Para quem está pensando em escolher alguma das franquias em Alagoas para empreender, esse é um dos melhores estados para mudar de vida e abrir o próprio negócio.
Esse crescimento acontece, pois a região é considerada uma das que vem registrando grandes evoluções com o passar dos tempos.
Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), realizado a cada 10 anos, o estado saltou de 0,471 em 2000 e alcançou 0,631. Mesmo ainda sendo um dos mais baixos do Brasil, é possível acompanhar a evolução do estado. E a expectativa é que no próximo levantamento seja possível acompanhar uma evolução ainda maior.
Também vale destacar que o estado tem uma das melhores taxas de população economicamente ativa do Nordeste, com mais de 60%. Esse crescimento tem impacto direto na abertura de novas franquias, como veremos a seguir.
Por fim, o estado de Alagoas tem como uma das suas principais rendas, o turismo. Dessa forma, a tendência é que os empreendimentos abertos na região tenha uma grande possibilidade de desenvolvimento, principalmente durante os períodos de alta temporada. São diversos empreendimentos que podem usufruir desse movimento.
Assim, preparamos o texto a seguir para mostrar um pouco sobre as vantagens de apostar nesse modelo de negócio, alinhado com os bons dados das franquias no Nordeste, além de dicas para se tornar um franqueado. Ao final, veja algumas opções de marcas. Acompanhe a leitura. dicas
Confira os dados sobre franquias no Nordeste
A região do Nordeste é uma das que mais atraem investimentos. Não à toa, é considerada uma das mais relevantes quando se trata de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), ela é a segunda em faturamento, ficando atrás apenas do Sudeste. E bem à frente da terceira colocada, Sul.
Para que entenda o poder das franquias do Nordeste, apesar de ser responsável por quase 14% do faturamento do franchise no Brasil, ela possui menos unidades abertas do que o Sul.
A diferença nesse quesito é de pouco mais que 1%, porém quando vamos analisar a distância com relação a renda, a distância é de aproximadamente 4% a favor dos nordestinos.
Este simples dado apresentado pela ABF, mostra a potência que a região tem para quem deseja empreender. Muito dessa avanço pode ser colocado na conta dos setores de “Informação e Comunicação”, “Comércio” e “Serviços Automotivos”, de acordo com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Quando vamos analisar as franquias em Alagoas, podemos encontrar outras vantagens referentes ao estado. Recentemente, o governo local trabalhou para reforçar diversos incentivos fiscais.
Essa foi uma manobra para atrair ainda mais empresas a entrar no Nordeste, sem contar que funcionou como um incentivo para outros franqueados.
Vale destacar que segundo o último Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), em 2017, Maceió se apresentou como um dos locais com o ambiente regulatório menos burocrático.
A localidade é uma das que oferece menos dias para conseguir abrir uma empresa e que têm o menor custo referente a impostos entre as capitais nacionais.
Passo a passo para se tornar um franqueado
Se tornar um franqueado é uma tarefa que requer muito estudo e atenção por parte do interessado. Apesar de ser algo mais simples do que abrir um empreendimento próprio, alguns dos cuidados são praticamente os mesmo.
Porém, no caso das franquias, você não precisa se preocupar com planejamento estratégico ou estudo de viabilidade, por exemplo.
Antes de apresentarmos o passo a passo para que você possa se tornar um franqueado em Alagoas, é preciso entender brevemente o que é e como funciona esse modelo de negócio.
Inicialmente, as franquias são negócios cujo o objetivo principal é ajudar uma determinada marca a expandir a sua área de atuação de forma mais econômica.
Dessa forma, as empresas permitem que empreendedores possam adquirir o direito de comercializar produtos ou serviços utilizando a marca em questão.
Porém, para que isso aconteça, é preciso seguir uma série de regras e padronizações. Afinal, é graças a esse controle que é possível garantir que todos da rede terão acesso as mesmas oportunidades.
Em troca desse comprometimento, o franqueado tem acesso a treinamentos específicos e suporte para ajudar a resolver diversas pendências ao longo da sua jornada como franqueado da empresa.
