode vender os produtos para lavadores de carro autônomos, lava jatos, empresas com frotas, concessionárias, entre outros.

Além deste mercado, o franqueado Zaplus também conta com uma outra vantagem. A rede é a fornecedora homologada da franquia Acquazero, especializada em limpeza automotiva.

Ao todo, a Acquazero conta com mais de 400 unidades, e está em franca expansão. Para se ter uma ideia, a franquia teve um aumento de 152% no número de unidades entre 2019 e 2020. O franqueado Zaplus passa a vender produtos para as unidades Acquazero de sua região.

Do mesmo modo que conta com um amplo mercado, o franqueado Zaplus Car também recebe da franqueadora uma série de suportes para o desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, a franqueadora auxilia na escolha do melhor lugar para a instalação da unidade. Assim, aproxima o seu empreendimento de seu público-alvo.

Da mesma forma, o franqueado conta com apoio para as ações de marketing, com a produção de conteúdos pela franqueadora.

Ademais, a Zaplus Car conta com dois modelos de negócios para os empreendedores, o Standard e o Prime. Neste último, além de vender os produtos, ele deve ter espaço para ofertar workshops de limpeza para o carro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Conheça um pouco mais sobre a Zaplus no vídeo que separamos abaixo.

3. Doutor Sofá

A franquia Doutor Sofá é especializada em limpeza de estofados, impermeabilização e limpeza de colchões. Atualmente, a rede de franquias tem quase 100 unidades espalhadas pelo Brasil.

Tamanha a sua experiência no ramo que, em 2019, a rede foi considerada uma das melhores franquias do segmento. O reconhecimento foi da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

  • Investimento inicial: R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. Maria Brasileira

Com o slogan “Maria Brasileira: representando as profissionais dedicadas desse ramo de atuação”, a rede de franquias de limpeza e conservação atua no mercado com profissionais qualificados. Os clientes encontram os melhores serviços de limpeza para o lar e empresas.

Assim, o objetivo é atender a maior demanda possível de clientes. Por isso, a franquia atua como pioneira no segmento com atendimento digital. Por meio de um sistema próprio, é possível agendar serviços a qualquer dia e horário, no conforto de sua casa.

  • Investimento inicial  R$ 31 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 15  meses

5. SOS Clean

Com uma gama de serviços mais variados, a franquia SOS Clean atua no mercado desde 2014 e  trabalha com as seguintes opções:

  • Higienização de Tecidos, Colchões e Estofados;
  • Limpeza Interna de Aeronaves;
  • Higiene de Carrinho e Bebê Conforto;
  • Limpeza interna de Embarcações;
  • Higienização Nano-UV;

Informações adicionais da franquia:

  • Investimento inicial: R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

6. Solução Clean

A Solução Clean é uma rede de franquias especialista em limpeza e conservação. Os clientes encontram serviços completos de limpeza residencial, predial e empresarial, além de serviços pós obra, terceirização de mão de obra, limpeza de pisos e telhados.

Os franqueados atuam com suporte completo da marca, em um modelo com investimento de 45 mil reais.

  • Investimento: R$ 36 mil
  • Faturamento: R$ 35 mil a R$ 45 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 36 meses

7. A Diarista

Inserida no segmento de serviços, a rede de franquias A Diarista está presente no mercado desde 2018 e aposta em expansão por franchising. Com modelo de negócio de baixo investimento, os franqueados ficam responsáveis pela administração de limpezas residenciais e empresariais, além da contratação de funcionários para a equipe.

  • Investimento: R$ 40 mil
  • Faturamento: R$ 45 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 18 meses

8. Dona Resolve

Com o slogan “Limpeza e Facilidades”, a Dona Resolve foi fundada em 2013 com o intuito de oferecer aos clientes serviços de limpeza e organização de casas e ambientes comerciais.

Com um modelo de franquia de baixo investimento, a rede permite que o franqueado inicie a operação em home office.

  • Investimento: R$ 32,5 mil
  • Faturamento: R$ 30 mil
  • Prazo de Retorno: 16 a 18 meses

9. House Shine

A House Shine presta serviços de limpeza residencial e comercial, além de limpeza pós-obras, pré-mudança e de sofás.

