Franquias home office de agências de viagens de baixo custo

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As franquias home office de agências de viagens de baixo custo oferecem para os empresários uma possibilidade complementar a renda ou tornar o negócio sua fonte primária.

Viajar está entre os sonhos de quase 14% dos brasileiros. Mais que casar, construir uma família ou fazer faculdade, esse é um desejo que perde apenas para a realização profissional e estabilidade financeira.

Os dados levantados pela Panrotas também mostram que 86% das pessoas que foram entrevistadas para o estudo desejam viver novas experiências, enquanto quase 80% acreditam que viajar seja um bom investimento.

Logo, podemos considerar que levar as pessoas para conhecer locais e realizar sonhos é uma atividade bem lucrativa. Não à toa, o setor vem se tornando bem-visto pelo mercado.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para ajudar você a conhecer mais sobre a modalidade home office, como ser bem-sucedido, seus desafios e as melhores marcas do mercado. Acompanhe a leitura com a gente!

Como funcionam as franquias home office de agências de viagens?

Investir em franquias home office de agências de viagens de baixo custo é uma boa oportunidade para quem deseja entrar no ramo do turismo, porém não possui um capital financeiro muito alto.

Mas antes de explicarmos as vantagens desse empreendimento, é preciso entendermos como funciona o modelo de negócio. Basicamente, podemos traduzir o home office como “escritório em casa”.

Ou seja, com uma estrutura básica composta por computador, internet e telefone, é possível abrir um negócio e ter uma fonte de renda lucrativa.

Do mesmo modo, outra característica bem marcante desse modelo de negócio é a possibilidade de ir até os seus clientes.

Dessa forma, o empresário consegue adaptar os seus horários e rotina para que possa atender os consumidores de acordo com as necessidades deles.

Essa é uma atitude que gera mais afinidade e proximidade entre as partes.

Vemos que uma mulher tem um mapa-múndi sobre a mesa; ela aponta com o dedo indicador um local no mapa (imagem ilustrativa). Texto: franquias home office de agências de viagens de baixo custo.
A franquia de turismo home office é um modelo enxuto de trabalho.

Quando se tem o trato mais pessoal, um relacionamento entre cliente e vendedor mais íntimo, existe uma troca maior de confiança. Não só com você, empresário, mas também com a marca da franquia.

Por causa disso, as franquias home office de agências de viagens de baixo custo ganharam mercado e atraíram investidores de variados perfis.

Sendo um setor lucrativo — como veremos no decorrer do texto, isso despertou o interesse de diversos empreendedores.

Em resumo, por meio de um software ou portal, o franqueado consegue localizar os melhores preços referentes às passagens, hospedagem, passeios, traslado etc. Assim, oferecendo para seus clientes o melhor custo-benefício.

Vale lembrar que uma parte das franqueadoras do setor de turismo oferecem outros serviços como seguro de viagem, intercâmbio e até locação de carro.

Dados sobre o mercado de agências de viagens

Agora é hora de mostrarmos como está o cenário do setor. Assim, vamos começar essa análise pelos dados do turismo em todo o planeta.

Em 2018, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), foram movimentados quase 9 trilhões de dólares com passagens, hotéis, passeios, pontos turísticos, museus entre outros.

Além desse levantamento, a Organização Mundial do Turismo (OMT), marcou em 2019 o terceiro ano consecutivo de crescimento no número de viajantes.

Dessa forma, no geral, esse é um setor que movimenta mais de 10% de toda a atividade econômica global.

Já no Brasil, esse cenário não seria muito diferente, principalmente se tratando de um país rico em belezas naturais, cachoeiras, praias e locais paradisíacos.

Assim, o Ministério do Turismo Brasileiro divulgou as estatísticas sobre viagens da população em 2019.

De acordo com esse levantamento, os trajetos dentro do território nacional aumentaram drasticamente e, como consequência, as viagens internacionais diminuíram. Mas esse é um cenário que já vem sendo desenhado desde 2017.

