Quais são as franquias disponíveis em Ribeirão Preto?

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Investir em franquias é uma opção de negócio muito importante para quem deseja iniciar em um empreendimento mais seguro. Quer saber quais as franquias disponíveis em Ribeirão Preto para entrar no ranchising com pé direito? Leia mais neste conteúdo.

Investir em franquias é o sonho de muitos empreendedores que desejam começar com o pé direito em seu primeiro negócio. Por isso mesmo, o franchising tem sido tão procurado por novos investidores que desejama postar em um dos 11 segmentos do sistema.

Advertisement

Não à toa, o desejo de quem quer investir está  ligado a maior segurança do setor e as oportunidades focadas no bom resultado.

Advertisement

Desse modo, essa percepção está diretamente representada nas pesquisas que mostram que os brasileiros estão em busca de apostar no empreendedorismo.

De acordo com o Sebrae, mais de 70% dos brasileiros buscam se tornar empreendedores. Mas o que impede que deem seguimento nesse sonho é justamente as burocracias de um negócio próprio iniciado do zero. Além disso, a falta de preparação conta para que muita gente desista de ter um negócio próprio.

Mas não se preocupe, investir em franquias no interior de São Paulo poderá ser positivo se a sua escolha for pelo modelo de franquias. Quer saber porque? Leia mais neste artigo!

Por que devo investir em opções de franquias em Ribeirão Preto?

Focar em investir em cidades do interior tem uma razão bem plausível. Muitas cidades são atrativas e, ao mesmo tempo, carentes de investimentos preparados como as franquias.

A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, possui diversas franquias disponíveis para investimento. Assim como outras regiões do interior do estado que são terrenos férteis para investir.

Prova disso foi a análise realizada pela Associação Brasileira de Franchising( ABF) que identificou um crescimento forte de novos franqueados na cidade.

Somente no ano de 2019, o crescimento de novas franquias foi de 9% em comparação com o ano anterior.

Assim, em 2018, foram 778 novas franquias inauguradas na localidade. Esse aumento levou a cidade de Ribeirão Preto a entrar para as 30 cidades com maior número de franquias, ocupando a 17ª posição.

Esse crescimento tem a ver com o processo de interiorização de franquias que vem ocorrendo nos últimos tempos. Assim, esta tendência favorece tanto as cidades, quanto os interessados em investir em localidades no interior do País.

Saiba como funciona a interiorização de franquias

O processo de interiorização de franquias visa expandir bons negócios para regiões até então carentes de oportunidades comerciais. Essas localidades estão fora dos polos das capitais e grandes metrópoles, sendo os principais alvos as cidades de interior espalhadas por todo o Brasil.

Assim, as franqueadoras analisam as demandas locais, e estudam possibilidades de inserir novas oportunidades em cidades de interior. Dessa forma, visam oferecer serviços e produtos diferenciados e mais bem estruturados nessas localidades.

Assim, inicia-se o processo de interiorização. As marcas realizam um estudo e avaliam quais são as franquias ideais de acordo com as características de cada cidade.

O intuito, portanto, é levar desenvolvimento tanto para a cidade, quanto para os clientes, que precisam de mais opções. Os benefícios são também a geração de empregos nas localidades.

A ampliação dessa oportunidade está relacionada ao grande avanço das franquias que atuam em cidades do interior de estados em todas as regiões do Brasil.

Além disso, vale lembrar que as franqueadoras analisam as possibilidades do local por meio de um estudo detalhado. Avaliando, assim, onde estão determinadas demandas, entendendo o que os clientes buscam e quais as carências do mercado local.

Advertisement

Números da interiorização

variedade de franquias representada em bloquinhos de madeira
As franquias possuem uma estrutura capaz de tornar o investimento mais seguro inclusive nas cidades pequenas

Justamente por terem um potencial pouco explorado em comparação com as grandes localidades, as cidades de interior, como Ribeirão Preto, buscam por investimentos em franquias.

Na verdade, desde 2019, existem diversas opções de franquias disponíveis em Ribeirão Preto, graças a expansão levada pelas feiras de franquias.

Esse movimento já é notado pelos especialistas da área. De acordo com estudos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2014, o crescimento de unidades fraqueadas foi de 43,6% em cidades com menos de 500 mil habitantes.

A partir daí, se deu um aumento gradativo ao longo dos anos. Em 2015, por exemplo, esse percentual subiu para 44,4%. Em 2016, foi para 48,2%.

As redes de franquias estão se espalhando pelos pequenos municípios País com grande potencial de expansão de unidades, o que favorece, também, o crescimento das localidades do interior.

Desse modo, os cenários econômicos dessas localidades passam por desenvolvimento ao receberem redes de franquias de distintos segmentos, o que movimenta o mercado local, a geração de empregos e a arrecadação municipal.

Para conhecer todas as vantagens de abrir uma franquia, acesse o nosso ebook gratuito. Basta clicar no banner a seguir.

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

Quais são os segmentos de franquias?

As possibilidades de negócios serão inúmeras para quem busca opções de franquias em Ribeirão Preto. Não faltam oportunidades entre os 11 segmentos do franchising.

Ou seja, a dica é sempre avaliar os diferentes mercados e as condições de investimento, antes de optar por uma rede para investir. Os segmentos do setor de franquias são:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar;
  • Serviços Automotivos;
  • Outros Negócios;
  • Serviços educacionais.