Ou seja, todo o know how e expertise adquiridos pela franqueadora ao longo dos anos, é transferido para o empresário colocar em sua unidade.
Como resultado, a tendência é que a franquia aberta se lance no mercado com público e reconhecimento. Evitando meses de trabalho de quem opta por abrir um negócio do zero.
Para se ter uma ideia dos benefícios desse modelo, de acordo com levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 5% fecham em dois anos.
Em contrapartida, o tradicional empreendimento do zero resulta em uma taxa de mortalidade quase cinco vezes maior, fechando o período com 23%.
Encontre o setor de sua preferência
Primeiramente, antes de qualquer ação que envolva a possibilidade abrir franquias em Alagoas, você precisa identificar qual o setor que você tem vontade de trabalhar. Tem que ser aquele que você tem afinidade, gosta de ler sobre, sente atraído pelas possibilidades que oferece etc.
O maior erro de quem está empreendendo, principalmente se for a primeira vez, é pensar apenas no retorno financeiro.
Por causa disso, muitas pessoas deixam de seguir o sonho achando que terá dinheiro fácil. A questão é que abrir um negócio, seja franquia ou uma empresa comum, não pode ser guiado apenas nesse fator.
Certamente que a parte financeira é importante, porém ela pode acabar trazendo mais decepções do que alegrias. Empreender exige que você dedique horas do seu dia ao negócio. Pode acontecer de passar noites em claro pensando em algo para inovar, fazendo contas etc. Rotina que só quem ama o que faz consegue superar.
Além disso, a principal vantagem de investir em uma franquia é ter a possibilidade de finalmente trabalhar com o que gosta. Qual o sentido de aplicar o seu dinheiro em algo que você não sente prazer em fazer? Por essas e outras que você precisa identificar o seu setor.
Se você identificar que ele não possui uma boa margem de crescimento, estude as tendências que esse mercado tende a seguir e encontre as marcas que casam com essa perspectiva.
Estude as tendências do mercado
Essa é uma prática para qualquer pessoa que está pesquisando franquias em Alagoas. Não importa se para achar uma solução ou apenas para conhecer um pouco mais sobre o segmento. É graças a esse levantamento que você terá a possibilidade de encontrar as melhores marcas.
Podemos dizer que aqui iniciamos o nosso funil para chegarmos até a melhor marca para o que você almeja como objetivo de vida. O primeiro passo a se fazer nesse momento é identificar pesquisas e materiais que mostrem o caminho que o segmento deve seguir para os próximos anos.
Imagine que você esteja querendo entrar no segmento alimentício, por exemplo. Podemos ver alguns estudos que mostram o crescimento de pessoas que praticam o veganismo e vegetarianismo. Além disso, existe um aumento no número de diagnosticados com intolerância a lactose e alergia ao glúten.
Ou seja, em uma rápida análise podemos entender que a tendência é que para atuar no segmento, o ideal é encontrar marcas que permitem trabalhar para atender parte desse público.
Por mais que pareça que isso não terá impacto no seu negócio, até as grandes redes de fast-food já possuem no cardápio com opções para veganos, por exemplo.
Esse é apenas um caso diante de vários que podemos encontrar em uma simples pesquisa. Podemos falar também no número de brasileiros que estão consumindo cada vez mais produtos e serviços sustentáveis sem se importar com o valor que é pago. São detalhes que fazem toda a diferença ao longo da sua jornada como empresário.
Faça análise financeira
O próximo passo para definirmos como será o funil para chegar as franquias em Alagoas que mais valem a pena, é conhecer a sua capacidade financeira.
Esse modelo de negócio, apesar de ter uma ideia mais real do dinheiro que será gasto, ainda pode sofrer alterações dependendo do tipo de franquias que optar.
No caso de uma unidade física, como lojas, quiosques, containers entre outros, você precisará levar em consideração valores que envolvem a reforma do espaço, custos com as obras para padronizar o espaço dentro da identidade visual da franqueadora, gasto com aluguel, funcionários, água, luz etc.
Infelizmente, essas são contas que não são possíveis determinar um valor fixo e variam de uma cidade para outra.