A rede atua ainda com serviços de lavanderia, com atendimento delivery. Dessa forma, não é necessário contar com ponto comercial, o que permite que o negócio seja iniciado com baixo custo.

  • Investimento: R$ 47,9 mil até R$ 79 mil
  • Faturamento: R$ 45 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 36 meses

10. Limpeza com Zelo

Com opções de serviços para os cuidados residenciais, a rede Limpeza com Zelo foi fundada pela Jan-Pro, marca considerada uma das maiores franquia de limpeza do mundo.

No Brasil, as franquias vieram para atender uma demanda cada vez maior de pessoas que buscam cuidar de suas casas mas não têm mais tempo para realizar tais serviços.

  • Investimento inicial: R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Como será o trabalho do franqueado nas franquias de limpeza?

Como mostramos, são diversas opções de franquias de limpeza, com vários modelos de negócios, desde o home office até o modelo de loja.

Do mesmo modo, o trabalho desenvolvido em cada marca será diferente, por isso é preciso que o empreendedor conheça bem o modelo da franquia antes de iniciar as operações.

Em algumas franquias de limpeza, principalmente no inicio, o próprio empreendedor pode ser o responsável por “botar a mão na massa”. Assim, ele é quem fará o serviço de lavagem oferecido pelo negócio.

Mas alguns outros modelos já começam com a contratação de funcionários para realizar o trabalho no dia a dia da franquia.

Assim, nestes modelos, o franqueado ficará mais responsável pelo gerenciamento da unidade, dos funcionários, bem como captação de clientes, entre outras tarefas mais burocráticas.

Além do mais, pode ser necessário o treinamento destes funcionário, o que é feito pela franqueadora, normalmente através de vídeos ou apostilas. Isso para poder manter o padrão da marca, ensinar como usar melhor os produtos, entre outros detalhes.

Do mesmo modo, mesmo nas franquias onde o próprio franqueado realiza a limpeza, ele também será o responsável por toda a gestão da unidade. Assim, ele terá que ser multi-tarefas para dar conta do trabalho.

Assim, dependendo da marca de franquia de limpeza, o tipo de trabalho será diferente. No entanto, mesmo nos modelos mais enxutos, ao longo do tempo a contratação de funcionários deve ser necessária.

Perfil do empreendedor de sucesso com franquia de limpeza

O empreendedor que deseja se aventurar no segmento de limpeza no franchising deve ter um perfil proativo e sem medo de desafios, bem como uma vontade de fazer o negócio dar certo.

Do mesmo modo, o franqueado deve correr atrás de clientes, buscar parcerias com empresas para alavancar o negócio. Assim como falamos anteriormente, se a franquia for de limpeza de carros, buscar um relacionamento com concessionárias e estacionamento é fundamental para solidificar o negócio.

Além disso, o franqueado deves ser uma pessoa observadora e detalhista, pois este serviço de limpeza exige um olhar apurado. Ele deve estar atento para que o resultado do trabalho chame a atenção do cliente.

Da mesma forma, quem abre uma franquia de limpeza deve ser bom em lidar com pessoas, seja os clientes, seja os funcionários. Isso facilita o trabalho do dia a dia, além de contribuir para o sucesso da unidade.

Em todos os ramos de atividades existem os clientes mais fáceis de lidar, ou funcionários melhores. No entanto, às vezes pode ser necessária muita paciência quando se deparar com o contrário, e isso faz diferença para o sucesso do empreendedor.

Enfim, ter uma boa organização, principalmente para o modelo home office. Isso porque o franqueado deve saber separar bem os momentos de trabalho e de lazer. Sem que um atrapalhe o outro, ou faça procrastinar suas atividades.

Esta organização não é necessária apenas para as franquias de limpeza, mas como para qualquer empreendimento, principalmente para aquele cujo o modelo seja home based.

Saiba um pouco mais

Com tantas informações, viu que é possível alcançar boas oportunidades no mercado de franquias de limpeza? A vantagem é que também tem como trabalhar com outros tipos de atendimento, diversificando as opções de vendas e aumentando a lucratividade do seu negócio!

Abaixo separamos um material que pode auxiliar na sua opção de investimento, antes mesmo reforce seus conhecimentos sobre as franquias de limpeza e conservação com o conteúdo a seguir: “Franquias de limpeza e conservação que estão bombando”!

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*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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