Vemos uma agente de turismo em seu escritório; ela sorri (imagem ilustrativa). Texto: franquias home office de agências de viagens de baixo custo.
O turismo é um setor de grande destaque no comércio mundial.

Essa é uma mudança muito bem-vista pelo Governo Federal, que lançou um plano de ação que visa melhorar esse cenário no Brasil em 2022.

Segundo o programa, o objetivo é movimentar mais de 100 milhões de brasileiros em viagens dentro do país. Além disso, o plano é aumentar o número de empregos ligados ao turismo em quase 2 milhões.

Essa perspectiva é baseada no Produto Interno Bruto (PIB) nacional que marcou um crescimento de 3%, equivalente a 153 bilhões de dólares, na contribuição do setor para a economia nacional.

Cuidados para investir em franquias home office de agências de viagens de baixo custo

Ao investir em franquias home office de agências de viagens precisamos ficar atentos a alguns pontos importantes antes de escolher em qual delas empreender.

Por mais que pareça fácil trabalhar dentro de casa, existem riscos que podem colocar o seu empreendimento em xeque.

Busca por clientes

Primeiramente, o empreendedor precisa atrair os seus clientes de alguma forma. Por isso, se ninguém souber com que ele trabalha, não haverá como vender os pacotes e seus planos de viagem.

É diferente das lojas físicas, que contam com fachadas e estão localizadas em pontos com grande movimentação de pessoas.

Nesse sentido, é fundamental que encontre uma boa maneira de divulgar o seu empreendimento para amigos, colegas, vizinhos, familiares etc.

Além disso, fazer um bom atendimento é essencial para que a propaganda boca a boca faça efeito.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nielsen, cerca de 92% das pessoas no mundo confiam na indicação de pessoas do seu ciclo social sobre algum serviço. Outros 70% buscam opiniões nas redes sociais ou sites.

Jornada de trabalho maior

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Essa é a grande oportunidade para que o empreendedor desse modelo de negócio consiga crescer e desenvolver o seu empreendimento.

Porém, por mais confortável que pareça estar em casa, é preciso compreender que a jornada de trabalho será maior que a habitual.

Vemos um homem trabalhando em casa com notebook (imagem ilustrativa). Texto: franquias home office de agências de viagens de baixo custo.
O trabalho home office exige bastante dedicação para o sucesso do negócio.

É comum que empresários passem quase o dia inteiro por conta da sua empresa.

Principalmente no começo, quando ela ainda está se desenvolvendo e criando uma carteira de clientes capaz de sustentar o negócio a longo prazo.

Porém, para alcançar o sucesso, é preciso enfrentar esse desafio e entender quais são as suas motivações.

Comunicação com os clientes

Sendo assim, ter uma boa comunicação e conseguir se expressar é fundamental para se dar bem nesse setor. A capacidade de persuadir os clientes e as boas práticas de gestão devem estar em dia.

Uma dica extra é criar uma rotina para que consiga se adaptar bem a esse novo cenário, principalmente se for a sua primeira experiência com home office.

Então, para lhe ajudar, vamos apresentar mais abaixo algumas orientações para que consiga exercer o seu trabalho com maestria.

Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o documento mais importante para quem vai investir em franquias home office de agências de viagens de baixo custo.

É graças a esse documento que o franqueado consegue identificar todos os seus gastos médios para abrir o empreendimento e saber como funciona o modelo de negócio que está prestes a assumir.

Feito pela franqueadora, a Circular informa sobre o balanço financeiro da marca, histórico, dados do mercado, pendências judiciais, descrição do modelo de negócio e seus valores.

A COF também possui nome e telefone dos franqueados da rede dos últimos dois anos, caso queira entrar em contato.

Vale destacar que, de acordo com a Lei de Franquias, a COF só poderá ser assinada após 10 dias a partir da sua entrega.

Essa é uma forma de dar tempo e segurança para o investidor decidir se vai ou não entrar no negócio.

Para conhecer melhor a Circular e a sua importância na hora de investir em uma franquia, assista ao vídeo abaixo!

15 franquias home office de agências de viagens de baixo custo

Separamos algumas das principais franquias home office de agências de viagens de baixo custo.

Todas com as suas características, mas algumas com mais vantagens competitivas que outras. As melhores opções do mercado são:

1. Encontre Sua Viagem

A princípio, criada em 2011, a franquia Encontre Sua Viagem (ESV) é conhecida pela qualidade dos seus serviços e preços que se encaixam dentro do orçamento dos seus clientes.

Não à toa, são mais de 500 unidades no Brasil e a expectativa é que, nos próximos anos, esse número cresça ainda mais.

Para o franqueado, essa é a chance de se vincular a uma marca com alta rentabilidade e baixo investimento. Dependendo do tipo de negócio, o empresário pode atingir um retorno de até R$ 300 mil.

Essa vantagem é conquistada graças às comissões que a ESV paga para os empreendedores.

Ela possibilita sacar o dinheiro assim que o cliente final adere ao pacote de viagem, mesmo que o pagamento seja parcelado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Além disso, atuar com turismo é a possibilidade de ter um negócio que não sofre com a sazonalidade. Veja mais sobre a marca no vídeo a seguir!

2. Clube Turismo

Com mais de 15 anos de atuação no mercado de franquias e mais de 500 franqueados no Brasil, a Clube Turismo se destaca pelo treinamento on-line.

Assim, possui grandes marcas operadoras de turismo como parceiras, produtos exclusivos e um modelo de negócio que busca se adequar a qualquer investidor.

A empresa busca sempre inovar e modernizar o setor por meio da tecnologia. Com isso, ela vem crescendo no setor.

Por fim, a marca possui mais de 100 mil hotéis conveniados, além de contar com produtos exclusivos e com um programa de fidelidade para seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 24 meses

3. CI Intercâmbio

A CI Intercâmbio surgiu na cidade de São Paulo, em 1988. Contudo, desde 1990, ela atua para expandir a marca por meio de franquias.

Com 30 anos de atuação, a empresa já conta com 130 lojas no Brasil e no exterior, além de 700 consultores.

Mesmo sendo especializada em viagens voltadas para trabalho e estudo em outros países, a marca também negocia pacotes de viagens variados.

Além disso, a CI realiza convenções periódicas com os franqueados para trocar experiências e discutir estratégias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 29 meses

4. Trust Intercâmbio

Há mais de 10 anos atuando no mercado de turismo, a Trust Intercâmbio atua levando pessoas para estudar, trabalhar ou se divertir em qualquer lugar no mundo.

Por meio de sua atuação junto às instituições internacionais, a empresa consegue oferecer programas que focam na qualidade do serviço prestado.

Da mesma forma, oferece suporte técnico presente antes e durante a viagem. Assim, com o objetivo de expandir as suas operações pelo país, a marca optou pelo modelo de franquias.

Tendo como característica orientar os seus franqueados a entregarem um trabalho qualificado por meio do suporte técnico oferecido.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 48 meses
Vemos algumas caminhando em um aeroporto (imagem ilustrativa).
Com o controle pandemia, o mercado de turismo deve se recuperar rapidamente.

5. Fly World

A Fly World é uma franquia que oferece condições especiais para os seus franqueados terem acesso aos melhores serviços possíveis. No mercado há mais de 30 anos, ela conta com parceiros experientes.

Atualmente, ela tem mais de 50 unidades espalhadas por diversos estados brasileiros. O valor do seu investimento inicial varia de acordo com o número de habitantes na cidade onde for instalada.

Por fim, a marca conta com uma equipe de apoio que orienta os seus franqueados a desenvolver o empreendimento com base no modelo de negócio da Fly World.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,25 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

6. TZ Viagens

A franquia TZ Viagens é uma rede de turismo que atua em todo o Brasil oferecendo diversos produtos e serviços do segmento.

Da mesma forma, a rede conta com dois modelos de franquias: loja de rua ou centro comercial e loja de shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

7. World Study

A World Study é uma marca voltada para as pessoas que buscam algum tipo de intercâmbio.

Além disso, o seu principal diferencial é o atendimento baseado no aconselhamento individualizado, proporcionando aos clientes mais confiança e segurança na hora de fechar um pacote.

Dessa forma, ela consegue oferecer as melhores opções para os seus clientes e é capaz de desenvolver programas que darão grandes experiências para quem usufruir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
Vemos que uma pessoa tem um avião de brinquedo projetado contra a luz do sol (imagem ilustrativa).
As franquias de turismo são um bom negócio para quem quer investir no home office.

8. 3, 2, 1 Go! Travel

Uma empresa cujo foco são viagens para a Disney, em Orlando, nos Estados Unidos. Esse é o principal objetivo da 3, 2, 1 Go! Travel.

Sendo assim, a marca ajuda os clientes a adquirir o pacote de ingressos para os parques temáticos, aluguéis e hospedagens de forma mais simples.

Da mesma forma, a agência também possui outros roteiros ligados a esse universo, como os cruzeiros da Disney. Outra frente em que atua é na compra para enxoval de bebê na Flórida.

Como característica, a marca atua apenas com o modelo home office. Assim, permitindo que franqueado tenha maior flexibilidade de horário e mais controle financeiro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

9. S7 Study

A gaúcha S7 Intercâmbio é uma das empresas de turismo consolidadas no Brasil, com mais de 20 anos de atuação.

O principal foco da marca é criar uma rede colaborativa e transparente para que todos os franqueados possam crescer juntos.

Dessa forma, a rede é voltada para o intercâmbio universitário, high school ou a trabalho. A empresa possui pacotes para mais de 10 destinos.

As franquias home office de agências de viagens de baixo custo como a S7 Study oferecem um bom retorno sobre o investimento e um prazo mais curto que uma loja física, por exemplo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,5 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 2 e 24 meses

10. Vip Home Viagens

A Vip Home Viagens é uma rede de franquias que iniciou suas atividades em 2014 e atua com diversos produtos e serviços da área.

A franquia opera em formato de home office com o conceito de multimarcas. Nesse sentido, oferece aos clientes todas as etapas de organização de uma viagem.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8,4 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
Vemos que uma pessoa tem um cofre em formato de porquinho nas mãos, enquanto coloca uma moeda nele (imagem ilustrativa). Texto: franquias home office de agências de viagens de baixo custo.
Com pouco dinheiro é possível investir em uma franquia de turismo.

11. Vai Voando

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de turismo, a franquia Vai Voando é uma rede de agências de turismo voltada para as classes mais baixas.

A rede investe na captação de clientes de menor poder aquisitivo, fazendo o parcelamento das viagens no boleto e no cartão de crédito.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 8 meses

12. Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens é uma rede de franquias de turismo que atua no mercado de franchising desde 2013. A empresa oferece diversos produtos e serviços, como passagens, hospedagens, pacotes, entre outros.

Da mesma forma, a franquia trabalha 100% on-line, no modelo home office para os franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

13. IE Intercâmbio

A IE Intercâmbio orienta estudantes e profissionais na realização de intercâmbios e turismo pelo mundo. A rede de franquias conta com mais de 70 unidades no Brasil e no exterior.

Do mesmo modo, a franquia possui um modelo de negócio simplificado. Assim, conta com diversos recursos de tecnologia, ferramentas de capacitação, além de encontros e ações que permitem uma gestão participativa do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 24 meses

14. Information Planet

No mercado há mais de 25 anos, a Information Planet é uma agência de intercâmbio que oferece diferentes opções de experiências de estudo e trabalho no exterior.

Nesse sentido, a rede de franquias conta com 15 unidades atualmente, e exige do empreendedor que ele fale inglês fluentemente para ser um franqueado.

Por fim, a empresa conta com o modelo home office, além da loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 a 36 meses

15. Stella Barros Turismo

A rede Stella Barros Turismo atua há anos no mercado de viagens e, em 2020, investiu na mudança das suas pequenas lojas para modelos de franquias.

Assim, a marca agora busca captar novos franqueados, com um modelo de negócio home office ou então de loja física.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a empresa chegou a oferecer até 50% de desconto na aquisição de uma unidade da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 a 36 meses

Dicas importantes para o franqueado home based

Vemos uma mulher de negócios ao telefone enquanto consulta algo em seu computador; ela está em um escritório (imagem ilustrativa).
Ter organização e disciplina são essenciais numa franquia home office de turismo.

Investir em franquias home office de agências de viagens de baixo custo só se tornou possível após a tecnologia avançar a ponto de trabalharmos dentro de casa sem necessitar de uma grande estrutura.

Da mesma forma, a junção dessa praticidade e a vontade das marcas de expandir as suas áreas de atuação geraram esse casamento perfeito.

Porém, alguns cuidados são necessários para não jogar fora o seu investimento. São eles:

Organização

Nesse modelo de negócio, será necessário que você acumule funções. Será o vendedor, o gestor, o administrador, o recursos humanos, o financeiro entre outros cargos importantes para um empreendimento funcionar.

Por isso, a organização é tão importante nesse modelo de negócio.

Mesmo que pareça muita coisa, não se assuste. Basta colocar no papel ou em planilhas as suas obrigações para que os objetivos sejam alcançados.

Só assim o investidor conseguirá entender os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ou seja, para que não desperdice energia e foco onde não há tanta necessidade de dedicação naquele momento.

Disciplina

Um dos maiores desafios para quem deseja investir em franquias home office de agências de viagens de baixo custo está na disciplina.

Principalmente para aqueles empreendedores que não estão acostumados com essa forma de trabalho.

São diversas distrações que surgem ao longo do dia, seja a televisão, sofá e até familiares pedindo ajuda constantemente.

Por causa disso, é necessário conversar com as demais pessoas que vivem com você para criar uma rotina como se estivesse indo para um escritório.

Em suma, determine uma hora de início e encerramento do seu dia.

Assim, tome um banho pela manhã, troque de roupa, se alimente bem, crie os seus horários de almoço, lanche etc. Tudo que você normalmente faria caso estivesse com um emprego comum.

Além disso, separe também os dias ou horários para fazer visitas aos seus clientes.

Afinal, uma das grandes vantagens do home office é poder atender as pessoas independentemente de onde elas estiverem.

Vemos uma pessoa fazendo anotações em um caderno (imagem ilustrativa).
Para trabalhar em home office, o empreendedor deve ter muita organização e foco.

Conhecimento

Talvez não tenha uma área que consiga juntar histórias e lazer ao mesmo tempo como o turismo.

O mundo é rico em paisagens paradisíacas e, ao mesmo tempo, em acontecimentos incríveis. Pontos que movem o segmento, sem dúvida.

Dessa forma, podemos observar o quão importante é conhecer sobre os países, regiões ou pontos turísticos de qualquer localidade.

Ou seja, museus, relíquias, monumentos, ruínas, arranha-céus e mais uma centena de variedades.

Para passar confiança aos seus clientes, uma dica importante é saber sobre os principais destinos e enxergar lugares que possam servir como segunda opção, caso seja necessário.

Dessa forma, será possível instigar os seus consumidores e convencê-los a comprar outras viagens com você.

São diversas áreas dentro do turismo que podem ser exploradas: passeios naturais, radicais, religiosos, LGBT e comercial, por exemplo.

Do mesmo modo, esse é um mercado muito promissor, e quem conta com planos de ação terá possibilidade de tornar o negócio mais rentável.

Assim, como já dito, uma das maneiras de aproveitar esse momento é investindo no modelo home office.

Além de necessitar de um capital financeiro menor, ele proporciona um trabalho no conforto de casa e mais próximo de seus futuros clientes.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados e ficar atento a algumas questões a fim de evitar problemas futuros.

Por fim, é possível escolher dentre as franquias home office de agências de viagens de baixo custo quais são as melhores para o seu perfil.

Gostou do nosso conteúdo e deseja conhecer mais sobre esse modelo de negócio? Então, confira o artigo “Franquia de agência on-line de turismo: por quê investir”.

*Informações publicadas em Agosto/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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