Mas as próprias marcas fazem um levantamento médio do que será preciso para as questões referentes as obras de padronização do seu espaço. Por causa dessa parte mais imprevisível, você precisa conhecer muito bem a sua capacidade financeira.
Para que isso seja feito, caso ainda não tenha, é fazer um mapeamento do caminho que seu dinheiro faz ao longo do mês.
Dessa forma, você tem a possibilidade de identificar quais os gastos são considerados bobos e podem ser eliminados. A ideia aqui não é cortar todos seus prazeres, mas melhorar o controle das suas economias para facilitar o investimento.
Logo no primeiro mês, será possível identificar uma melhoria. Outra prática que pode ser feita é renegociar seus planos de assinatura como internet, televisão e telefone. Caso tenha dívidas a serem pagas, procure o seu credor para negociá-las.
Pesquise as melhores marcas
Agora que você tem as três informações mais importantes para se tornar um franqueado, chegou o momento de começar a pesquisar pelas franquias em Alagoas que mais se encaixam dentro do que planejou até então.
O mais importante aqui é encontrar a que oferece o melhor custo-benefício para você. Ou seja, aquela que oferece boas condições, um serviço ou produto que se encaixa com o que identificou como tendência no mercado e possua um valor dentro da sua margem. Para chegar a essa margem é bem simples.
Existem duas possibilidades de descobrir o tamanho do investimento que você pode fazer sem que comprometa a sua renda. Primeiramente, você pode pensar no financiamento que diversos bancos oferecem para quem deseja se tornar franqueado. Porém, o recomendável é que você busque uma linha de crédito equivalente a metade do valor no máximo.
Algo maior do que isso pode prejudicar a sua rentabilidade e prejudicar todo o desenvolvimento econômico da sua unidade. Logo, a sua margem é equivalente ao dobro do que tem disponível. Qualquer valor acima disso já torna o investimento de alto risco.
A outra possibilidade é por meio de um sócio. Existem diferentes métodos de sociedade e você precisa identificar a que melhor lhe agrada.
Por exemplo, podem haver sócios que entram apenas com o capital e buscam a participação nos lucros, ou aquele que trabalha junto e tem suas responsabilidades com a franquia.
Conhecendo o quanto você pode investir, fica fácil definir quais as marcas irão continuar com você nas próximas etapas.
Analise a reputação das franqueadoras
Entre todas as marcas que você colheu informação, a próxima etapa do funil é conseguir identificar quais as empresas possuem uma boa reputação com o público. Lembre-se que uma das maiores vantagens de se tornar um franqueado é poder entrar no mercado com clientes.
Dessa forma, em questão de poucos meses você consegue recuperar o dinheiro investido. Não à toa, as franquias em Alagoas e outros lugares possuem altas taxas de rentabilidade, variável que mede a capacidade de um negócio devolver o dinheiro investido com base na média do faturamento de uma unidade.
Para conseguir fazer a análise da reputação é muito simples. Como temos informações sobre tudo na internet, devemos usá-la a nosso favor.
Entre nas redes sociais de cada uma das marcas e faça uma análise do que as pessoas estão falando. Claro que reclamações podem acontecer, isso é normal. O problema que deve observar é a frequência e repetição que isso ocorre.
Nesse primeiro momento a luz amarela é acesa e pode ser que o empreendimento em questão não seja tão bom quanto parece. Em seguida, pesquise também no site “Reclame Aqui”. Esse é um espaço dedicado exclusivamente para que o público possa mostrar sua insatisfação com diversas marcas do Brasil.
Observe o tempo de resposta e as questões que são levantadas. Em muitos casos essa pode ser a conclusão que precisava para abandonar uma franqueadora ou não.
Para facilitar o seu trabalho, faça uma lista com os pontos positivos e negativos de cada uma que conseguiu levantar e determine aquelas que parecem mais atrativas.
Entre em contato com as franqueadoras
Com a sua lista sobre as franquias em Alagoas que permitem você fazer um bom investimento, chegou o momento de entrar em contato com elas para demonstrar o seu interesse em se tornar um franqueado. Você pode conversar com quantas quiser, não precisa ficar preso a apenas uma.
A questão aqui é mais para que você possa conhecer um pouco mais sobre a marca, e que ela tenha a mesma possibilidade. Afinal, você chega nessa etapa sabendo muitas coisas sobre ela, mas o mesmo não acontece do outro lado. Por isso, todas as franqueadoras irão fazer uma entrevista com você.
Essa etapa vai permitir que ela identifique se o seu perfil se encaixa dentro do que ela espera dos empreendedores que fazem parte da sua rede de franquias em Alagoas e se está preparado para ser um franqueado.
Essa conversa, caso tenha um sócio, acontecerá com ambos. Para o empresário essa é um bom momento para esclarecer todas as dúvidas.
Não existe um limite de reuniões que podem ser feitas, tudo é negociado e o principal objetivo das franqueadoras é respeitar o seu momento. Como estamos falando de um investimento alto, mudança de vida de várias pessoas, é muito importante que todos os detalhes sejam resolvidos.
Após esse processo, você precisa definir quais as marcas irá dar continuidade nas negociações. Mas fique atento a questão do que é possível negociar com a franqueadora.
Por ser um empreendimento fechado e que oferece condições iguais para todos os empresários da rede, diversos fatores como as taxas são imutáveis.
Caso encontre uma empresa que negocie valor da taxa de franquias, por exemplo, corte-a da lista. Esse é um indício de que o empreendimento tem boas chances de não funcionar.
Avalie a Circular de Oferta de Franquia
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que apresenta todas as questões referentes ao empreendimento que está prestes a assumir. São diversos dados apresentados para que possa avaliar e ficar por dentro de todas as regras e compromissos que irá assumir, assim como a franqueadora.
Na Circular você irá encontrar informações que precisam ser redigidas pela marca e apresentadas de maneira simples e de fácil interpretação para qualquer pessoa, até a mais leiga. São elas:
- Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
- Histórico da marca;
- Balanço e demonstrações financeiras;
- Pendências judiciais;
- Relação de franqueados;
- Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
- Equipe da franqueadora;
- Informações sobre o mercado;
- Descrição do negócio;
- Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
- Perfil desejado do franqueado;
- Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
- Estimativa de ganhos financeiros;
- Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
- Lista de fornecedores para atuação na franquia;
- Lista de apoios prestados pela franqueadora;
- Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.
Apesar de entrar em contato com várias franqueadoras, é importante que escolha poucas, no máximo três, para conseguir estudar a COF com tranquilidade e sem correr o risco de se perder diante de tantas informações.
Não se preocupe com o tempo para fazer isso, a Lei de Franquias exige que o documento seja entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato.
Caso queira, você pode conversar com um advogado para esclarecer todas as questões que envolvem esse empreendimento, principalmente se houver alguma dúvida.
Melhores opções de franquias baratas em Alagoas para investir
A seguir, separamos algumas opções de franquias em Alagoas para que você possa empreender e começar a transformar a sua vida. Lembre-se que o mais importante nessa jornada é conseguir encontrar a marca com o melhor custo-benefício dentro do que planeja para o seu futuro.
Não faltam empresas querendo entrar em Alagoas e fazer parte de um dos cenários econômicos mais atrativos como o nordestino. Assim, a atenção deve ser redobrada para que consiga identificar as marcas mais adequadas para o seu perfil de empreendedor.
Uma dica extra antes de definir qual será a sua franquia é conhecer pessoalmente o serviço ou produto que ela oferece. Dessa forma, você terá a possibilidade de tirar as suas próprias conclusões sobre a franqueadora.
Afinal, não é fácil vender algo que não acredita ou não consumiria. Caso não tenha a oportunidade, pergunte para pessoas próximas se conhece algo.
A simples dica pode ser mais uma alternativa para você afunilar ainda mais as suas escolhas. Pensando nessas possibilidades e trazendo marcas conhecidas, separamos algumas franquias em Alagoas para você. Confira.
Como vimos ao longo do texto, abrir uma franquia exige um acompanhamento próximo e muito cuidadoso. Porém, essa é uma etapa simples e fácil de ser feita. Basta definir o mercado que deseja atuar, conhecer sua capacidade financeira e encontrar as melhores marcas dentro do seu objetivo a longo prazo.