Certamente, em uma das opções será possível investir e se identificar como empreendedor. Avalie quais as empresas estão em falta na região e concilie com o seu objetivo de empreender.

Dicas para abrir uma franquia de sucesso em Ribeirão Preto

casal conversando com uma representante de uma franquia e analisando documentos. franquias disponíveis em Ribeirão preto
Algumas dicas podem direcionar melhor o franqueado na hora de optar pelo melhor modelo de negócio

Primeiramente, é preciso realizar um estudo e avaliar quais as opções de franquias disponíveis em Ribeirão Preto serão interessantes. Para que seja possível realizar uma análise mais técnica e eficiente, não podemos descartar um estudo de geomarketing.

Assim, será possível avaliar o que as pessoas procuram naquela região e o que você pode oferecer dentro das opções que o franchising tem para a cidade.

Advertisement
Advertisement

Existem opções que variam entre os negócios. Assim, é possível optar pelo modelo tradicional de loja ou até mesmo um atendimento in loco como delivery. Ainda é possível trabalhar em home office, gerenciando a unidade via internet.

Além disso, existem opções de franquias baratas, com opções de investimento mais acessíveis e formatos mais compactos. Além dos modelos mais robustos e completos, que exigem um valor de investimento mais alto.

Para saber como abrir uma franquia em Ribeirão Preto, continue a leitura dos tópicos a seguir.

Pesquise bem sobre as marcas

Uma das formas de conseguir encontrar uma oportunidade de franquias é participando das feiras de franquias.

Essas feiras, portanto, são uma maneira de divulgar e expandir oportunidades de negócios muito interessantes. Os eventos acontecem de forma anual, em todo o País. Há eventos regionais e nacionais, presenciais ou on-line.

Advertisement

A Franchise4u é um destes exemplos. O evento busca criar oportunidades para o crescimento econômico das cidades. Entretanto, após a impossibilidade de realizar eventos presenciais no ano de 2020, outros formatos de feiras e gratuitas se tornaram alternativa de pesquisa para os empreendedores.

Como por exemplo está a Feira Virtual de Franquias. Essa feira é on-line e independe de espaço, sendo realizada de forma virtual com reuniões com os consultores das marcas.

Desse modo, basta escolher o modelo de franquia e agendar a sua reunião virtual por meio do sistema e reuniões.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Contato com a franqueadora

Antes de mais nada, é preciso realizar o contato com a franqueadora da marca do qual você pretende ingressar. Para isso, basta entrar em no site da franqueadora e deixar seus dados no formulário de cadastro.

Assim, após deixar nome, telefone e e-mail, aguarde o contato da rede. A franqueadora irá agendar uma entrevista para conhecer o seu perfil.

Entrevista com candidato

homem em reunião online com outras pessoas.
A Feira Virtual de Franquias é uma alternativa comoda e segura para quem deseja conhecer mais sobre as opções de franquias

Será realizada uma espécie de entrevista para saber mais sobre seu interesse e disponibilidade. Este momento também é ideal para a rede conhecer o seu perfil pessoal e profissional, e entender se o formato de negócio será indicado para você.

Ao mesmo tempo, você também pode esclarecer dúvidas e pedir maiores informações sobre a franquia.

Envio da COF

homem lendo cof da franquia
A leitura devida da COF faz parte de uma escolha mais assertiva no ambiente de franquias pois ela define todo o suporte e demais informações importantes para o franqueado

Com o seu perfil aprovado, a franqueadora encaminhará a Circular de Oferta de Franquia, mais conhecida por COF. Este documento detalha todas as informações do investimento: valor para aquisição, taxas, características da franquia, faturamento, prazo de retorno, além dos direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

Por isso, é tão importante que você esteja muito atento a todas essas informações. Você deve entender se todos os detalhes estão de acordo com o que você espera para o seu futuro como franqueado.

Só assim, depois de analisar a COF, é que você deverá assinar o contrato de franquia. Além disso, é aconselhável contar com o auxílio de um advogado para estudar ambos documentos.

Escolha da unidade

Escolher o seu modelo ideal de negócio vai definir os valores de investimento que serão necessários nessa primeira etapa. Por isso, avalie o tipo de serviço ou produto que irá oferecer para saber qual das modalidades se adéqua mais a sua escolha.

Existem diversas opções de formatos de franquias. Em geral, os formatos mais comuns são os home office e de loja física.

Na opção de home office, o franqueado trabalha de casa, bastnato ter um bom computador, conexão à internet e um espaço dentro de casa para trabalhar on-line.

Já na opção de loja física, o franqueado atuará em um ponto comercial, vendendo os serviços e/ou produtos da rede. Normalmente estes locais atendem os clientes, além de terem espaço para estoque, maquinário, etc.

Melhores franquias disponíveis para Ribeirão Preto

Como já mencionamos ao longo deste texto, existem várias modalidades de negócios para cidades do interior como Ribeirão Preto. Por isso, trouxemos algumas sugestões de franquias bem interessantes e rentáveis para abrir nesta localidade.

...Carregando..

Com tantas oportunidades disponíveis no interior será possível escolher uma entre as opções de franquias possíveis na cidade de Ribeirão Preto, e se tornar um empreendedor de sucesso no franchising.

Para saber mais sobre opções de franquias em cidades do interior leia no conteúdo: Franquias baratas para cidades pequenas.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS